Iberostar Praia do Forte: animação com upgrade

Iberostar Praia do Forte

A rede espanhola Iberostar gosta de organizar seus resorts em complexos de vários hotéis. O conceito é o mesmo — comida, bebida e animação dia e noite. O que muda de um resort para outro é o conforto ou a qualidade dos ingredientes e bebidas servidos. O Iberostar Praia do Forte é o segundo hotel do complexo baiano da rede (que ainda prevê outros três). Por enquanto é o mais luxuoso, com alguns privilégios exclusivos para seus hóspedes. Mas não chega a ser de uma categoria inteiramente à parte; na classificação interna do Iberostar, os dois hotéis baianos são 5 estrelas.

Por ser mais caro do que o Iberostar Bahia (leia sobre ele aqui), o hotel recebe menos estrangeiros do que o vizinho.

Os hóspedes do Iberostar Praia do Forte podem usar as instalações do Iberostar Bahia (mas a recíproca não rola).

A localização

Iberostar Praia do Forte

3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (os primeiros 40 km são feitos em estrada duplicada).

A praia

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.

As instalações

Iberostar Praia do Forte

O prédio principal tem dois andares. Além da recepção, você vai encontrar ali os restaurantes, alguns bares, lojas e o teatro. Os quase 550 apartamentos se localizam em três blocos (5, 6 e 7), dispostos de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.

O kid’s club fica entre o edifício 6 e o prédio principal. A sala de ginástica fica no spa, que por sua vez fica no caminho do Iberostar Bahia (seria o edifício 4). Quadras de esporte e campo de golfe ficam nos fundos do terreno.

O bloco mais próximo da recepção é o Edifício 6. Como em todo resort deste porte, prepare-se para caminhar bastante — o que, no caso de all-inclusive, vem a calhar.

Os apartamentos

Iberostar Praia do Forte

Espaçosos, decorados com sobriedade. A TV é LCD. O frigobar vem abastecido, e está incluído. As sacadas vêm com rede. Os apartamentos do bloco 7 e a ala esquerda (norte) do bloco 6 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Os blocos não têm elevador. Mas no prédio principal, há elevador entre a recepção e o andar térreo, onde estão os restaurantes.

Consulte tarifas do Iberostar Praia do Forte com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

Piscinas

Iberostar Praia do Forte

Como no vizinho Iberostar Bahia, há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.

Iberostar Praia do Forte

A diferença é que o Iberostar Praia do Forte optou por não ter uma mega-piscina, mas piscinas menores, que formam nichos.

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Entre os blocos 5 e 6 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. O jingle do resort — com o refrão “Animação é muito bom!” — impera.

Iberostar Praia do Forte

Entre os blocos 4 e 5 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. São hipersupermega-sossegadas mesmo, porque no Iberostar Praia do Forte o kid’s club não fica por ali. Quando estive lá, só os sagüizinhos queriam brincadeira.

Iberostar Praia do Forte

Kid’s club

Iberostar Praia do Forte: kid's club

O clubinho não está na área das piscinas e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.

Copa do bebê

Tem papinhas, tanto preparadas no hotel quanto da Nestlé.

Refeições

Iberostar Praia do Forte: petiscos

A fartura e a variedade são duas características dos buffets do Iberostar. Você precisaria fazer várias viagens ao buffet para conseguir se servir em todas as estações do café da manhã e do jantar no restaurante principal, o Pelô.

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte: tapioca

O café da manhã tem alguns itens que não são oferecidos no Iberostar Bahia, como presunto cru e granola, mas no geral é bem parecido.

Iberostar Praia do Forte

O almoço é servido no restaurante da praia. No lado de fora há um quiosque de comida baiana, com acarajé e moqueca.

Iberostar Praia do Forte

As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Para jantar, além do restaurante principal, há três restaurantes à la carte — um  pan-oriental, o Mai Tai, um francês gastronõmico, o Do Lago, um baiano, o Odoiá. Também é possível jantar nos restaurantes à la carte do Iberostar Bahia (o mediterrâneo Mare Nostrum e o japa de teppan-yaki Sakura). Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).

Bebidas

Iberostar Bahia: chopp

Em 2010, as cervejas e o chopp eram Kaiser e Sol. Os refrigerantes, Coca-Cola; se este for um item essencial na sua decisão, recomendo que se comunique com o hotel para se informar dos acordos atuais. Entre os whiskies há Black Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.

Entretenimento noturno

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.

O spa

Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.

Golfe

O green fee é cobrado à parte. É também possível fazer aulas de golfe.

Um cantinho

Iberostar Praia do Forte

A barraca de roska perto da piscina.

Passeios

Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila. O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.

Iberostar Praia do Forte

O hotel Iberostar Praia do Forte, na Praia do Forte…

  • É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Tarifas exclusivas para resorts na Bahia no Zarpo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Praia do Forte na Rentcars em até 10 vezes

372 comentários

Realmente essas bebidas ficavam aparente apenas no lobby, rs., mas quando pedido pelo menos o Black era servido em outros lugares… sei porque meu pai fazia questão.
Riq, no sétimo dia jurava que já estava me orientando bem pelos corredores… agora já não sei de mais nada, kkkk. De fato são três andares, o térreo e mais dois né?! Mas o tal elevador… deixa para a próxima!

Oi Riq, acredito que estive no Ibero poucos dias antes de ti… pena, gostaria muito de te conhecer pessoalmente. Como a Sheila também tive um excelente tratamento por parte da relações públicas do resort. Olha, o elevador é só no prédio principal mesmo… mas como nos prédios de quartos são só 2 andares, concordo contigo que as escadas são providenciais depois de tanta comilança. Ah, outra coisinha o whisky no Ibero Praia do Forte é Black Label, e essa é uma das diferenças do Bahia, onde só é servido o Red Label. Estou triste por que não participei do sorteio… e olha que já me ajudaste de montão…fica para o próximo! rs.

    Corrigi o Black. Por acaso você se lembra se era servido em todos os bares, ou só no lobby? (O bar do lobby tem vodkas importadas também, como Absolut e Smirnoff Silver, que não achei nos outros bares do hotel.)

    Mas me lembro do elevador, sim! Os blocos têm três volumes, o elevador fica no volume mais próximo da recepção.

    Também pensei que já estava totalmente orientada no resort…hehehe…nos viramos bem sem os elevadores também. Era só curiosidade mesmo.
    Abraços…
    Ah! Só para acrescentar que o almoço é servido também no restaurante principal.

    Talvez pela ocupação, na minha estada só era servido no secundário. Obrigado por avisar.

    De nada…
    Pode ser mesmo. Estive lá em fevereiro deste ano, depois do carnaval.

    Riq, nos prédios dos apartamentos não tem elevador não, só no prédio principal que dá acesso aos restaurantes.

    Corrigi! (Aproveitei e corrigi no Palladium também, onde a informação também estava errada.)

Olá, Ricardo!
Estou adorando tuas novidades dos resorts.
Pretendes ir no Enotel em Porto de Galinhas? Tem idéia de quando?
Quanto ao elevadores no Iberostar Praia do Forte, onde eles se localizavam nos blocos? Não acredito que não os utilizei…não por mim, porque não vejo nenhum problema em subir escadas. Mas como tenho bebê, e ficamos no último andar, toda vez tínhamos que descer e subir com o carrinho.
Só vimos elevador no prédio principal.
Abração, Glenda.

    Os blocos do Praia do Forte não têm um formato muito linear. Não me lembro exatamente onde ficava o elevador (fiquei no bloco 6) porque ficando apenas uma noite não consegui sequer decorar a entrada mais fácil para o meu apartamento… E ia sempre de escada, de todo jeito.

    Espero passar no Enotel no início de novembro.

    Legal.
    Iremos para lá a partir de 15 de novembro. Esperaremos notícias quentinhas…

Oi Riq, muito legal o post… Mas essa parte aqui está certa?
“A praia. De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.”

    Sim. Os Iberostar não ficam na Praia do Forte propriamente dita; ficam 3 km adiante. A Praia do Forte propriamente dita tem as últimas enseadinhas do litoral norte baiano. Depois dele é uma retona até Sergipe. O mar é agitado e normalmente turvo. Apenas em trechos de pedras aparecem piscinas na maré baixa.

Estive por 7 noites com meu esposo no começo de setembro no Iberostar Praia do Forte.
Comemoramos aniversário de casamento lá, então fiz um contato prévio por e-mail com a gerente de Relações Públicas, que providenciou um buquê de rosas (R$ 150,00 a dúzia), decoração com pétalas e velas, inclusive na banheira e uma garrafa de espumante. Ainda providenciou up grade de apartamento (de frente para a piscina e o mar mais adiante – bloco 6), e reservou um jantar extra não computado no limite a que eu tinha direito no restaurante Gourmet (cozinha francesa). Avisei que seria surpresa para meu esposo, então tratou comigo no check in com discrição, quando autorizei a despesa das rosas. O restante foi cortesia.
A semana foi excelente, muito tranquila, e com muitos mimos. Eles fazem de tudo para manter o hóspede satisfeito. Amo chegar ao quarto no fim do dia e ter a suíte preparada para dormir.
Na piscina tranquila, não se escuta qualquer barulho da animação da outra onde há recreadores.
Só não me agradou tomar espumante em copo de acrílico na área de piscina, mas tudo pela segurança… Bem que eles poderiam providenciar ao menos taças em acrílico.
A boate realmente não é o forte, mas acho que não é a proposta.
O spa e o salão de beleza são bem estruturados, mas os preços não são muito democráticos. Há um bônus de 15% para cada hóspede para um agendamento. A massagem relaxante custa R$ 180,00 (50 min), quase o preço do Hotel das Cataratas, onde custa R$ 220,00. Acho que, para um spa de resort, poderia ser mais acessível.
O restaurante Oriental me surpreendeu, pois os pratos são elaborados.
Quanto ao público, vi bastante estrangeiro, principalmente espanhóis.

Conheci o Bahia, e depois dos relatos das refeições e de todos os detalhes, quero quero quero ir conhecer este….
Obrigada Rik
A única coisa que acho suuuper chata é a reserva dos restaurantes. Fala sério né… pegar fila ninguém merece rss

Estive lá em julho do ano passado. Pontos fortes: atendimento, tranquilidade e realmente a animação não atrapalha àqueles que vão lá só pra relaxar.

Quanto aos monitores não faziam muita questão de atrair as crianças para as brincadeiras e pareciam um pouco despreparados e desinteressados…

Cada vez mais entusiasmada , em saber que teremos mííínimos detalhes que fazem a diferença , tipo qual a ala que fica distante da animação 😎

Fiquei 5 dias no Iberostar Praia do Forte, em novembro passado.

Os pontos fortes são a alimentação e os ambientes agradáveis ao livre para pegar sol e piscina.

A recreação ao redor tem aquele bordão engraçado (“animação é muito bom”) mas não chega a incomodar quem quer ficar mais “numa relax, numa traquila, numa boa”, como dizia Tim Maia.

Mas a animação à noite – pelo menos em novembro – era bem fraquinha. A boate era meio deprimente com meia dúzia de pessoas.

    Boate de resort é assim mesmo; depende do público da semana. É um “plus” que o hotel oferece, mas de maneira nenhuma substitui a vida noturna normal de uma cidade de verdade. É isso que eu tento explicar pro povo que vai pra Punta Cana, mas ninguém me entende 🙂

    Com toda certeza, mesmo uma voltinha a pé pelo centrinho da vila, à noite, substitui com enormes vantagens a programação noturno do Iberostar Praia do Forte.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.