Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Minha mãe programou uma viagem para a Europa, com entrada por Lisboa, e só perto percebeu que o passaporte venceria 3 meses depois da data de volta. Na época verifiquei no site do consulado português e lá constava a necessidade de passaporte com 3 meses de validade para entrar no país. Imprimi uma cópia para evitar problemas mas ela viajou e ninguém sequer olhou as datas.

Já viajei com passaporte com menos de 6 meses de validade e não tive problemas. Foi ano passado para Paris, com imigração em Lisboa.

Sou agente de viagens e insisto para que meus clientes observem a regra dos 6 meses de validade para o passaporte e emissão há menos de 10 anos para o RG. Muitos deles, por distração/descuido, já viajaram com os documentos em desacordo com as regras e conseguiram embarcar/desembarcar sem problemas. Mesmo assim, continuo passando a informação dos 6 meses de validade para passaporte e RG emitido há menos de 10 anos. Dessa forma não tem como errar. O stress decorrente de uma negligência desse tipo não compensa. Há outras formas de se viajar “com emoção”.

P.S.: o site do consulado americano é enfático em dizer que eles podem estender a duração do visto, bastando que esteja válido no dia do ingresso no país, mas não vi isso sobre o passaporte.

Olha, eu tenho um sobrinho que trabalha na PF, setor de emissão de passaportes, e o que ele me falou é que o negócio é arrecadar mesmo. Foi só por isso que a validade diminuiu pela metade. Triste, né?

    Jeziel,
    Ainda sobre arrecadação: fui assaltada (creio que em 2004) e, dentre vários documentos, estava o meu passaporte. Ao fazer um novo, tive que pagar dobrado a taxa para emissão. Veja só: não temos segurança e ainda sou punida por ter sido roubada! M. Collares

Fui para Punta Cana em março deste ano com o passaporte com 5 meses de validade e deu tudo certo, apesar da minha apreensão tanto no embarque como na chegada lá.
O funcionário da Copa me alertou sobre isso apenas.
E lá em Punta Cana nem comentaram nada.

Viajei em no fim de maio/2012 para o México com meu passaporte válido até início de novembro. Na conta dos dias, já havia entrado no período “menos de seis meses” mas não tive problemas ao embarcar. Mas óbvio que não bom arriscar!

Está na hora de fazermos nova campanha para que o Passaporte brasileiro volte a ter a validade de 10 anos.

    Concordo plenamente, Rabugento !

    Só de curiosidade, alguem que tem ou saiba, poderiam informar qual é a validade padrão de um passaporte americano ou da Comunidade Europeia ?

O passaporte do Filgueiras vencerá dois dias após a data do retorno da nossa viagem ano que vem aos EEUU. Eu já estou na cola dele! E Riq, essa regra dos 6 meses faz sentido em razão da duração do visto do turista: 90 dias, prorrogáveis por mais 90. Fora isso, não vejo outra explicação. Nunca ouvi falar disso na prática. Mas a legislação prevê a possibilidade de prorrogação.

Acabo de chegar de Nova York. Embarquei dia 29/07 e retornei hoje, 21/08. Na saída do Brasil fui alertado pela Polícia Federal. Na imigração americana (aliás, surpreendentemente sem filas às 17h no Terminal 4 do JFK), nenhum problema. Meu passaporte vence 24/12/2012.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito