Porto Alegre pra Ana Claudia F.

Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre

A Ana Claudia F. vai passar cinco dias em Porto Alegre e gostaria de dicas. Já sabe que deve pegar as dicas gastronômicas nos Destemperados (veja o menu da direita — os restaurantes estão classificados em seis categorias) e que o PoaSite lista todos os lerês da cidade.

Só que ela queria mais dicas, chanceladas pela gauchada que bate ponto por aqui.

Centro de Porto Alegre, visto da Fundação Iberê Camargo

Para poupar vocês do óbvio, já vou citando:

– bater perna na rua Padre Chagas e suas transversais, nos Moinhos de Vento; dar uma volta no Parcão, também por ali;

– dar uma passadinha no domingo no Brique da Redenção e comer um doce na confeitaria Maomé, na mesma rua;

– no Centro da cidade, tomar uma salada de fruta na Banca 40 do Mercado Público, visitar o Margs e o Santander Cultural, fazer a visita guiada ao Theatro São Pedro, subir à cafeteria da Casa de Cultura Mario Quintana e checar se tem alguma exposição ou evento na Usina do Gasômetro;

– fazer um passeio de barco pelo Guaíba, saindo da Usina do Gasômetro (necessário agendar; o passeio só sai com pelo menos 20 passageiros confirmados);

– ir à Fundação Iberê Camargo;

– se quiser um programa alternativo clássico, assistir ao Sarau Elétrico, terça-feira à noite no bar Ocidente.

Usina do Gasômetro, vista da Fundação Iberê Camargo

Mais sugestões fora do papai-mamãe (ou que eu tenha esquecido)? À caixa de comentários, por favor!

151 comentários

Voltando dos 10 dias entre Porto Alegre (3 dias) e Buenos Aires queria dizer que POA VALE A PENA! Adorei a cidade, apesar da muita chuva em dois dos três dias. O hotel Everest não decepciona, a localização é ótima. O restaurante Supremo será sempre uma parada, o Mercado Público é uma delícia, com almoço no Gambrinus, um monte de ervas e uma cachaça pro marido na bagagem. Na sequencia uma parada para um café com doces no Mercopan! Até andei de lotação nesse dia, confortável e nos deixou na porta do destino. Bem desorientada, deixei o roteiro cultural pelo centro (limpo, organizado e seguro!) para segunda feira, e estava tudo fechado (os museus), mas deu pra andar pelas ruas da Alfandega, da Praia, praça da Matriz; sou suspeita porque adoro centro de cidade. A rua Dinarte Ribeiro dá água na boca e trocamos o Puppio Baggio (estava fechado, eu acho) pelo Tutto Risoto (? acho que é esse o nome), uma delícia, atendimento, risotos e vinhos perfeitos. Como demoramos no delicioso jantar, chegamos tarde para o jazz no Paraphernalia, tocavam a última música… Mas demos um rolé na Cidade Baixa, que será frequentada com calma na próxima. A Casa da Cultura Mario Quintana é linda e mais ainda o Teatro. Faltou visitar um monte de lugares, até o Gasômetro, por causa da chuva. Fica prá próxima!

Trips , cheguei ontem de Porto Alegre e todas as dicas foram muito bem vindas ! Me acabei nas lojas de sapato ! ( Sylvia , muito obrigado pelas dicas !!! ) Fui em alguns restaurantes e gostei do Al dente e do Bateau Ivre . Gostei muito do almoço executivo no restaurante Quixote ( Próximo do Sheraton ) . Não peguei lotação nenhuma vez , mas achei os taxis baratíssimos .

Ana, que bom que tenha gostado das dicas. Se precisar de mais algum toque é só entrar em contato.

Quanto a frente fria, ela acabou de chegar molhada por aqui!

Já citaram a Banca 40, mas faço um adendo: o negócio lá é comer o sorvete de milho verde, algo bem exclusivo deles. Vá sem medo, o sabor é incrível.

Geraldo Figueras

    Geraldo, obrigada. Aproveitei e peguei suas dicas do roteiro gastronomico off-broadway em BsAs, nos Destemperados. Agora é torcer que a frente fria não venha, também, molhada…(se é que isso é possível)

Uma dica a mais, permanente: quem vier a Porto Alegre entre fim de abril e fim de julho deve optar por voo que chegue a partir do meio dia, por causa da neblina durante a manhã, que é um problemão na capital gaúcha, causando atrasos e cancelamentos.

Ah, e já trazer agasalho desde o outono e, ao entrar o inverno, roupa para frio mesmo.

    Essa é uma dica pertinente. Voltamos de Recife essa semana e chegamos só de bermuda e camiseta… ainda bem que o taxista ligou o ar quente nos pés 😉

Ana
O press café tem uma mil folhas de creme divina (tem nos shoppings praia de belas e moinhos e na hilário ribeiro prox a 24 de outubro)

    Adoro o Press da Hilário Ribeiro (travessa da Padre Chagas), mas no shopping são uma mão na roda! Sugestão light: salada dijon, muito saborosa. Gasta os pontos num mil folhas, tanto faz de creme ou doce de leite, são tri crocantes.

Buenas Ana, só li o post agora. Endosso todas as dicas anteriores, acho que darás uma dentro indo ao Brique de manhã, pois à tarde é meio tumultuado… minha dica de almoço ali pela volta é no Ocidente https://www.ocidente.com.br/, o mesmo onde rola o sarau na terça, eles servem um prato vegeteriano muito caprichado (só não tenho certeza se funciona domingo, mas durante a semana é certo).

Para a night, não tem outro lugar: Rua João Alfredo! Se quer curtir um samba-rock, vá no Preto Zé https://www.pretoze.com.br/, se quer curtir uma coisa mais tradicionalista, vá no Estância de São Pedro https://www.hagah.com.br/rs/porto-alegre/local/255636,2,bar-estancia-de-sao-pedro.html.

Pra te confundir mais um pouco, sugiro uma passada no Dado Bier para almoço ou jantar (com uma caminhada no fim da tarde pelo Parque Germânia, o mais bonito da zona norte). É a primeira microcervejaria do Brasil, e tanto o buffet como o a la carte são divinos.

Querendo curtir uma natureza? Os Caminhos Rurais https://www.caminhosrurais.tur.br/index.asp mostram uma Porto Alegre que poucos conhecem. O Parque Estadual de Itapuã também é pouco lembrado mas é muito belo e preservado, mais infos com a secretaria do meio ambiente https://www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh5.htm

Agora, clássico pra mim é o cachorro-quente do Rosário. Mas tem que ser o do R (novo nome depois que a sociedade se dividiu), aquele da carrocinha ao lado do colégio do Rosário. Se tiver a chance prove, e tente não se lambuzar muito 😉

    Rodrigo, acho que o circuito ‘off-broadway’ vai ficar prá próxima, que já não tenho dúvida que acontecerá, ainda que como um pit stop para a próxima ida a BsAs ;). Caroline, acho que as áreas menos seguras também… como vamos só eu e uma amiga (maridos foram dispensados dessa) e morando em Recife, ando meio assustada e evitando riscos.
    Dionísio, a Rua Dinarte é mesmo linda, será a parada do domingo à noite, pois imagino que segunda muitos lugares estejam fechados. É isso, roteiro fechado, e sempre aberto às surpresas de viagem! Quando chegar mais perto (vou dia 09) pertubo só mais uma vez prá confirmar o tamanho do frio. Obrigadíssima!

    Fica tranquila, o centro é totalmente recomendável durante a semana, com cuidados de praxe. Os museus são interessantes, no Santander tem sempre algo diferente pra ver, além de poderes tomar um café dentro do cofre do banco. Já fiz o circuito com uma amiga, sem intercorrências.

Eu adicionaria, aos roteiros já sugeridos, uma visita à Igreja de Vidro no alto do Morro da Glória, que dá vista dos 4 cantos da cidade. Mas tem de ser em dia de sol e durante o dia ( senão fica perigoso), no máximo para o pôr-do-sol. A vista é magnífica. Mas tem de ir de carro ou táxi.
Também uma chegada em Ipanema, nossa “prainha”, já meio desgastada, mas com bel vista.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito