Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Putz, so to vendo esse post uma semana depois… Se ainda der tempo, super recomendo o Parque Torres del Paine e o Glaciar Gray, ambos nos arredores de Puerto Natales. As cores no parque sao impressionantes e ver os pedacinhos de gelo chegando a beira do lago Gray, “descolados” do glaciar, tambem eh inesquecivel. Da pra fazer tudo de carro, com beleza maxima e esforco minimo :mrgreen:

Ou em vez de lagos andinos neste ano, A Europa seria outra melhor opção? Tenho muita vontade de ir para europa, mas eu estou muito encantada com a beleza dos lagos andinos. Para falar verdade preferia ir para lagos … mas estou confusa por causa do terremoto. Se eu fosse para europa, iria pegar Londres, Paris, alemanha; Frankfurt e italia; Roma e veneza. De opnião.

    Essa decisão só pode ser sua. Eu só opino quando um destino não é recomendável em alguma época do ano.

Olá, preciso de uma opnião, Nunca fui para o chile-lagos andinos e estou programando de fazer um viagem com meu namorado para lagos andinos travessia completa na temporada de inverno, mas com esse caos no chile de terremoto e td mais… será que compensa ir? Ou também compensa ir sem pacote montado, e ir por conta propria para alugar o carro… Estou confusa. Qual é melhor? Me dê opnião por favor !!!!!! ….

    Fique ligada, passarei breve por lá e postarei notícias.

Gostaria de uma dica de hotel em Bariloche. A agência me indicou o Hotel Tirol e o Hotel Kenton Palace. Alguém conhece esses hoteis ??
Agradeço.

Sei que estou caindo de paraquedas aqui mas, sem querer sentar na janelinha, muito menos concorrer com as inúmeras e valiosas dicas do Riq e de todos os frequentadores. deste blog.. não resisto a fazer propaganda (grátis!) de um blog de uma amiga que é simplesmente maravilhoso. Ela e o marido tiraram um ano sabático para uma volta ao mundo… ela também é jornalista mas hoje trabalha em uma grande multinacional como diretora da área de comunicação. Fizeram o blog por hobby, para dividir com os amigos… mas vejam que incrível, vale a pena uma visita:
https://sabatico2009.wordpress.com/
Abs, espero que gostem!

Escrevo depois de meses como mera voyer timida… Não vou chover no molhado, claro que o blog é beem legal e o autor, megadivertido. Sou jornalista (não vou dizer “também” pq descobri há pouco tempo q vc não é — e mesmo que fosse, teríamos pouca coisa em comum pois sou daquele lado mais árido e chato possível do jornalismo: economia… finanças… ex-Gazeta Mercantil falida… essas coisas!)
Mas apesar de jornalista viajei muito pouco na vida.
Comecei tarde, há uns cinco anos, já com mais de 40… tenho 46 (pelo menos alguma coisa em comum…)
Bem, voltando às viagens, achei interessante me interessar por escrever logo hoje que vi esse post sobre sua expedição à Patagônia. No final do ano passado, esse era meu sonho de consumo. Quase fui para o reveillon. Mas como viajei pouco, e recentemente virei rato de blogs e sites de viagens, cidades e pousadas e afins, meu sonho de consumo muda a cada semana 🙂
Assim sendo, mudei radicalmente e decidi ir à praia. Arrependimento zero. Quer dizer, percebi meio tarde que minha praia estava mais ao Sul, em Maraú, mas tudo bem, não faltarão oportunidades…. Fui pro muvucadíssimo Morro de São Paulo (com uma rápida passagem de dois dias antes por Salvador, que eu não conhecia e adorei), e fiquei bem dividida. Porque deu um dó — a vilinha já era, as primeiras três praias, idem… mas ainda dá (deu) pra sentir que um dia tudo aquilo foi lindo. O que mais me deixou encantada foi a rapidez com que a paisagem das praias muda radicalmente, com a maré e as horas, a lua… e deu pra comer muito bem. Também tive a surpresa de ver e fotografar pedras preciosas na areia, aos pés do famoso morro na praia da argila, em Gamboa. E tive ainda o privilégio de presenciar ao vivo uma coisa que na hora nem percebi, mas quando voltei, me dei conta: sem policiamento nenhum, lei nenhuma fiscalização nenhuma, não vi nenhum episódio de violência ou malandragem por lá…
Mas o arrependimento zero foi em relação à troca radical, gelerirasXpraia tropical verão sol a pino e nenhuma gota de chuva! Estranho pq a cada dia que passa eu odeio mais o calor, mas adoro o litoral nordestino brasileiro, muito mais fresco do que São Paulo (acreditem por favor os que não moram aqui, e que atire a primeira pedra quem mora e não concordar comigo… se isso for possível:)) Nada melhor para descansar.
Bom, eu amo mergulhar, embora não saiba (calma, explico: amo o fundo do mar no raso da praia como em Noronha, sonho que acalentei por 30 anos e realizei há dois… onde um simples snorkel e um péssimo fôlego de fumante bastam).
Enfim, o lead, a pergunta que não quer calar: Riq, onde você acha que deveria ser meu próximo destino praia-contemplativo, mar limpo calmo sombra e água fresca, com peixes, golfinhos e tartarugas sem esforço? Estou bem tentada a tentar Los Roques…
Responda quem puder! Por favor…
Abs e até a próxima!

    Los Roques sempre é uma boa pedida, mas aqui no blog muita gente é fa da Rota Ecologica em Alagoas… É só dar uma procuradinha que vais encontrar muitos post explicando tudo (hospedagem, locomoçao, comida) tintim por tintim!

Cá,
Em julho, costuma ter vôos direto para Bariloche, normalmente charter, a partir de BH, sim. Mas se você já quiser um vôo de linha, tem que fazer baldeação – ou em Buenos Aires ou em São Paulo (a Tam tem um vôo direto GRU-Bariloche).
Em Bariloche, eu fiquei na Pousada Las Marianas (www.hosterialasmarianas.com.ar) que é fofa, com um café ótimo, mas meio fora do centrinho. Táxi lá realmente é super barato, recomendo. Se não fosse o meião do inverno, eu falaria pra alugar carro sem pestanejar (o pessoal da Pousada arranja um aluguel super em conta), porque os passeios são lindos – vide post meu aí em cima. Mas no inverno, as coisas complicam, porque as estradas são de rípio (aquela terra com pedrinhas dos hermanos) e NEVA. A mesma neve que faz a festa dos esquiadores mela os outros programas. Segundo os locais com que conversamos, quando neva as estradas ficam perigosas, e é preciso andar com pneus com correntes. Pior ainda, se neva muito, as estadas são interditadas, e lá não tem máquina (só tem uma) pra passar nas estradas menores, justamente as turísticas, que passam nos lagos. Aí, eles recomendam ir com as vans que já fazem os pacotes.
O que eu entendi: se quiser esquiar, vá no inverno; se quiser passear, vá em qualquer outra época (talvez evitando as férias de verão, que lá também fica cheio).
Eu acho que não tem programa em Bariloche suficiente para 10, 12 dias no inverno (em outras estações, até tem), já que a cidade é minúscula. Uma parada em Buenos Aires cai super bem – cheque as zilhões de dicas de BUE aqui no site (eu também sou uma VIBANA, mas contida…)
Boa viagem!

Gostaria de saber qual o melhor lugar para se ficar na cidade de Porto em Portugal e dicas de hoteis. Obrigada.Bjs.

Riq,
Segio e eu já fomos 2 vezes para Vila La Angostura, que é um presente. Essa região dos lagos é divina.
Não deixe de passar uns dias por lá.
Bjosssssssssssss
T

e nós estamos atrás de um hotel gostoso em NY, que não custe mais de 250 dol por dia – rola?

    O meu hotel favorito fica nesta faixa, Teresa. É o Washington Square https://www.washingtonsquarehotel.com , no Village. Os quartos não são grandes, mas a localização é perfeita para turistar em toda a parte de Downton — os Villages, o Soho, o LES, Meatpacking… — e, raridade das raridades, o café da manhã está incluído na diária (bagel, cream cheese, iogurte, saladinha de frutas). Fora do hotel um café da manhã assim já custaria por pessoa de 15 dólares pra cima.

Riq,
tom aqui pensando em que eu posso ajudar…mas realmente eu subi e montanhas, andei no gelo e no mato alem de mergulhar no canal de beagle (e virar atracao turistica!) entao acho que nao posso te ajudar muito…
El Chalten foi um passeio bem legal…mas quase nao gostei ja que cheguei muiiito cedo, parecia uma cidade fantasma….e um friiiio, mas depois deu tudo maravilhosamente bem…mas la e pra trekking…nao sei se vai gostar. Eu vi o Fitz Rot nos 45 do segundo tempo…ufa!
Se for la nao deixe de ir numa cervejaria (nao lembro o nome, mas a dona e uma senhora muito simpatica, a manu, que mostrou processo de fabricacao da cerveja dela, bem simples, alem de uma fofa) artesanal.
Em calafate nao se afaste muito da zona turistica que fica tao feinho…e tire umas fotos do lago argentino pra gente (acabei nem indo)
Nao vou indicar o Perito Moreno, que nao precisa…e o minitrekking e legal mesmo pra quem nao gosta desses passeios natureza…e vc ja deve estar na onda mesmo…
No Parque Nacional em Ushuaia tem umas trilhas otimas de 10 minutos pra vc hehehe e a cidade e tao gostosinha…da pra curtir…
Queremos saber se esta gostando!!!

    Pessoal,
    To precisando de umas dicas…
    Nunca fui à Argentina, e estou programando uma viagem com meu namorado para ir a Bariloche em julho (época de temporada). Moro em BH e acredito que não tenha voo direto. Somente com escala em Buenos Aires.
    A ideia é ficar uns 10 dias e gostaria de indicações de hotel(com preços razoáveis, nada de mto luxo), roteiros de programações e se devo alugar carro ou pegar táxi (que dizem ser mto barato). Dicas de programinhas de casal, roteiros turísticos, quem sabe uma baladinha de leve. Nada de trekking e programas que exigem esforço. rs.. Dependendo do valor “extra” estamos pensando em dar uma paradinha em Buenos Aires também. Podem me ajudar? obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito