Uruguai aberto para brasileiros

Uruguai aberto para brasileiros: veja as exigências de entrada

O Uruguai reabriu suas fronteiras aéreas e terrestres para o turismo internacional no dia 1º de novembro de 2021.

Uruguai aberto para brasileiros: requisitos para entrar

Brasileiros já podem viajar a turismo para o Uruguai, desde que preencham esses requisitos:

Menores de 6 a 17 anos não precisam comprovar vacinação: precisam apenas apresentar o teste RT-PCR.

Crianças até 5 anos estão dispensadas da vacinação e do teste.

Não há mais exigência de um segundo teste depois de 5 dias no país.

Não há diferença de exigências para quem entra por via aérea ou via terrestre. Os requisitos são idênticos.

Benefícios fiscais para turistas 2021/2022

Simultaneamente à rebertura das fronteiras, o Uruguai reativou o esquema de isenção e devolução de IVA (o ICMS deles) para turistas.

Estes benefícios valem até 30 de abril de 2022:

Isenção do IVA em hospedagem em hotéis

Vale para pagamento em espécie ou cartão.

Basta provar que está no Uruguai há menos de 60 dias (mostre o carimbo do passaporte ou, se tiver entrado com RG, a papeleta de entrada).

A alíquota de IVA para hospedagem no Uruguai é 10%.

Devolução de IVA em hospedagem em hotéis

Vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).

Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.

Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.

Devolução de 22% de IVA em locação de carros

Também vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).

Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.

Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.

Evite fazer pré-pagamento de locação de carro no Uruguai: para o desconto aparecer, a operação precisa ser feita com uma maquininha que esteja conectada ao sistema da Receita uruguaia.

Requisitos para voltar ao Brasil

Para voltar de avião, é preciso apresentar um teste de antígeno dentro das últimas 24 horas antes do embarque (ou RT-PCR dentro das 72 horas antes do embarque) e preencher declaração de saúde do viajante da Anvisa.

Para voltar por via terrestre não é necessário apresentar teste de antígeno.

Brasileiros que não comprovem esquema completo de vacinação precisarão fazer quarentena de 5 dias ao voltar ao país.

269 comentários

Para voltar de carro do Uruguai ao Brasil em exigem exames? Tem depoimento de brasileiro nesse sentido? Porque a portaria fala em exigência para transporte aéreo.

    Olá, Tatiana! Não sabíamos do detalhe das fronteiras aéreas. Vamos averiguar.

    Olá, Mariano! Pela regra nova, que entra em vigor amanhã, é possível passar ou com o certificado de vacinação ou com teste de antígeno. O texto corrige a omissão da lei anterior, que só abrangia fronteiras aéreas.

Olá,
vou de viagem ao Uruguai e é a primeira vez que vou carro (já fui várias vezes de ônibus e avião, inclusive já morei lá) saindo de Brasília/DF. Vi que o exame PCR tem que ser realizado até 72hrs antes de atravessar a fronteira.

Inicialmente pensamos em viajar 12hrs por dia e dormir em hotéis no caminho pois ir direto seria muito cansativo para nosso filho de 2 anos.

Como a gente vem de longe, saberia me informar qual a melhor estratégia de viagem para realizar o teste PCR sem precisar ficar dias em alguma cidadezinha? Saberia informar qual cidade perto da fronteira faz o teste e sai rápido?

Sobre a documentação, estamos fazendo todos os RGs novos (inclusive do meu filho de 2 anos que não tinha) e meu carro tem seguro da Porto Seguro. Esse seguro viagem é o mesmo que aquela carta que pegamos com a seguradora para poder ingressar no país?

Fora o RG, PCR, Seguro e Declaração preciso de mais alguma coisa? (meu filho precisa fazer o PCR e a Declaração Juramentada?)

Desculpe a quantidade de perguntas e muito obrigado por todo o apoio!

    Olá, Eduardo! Aparentemente você pode imprimir o resultado direto da web, então pode imprimir pelo caminho. Acredito que só Curitiba e Porto Alegre tenham PCR com resultado no mesmo dia, mas é preciso pesquisar.

    O seguro carta verde é um outro seguro, não é o seguro normal de carro.

    O site do governo uruguaio é bastante completo e você encontrará todas as informações de que precisa.

    Bem, vamos por partes.O seguro da carta verde dependendo da cobertura que tenhas contratado (se for furto + danos, por exemplo) já está inclusa sem pagar extras.Consulta com o teu corretor ou no site da Porto Seguro e faz o download na hora.O teste PCR dificilmente sairá o resultado na hora, mas o que da para se fazer, dependendo a teu plano de saúde, é fazer ele em Brasília, viajar e fazer o download do resultado o nline.Tens que ter o trío em mãos: PCR + documentação carro e pessoas + carta verde.Além da certidão de vacinação.

Olá! Consegui fazer a declaração juramentada, mas para meu pai e minha irmã, mesmo apresentando os mesmos documentos e com os mesmos dados de viagem, dá erro, depois de preencher tudo. Você sabe o que pode ser? Obrigada!

    Olá, Fernanda! Infelizmente, não sei. Um palpite: tente preencher os novos formulários em janela anônima no seu navegador.

Olá. Vou para o Uruguai de carro no dia 02/01.
O teste PCR pode ser feito até 72h antes da travessia terrestre pro país, ou será que conta as 72h do início da nossa viagem?

E ainda, ficaremos 5 dias no país, no retorno ao Brasil é necessário apresentar um novo exame?

    Olá, Juliana! O PCR precisa ter sido colhido 72 horas antes da travessia a fronteira. Na volta você vai precisar fazer um teste de antígeno nas 24 horas antes de retornar ao Brasil.

Olá, vou para o Uruguay em janeiro por 12 dias. Já tomei as duas doses da vacina mais a dose de reforço. Sei que tenho que apresentar um exame PC-R realizado aqui no Brasil até 72 horas antes do embarque. Mesmo com a vacinação completa terei que fazer novo exame Pc-R após 7 dias no Uruaguay. , ou posso fazer o antígeno? Ou não é necessário , só na volta ao Brasil fazer o antígeno até 24h antes do retorno? No sétimo dia da viagem estarei em Colonia Del Sacramento, teria que procurar um laboratório por lá, obrigado desde já pela atenção Luiz Octavio

    Olá, Luiz! Na volta você pode fazer antígeno dentro das 24 horas antes da travessia terrestre ou embarque do voo.

    Ainda não está claro como será o controle deste segundo exame PCR no Uruguai depois de 7 dias – me parece algo impossível de controlar, e ainda por cima sem nenhuma sanção anunciada (o que vão fazer com quem não fizer o PCR? Multar? Deportar? Pôr numa lista negra para não voltar ao país? Acho difícil). Vamos esperar para ver os primeiros casos de brasileiros que ficam mais de 7 dias.

Olá, bom dia. É possivel ir de carro de Argentina para Uruguai e de Uruguai para Brasil (pela fronteira em Chui com carro argentino)? Ou seja, esta aberta a fronteira terrestre no Chui?

    Olá, Martin! Parece que a fronteira brasieira não está aberta para argentinos. Quanto ao trânsito de carros argentinos pelo Uruguai, não tenho a menor idéia. Para entrar no Uruguai com carro brasileiro é bem complicado.

    Martín, sim é possivel fazer a travessia, mas tenha paciência nos postos de fronteria porque são demorados em carimbar tudo.Especialmente do lado uruguaio e ainda mais argentino.

Pra retorno ao Brasil, é necessário apresentar novo PCR? Estou indo pro Uruguai dia 25/11 e estou levando o PCR que fiz hoje (22/11), conforme exigência de 72h, porém retorno dia 30/11 e estou na dúvida se precisarei fazer o PCR lá no uruguai.

    Olá, Leonardo! Na volta o Brasil aceita PCR feito 72 horas antes da travessia/embarque ou antígeno feito dentro das 24 horas antes da travessia/embarque. Você vai precisar do antígeno.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.