Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Eu fiquei no Alto Calafate, também excelente e estilosíssimo!
Fica a uns 10 minutos da cidade indo de van, que o hotel disponibiliza de meia em meia hora. Achei que o Design tinha muitos comentarios desfavoraveis no tripadvisor. E nao me arrependi!

Riq,
Nao sei se da tempo ainda, mas nao deixe de conhecer o hotel Esplendor em Calafate. Simplesmente o máximo!!! E ainda a sua cara. Eu e minha esposa achamos mais legal que o Hotel Design.
Gostariamos de saber sua opiniao…

Olá, estou tentando pegar férias de inverno em Bariloche sem precisar recorrer aos pacotes da CVC, mas estám difícil. Alguém me explica porque mais nenhum hotel tem vagas para julho. Será que as operadoras conseguem lotar TODOS os hotéis da cidade?

    Os grandes, certamente. O lugar não vira Brasiloche por acaso…

    Tente outras cidades na área: Villa La Angostura, San Martin de Los Andes e El Bolsón.

    Carvalho, dê uma olhada no Edelweiss, https://www.edelweiss.com.ar/ , fiquei lá em 2007 e adorei. Além de ser excelente, fica super bem localizado, na Av. San Martin. Eles têm vaga, já verifiquei. Só tem um detalhe, em julho é meio carinho, eu fui em junho. Abraço

    Realmente o Edelweiss ainda tem vagas, êta preço salgado. Valeu gente.

    Em tempo, o Llao Llao e o Nido del Condor também ainda não estão lotados.

Ops…desculpe o Brazil! Não foi maldade, é que estava preenchendo outra coisa e com a cabeça na lua!
Brasil, Brasil, Brasil!!!
E obrigada! Vou aguardar e favoritar a sua resposta!

Riq, uma pergunta: no site deles eu vi que tem o trecho Ushuaia x Punta Arenas ou Punta Arenas x Ushuaia.
Não encontrei o trajeto ida e volta. Para isso você teve que adquirir 2 roteiros separadamente?
Me parece que começar por Ushuaia é melhor que Punta Arenas, porque tem que pegar um voo até uma das duas cidades, certo? Mas por Punta Arenas são 4 dias, que é melhor que 3 dias apenas.
A verdade é que para colocar na minha TWL – travel wish list – acho que o melhor seria fazer SP x Punta Arenas, pegar o navio lá, descer em Ushuaia e ficar uns 3 dias por lá.
Estou ‘pensando alto’, e a pergunta é: não é meio enrolado essa coisa de começar o cruzeiro em Ushuaia e para voltar ao Brazil ter que ser por Punta Arenas?

    Já já respondo essa! Vêm aí 4 posts esmiuçando o cruzeiro, perna por perna, e o que combina com cada um dos dois sentidos :mrgreen:

Eu, infelizmente, não pode falar da Patagonia. Eu nunca jamas foi, mais viajé muito pelos blogs da comunidade.
Eu também sou mais de “chanclas”, mas gostaria muito conhecer a Patagonia chilena e argentina, sem havaianas, of course!
Bom viagem

Oi escreve Miguel, o guia turístico em Português que você conhecio em Punta Arenas. Eu recomendo a proxima rota. Muito cedo viaja direto (de van) de Calafate a Torres del Paine, é uma viagem de carro de 3 horas para chegar ao parque, eu recomendo ficar no hotel Explora, o melhor lugar no parque com uma vista incrível da torre (ate o banheiro tem uma vista espectacular). Durante a tarde do primeiro dia você pode conhecer lugares incríveis, como o Lago Nordenskjold, o grande salto, Cordillera Paine, Lago Pehoe. Juntamente com a oportunidade de conhecer as raposas, condores andinos e quem sabe um encontro com um puma. No segundo dia eu recomendo conhecer o Glaciar Grey, em uma viagem de uma hora, você pode se encontrar menos de um metro de uma geleira de 40 metros de altura e beber uísque com gelo do glaciar. Na tarde do segundo dia, pode regressar ao Calafate e continuar sua viagem pela Patagônia. Tudo isso pode ser feito com uma vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Convido você e todos os amigos deste blog a visitar minhas fotos da região no flickr na pasta “Patagônia ” https://www.flickr.com/photos/mig_syb/

un abrazo, te felicito por el gran trabajo que realizas.

(continuando…) dá pra tomar um mate com “biscochos”… O site deles passa bem o clima: http://www.ramosgeneralesushuaia.com/
Em Torres del Paine tem um Hotel Explora bem no meio do parque que seria um lugar perfeito para aquela extravagância tipo a que fizeste em Carmelo… Só passei pra conhecer. Estava de carro, que alugamos em Calafate. Vale muito a pena estar de carro no Parque…Tínhamos uns CDs de um músico argentino – Luis Salinas –
que compramos em Ushuaia – violão super bem tocado – foi uma trilha perfeita naquelas estradas… (uma caixa com 5 CDs “Clássicos de música argentina y algo más”)
Já no setor de Bariloche, um pouco mais ao norte tem San Martin de los Andes que é um cidadezinha linda que conheci no inverno e que é muito procurada no verão. É bem menor que Bariloche e – na minha opinião – mais charmosa, com bons restaurantes… Villa la Angostura fica perto e dizem que é um passeio imperdível.
A Patagônia é liiiinda!!!
Abraços y Suerte!

Riq, estive por essas bandas em janeiro e a grande pedida em Ushuaia foi um bar/restaurante/bistrô/museu: o “Ramos Generales” que fica na Av. Maipu em frente ao posto de gasolina YPF. Um ambiente super simpático, música boa, ótimo Malbec, pratos do dia muito bons, excelente para simplesmente estar ao abrigo do vento e do frio. Abriga também uma panaderia – pão igualzinho ao de Paris – e até um mate

Camila, eu fui poucas vezes a Europa, conheci meio rapidamente o básico, Londres, Paris, Roma, Veneza, Madri e Santander (sim, a cidade-sede do banco, isso mesmo!)
Pra mim, nada mais lindo do que Veneza! Fui em uma época maravilhosa, é verdade, temperatura agradável, céu muiiiiiito azul e à noite, uma chuvinha… Era julho. Mas Roma também é linda. Em Londres eu fui muito bem ciceroneada — então, pasmem, dessas seis cidades foi onde eu comi melhor!! E a vista da roda gigante num domingo de sol de inverno, ao entardecer, foi uma das coisas mais legais que vi, também. Além da Europa, fui umas vezes pros EUA, sempre passando por NY. Do pouco que eu conheço, dentro e fora do Brasil, é a única cidade (grande, bem entendido, considerando que eu teria de considerar um lugar onde pudesse ganhar a vida honestamente trabalhando como jornalista) em que eu moraria sem reclamar. Adoro. Fui pra China no ano passado, outra hora falo disso, se alguém se interessar. Também adorei, fiquei extremamente bem impressionada com os chineses, tão espertos e tão gentis. É um lugar pra ir e entender o mundo.

🙂

Bjsssss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito