El Calafate

Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)

El Calafate

A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).

Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala. Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.

Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.

De carro

As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.

Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.

De avião

Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.

Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.

Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).

No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.

Para 2016, a Latam anunciou a rota sazonal Santiago-Puerto Natales. Vai operar de dezembro a fevereiro (as vendas começam em 27 de julho de 2016).

De ônibus

Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.

A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.

Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.

De barco

Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.

A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.

E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).

Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.

De Buenos Aires:

Argentina

De Bariloche:

Llao Llao, Bariloche

De Trelew/Península Valdés:

Península Valdez

De El Calafate:

El Calafate

De El Chaltén:

De Ushuaia:

Ushuaia

  • A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur, Buses Pacheco) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
  • A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
  • Leia sobre Ushuaia

De Santiago:

Chile

  • A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
  • A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
  • A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Buses Pacheco, Bus Sur).
  • Leia sobre Santiago

De Puerto Montt/Puerto Varas:

Osorno visto de Puerto Varas

De Puerto Natales (Torres del Paine):

Torres del Paine

De Punta Arenas:

Punta Arenas

Passagens mais baratas para Ushuaia no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Ushuaia no Booking

Encontre seu hotel em Punta Arenas no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Ushuaia na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Ushuaia com a Viator

124 comentários

Vocês (os únicos) deram a dica da ida de Ushuaia a Puerto Williams (de onde já se pode pegar um vôo direto para Punta Arenas). Contudo, não achei quem pode fazer essa trajeto. Com o nome Ushuaia Boating, nada. Vocês podem me informar a companhia que faz?

    Olá, Antonio! A informação é de antes da pandemia. Provavelmente agora não está funcionando.

Qual o número mínimo de troca de ônibus, saindo de Ushuaia para Ela Calafate. Está viagem seria entre 20 e 26 de agosto

    Olá, Irasema! Agosto é uma boa época para visitar Ushuaia, mas é uma péssima época para visitar El Calafate. Os passeios em El Calafate não estarão funcionando. Nesta época, restrinja a viagem a Ushuaia, para aproveitar as atividades de neve.

Oi, Bóia, obrigada. Só perguntei isto para quebrar a viagem, ja que sao horas demais de onibus ate Ushuaia. Vou olhar os guias…

Oi, Bóia, tudo bem? Estou querendo fazer Patagônia Chilena e Argentina em fevereiro de 2021. Tenho umas milhas que só dão para ir e voltar de El Calafate. Pensei em descer de El Calafate para Rio Gallegos (há alguma coisa para fazer neste lugar) e depois Ushuaia. E voltaria por Punta Arenas, depois Puero Natales. Acha isto muito pauleira ou dá para fazer? Tudo de onibus… Quantos dias me sugere ficar na região? Pensei em 10 a 15 dias. Que tal? Alguma sugestão do que ver em mais ou menos 10 a 15 dias?

Ola, quero fazer um roteiro em outubro, incluindo Pucon, Valdivia, Puerto Varas e Torres del Paine! Você pode me dizer qual a melhor estrategia?
Obrigada

    Olá, Marcia! Voe a Puerto Montt e de lá a Punta Arenas, voltando de Punta Arenas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.