Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção 1

Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção

Embratur

Foi apresentado hoje o novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa da Mundo. É  uma decepção. Uma colagem de cenas burocráticas, com uma trilha inexplicável de tão fria, flat e não-brasileira. Tudo coroado por um locutor que fala mal inglês — não é que fale com charmoso sotaque brasileiro; fala mal inglês, e ponto. (“We’ve sweeted on the lights”, por exemplo.)

Vou te contar: qualquer videozinho de campanha eleitoral é mais emocionante do que isso.


(Não acho o roteiro ruim não. O texto, inclusive, é bastante bom. Mas deveria estar escrito em letreiros, não falado. O fato de as imagens não se circunscreverem a sedes da Copa é um enorme, e super bem-vindo, avanço. Mas as cenas deveriam ser infinitamente mais belas e verdadeiras do que são. O que é aquela Miss Baiana do Acarajé? Todos os figurantes poderiam ser substituídos por manequins de vitrine, que não faria a menor diferença. Que coisa triste.)

Comparem, pessoas. Comparem. E me contem.


Sem mais, subscrevo-me.

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Sobre os preços da Copa: meus 20 centavos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


79 comentários

Não há necessidade de palavras quando as imagens mandam o recado. O vídeo da Índia é três vezes mais longo que o do Brasil e parece que passa mais rápido. Lamentável!

Achei o brasileiro bacaninha! Mas os da Índia são realmente fabulosos incomparáveis.

Não parece tão ruim, até vc ver o outro! Rsrs até deu vontade de ir à Índia! Impressionante! Muuuuuito melhor! Empolgador! Realmente foi isso que faltou no do Brasil empolgação! A alegria de ser brasileiro!

O que achei pior do vídeo é que não me identifiquei nele. Tem uma passagem rápida pelo RJ, outra pelas cataratas, Pantanal e uma relâmpago por Noronha. Mas na maior parte das cenas poderia ser aqui, ou em qualquer outro lugar do mundo.

    Nossa que curioso, nem observei que tinha imagens de Fernando de Noronha, achei tão chato que vc acaba mão atentando para as imagens.

Olha, discordo bastante viu!
Realmente esta longe de ser o melhor vídeo institucional que já vi, mas finalmente conseguimos fugir dos clichês óbvios, mas sem evitar o “Brasil”, a imagem que as pessoas tem (e querem ter! É isso que vende o Brasil aqui fora!) do nosso pais.
O vídeo tem um apelo bem internacional, e minha impressão é que foi criado com a intenção de captar um novo turista, e não aquele que só vai pro Brasil atrás de samba-praia-futebol, apesar de ser um evento de futebol.

    Concordo com você sem tirar nem pôr! Obviamente a trilha não foi escolhida por acaso, para mim ficou bem claro que o video teve a intenção de mostrar uma nova perspectiva do Brasil, sem ser o trinomio carnaval-futebol-mulatas sambando! Eu curti…

Sinceramente, gostei do vídeo brasileiro, sendo que concordo que poderia ter sido bem melhor. O que matou de verdade foi a trilha sonora – musiquinha chinfrim toda vida. Chatinha. E o fato de ser muito curto. Acho que gostei principalmente por ter me deixado aliviado, por não terem enfiado o pé no velho clichê nauseante de carnaval, futebol, mulatas, muitas bundas, mais carnaval, mais futebol e mais bundas, tudo regado a samba e batucada. Que bom que fugiram disso! E finalmente mostraram natureza sem apresentar só as praias, buscando também as belezas das nossas montanhas.

Quanto ao vídeo da Índia, é bacana, tem trilha sonora envolvente, conta uma história interessante, mostra a interação da protagonista com a cultura local, com aquele detalhe do balançar da cabeça que gera curiosidade. Muito bom.

Mas me deu mais vontade de ir conhecer aqueles lugares bonitos lá no Brasil sem samba.

Eu acho que o inglês do vídeo está acima do inglês que os turistas estrangeiros encontrarão aqui, então esse vídeo já poderia ser considerado propaganda enganosa.

Deveriam ter chamado vc Riq…sei que vc não trabalha mais com publicidade, mas quem sabe vc abriria uma exceção?

Não achei horrível e fiquei feliz em ver que o vídeo não está todo tomado só de baianas, bumbum de fora, samba e futebol. Temos muitas belezas no Brasil que merecem atenção. Sim, acho que poderia ter ficado muito melhor e muito mais empolgante.
O vídeo da Índia é show! A música embala e as imagens são incríveis!
[]’s

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito