Iberostar Praia do Forte: animação com upgrade

Iberostar Praia do Forte

A rede espanhola Iberostar gosta de organizar seus resorts em complexos de vários hotéis. O conceito é o mesmo — comida, bebida e animação dia e noite. O que muda de um resort para outro é o conforto ou a qualidade dos ingredientes e bebidas servidos. O Iberostar Praia do Forte é o segundo hotel do complexo baiano da rede (que ainda prevê outros três). Por enquanto é o mais luxuoso, com alguns privilégios exclusivos para seus hóspedes. Mas não chega a ser de uma categoria inteiramente à parte; na classificação interna do Iberostar, os dois hotéis baianos são 5 estrelas.

Por ser mais caro do que o Iberostar Bahia (leia sobre ele aqui), o hotel recebe menos estrangeiros do que o vizinho.

Os hóspedes do Iberostar Praia do Forte podem usar as instalações do Iberostar Bahia (mas a recíproca não rola).

A localização

Iberostar Praia do Forte

3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (os primeiros 40 km são feitos em estrada duplicada).

A praia

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.

As instalações

Iberostar Praia do Forte

O prédio principal tem dois andares. Além da recepção, você vai encontrar ali os restaurantes, alguns bares, lojas e o teatro. Os quase 550 apartamentos se localizam em três blocos (5, 6 e 7), dispostos de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.

O kid’s club fica entre o edifício 6 e o prédio principal. A sala de ginástica fica no spa, que por sua vez fica no caminho do Iberostar Bahia (seria o edifício 4). Quadras de esporte e campo de golfe ficam nos fundos do terreno.

O bloco mais próximo da recepção é o Edifício 6. Como em todo resort deste porte, prepare-se para caminhar bastante — o que, no caso de all-inclusive, vem a calhar.

Os apartamentos

Iberostar Praia do Forte

Espaçosos, decorados com sobriedade. A TV é LCD. O frigobar vem abastecido, e está incluído. As sacadas vêm com rede. Os apartamentos do bloco 7 e a ala esquerda (norte) do bloco 6 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Os blocos não têm elevador. Mas no prédio principal, há elevador entre a recepção e o andar térreo, onde estão os restaurantes.

Consulte tarifas do Iberostar Praia do Forte com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

Piscinas

Iberostar Praia do Forte

Como no vizinho Iberostar Bahia, há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.

Iberostar Praia do Forte

A diferença é que o Iberostar Praia do Forte optou por não ter uma mega-piscina, mas piscinas menores, que formam nichos.

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Entre os blocos 5 e 6 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. O jingle do resort — com o refrão “Animação é muito bom!” — impera.

Iberostar Praia do Forte

Entre os blocos 4 e 5 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. São hipersupermega-sossegadas mesmo, porque no Iberostar Praia do Forte o kid’s club não fica por ali. Quando estive lá, só os sagüizinhos queriam brincadeira.

Iberostar Praia do Forte

Kid’s club

Iberostar Praia do Forte: kid's club

O clubinho não está na área das piscinas e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.

Copa do bebê

Tem papinhas, tanto preparadas no hotel quanto da Nestlé.

Refeições

Iberostar Praia do Forte: petiscos

A fartura e a variedade são duas características dos buffets do Iberostar. Você precisaria fazer várias viagens ao buffet para conseguir se servir em todas as estações do café da manhã e do jantar no restaurante principal, o Pelô.

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte: tapioca

O café da manhã tem alguns itens que não são oferecidos no Iberostar Bahia, como presunto cru e granola, mas no geral é bem parecido.

Iberostar Praia do Forte

O almoço é servido no restaurante da praia. No lado de fora há um quiosque de comida baiana, com acarajé e moqueca.

Iberostar Praia do Forte

As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Para jantar, além do restaurante principal, há três restaurantes à la carte — um  pan-oriental, o Mai Tai, um francês gastronõmico, o Do Lago, um baiano, o Odoiá. Também é possível jantar nos restaurantes à la carte do Iberostar Bahia (o mediterrâneo Mare Nostrum e o japa de teppan-yaki Sakura). Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).

Bebidas

Iberostar Bahia: chopp

Em 2010, as cervejas e o chopp eram Kaiser e Sol. Os refrigerantes, Coca-Cola; se este for um item essencial na sua decisão, recomendo que se comunique com o hotel para se informar dos acordos atuais. Entre os whiskies há Black Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.

Entretenimento noturno

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.

O spa

Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.

Golfe

O green fee é cobrado à parte. É também possível fazer aulas de golfe.

Um cantinho

Iberostar Praia do Forte

A barraca de roska perto da piscina.

Passeios

Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila. O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.

Iberostar Praia do Forte

O hotel Iberostar Praia do Forte, na Praia do Forte…

  • É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Tarifas exclusivas para resorts na Bahia no Zarpo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Praia do Forte na Rentcars em até 10 vezes

372 comentários

Olá Ricardo e demais amigos viajantes!

Vocês saberiam me informar se o Iberostar Praia do Forte trabalha somente com a hospedagem no sistema all-inclusive ou com meia-pensão ou somente café da manhã?

Desde já agradeço!

Gustavo

Prezado Ricardo,

Os blocos do Iberostar Praia do Forte, ao contrário do que foi dito, NÃO possuem elevadores. Fiquei no terceiro andar com minha bebê de 1 ano e nos limitou pois era muito cansativo subir as escadas com criança no colo depois de já ter feito a caminhada até o bloco. Aconselho, então, para os que irão com crianças pequenas, reservarem no primeiro andar (apesar de perderem à vista da praia)

Estivemos lá em março passado. O serviço não é muito bom. Os graçons são mal educados e praticam o ritual da região de que tudo que vc pede, perguntam PORQUE? E não existe elvadores! Fiquei no prédio 6. Tive um problema na coluna, o ambulatório era no Bahia. Não me ofereceram para me levar de carro leétrico até lá, tive que me arrastar até a recepção e esperar 30 minutos por uma van, imperdoavel. O Hotel é bonito, mas a força do mar, assuta, todos os dias estava com bandeira vermelha.

Estive no Ibero Praia do Forte no carnaval desse ano (2010). Já fiz a reserva para o carnaval de 2011 também no Ibero Praia do Forte. É tudo de bom.

minha cunhada foi em set/10 com o marido e a filhinhas de 4 anos.. e só fala maravilhas de lá.
inclusive eles conseguiram um upgrade, pois foram os primeiros a chegar no hotel naquele fim de semana.. :O

As reservas dos restaurantes “a la carte” feitas no Bahia são a além, ou seja, não contam na cota de reservas feitas no Praia do Forte, é assim?

    Eliane,

    As reservas feitas no Bahia também contam. Você apenas pode trocar uma reserva por outra. Além disso, os hóspedes do Praia do Forte tem menos vagas nos restaurantes do Bahia, portanto pode ser que você não consiga reservar. Eu tentei reservar um dia e não consegui, apesar de ainda existirem vagas abertas para quem estava hospedado no Bahia.

Riq, esses relatos sobre o Iberostar ficaram excelentes!!!
Só um detalhe, que não sei se continua valendo. O Iberostar Praia do Forte oferecia 1 reserva a mais nos restaurantes à la carte, sendo essa mais uma das diferenças com relação ao Bahia. Para quem ficava até 3 noites, era possível fazer 2 reservas e depois a cada 3 dias de estadia ganhava o direito a mais 1 reserva. Eu fique 4 noites em junho e tive direito a 3 reservas. Fiquei esse mesmo período no Bahia no ano passado e só tive direito a 2 reservas.

    A essa altura o meu material do Iberostar já está em São Paulo, mas no fim de semana estarei lá e checo isso, Alessandro! Obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.