Nannai, Porto de Galinhas

9 reclamações sobre resorts (e como dar um jeito)

As reclamações dos brasileiros sobre resorts

Se você ler resenhas de resorts feitas por brasileiros, vai encontrar uma quantidade desproporcional de reclamações. É cultural: ainda vemos a internet como um veículo para dar vazão a críticas; raramente nos lembramos de usar esse canal para elogiar.

reclamações sobre resorts

Muitas reclamações sobre resorts, evidentemente, são procedentes e se referem a falhas evitáveis. Algumas, porém, têm a ver com a natureza desse tipo de hospedagem, e dificilmente são contornáveis. E há também as críticas que refletem uma expectativa errônea do freguês quanto àquilo que comprou.

Vou destrinchar as 9 críticas mais frequentes e propor soluções, paliativos ou banhos de água fria 😀

1. “O check-in é lento e só me deixaram entrar no apartamento hoooras depois de chegar”

Fato. De todos os tipos de acomodação, os resorts são os mais difíceis para liberar quarto antes do horário oficial do início da diária (14h ou 15h). É uma questão estrutural. A maioria dos hóspedes espera até o último minuto para desocupar o quarto, e muitas chegadas acontecem em grupos.

Na alta temporada, em dias de má conjunção astral, pode acontecer de você ocupar seu quarto só no fim da tarde. Em compensação, dá para deixar as malas no depósito e usar as áreas de lazer do hotel desde o momento da chegada.

Meu pitaco: vá preparado para não ocupar o quarto imediatamente. Preparado, mesmo: leve na bolsa de mão tudo o que você vai precisar para aproveitar o hotel desde o primeiro instante — roupa de banho, protetor solar, brinquedos. Leve também seu entretenimento pessoal para o caso de mau tempo.

Alguns resorts all-inclusive cobram uma taxa extra para já aproveitar o hotel antes de poder ocupar o quarto. Agora que você já sabe disso, se acontecer, pague: é melhor do que ficar emburrado no saguão com o sol brilhando lá fora.

Cuidado para não se deixar tomar por um mau humor tamanho que ponha você naquele modo em que a gente só sabe achar defeito — isso pode estragar suas férias.

2. “A comida é sem graça”

Outro ponto em que o freguês pode até ter razão, mas que esbarra na questão estrutural. Buffets são feitos para não ofender o paladar de ninguém. Pratos exóticos, pratos difíceis ou pratos originais demais não têm saída. Nenhum gerente de alimentação vai manter no buffet pratos que encalham: é contra a lógica industrial e a segurança alimentar.

Buffets de resort não refletem necessariamente a criatividade do chef, mas a experiência com as aversões alimentares dos hóspedes…

Meu pitaco: garanta-se nas saladas e sobremesas, que geralmente são muito boas. E se quiser comida sofisticada no buffet, cacife resorts top de linha como o Nannai e o Tivoli Praia do Forte. Também gostei muito da comida do Transamérica Comandatuba, Arraial d’Ajuda Eco Resort e Portobello.

3. “Os buffets são repetitivos”

Uma parte do buffet sempre será comprometida com os básicos: arroz, feijão, macarrão, batata frita — que são os itens que contentam até os mais chatos para comer. Então é preciso abrir espaço para uma carne, um peixe, um frango. E legumes. E salada.

Se o buffet for pequeno — como é o caso dos hotéis da Costa do Sauípe ou o Gran Oca Maragogi — sobra ainda menos espaço para originalidades.

Meu pitaco:se você precisa de muiiiita variedade para escolher, considere resorts com buffets quilométricos, como Iberostar, Grand Palladium, Vila Galé Cumbuco, Costão do Santinho, Beach Park Suites. Evite os resorts mais baratos.

4. “Não tem garçom para servir” [all-inclusive]

Essa já foi uma reclamação mais generalizada com relação aos all-inclusives brasileiros. De uns tempos para cá, porém, a maioria dos resorts de primeira linha (os mais caros) têm garçons que circulam pela área da piscina anotando e levando pedidos.

Ainda assim, a lógica dos all-inclusive é: o hóspede vai atrás da comida e da bebida. (E sempre vai encontrar, mesmo que precise pegar uma filazinha.)

Meu pitaco: se o seu all-inclusive não tiver garçons suficientes, rode toda a propriedade. Você vai descobrir bares, buffets (e horários) com menos fila.

5. “O buffet de aperitivo só tem hamburger e fritura” [all-inclusive]

Os all-inclusive são uma mão na roda para quem não quer pôr a mão no bolso ao sair do hotel — mas não pense que será automaticamente um upgrade ao que você estava acostumado.

Pelo contrário: os ingredientes mais nobres aparecerão esporadicamente ou desaparecerão nos mais baratos. O buffet da piscina, especialmente, costuma ter foco nos adolescentes e crianças: vai ser hamburger, batata frita, cachorro quente, minipizzas, iscas de peixe.

Todos os resorts all-inclusive de primeira linha, porém, servem um camarãozinho ao alho e óleo no buffet da piscina. Fique de olho: costuma chegar perto da hora da almoço.

6. “O restaurante à la carte é muito fraco” [all-inclusive]

Outra das reclamações sobre resorts que é procedente. Eu costumo prevenir aos que optam por all-inclusive que os restaurantes à la carte existem para criar uma ilusão de programa diferente; você faz de conta que vai a um restaurante (no exterior os resorts exigem calça comprida dos homens).

Mas não há como comparar com restaurantes normais de cidade; normalmente os buffets são melhores.

Meu pitaco: faça reserva para o primeiro horário; se não gostar do jantar no restaurante à la carte, sempre há a segunda chance do buffet.

E querendo um restaurante à la carte de resort que poderia se estabelecer no centro da cidade, escolha o Costão do Santinho, onde o menu gastronômico do restaurante Nossa Senhora da Vitória é muito bom.

7. “Não há o que fazer num dia nublado”

É um saco ir para um lugar de praia e não fazer sol — mas acho exageradas as reclamações de falta do que fazer. Boa parte da estrutura dos resorts está sempre ociosa por falta de interessados em se afastar da piscina…

Meu pitaco: no primeiro dia, separe um tempinho para explorar todo o resort e descobrir o que oferece. Isso vai ser útil quando não der praia (ou piscina). Querendo garantia de atividade o tempo todo, o Club Med é uma ótima opção, já que sua ênfase é em esportes.

8. “Não há o que fazer à noite”

Realmente, não é o forte dos resorts. Mas a coisa vem melhorando: com a chegada das redes internacionais de all-inclusive e a concorrência dos cruzeiros, mais resorts estão investindo na programação noturna. Não tenha, porém, grandes expectativas quanto às boates: a animação vai depender do número de jovens e avulsos hospedados naquela semana.

Meu pitaco: os shows noturnos dos Club Med, do Iberostar e do Grand Palladium são excelentes. Mas se as noitadas são uma parte indispensável das suas férias, então um cruzeiro será mais indicado do que um resort.

9. “O trânsfer é muito caro”

Concordo — mas mesmo se você negociar fora dos resorts, o preço do traslado do aeroporto ou para visitar praias próximas não refresca muito não.

Meu pitaco: se você quer fazer passeios, vale a pena alugar um carro e sair com ele do aeroporto.

Nannai, Porto de Galinhas

Boa tarde

Passamos péssimos dias de férias e de hospedagem no Resort Enotel Acqua Club e gostaríamos de compartilhar cada acontecimento, que vão desde 4 mudanças de quarto em 3 dias de hospedagem a uma madeira caindo do teto sobre meu filho de 1 ano e 10 meses.

Segue detalhamento em anexo: Texto e Fotos

A reclamação também esta no link: https://1drv.ms/w/s!AvGQLG3Dg2PYbqg9V5AmH6j_lxY

Links de vídeos:
Vídeos – Porta da Varanda Não Trava: https://youtu.be/Gxt-E7BvEUg

Vídeos – Fios Expostos: https://youtu.be/td42JYfYuyw

Tivemos uma péssima estadia e passamos muito nervoso em uma viagem que tinha como objetivo descansar e aproveitar a primeira viagem em família com nosso filho.

Portanto temos como objetivos divulgar em todos os meios de comunicação possíveis, primeiramente para exibir a mentira, enganação e falta de respeito ao cliente que esse hotel presa com seus clientes.

Em segundo lugar impedir que outras famílias passem pelo que passamos e não coloquem seus filhos e familiares expostos a esse stress.

Em terceiro lugar temos como objetivo sanar nossas perdas financeiras e emocionais de forma integral pois até o momento o hotel só nos disponibilizou o estorno de 4 diárias.

Fomos enganados, compramos um resort com padrão internacional e nos hospedamos em um hotel pior dos que se tem em beira de estrada, compramos restaurantes temáticos e nos foi disponibilizado restaurantes que serviam a mesma comida que seus restaurantes gerais. Compramos conforto, segurança, privacidade e descanso, sofremos com a prestação do serviço, ferimentos, stress, raiva, mudanças de quartos e tudo que se tem de pior.

Não mediremos esforços e contamos com a compreensão e sensibilidade de todos para que meu caso ajude a punir os responsáveis e sirva de exemplo e encoraje outros hospedes frustrados e vitimas a buscarem seus direitos.

Conto com a ajuda.

ROUBO DE MALAS NO CHECK OUT DO MELIA CARIBE TROPICAL – PUNTA CANA —————— Chegamos ao Hotel Melia Caribe Tropical em Punta Cana, República Dominicana, dia 22/10/15 às 7h15min e fizemos nosso check out no dia 30/10/15 as 11h30min (9 dias e 8 noites). Saímos do quarto por volta de 11h e fomos até a recepção encerrar a conta enquanto o maleiro iria até o nosso quarto para pegar as duas malas (avisaram por telefone que não precisávamos aguardar no quarto para a retirada das malas e que poderíamos desfrutar do hotel até o horário do nosso transfer). Recebemos o ticket(FOTO) referente ao check out e disseram que as malas ficariam na recepção do hotel e, para retirá-las, deveríamos entregar o ticket ao maleiro. Nosso transfer estava agendado para as 16h50min (FOTO) e nosso vôo era às 19h50min. Pelas 14h fomos até a recepção e solicitamos ao maleiro para ver nossas malas, para confirmar se tudo estava ok. Fui informado que elas se encontravam em outra recepção do hotel e que estariam trazendo para a recepção da qual estaria saindo nosso transfer. A cada 15 minutos retornávamos lá, pois começamos achar estranho tanta demora. Por volta de 16h, após exigirmos à várias pessoas dentro do hotel uma resposta, nos informam que algum hospede havia levado nossas malas por engano e que elas estavam no aeroporto (viram isso através das filmagens). O gerente de transporte do Hotel nos garantiu que elas estavam no aeroporto e nos convenceu a irmos para lá – ele mesmo nos levou ao aeroporto com a Van do Hotel). Chegamos ao aeroporto e para nossa surpresa, as malas não estavam lá. Ficamos muito nervosos pois estávamos em outro país e nossos pertences haviam sido roubados. O gerente de transporte nos garantiu (boca a boca) que iriam mandar as malas para o Brasil. Como, se elas haviam sido roubadas? Queria que nós não perdêssemos o vôo, mas como regressaríamos desta forma? Falamos que iríamos voltar ao hotel e fazer um Boletim de Ocorrência com a Polícia. Chegando ao hotel houve uma maior movimentação de pessoas (gerente e subgerente de quartos) nos convencendo que não era necessário chamar a Polícia, que havia sido falha do hotel e era para ficarmos tranquilos que eles iriam encontrar nossas malas. Fomos até a sala de controle de câmeras ver as filmagens do LOBBY CARIBE, e eles nos mostraram nossas malas sendo roubadas – sem entrega de ticket algum ao maleiro. Negamos-nos a retornar ao Brasil sem as malas, não queriam chamar a Polícia – pois nos garantiram, eram um hotel de amplitude internacional que não precisávamos nos preocupar, se eles encontrassem as malas enviariam para nossa residência no Brasil sem custo algum e se não fossem encontradas o seguro do Hotel nos ressarciria. Diante do desespero, sem sabermos o que fazer, acreditamos nas palavras do Sr. Wilbert Santos (gerente do hotel) e do Sr. Cid Osiris (sub gerente de divisão de quartos). Exigimos um documento assinado e carimbado – para não sairmos sem nada, onde eles assumissem o erro e o roubo e que seriam responsáveis pelas nossas perdas (FOTO). Com esta carta em mãos aceitamos pegar nosso vôo e retornarmos ao Brasil, pois estávamos sem nada além da roupa do corpo, documentos e alimentação/higiene necessária para algumas horas do nosso bebê de 1 ano e 6 meses – ele é o que mais nos preocupava. O Gerente de divisão de Quartos, Sr. Cid Osiris foi quem nos levou – pela 2 vez – ao aeroporto para embarcarmos. Confiamos nessas pessoas e no Hotel, visto sua amplitude e abrangência Internacional. Chegamos ao Brasil no sábado, dia 31/11 e o Sr, Osiris Cid nos ligou e nos informou que deveríamos fazer uma lista com os bens que estavam na mala e seus valores, pois o Seguro do Hotel iria parar pelo roubo. Enviamos esta lista na segunda-feira. Na quarta-feira, como ninguém havia respondido nada, se tinham recebido a lista, se o problema estava sendo avaliado ou o quê, entramos em contato por e-mail solicitando um prazo para a resolução do problema, como isto aconteceria e quando – precisávamos ao menos saber QUANDO pois o bebê – o mais importante – havia perdido tudo e precisávamos comprar muitas coisas, porém, como havíamos gasto uma boa quantia com esta viagem internacional de 9 dias, teríamos que ir com cautela às compras. HOTEL NÃO RESOLVEU NOSSO PROBLEMA!!! PERDEMOS AS MALAS!!! NUNCA MAIS RETORNO A ESSE HOTEL. MINHA POLÍTICA DE QUALIDADE DESSE HOTEL PARA AS DEMAIS PESSOAS SERÁ, NÃO SE HOSPEDEM.

Nunca fui muito adepto aos resorts, sempre os evitei, mas desde que me tornei pai fui obrigado e mudar um pouco a minha opinião, passei a encontrar vantagens no modelo e na praticidade oferecida por eles. Com crianças a tira colo, todos os problemas de um resort se tornam apenas detalhes, são lugares perfeitos para os pequenos. Porém, se tivesse hoje a opção de viajar sozinho com minha esposa, com certeza uma pousadinha ou hotel de um roteiro de charme e mais intimista seria minha escolha. Temos opções para todos os gostos.

Já ficamos e dois Resorts: Punta Cana, oDreams Palm Beach Punta Cana, muito bom, com excelentes recreadores, e em Cancum no Iberostar Cancun, alimentação maravilhosa, funcionários cordiais!

Atualizando…
Estive com minha família no Iberostar Praia do Forte em agosto de 2013 e no Mussulo By Mantra no Reveilon-2014 e ambos os resorts possuem garcon na piscina e restaurante. No Mussulo tem camarão e outros petiscos na piscina e no Clube de praia o dia todo, uma delícia…

Estou hospedada no vila gale angra desde ontem 13/10/2103. É a segunda vez que venho aqui mas desta vez está sendo terrivel!!!!! Tivemos que carrefar as malas ate o apto porque nao tinha quem o fizesse, há dois dias estamos com agua do chuveiro fria e sem ar condicionado, o cofre só foi consetado hoje após várias reclamações. Deixei minha reclamação no site reclameaqui.com e estou aguardando uma posição do hotel.
Não recomendo mais este hotel.

Tive o prazer de passa uma semana em novembro de 2012 em Lua de Mel no Nannai Beach Resort e não nos arrependemos nenhum pouco, valeu a pena cada mil gasto rsrsrs Simplesmente MARAVILHOSO!
As pessoas reclamam mesmo e vão reclamar de tudo o tempo todo, mas o Nannai é impecável em absolutamente tudo!
Em Novembro deste ano (2013) partiremos para o Grand Oca Maragogi/AL e espero que tenhamos a mesma satisfação, sei que são Resorts diferentes e vou sem comparar, até pq a cada viagem é uma experiência nova… e eu e meu marido estamos gostando muito dessa coisa de Resorts…rs já estou pensando em qual escolher para o ano que vem!!!
Abraços!

Decidi ir para Punta Cana e corri para internet. Fiquei apavorada com tantas reclamações. Só o Ricardo Freire para me acalmar. Enfim, fui para o Barcelo Palace Deluxe,fiquei em uma Jr suite e não fiz o programa Vip. ADOREI!! Ótimo serviço, hotel mto limpo e organizado. Mta variedade de comida e opções de restaurantes. Lógico que a comida não é como a nossa, mas também não é em nenhum outro lugar do mundo. Dá para ficar tranqüilamente sem comprar produtos fora do programa all inclusive. Ótima relação custo beneficio. Sao muitas opções de lazer que exigem dias no resort. Não tive problemas no check in e no check out. Chegamos antes do horário de entrada, mas logo recebemos nossas pulseiras para aproveitar o hotel. Almoçamos, demos uma volta até o quarto ficar liberado. Realmente, a homenagem que fazem ao samba é quase uma ofensa, só não o é pela intenção. Para quem vai com crianças é uma boa.Gostamos tanto que voltaremos no próximo ano com as crianças. Valeu Ricardo!

Obrigada pelo feedback, Flavia!

Nos conte uma coisa: tem muita reclamação na internet do Barceló Bávaro Palace Deluxe? Aqui no site é só elogio 😀

Bom dia!! De começo, gostaria de parabenizar pela iniciativa do Blog. Comprei um pacote de 4 dias para 2 pessoas na Costa do Sauípe, sendo apenas um dos dias no sistema All Inclusive. Gostaria de saber se o custo de alimentação para casal é muito alto? Caso a resposta seja SIM, tem alguma sugestão para baratear esse custo? Desde já agradeço.

Para contribuir:
Fui a Punta Cana em Agosto deste ano. Conforme sugere o blog ficamos na melhor faixa de praia de Bavaro/P Cana e escolhemos o Now Larimar (antigo NH). Foram dias perfeitos, serviço impecável e sem pulserinha…
Acrescento a preocupação com a equipe do hotel no conforto dos hospedes. Os restaurantes variados e com uma novidades todos os dias, inclusive para as crianças. O serviço à la carte nos surpreendeu pela qualidade. Cardápio variado e decoração temática impecável! Serviram camarões, lagosta…
Existia um jornal diário para atividades em caso de dia com sol ou com chuva. Nada impedia o intreterimento.
Fiz uma caminhada pela praia e me lembrei do relato aqui do blog. Realmente a paisagem muda (pra pior) qdo saimos dali.
Considerando esta “faixa” de praia recomendada, o Now foi o que tinha melhor preço, e o serviço… foi perfeito! E conversando com outros brasileiros no voo de volta, o resort não deixou em nada a desejar em relação aos outros, muitos eventos como shows noturnos, teatros e restaurantes que existem lá, não eram oferecidos nos outros resorts.