Uruguai aberto para brasileiros

Uruguai aberto para brasileiros: veja as exigências de entrada

O Uruguai reabriu suas fronteiras aéreas e terrestres para o turismo internacional no dia 1º de novembro de 2021.

Uruguai aberto para brasileiros: requisitos para entrar

Brasileiros já podem viajar a turismo para o Uruguai, desde que preencham esses requisitos:

Menores de 6 a 17 anos não precisam comprovar vacinação: precisam apenas apresentar o teste RT-PCR.

Crianças até 5 anos estão dispensadas da vacinação e do teste.

Não há mais exigência de um segundo teste depois de 5 dias no país.

Não há diferença de exigências para quem entra por via aérea ou via terrestre. Os requisitos são idênticos.

Benefícios fiscais para turistas 2021/2022

Simultaneamente à rebertura das fronteiras, o Uruguai reativou o esquema de isenção e devolução de IVA (o ICMS deles) para turistas.

Estes benefícios valem até 30 de abril de 2022:

Isenção do IVA em hospedagem em hotéis

Vale para pagamento em espécie ou cartão.

Basta provar que está no Uruguai há menos de 60 dias (mostre o carimbo do passaporte ou, se tiver entrado com RG, a papeleta de entrada).

A alíquota de IVA para hospedagem no Uruguai é 10%.

Devolução de IVA em hospedagem em hotéis

Vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).

Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.

Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.

Devolução de 22% de IVA em locação de carros

Também vale apenas para pagamento com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago).

Quando o pagamento é feito com um cartão Visa, o desconto já aparece na maquininha.

Quanto o pagamento é feito com um cartão MasterCard, a dedução é realizada na fatura do mês.

Evite fazer pré-pagamento de locação de carro no Uruguai: para o desconto aparecer, a operação precisa ser feita com uma maquininha que esteja conectada ao sistema da Receita uruguaia.

Requisitos para voltar ao Brasil

Para voltar de avião, é preciso apresentar um teste de antígeno dentro das últimas 24 horas antes do embarque (ou RT-PCR dentro das 72 horas antes do embarque) e preencher declaração de saúde do viajante da Anvisa.

Para voltar por via terrestre não é necessário apresentar teste de antígeno.

Brasileiros que não comprovem esquema completo de vacinação precisarão fazer quarentena de 5 dias ao voltar ao país.

267 comentários

Alguém sabe se na fronteira se volta ao Brasil estão realmente cobrando algum tipo de teste? E quanto ao seguro saúde mencionado, estão cobrando nas fronteiras terrestres?
Obrigada pela ajuda.

    Olá, Bruna! INfelizmente não temos uma informação concreta. Mas se você vai passar na ida, pode perguntar no próprio posto de fronteira se estão exigindo na volta.

Ola! Viajo no dia 20/12 (segunda de manha).
– é aconselhavel fazer o PCR que sai o resultado em 2h ? Pois os demais podem levar ate e dias uteis para saor o resultado.
– para voltar ao Brasil preciso fz novamente o teste la? Precisa ser o pcr tb?
Obrigada

    Olá, Gisele! Para voltar ao Brasil basta o teste de antígeno.

    O teste PCR expresso vale se for do tipo RT-PCR.

a declaração juramentada precisa ser preenchida lá na fronteira ou tem como preencher antes e apenas apresentar a eles, uma moça escreveu que preencherem lá na hora… mas como funcionaria internet fora do estado

Olá, para retornar ao Brasil via terrestre também é necessário fazer o RT-PCR?

    Olá, Victor! Um leitor apontou que a lei não menciona travessias terrestres, mas eu estaria preparado. De todo modo, para voltar não é necessário PCR: teste de antígeno, feito dentro das 24 horas antes da travessia, vale.

    A portaria do governo federal do Brasil é muito clara sobre isso. Para brasileiros entrarem no Brasil via terrestre é comprovante de vacinação OU teste negativo PCR/antígeno.

    I – comprovante, impresso ou em meio eletrônico, de vacinação com imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou pela Organização Mundial da Saúde ou pelas autoridades do país em que o viajante foi imunizado, cuja aplicação da última dose ou dose única tenha ocorrido, no mínimo, quatorze dias antes da data de ingresso no País; OU

    II – documento comprobatório de realização de teste para rastreio da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19), com resultado negativo ou não detectável, do tipo teste de antígeno, realizado em até vinte e quatro horas anteriores ao momento da entrada no País, ou laboratorial RT-PCR, realizado em até setenta e duas horas anteriores ao momento da entrada no País, observados os parâmetros indicados no Anexo I desta Portaria.

    Olá, Felipe! Estão atualizando esta lei agora que o passaporte da vacina para estrangeiros foi instutído pelo STF. Vamos esperar a publicação.

Oi Bóia, fiz uma viagem ao Uruguai de 17 a 24 de novembro. Viajamos de carro e entramos por Chuy.
Algumas dicas para preencher a declaração:

– Link direto para a declaração juramentada: https://declaracionjurada.ingresoauruguay.gub.uy/
Na imigração, eles orientam entrar no site http://www.gub.uyu

– Ao preencher o formulário, as duas datas são de entrada. Eu errei a segunda achando que era a data de saída (praticamente uma pegadinha!). Tivemos que preencher novamente o formulário já na fronteira por causa do erro. O formulário tem “data de início da viagem” e “data de ingresso ao Uruguai”.

– Salve as informações em pdf (carteira vacinação e exame pcr), apesar de ter a opção de fazer o upload jpg ou tirar a foto na hora, o sistema dá erro.

– Enviei o formulário por celular android e meus amigos por iphone. Quando passamos no guichê, os formulários deles apareciam no sistema e o meu não. Apesar de receber o email confirmando que estava tudo ok e ter o código de barras para entrada, o funcionário dizia que não podia fazer nada até que a declaração aparecesse no sistema. Por fim, preenchi o formulário de novo no iphone e apareceu imediatamente.

Não sei como está a imigração no aeroporto, mas em Chuy é preciso muita, muita paciência.

    Olá Elica, e quanto ao seguro saúde. É cobrado? Eles conferem é PCR ou o antígeno já serve? Estão aceitando a entrada com.o RG ainda né? Muito obrigado pelas dicas, se tiver mais alguma eu agradeço.

    Olá, Bruna! O seguro-viagem é cobrado. O teste para entrar no Uruguai é RT-PCR. A dica é: siga a regra, não tente dar jeitinho, jeitinho não funciona.

    Oi Bruna,
    O seguro saúde é um seguro de viagem com cobertura covid. Você faz o seguro antes de viajar, não é um procedimento da imigração. Era essa a pergunta?

    Precisa ser o PCR mesmo, não vale o antígeno. O resultado ficará no sistema deles, então é interessante que esteja em espanhol. Os laboratórios emitem em português, inglês e espanhol. Para facilitar, não custa também subir a versão do comprovante de vacinação em espanhol.

    Entramos com o RG, sem problemas. Só verifique se seu RG não é muito antigo, precisa ter a data de emissão menor que 10 anos.

    Boa viagem! 🙂

Gostaria de saber se esta aberta a fronteira Brasil x Uruguai? E uma viajem de dia 18 de dezembro e retorno dia 19, qual o dia ideal para realizar teste PCR, pra valer pra ida e volta?

    Olá, Vagner! Algumas cidades têm laboratórios que fazem RT-PCR e entregam o resultado no mesmo dia.

    Está aberta sim, e fazendo o teste até 3 dias antes da viagem de ida não terás problema.No regreso ao Brasil não tenho visto exigido ele.

Tentei entrar hoje mas não aceitaram o PCR rápido.Perdi a viajem .Tem ser PCR molecular de laboratorios.Demoram mais de 72 horas e aí vencem.Só aceitam até 72 horas.Complicado.

    Olá, Elidio! O teste é RT-PCR. Nenhum país que pede apenas PCR aceita pcr-lamp ou outros.

Prezados(as), não achei no site do Ministério do Turismo do Uruguai a necessidade de teste PCR. O que informam lá é que é aconselhável estar vacinado contra SARS CoV-2 (vejam em: https://turismo.gub.uy/index.php/pr/requisitos-de-ingresso-e-tramites)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.