Los Roques: Sebastopol, Laguna Rabusquí, Crasquí

Laguna Rabusquí, Los Roques

Recapitulando: quando você compra pensão completa em Los Roques, a pousada te dá café da manhã, jantar e um traslado de barco com direito a lanche na geladeirinha e dois roqueños para transportar cadeirinhas, armas e desarmar guarda-sóis.

Esses traslados, no entanto, valem só para as ilhas mais próximas — Madrisquí (que o Renato Carone da Turnet quer renomear Riqsquí; mas eu acho que Boiasquí fica melhor hehe), Francisquí e Cayo Pirata. Veja bem: essas ilhotas já são sensacionais e valem a viagem desde o Brasil. Da primeira vez que vim, em 2003, fiquei só nelas e já fiquei encantado para todo o sempre.

Para explorar outros quadrantes do arquipélago, porém, você precisa cacifar passeios à parte. A pousada vai continuar embarcando a geladeirinha do seu lanche, mas o barco vai custar extra. Você pode combinar esses passeios na pousada ou no pierzinho ao lado do aeroporto, dividindo lanchas com outros passageiros (ainda vou fazer um levantamento certinho de preços).

Pois ontem o Renato fretou uma lancha para explorar o leste do arquipélago. Bora pegar uma carona?

Manguezal em Los Roques

O destino inicial era a Boca de Sebastopol, no limite sul do parque nacional marinho. No caminho, já passamos pelos primeiros manguezais. Pode, gente? Mangue e mar azul-claro? Em Los Roques pode.

Sebastopol, Los RoquesSebastopol, Los RoquesSebastopol, Los Roques

Sebastopol fica exatamente na barreira de corais. Há bancos de areia e… ondas, do lado de lá dos recifes.

Sebastopol, Los Roques

De lá, toca para passar pertinho daquele manguezal que tínhamos visto de longe.

Manguezal em Los Roques

É um escândalo. Mangue + água transparante = nunca visto antes.

Manguezal em Los Roques

Nossa próxima parada era uma curiosidade: o Palafito, uma palafita onde, na temporada de pesca de lagosta, os pescadores moram por meses a fio. A pesca aqui é feita no pulmão, e os caras ficam tão acabados quanto a casinha em que moram.

Palafito, Los Roques

Palafito, Los RoquesVista do Palafito, Los RoquesPalafito, Los Roques

A próxima parada foi a mais espetacular da jornada. O nome do lugar é Laguna Rabusquí. E junta num só cenário a Lagoa Azul e a vegetação dos rios do sul da Bahia. Se eu já tinha ficado embasbacado com os mangues do caminho, neste lugar acabei de pirar.

Laguna Rabusquí

Cheguei a contar que o lugar é santuário de estrelas do mar? Pois é, o lugar é santuário de estrelas do mar.

Laguna Rabusquí

A parada para almoço foi na ilhota Crasquí, onde havia mais uma dessas praias normaizinhas de Los Roques…

Crasquí, Los Roques

Crasquí, Los Roques

… e um restaurante onde comemos uma parrillada de frutos do mar acompanada de um mega-mandiopã de mandioca com abacate. Com uma cerveja e um refri, 340 bolívares (40 dólares no negro).

Crasquí, Los Roques

Crasquí, Los Roques

Crasquí, Los Roques

E hoje tem mais — vamos para Cayo de Agua, Dos Mosquices e outras mumunhas. Amanhã eu trago o relatório visual 😀

Crasquí, Los Roques

O Viaje na Viagem está em Los Roques com a Turnet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

60 comentários

Estou indo para Los Roques no final de março! Nunca tinha ouvido falar, mas assim que ouvi dei um jeito de ir em menos de 1 mês!!!
Quero ir logo antes que vire cancun…

Tenho uma observação a fazer: Na ilha de Morro de São Paulo, serrambi – se não me engano, temos manguezal em sedimento calcáreo, ou seja, mangue com água azul!!!!! E no Brasil!

Olá,
Adolescentes (+- 13 anos)curtem bastante Los Roques? Estivemos em Cancun e ficaram maravilhadas, mas tenho dúvidas se Los Roques tem atrativos para elas também. Obrigada.

    Olá, Nadia! Não há parques nem hotéis grandes em Los Roques. Seus filhos precisam gostar muito de praia, de mergulhar e não se importar de ficar em pousadas.

Bóia, Comandante!

…..AHHHHHH!Quero MUITO!!!! (Tô começando a ficar empolgada!)

podem nos ajudar? são vários questionamentos…

Eu e meu namorado resolvemos ontem que vamos viajar pra praia….

1) o problema é que temos apenas 25 dias pra programar e reservar…. muito em cima da hora ou ainda dá?

2) 7 dias é o pretendido, espremendo bastante, talvez consigamos 10 dias….. qto tempo é bom / ideal pra aproveitar tudo em Los Roques? dá pra pensar em esticar? (tipo Cartagena?)

3)mosquitos são um problema?

4) qual a temporada de defenso da lagosta? tb tem isso pra camarão, né?

5) eu sei que é muito difícil estimar, mas só pra preparar o espírito, dá pra dar uma noção (pode ser ampla, em “mils” de reais) do qto se gasta, contando passagem, estadia, comida e passeios que o Riq fez?

6)Como é nossa primeira vez no Caribe, há algum outro local que vcs recomendem mais? (nós curtimos tudo, de roots a beverly)

7) estou com uma limitação física, pois torci os ligamentos do tornozelo, já em fase de recuperação, andando com bengala…. chega a ser um problema pra aproveitar uma viagem pra esse paraíso?

Muito, muito obrigada pelo auxílio e paciência, pq eu aluguei vcs, mas…. são mesmo os melhores consultores para tal!
Parabéns pelo site!

Abraços,

Nozes!

ps: a Boinha é a sua cara, parabéns! (mas essa de deixar filhos desconhecidos pelo mundo é coisa de homem…. vc é homem?)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.