Reserve seu hotel pela internet

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.

CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Ola pessoal,

Deixo aqui 2 links, de 2 hotéis em Buenos Aires!! Já me hospedei nos 2 e recomendo muito.

BE HOLLYWOOD!, em Palermo Hollywood

https://sweetestpersonblog.com/2011/02/16/buenos-aires-be-hollywood-boutique-hotel/

– esse agora tem lofts executivos, ja reservei um pro verão!

DUQUE BOUTIQUE HOTEL, em Palermo Soho

https://sweetestpersonblog.com/2010/10/06/buenos-aires-duque-boutique-hotel-em-palermo-soho/

E quem quiser mais dicas, digite Buenos Aires na caixa de pesquisa do meu blog, http://www.sweetestpersonblog.com que puxa todos os posts das minhas idas para lá, com muuuitas dicas de bares e restaurantes!

Abração em todos, vivo aqui no Viaje na Viagem!!

Obrigada, deixarei meu relato sim, espero gostar do hotel! Abraços!

Oi, reservamos o Vida Baires , eles dizem que fica na Recoleta mas pelo que vi é em Palermo, vcs conhecem este hotel, as diárias estavam bem baratas, reservamos pelo booking?

Alguem já referencia sobre o http://www.hotelclub.com, já utilizou o serviço? de todos que vi sobre o destino procurado(punta cana) é o mais barato, foi redirecionado após busca no HOTELSCOMBINED.COM, mas não vi nenhuma referencia a ele.
Obrigado.

Opa!

Valeu, Bóia. É que ainda não tinha visto nenhuma dessas grandes com parcelamento.

De qualquer forma, já fiz por lá e recebi a confirmação.

Obg!

Odilon

Bom dia,

procurando hospedagem em Buenos Aires, vi que o site da Decolar está oferecendo inclusive opções de parcelamento para reservas, sem juros.

É confiável?

Abs!

Odilon

Olá Riq,

estou indo pra Portugal em Abril de 2012, de lá partirei pra Roma, Veneza, Milão e Paris, vou reservar hóteis por minha conta pela Internet. Existe algum guia com localização de pontos estratégicos?
É sempre bom ficar perto de estações de metrô.
OBS. Segui suas dicas quando fui pra Cancun e deu super certo. Seu site é ótimo. Utilidade pública mesma. rsrsrsrsrs
Obrigado.

Boa tarde, alguem tem referencias sobre o octopustravel, estou indo para Salvador e lá no site os hotéis estão a metade do preço.É confiável mesmo?? Obrigada.

    Fui encaminhado ao Octopus pelo Hotelscombined.com em uma reserva para Buenos Aires em 2009. Sobre o site tudo perfeito, nada a reclamar. O hotel era fraquinho, mas até aí eu reservei ele porque quis. O site fez o serviço dele direitinho. Qualquer coisa procure reclamações em inglês sobre o site no google “complaint octopus travel”.

Pesquisei e achei o Feir’s Park Hotel por USD 465,08 para 4 noites incluindo taxas no Easy Click Travel, um site que eu confio, pois já fiz uma reserva nele pro Pod Hotel lá em Nova York. O Feir’s Park fica na Rua Esmeralda 1366, quase Av. Del Libertador, no Bairro Retiro. É uma boa região pra ficar? Estou com uma reserva no Ibis Obelisco, na Av. Corrientes, Centro. No Ibis eu vou pagar uns 500 e pouco reais, e mais essa taxa de 21%, por isso ele vai ficar mais caro que o Feir’s, que é 5 estrelas. E aí, o que você acha, reservo o Feir’s mesmo e cancelo o Ibis?? Ajude esse pobre indeciso, hehehe!! :)) Um abraço!!

Esse tal Imposto Federal de 21% sobre Hospedagem na Argentina sempre teve ou só vão começar a cobrar isso agora a partir de Julho (Vi no site da Accor que eles vão começar a cobrar isso a partir de 17 de julho. Hehehe, deve ter sido sorteado mesmo, pois esse é o dia que vou chegar lá!) ? Que facada!! Sei lá, com a Argentina do jeito que está acho que isso não é muito bom pra eles, pois pode começar a afugentar turistas….

    Olá, Luiz Felipe! Até onde sabíamos o IVA de 21% sempre foi cobrado por hotéis argentinos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito