Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção 1

Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção

Embratur

Foi apresentado hoje o novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa da Mundo. É  uma decepção. Uma colagem de cenas burocráticas, com uma trilha inexplicável de tão fria, flat e não-brasileira. Tudo coroado por um locutor que fala mal inglês — não é que fale com charmoso sotaque brasileiro; fala mal inglês, e ponto. (“We’ve sweeted on the lights”, por exemplo.)

Vou te contar: qualquer videozinho de campanha eleitoral é mais emocionante do que isso.


(Não acho o roteiro ruim não. O texto, inclusive, é bastante bom. Mas deveria estar escrito em letreiros, não falado. O fato de as imagens não se circunscreverem a sedes da Copa é um enorme, e super bem-vindo, avanço. Mas as cenas deveriam ser infinitamente mais belas e verdadeiras do que são. O que é aquela Miss Baiana do Acarajé? Todos os figurantes poderiam ser substituídos por manequins de vitrine, que não faria a menor diferença. Que coisa triste.)

Comparem, pessoas. Comparem. E me contem.


Sem mais, subscrevo-me.

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Sobre os preços da Copa: meus 20 centavos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


79 comentários

O vídeo não representa a nossa essência, É como Gabriela do Jorge Amado quando teve que virar uma dama da sociedade. Bonito, mas sem essência. As paisagens belíssimas, mas esqueceram de por o povo real nelas. O da India mostrou com simplicidade, alegria e aceitação, a sua realidade.
A respeito do que o Paulo observou, fiquei com um grilo: Eu entendo super melhor o inglês britânico. Sério mesmo.

Realmente… faltou tudo aquilo que o Brasil e os brasileiros têm de sobra: vida, raça, alegria, entusiasmo. Decepcionante mesmo. E temos tanta gente da maior competência que poderia ter realizado um senhor filme. Fazer o quê, né?

Não achei tão ruim assim, mas sem dúvida poderia ter sido melhor. O vídeo ficou um pouco sem despertar emoção, ficou um pouco “frio”, mas mesmo assim até me deu vontade de viajar por aqui, algo que eu muito raramente faço.

Camarã’over?! Ehehehh
Mas não se preocupe, o Rio sobreviverá, a vossa Copa vai ser um sucesso!
Abraço

Caro Ricardo,
trabalho na Embratur e acompanho sempre seu trabalho (e principalmente, críticas e sugestões ao nosso trabalho). Com certeza, a Embratur vai levar em conta sua opinião e de tantos leitores nas próximas ocasiões.
De qualquer forma, apenas como esclarecimento, o vídeo citado tem um objetivo bem específico, focado nos preparativos da Copa, que ocorre dentro de 8 meses.
O vídeo mais geral, em tom emocional, que seria correlato ao da Índia foi lançado em junho do ano passado pela presidenta Dilma, em Londres. Está disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LqhHFd1l3Fo) e foi veiculado ao longo deste um ano e meio em diversos países.
Pessoalmente, acho melhor que o da Índia 😉
Abraço e ótimo trabalho para todos nós do turismo

Além de tudo ainda tem no vídeo uma imagem dum salto duplo turístico de asa delta no Rio que é proibido!!!! Completamente irresponsável isso vindo de um vídeo oficial, não?

Quando vi ontem o video no Brasil no Twitter pensei na mesma coisa: que sem graça…se eu não fosse brasileira não sei se teria vontade de vir, pq ficou mesmo algo meio sem emoção, genérico.
Ai você comparara com esse da Índia, que tirando as questões de produção e qualidade, ele mostra o que realmente importa e deixa as pessoas com vontade de ir conhecer um lugar: experiências de viagem…
Resultado: Brasil 0 x Índia 1

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito