Problemas para comprar passagens na Renfe: a Regina foi atrás

Embarque do AVE em Madri

A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:

Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.

Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?

Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século — me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.

Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.

Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.

Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:

Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…

E Madri-Barcelona?

Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.

Mais alguma coisa?

Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.

E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.

Obrigado, Regina!

Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!


77 comentários

pessoal, ontem e hoje consegui comprar mais dois trechos pela renfe (cordoba-madrid) e madrid-toledo), sempre após as 23:00. meu cartão é bb master international. Ao menos uma compra eu sempre consegui. Em alguns casos, qdo tentava uma segunda compra o sistema não aceitava…vai entender.Em outubro, não consegui comprar de jeito nenhum na renfe, e tive que comprar pelo rumbo, conforma comentario acima. Mas fica a dica, comprar após 23:00.

hoje pela manhã comprei mais um trecho pelo rumbo.es, aí resolvi ver a reputação do site na espanha…várias reclamações. Sobre as passagens da renfe duas pessoas disseram que na hora do embarque o localizador não foi aceito e simplesmente não pode embarcar. Fiquei cabreiro, mandei e-mail para [email protected] pedindo a confirmação das passagens, sendo que disseramque estava tudo ok. Pra assegurar, entrei na pagina da renfe, na parte de impressão de bilhetes e joguei os dados da passagem com o meu e-mail e dizia que não existia…fud….Aí veio a luz e coloquei os dados da passagem com o e-mail [email protected] e apareceram todas as confirmações…ufa. Fica a dica, mas ainda confio desconfiando… mandei um e-mail pra renfe pedindo que confirme os dados da passagem. Melhor prevenir…

vai entender…ontem consegui comprar dis trechos da renfe depois das 23:00 com master bb. Qdo tentei comprar o terceiro deu nega. Liguei para o banco e a atendente falou que não havia o que liberar, já estava liberado, ou seja o problema é da renfe mesmo. Um pouco de sorte tbem ajuda.

consegui comprar no site da Renfe agora há pouco. Foi assim: há alguns dias eu tentei comprar com meu cartao e foi rejeitado, logo em seguida a operadora me ligou pra confirmar se eu estava tentando fazer a compra, e , frente a minha resposta afirmativa, a atendente me disse que estaria liberado em tres minutos…esperei e ao tentar de novo,…nada. Tentei novamente outro dia e ..nada. E eis que, hoje, varios dias depois disso ai, tentei novamente e, pimba, deu certo. Levei ate um susto, pq eu ja estava navegando em outra aba, ja que a resposta do site da renfe era sempre a mesma….mas ai apareceu um pop-up com o localizador e dados da passagem pra eu imprimir…e, como nem estava mesmo esperando que desse certo, nao peguei uma tarifa muito boa nao, paguei 103 na classe preferente para o trecho Madrid BArcelona. Mas melhor do que viajar desde o Brasil sem a passagem, né?
A proposito, meu cartao e um mastercard platinum do itau. Pra mim, deu certo comprar de madrugada (fiz a compra um pouco depois da meia noite)

Pessoal, eu consegui comprar pelo Rumbo.es após várias tentativas em outubro.

Riq, eu queria comprar logo, bom o jeito é esperar e ver se consigo antes da viagem. Liguei para o STB que vende passes, mas eles vendem só o passe não fazem reserva de assento, quer dizer não adianta muita coisa, é melhor comprar tudo lá, só que lá eu tenho coisa melhor que fazer que ir em estação comprar passagem 🙁

Estou tentando comprar passagens para janeiro na Renfe, mas só estão disponíveis passagens até o dia 18/12. Não era possível comprar 60 dias antes? Na Rail Europe só até o dia 11/12, alguém sabe o que está havendo?
Eu viajo dia 18/1 para a Espanha e já estou considerando comprar Passe e tentar reservar lá.

    É que as cias. européias mudam os horários nessa época, Leila. Demora pra entrar no sistema. Todo ano o pessoal se queixa.

    (Mas olha só — mesmo quando os horários estão no sistema, tá difícil comprar online que só.)

Olá Pessoal, Acabei de comprar a passagem pela pag da RENFE. entrei no site e antes de fechar a compra liguei para minha operadora e avisei que fecharia a passagem. Chegou a aparecer um erro mas a operação tinha sido fechada.Fiquei com o atendente na linha até fechar e deu tudo certo. Meu cartão é um credicard Platinum do Citi. Boa sorte a todos!

Outra duvida: Vi que tem um horario com desconto de trem as 9:00, vc acha muito em cima comprar a passagem de trem para esse horario (saida puerta de atocha) se meu voo chega as 6:55?

Ricardo, Gostaria de saber se vc acha muito arriscado deixar para comprar passagens de trem na chegada. Cheo em Madri dia 26 as 6:55 e meus planos é ir direto para Sevilha. Vc acha q este trem devo tentar comprar antes ou neste periodo é tranquilo comprar na hora? Obrigada

    Sempre é melhor comprar com antecedência. Foi um erro de planejamento não ter comprado passagem de avião até Sevilha, se esse era o seu primeiro destino.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.