Porto Alegre pra Ana Claudia F.

Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre

A Ana Claudia F. vai passar cinco dias em Porto Alegre e gostaria de dicas. Já sabe que deve pegar as dicas gastronômicas nos Destemperados (veja o menu da direita — os restaurantes estão classificados em seis categorias) e que o PoaSite lista todos os lerês da cidade.

Só que ela queria mais dicas, chanceladas pela gauchada que bate ponto por aqui.

Centro de Porto Alegre, visto da Fundação Iberê Camargo

Para poupar vocês do óbvio, já vou citando:

– bater perna na rua Padre Chagas e suas transversais, nos Moinhos de Vento; dar uma volta no Parcão, também por ali;

– dar uma passadinha no domingo no Brique da Redenção e comer um doce na confeitaria Maomé, na mesma rua;

– no Centro da cidade, tomar uma salada de fruta na Banca 40 do Mercado Público, visitar o Margs e o Santander Cultural, fazer a visita guiada ao Theatro São Pedro, subir à cafeteria da Casa de Cultura Mario Quintana e checar se tem alguma exposição ou evento na Usina do Gasômetro;

– fazer um passeio de barco pelo Guaíba, saindo da Usina do Gasômetro (necessário agendar; o passeio só sai com pelo menos 20 passageiros confirmados);

– ir à Fundação Iberê Camargo;

– se quiser um programa alternativo clássico, assistir ao Sarau Elétrico, terça-feira à noite no bar Ocidente.

Usina do Gasômetro, vista da Fundação Iberê Camargo

Mais sugestões fora do papai-mamãe (ou que eu tenha esquecido)? À caixa de comentários, por favor!

151 comentários

Riq, mais uma vez, obrigada. E Dionísio, você consegue iluminar sua cidade. Tudo parece mais interessantes, do pôr-do-sol no Guaíba até andar de lotação! Como ando sem pressa pela vida fiz um roteiro levinho, mas aceito sugestões para alguma alteração. Desculpem, mas GreNal eu passo. Até gosto de ver a torcida do Grêmio descendo a arquibancada no gol, mas não o suficiente para ir ao campo…

Domingo – Manhã
Brique da Redenção
Almoço no indiano sugerido pelo Gustavo e sobremesa na confeitaria Maomé
Tarde
Usina do Gasômetro e por do sol no Guaíba
Noite de domingo… Moinhos de Vento??

Segunda
Bater perna no Centro (com mapa!) e ir visitando o que estiver aberto
Almoço no Mercado Público (tem que ir sempre) ou Delicia Natural na Florencio Ygartua (mais leve… economizar pontinhos pra gastar nas sorveterias de BsAs)
Tarde: Parcão e um café no Press Café?? Ou Bom Fim??
Segunda à noite: Paraphernalia

Terça – Programa cultural
Almoço: Caffe Del Barbiere ou Puppi Baggio
Noite: Sigo pra próxima parada bem feliz!

    Teu domingo tá perfeito. Considerando que é dia de greNAL, tu vais estar no contrafluxo das torcidas.

    Na segunda, se fores almoçar no Mercado Público, recomendo o restaurante Gambrinus. Eles tem ótimos filés de peixe e uma excelente salada de bacalhau e batatas. Mas não recomendaria caminhada pelo centro. Sabe como é centro de metrópole brasileira…

    ANA, ao contrário do Felipe, em dia de semana (de dia) recomendo, sim, uma boa caminhada pelo Centro. É só não dar bobeira com bolsa pendurada no dedo e correntão de ouro reluzindo no pescoço…O perfil de assalto no Centro, de dia, é de batedor de carteira, sem real ameaça à integridade da pessoa. Eles levam só o que está dando sopa.

    Apoveite bastante, sem medo, principalmente no circuito que vai do entorno da Praça da Matriz ao entorno da Praça da Alfândega, fazendo um corte pela Rua da Praia (Andradas). Além, claro, do Mercado Público, ali pertinho. Nessa área irás ver coisas bem bacanas, principalmente sob o ponto de vista histórico e cultural.

    Ah, eu deixaria o Puppi Baggio para o jantar, pois ele está numa das ruas mais charmosas de Porto Alegre à noite, a Dinarte Ribeiro, repleta de bons e bonitos restaurantes, bares e cafés com mesas na calçada, todos bem transados. Dá uma olhada: https://cookies.posterous.com/dinarte-ribeiro-e-a-rua-da-gastronomia-do-por

    E bem pertinho dali, na Praça Maurício Cardoso, tem o Café Domitila, onde o proprietário Claiton recebe os visitantes com pétalas de rosa…

    Quando estiveres no Parcão, podes caminhar até o Bom Fim, tomando lá como eixo central a Rua Fernandes Vieira.

Minhas dicas são de comida, ainda mais agora..com este friozinho!
No Prinz, no alto da Protásio, o Schnitzel com kartoffel salad é tri! Há anos, este restaurante apertado, abafado e quase sem janelas serve o melhor bife à milanesa com nata e salada de batatas.
Ainda na Protásio, o Barranco serve um lombinho de porco com crosta de queiro ralado que é de “lamber os beiços” como se diz na fronteira.
E pra terminar, no Restaurante Copacabana, na Cidade Baixa, experimenta o Filé à Copacabana. Foi lá que o Lupicínio Rodrigues, em 1959, num dia de greve dos bondes, escreveu o hino do Grêmio…”até a pé nos iremos…”.
Estes três pratos estão há pelo menos, uns 20 anos nos cardápios de cada um e o gosto, a porção, a lembrança, é sempre a mesma. Divinos! Aproveita Porto Alegre, karin

    Muito bem lembrado! O Prinz é uma joia escondida só conhecida pelos locais.

    Inclusive o Riq matou a saudade do Prinz quando esteve por aqui em novembro de 2008. 😉

    Oi Karin. O Restaurante Copabana é uma isntituição de Porto Alegre. Um sócios ( era bem baixinho) morreu no ano passado, a cozinheira que trabalhou 50 anos se aposentou e algo está acontecendo… O Copacabana não é mais o mesmo….

Mais algumas dicas que não achei nos comentários.

Suprem: comida indiana boa e com preço bem razoávelo. Bom pra combinar no domingo com um passeio na Redenção. A comida é uma delícia. https://restaurantesuprem.blogspot.com/

Galeria Subterrânea: a melhor galeria alternativa de arte do momento.
https://www.subterranea.art.br/

Media Luna – café e medialunas de inspiração uruguaia https://maps.google.com/maps/place?oe=UTF-8&gfns=1&um=1&ie=UTF-8&q=caf%C3%A9+media+luna+porto+alegre&fb=1&hq=caf%C3%A9+media+luna&hnear=porto+alegre&cid=6656158121991595264

Saúde no Copo: sanduíches, sucos e smoothies.
https://www.saudenocopo.com.br/

Outra dica pra se preparar: não sei como tem sido em outras cidades, mas prepare-se pra enfrentar cara feia dos taxistas com notas grandes. Eles geralmente tem pouco troco. Mas é só cara feia, não capitulemos…

    GUSTAVO, desculpe corrgir, mas o Media Luna é “boutique de doces argentinos”, não uruguaios. Mas uma alternativa uruguaia é a Mercopan.

Voltei de Curitiba domingo e estava pensando que preciso conhecer Porto Alegre! O post veio em boa hora!

    Lu, na VnVRio2010, falei para a Sylvia que precisamos agendar uma VnVPoA, pois a primeira e única vez que estive lá foi em 1983, looooooooooge, né.
    Aliás, Ibis novinho, bem localizado, não tem preço.

TAYSA, lotações em Porto Alegre são microônibus vermelhos com azul, regulados pela prefeitura, mais confortáveis que ônibus (a maioria com ar condiconada e poltronas estofadas), que fazem trajetos fixos mas podem parar em qualquer lugar, bastando sinalizar ao motorista. Geralmente, eles partem das principais vias para dentro dos bairros. É um ótimo meio de transporte público e tem muitas linhas.

Os táxis também têm boa qualidade e geralmente são confiáveis. São pintados na cor vermelho-alaranjada.

Sem dúvida, do aeroporto para o hotel o melhor é pegar táxi.

Depois, uma vez na cidade, para quem está sozinho, as lotações são uma ótima opção, mas os ônibus também têm qualidade superior à média nacional.

Qualquer coisa, o site da EPTC informa as linhas e as ruas onde passam lotações e ônibus (https://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/).

Mas, de todo modo, vale bem a pena perguntar no hotel, no restaurante, nas lojas, qual condução pegar, pois o pessoa costuma informar bem.

E é até de praxe aqui em Porto Alegre “atacar” (parar) ônibus e lotação para perguntar ao motorista informação sobre qual condução pegar, e eles informam direitinho, sem reclamar (geralmente, né…).

De dia, use sem medo o transporte público. À noite, só táxi.

Este post de Porto Alegre veio na hora certa! Irei na próxima semana e ficarei no Quality .
Dionísio , vc pode me explicar melhor como funciona essa “lotação ” ?
Ah , e os taxis ?
È o melhor meio de tranporte do aeroporto para o Hotel ?

Poa é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. Para mim imperdiveis são: a estátua do Laçador (na entrada da cidade) e a Usina do Gasômetro e o pôr-do-sol do Guaíba. Sem esquecer o Parque Moinhos de Vento, o Parque Farroupilha (da Redenção) e o Parque Marinha do Brasil.

Mas se você quer sentir uma cidade, se você quer realmente saber a personalidade do seu povo, vai para um CLÁSSICO, assistir a Gremio e Inter é uma emoção que não tem preço, que torcidas! Agora difícil é escolher para qual torcer. Mas simpatizo com Inter

    Domingo tem Grenal final de campeonato no Estádio Olímpico. Em tempo: no primeiro jogo, no Beira-Rio, Grêmio 2 x 0 Inter.

Dionísio, obrigada! Então, como esse será o momento econômico da viagem (bancorbrás ;)) acho que o Molinos será a opção, torcendo que ele ainda esteja conveniado, pois os outros parecem ser bem no Centrão.

    Ana Claudia, vi que os hoteis são todos no centor, com exceção do Intercity Premium (bom hotel), que está na divisa de Centro e Praia de Belas.

    Se eu fosse escolher só entre os hoteis conveniados, pensando apenas na localização, eu ficaria no Everest, que é um hotelão antigo mas clássico, meio cansado, mas de boa estrutura, que fica numa avenida bonita, em região residencial, perto dos melhores pontos históricos do centro e com acesso facílimo aos Moinhos de vento de lotação (em frente ao hotel).

    Os demais hoteis que vi na lista da Bancorbras estão numa região Centro que não é legal, não.

    Comparando com os hotéis dos Moinhos de vento que citamos, eu só ficaria nestes da Bancorbras se forem beeeeem mais baratos.

    Na verdade esses conveniados saem free, gastando as diárias de terceiros (rs)…
    É um privilégio ter essas dicas de vocês; e pelo jeito o lugar prá ficar é o bairro Moinhos de vento.

    Sylvia, tentei o Ibis mas o hotel ainda não está disponibilizando reservas, ao menos on-line. Como você já ligou prá lá, fica feio perguntar o valor da diária :oops:?

    *Ibis :eles não tem nada ainda e não aceitam reservas antes da inauguração , mas todos tem a mesma faixa de preço.
    Se estiveres aqui após o 07 de maio vale a pena fazer uma reserva cancelável num outro e depois migrar , se for o caso.
    Vou me hospedar lá um dia pra conferir ( adoro Ibis bem localizado).

    Olha, se é de graça, como portoalegrense eu ficaria muito tentado a pegar um destes hoteis da Bancorbras, principalmente o Intercity (pela qualidade) e o Everest (pela localização), e economizaria o dinheiro para comer nos vários restaurantes de primeira que a cidade oferece.

    A maioria dos pontos maios interessantes de Porto Alegre está próxima ao centro ou no próprio centro, então não haveria perrengue nenhum no deslocamento, principalmente para quem está passeando. Muita coisa farias a pé a partir dos hotéis. E à noite, táxi aos pontos mais recomendados, rápido e sem gastar muito, garanto.

    Porto Alegre não é tão grande assim.

    Ah, e fechando: de dia é bem bom de usar ônibus e lotação em Porto Alegre.

    E outra, um táxi do Intercity até o Moinhos de Vento não dá nem vinte pilas. Ah, o pila é nossa moeda oficial! hehe

    Para ter uma noção de localização do Intercity, olhando as fotos postadas pela Ricardo, na foto do meio, tem um prédio grande que parece um escorregador gigante. Este é o centro administrativo estadual (todo portoalegrense sonhou em descer aquilo de skate ou de bicicleta quando pequeno). Junto dele tem um prédio com os vidros espelhados esverdeados, que é o Ministério Público Estadual. O Intercity tá a duas quadras dali, a direita de quem olha a foto, bem pertinho do rio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito