Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Viajei mês passado para Paris. Meu marido entrou sem problemas com o passaporte com vencimento para daqui a cinco meses….aliás a entrada na França foi super tranquila: não havia fila na imigreçã, não perguntaram nada sobre nossa estadia, nem sequer o motivo da viagem ou endereço em Paris….acho que é a crise mesmo!

Viajo em Outubro para Canadá/EUA. Dez dias em cada país. Meu passaporte vence em março de 2013, ou seja, na data prevista para minha entrada no Canadá faltarão 5 meses e meio para ele expirar. Cogitei fazer um novo, mas não estava convencido disso. Mandei alguns emails sobre o assunto para a Canada Border Services Agency (CBSA) e para o Consulado do país aqui no Brasil.

O Consulado respondeu apenas: “Solicitamos que o passaporte tenha validade de ao menos 6 meses no momento do pedido do visto”, o que deixa dúvidas.

Já a CBSA enviou uma resposta mais completa e com o seguinte trecho: “as long as the passport is valid, not expired, and allows re-entry into the country of issuance, then it would be an acceptable passport for travel to Canada”.

Diante dessa resposta decidi viajar com meu passaporte atual. Pesaram na decisão a greve da PF e a possibilidade de que algo de errado (inutilização, sumiço, sei lá…) acontecesse com o passaporte que tem os vistos americano e canadense durante o processo para fazer um novo. Aí sim seria um Deus nos acuda!

    Carmelio, estou na mesma situação, só que viajo em dezembro/12 e volto em janeiro/13 para o Canadá e meu passaporte vence em março/13. Entrei em contato com os consulados de RJ, SP e Brasília, os dois últimos disseram ser “recomendável” a emissão de um novo passaporte, enquanto que no RJ disseram que não teria problemas caso eu solicitasse o visto de 1 entrada simples, e a volta antes de expirar o passaporte. Vou arriscar viajar com o passaporte atual… só espero que não neguem meu visto em virtude disso!

Juro que me recuso a entender essa regra. Qual o sentido da data de validade se ela expira 6 meses antes? Acho uma piada.
Imagine se fosse assim com carteira de motorista, cartão de crédito…

Analisando os relatos acima me certifico que somos brazucas autênticos : gostamos de testar a sorte viajando com os limites de validades na “agulha”. Não temos jeito mesmo.
Depois lamentamos os rigores dos oficiais de imigração….
zéfreitas

estava pensando exatamente sobre isso outro dia… Viajarei pros EUA em dezembro/12 e, como meu passaporte vence em maio/13 (o visto só vence em agosto/13), fiquei um pouco receosa. Li as instruções no site do consulado mas ainda estava um pouco desconfiada. Tentei ligar pro consulado em SP mas não consegui ser atendida. Vocês, trips, acham que terei problemas? Vale a pena tentar tirar um passaporte novo correndo?

Meu cunhado super esquecido se deu conta que o passaporte vencia em 23 dias a partir da data de entrada. A viagem era a trabalho e importantíssima. Rio-Atlanta-Roma. Com o visto americano válido entrou sem problemas em Atlanta e em Roma, carimbaram sem nenhuma pergunta. Mas a ansiedade e o desgaste antes da viagem, é um perrengue que eu não recomendo!

Alguém já comentou aí, e é exatamente o que penso: se é pra ser assim, o passaporte vale 4 anos e meio. De qualquer forma, como cada país decide quem, e como, recebe os turistas, temos que nos sujeitar. E tome-lhe dinheiro pra PF….Aliás, essa idéia de viajar com RG pro mercosul é péssima, tira carimbo do seu passaporte, o que as vezes mostra sua intenção de não emigrar nos países mais severos….

Alguém já comentou aí, e é exatamente o que penso: se é pra ser assim, o passaporte vale 4 anos e meio. De qualquer forma, como cada país decide quem, e como, recebe os turistas, temos que nos sujeitar. E tome-lhe dinheiro pra PF….

Entendi então que a necessidade de o passaporte ter vigência de ao menos seis meses só se aplica à emissão do visto americano. Todavia, alguém (viajante, agência ou companhia aérea?) estendeu essa interpretação para qualquer outra situação de uso do passaporte e acabou virando regra não escrita, quase um dogma. Como a melhor maneira de quebrar um dogma é o empirismo, já decidi que vou remarcar minha viagem para a véspera do vencimento de meu passaporte e ver no que dá!

Viajei para os EUA com o passaporte por vencer e fui informado da regra por func da TAM. Tentei com a PF e não sabiam desta regra, tanto para a ida como para a volta. Falei com a Embaixada americana e também não sabiam dos seis meses. O atendente foi até rude ao informar que bastava estar na validade para a ida e a volta que estaria ok.Para não ter stress renovei mas nao mostrei a ninguem – não precisou. Se notaram, não falaram nada. Gastei dinheiro a toa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito