Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica x West Hollywood

San Diego Freeway, Los Angeles


Praia ou cidade? Simplificando bastante, esta é a primeira decisão que você precisa tomar ao escolher seu hotel em Los Angeles.

Pelo que leio nas caixas de comentários, sei que a maciça preferência recai pela praia — Santa Monica. Ficar por ali é o objeto de desejo de quem ainda não visitou a cidade; e quem se hospeda por lá se revela bastante satisfeito.

Queria, porém, chamar a sua atenção para o mapa aí de cima. Em amarelo estão assinaladas as atrações de Los Angeles que ficam mais próximas de Santa Monica. Em verde, o que você faz no entorno de West Hollywood. (A Disneyland, em rosa, está longe dos dois lugares, e requer um passeio de um dia inteiro.) Eu acho que West Hollywood ganha disparado como melhor lugar para ficar. Mas admito que há razões para, ainda assim, preferir Santa Monica.

Vamos destrinchar, então, o que significa ficar numa região e noutra.

Santa Monica

Pacific Park, Santa Monica, Los Angeles

Santa Monica é o trecho mais densamente ocupado da costa de Los Angeles. Com seu ambiente meio cidade, meio balneário, oferece uma experiência mais relax do que os bairros centrais. É gostoso de caminhar no calçadão. E dá para sair a pé à noite: as quadras próximas à beira-mar são pontilhadas de restaurantes e lojas.

4th St Promenade, Santa Monica, Los Angeles

A 3rd Street Promenade, uma rua de pedestres, funciona como um shopping a céu aberto. Dá até para cogitar não alugar carro; basta fazer os passeios com tours organizados.

As atrações mais à mão de quem está em Santa Monica são:

– o Pacific Park, um parque de diversões instalado no próprio píer de Santa Monica;

– o passeio à beira-mar de Venice, ao sul, uma praia que já foi alternativa mas hoje é só folclórica;

– a praia de Malibu, com seus surfistas e restaurantes rústicos debruçados no mar;

– a Getty Villa, uma réplica de casa romana no alto de uma colina em Pacific Palisades

– o Getty Center, belíssimo complexo de museus à beira de uma freeway.

A posição à beira-mar também deixa mais fácil escapar a San Diego (220 km ao sul, dá um bate-volta puxado se você sair cedo) ou ao outlet Camarillo (80 km ao norte). A Disneyland está a 66 km.

Entre os hotéis mais bacanas na avenida ou pé na areia estão o histórico Georgian e os chiques Loews, Shutters e Casa del Mar. O Shangri-La, em frente ao píer, tem quartos mas também apartamentos completos. Os menos caros em plena orla são os básicos Bayside e Hotel California. A uma quadra da avenida oceânica, o decadente Carmel cabe em orçamentos mais apertados; o charmosoPalihouse também costuma ter preços que não assustam. O centrinho de Santa Monica conta até com uma unidade da Hostelling International (reserve com antecedência).

West Hollywood

The Standard, Sunset Boulevard

Mais democrático que Beverly Hills, mais arrumadinho que Hollywood e mais animado à noite que Downtown, West Hollywood na minha opinião oferece a melhor relação localização x benefício da cidade. É a base perfeita para mergulhar na vibe urbana de Los Angeles — incluindo, claro, Hollywood, Downtown e mesmo Beverly Hills. Estar de carro é essencial. Você economizará uns 18 km de freeway, em cada sentido, para ir a lugares como:

Sunset Strip, o trecho mais quente do Sunset Boulevard, com lojas, bares e clubes;

Boystown, o trecho GLS do Santa Monica Boulevard;

Beverly Center, um dos principais shoppings de Los Angeles;

Melrose Avenue, lojas descoladas e alternativas, restaurantes;

North Robertson Bldv., grifes bacanas;

Farmer’s Market, o mercado histórico, com muitos restaurantinhos legais para almoçar;

The Grove, o shopping mais bacana, a céu aberto, ao lado do mercado

Hollywood Boulevard, com a calçada da fama

Paramount Studios, o último dos estúdios a permanecer em Hollywood

Universal Studios, que mistura visita a estúdios com parque de diversões

Warner Bros., que também oferece visita a estúdios

Observatório Griffith, planetário e grande vista da cidade

Beverly Hills & Rodeo Drive, que valem uma voltinha para matar a curiosidade

A Disneyland está a 60 km do coração de West Hollywood.

Os hotéis mais hypados estão mais ou menos no mesmo trecho da Strip: o pioneiro Château Marmont, o starckiano Mondrian, o básico-descolado The Standard e o renovado Andaz West Hollywood. (No meio deles você encontra o plebeu Best Western Plus Sunset Plaza. Fora do burburinho da Strip — e próximos à zona GLS — considere o The London West Hollywood e o hotel só de suítes Le Montrose, onde fiquei (e gostei muito). Uma opção BBB em West Hollywood é o Ramada Plaza WeHo.

Le Montrose, West Hollywood

Hollywood é um pólo de hospedagem baratinha, mas vale a pena checar as resenhas para não ficar em pulgueiro. (A abertura de um W em pleno Hollywood Boulevard deve ajudar a melhorar o padrão da área.)

Downtown também é uma área em ascensão — por lá instalou-se um descoladérrimo The Standard Downtown. Perto do Farmer’s Market, considere o simpaticíssimo Farmer’s Daughter Hotel.

Leia mais:

463 comentários

Boa noite, me ajuda em uma dúvida.. vou em dezembro para Los Angeles e quero ir até o letreiro de Hollywood… e possível ir até lá perto tico 50 metros dele com criança de 10 anos? consigo ir de carro até lá? Se não, posso deixar o carro na rua o mais próximo possível e subir a pé?? Quantos km ficaria para subir a pé e se daria para um criança de 10 anos subir junto… quero chegar bem perto do letreiro..

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.