Resumo de viagem: Europa barata

vtabril

Pessoal, enquanto não organizo o relato completo dos 3 meses que passei na Europa ano passado, aí vai o relato resumido. Está chegando às bancas a edição de abril da Viagem & Turismo, em que eu dou o caminho das pedras para aproveitar 8 grandes cidades européias: Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim e Londres.

Ali estão os passes de museus que valem a pena, o melhor jeito de usar o transporte público, dicas para se dar bem à mesa, quais os melhores bate-voltas, como continuar a viagem a partir de cada lugar.

Tem também sempre umas três boas indicações de hotel até 100 euros.

Garanta o seu exemplar na banca ou, se preferir, consulte a versão online, que já está no ar aqui.

262 comentários

Pois é, amigos, na verdade a prioridade da viagem é Paris, por isso as duas idas, será que não é boa opção ?

2 paradas em Paris? se ela gostar de Balada, leve-a na Showcase, uma balada embaixo da ponte Alexandre III. Minhas filhas de 15 e 17 foram em abril.

    Reforço a dica da Showcase e ainda acrescento a Duplex: é uma balada subterrânea, a entrada é quase de frente pro Arco do Triunfo. Pessoal bem jovem e de vez em quando tem umas noites temáticas de estudantes estrangeiros.

Desculpe, minha pergunta-testamento ficou muito longa mas consegui descrever tudo o que precisava. Abraço !

Prezadíssimos Comandante e tripulação, SENSACIONAL o VnV !!! Já li centenas de posts e não consigo parar! Já postei aqui mas não lembro onde nem se veio a resposta, mas como progredi, cá estou eu de novo. Eu e minha filha (15 anos) vamos à Europa no final de 22/12 até 17/01 e cheguei ao seguinte roteiro, que submeti à sua apreciação e de sua calorosa trip:
22/12: TAP Rio – Lisboa (chegamos às 06:50h)
23/12 à 25/12 – Lisboa e arredores (conheço pois já morei lá);
25/12 à 27/12 – Berlim
27/12 à 29/12 – Munich
29/12 à 02/01 – Paris (a prioridade da viagem é o presente que minha filha quer de 15 anos, mesmo sabendo que o réveillon não tem o mesmo “glamour” que no Rio – irônico, né?)
02/01 à 08/01 – Roma (e algumas cidades que pretendo escolher, com a sua ajuda, é claro!);
08/01 à 10/01 – Napoli (bate-volta a Pompei);
10/01 à 12/01 – Florença
12/01 à 17/01 – Paris
17/01 às 23:50h – retorno ao Brasil…..snifff snifff

Riq (sentiu a intimidade?), o que acha? Só vou inverter a ordem na Itália e colocar Roma-Florença-Napoli, que faz mais sentido geograficamente, correto? Sem querer abusar e já abusando, pretendo fechar esta viagem ainda este mês, portanto ficaríamos muito felizes se pusesse nos ajudar a decidir o quanto antes, ok? Muuuuuuuito obrigado por tudo ! Forte abraço a todos os que colaboram para esta maravilha que é o VnV e aguardem muitas dicas, assim que voltarmos do nosso sonho.

    Olá, Anderson e Mariana! Infelizmente o Ricardo Freire não tem tempo de analisar roteiros individuais. Mas existem uma série de posts que você pode checar para ver se o que você planejou bate com o que ele recomenda:

    https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
    https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/
    https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/

    Vamos subir a pergunta para o Perguntódromo, vamos ver se o pessoal dá palpite.

    ok, obrigado. Entendo que não analisam roteiros individuais, mas estou tão apreensivo… Se eu fosse sozinho, tudo bem, mas com uma adolescente, sabe como é… Já li inúmeros posts aqui, vou ler estes também (ou novamente).. Obrigado… sniff sniff… Aguardo ajuda dos trips… please…

    Bom, deixa eu dar uns pitacos, já que foram solicitados… Eu não entendi bem se o presente de 15 anos é reiveillón em Paris ou “apenas” Paris. Se for apenas Paris, eu trocaria a agenda para passar o reveillón em Berlin, onde a parte cênica (fogos etc.) é mais legal, muito mais legal que em Paris.

    Seja como for, vc deixou muito pouco tempo escalado para Berlin. Apenas 1 dia inteiro. É uma cidade interessante para adolescentes com um mínimo de interesse em conhecer as coisas, primeiro pq os eventos históricos e os fatos são mais próximos, coisas de 1980 e não 1880 apenas. Segundo pq a cidade tem um ar moderno, diferente. Eu DEFINITIVAMENTE dedicaria mais dias para Berlin.

    Já München, nessa época, eu cortaria do circuito, substituindo por alguma escala na Suíça (Bern, Luzern, Interlaken) ou Áustria (Innsbruck). Vc vai viajar no meio do inverno, mesmo que não pretenda esquiar, é legal ir a um destino “alpino”. A turma mais nova costuma gostar tbem. Se sua filha for mais aventureira, há vários programas mais light que dispensam todo o ritual de comprar equipamento de ski para programa de um dia apenas. Vale a pena. Eu INCLUIRIA algum destino alpino na viagem, coisa de 2 noites que seja.

    Acho que essas duas passagens por Paris são descabidas, vá lá só uma vez. Por outro lado, imagino que tenha passagens compradas e precisa sair desde lá. Por isso, repito: tente convencer sua filha que virada de ano em Berlin é mais legal do que em Paris, e que depois vcs voltam a Paris. Outra vantagem é que em Berlin muito menos lugares fecham nos dias que antecedem/suceded 1/1 do que em Paris.

    Em relação à Napoli, acho ok os 2 dias que vc pretende ficar lá. No alto inverno, os dias são curtos, fazer bate-e-volta desde Roma para Pompeii ou Ercolano fica corrido demais.

    Desde Firenze, eu faria uma day-trip para Bologna. É uma cidade muito legal, até porque tem bem menos muvuca, e se sua filha for antenada, há várias lojas de música independente e outras coisas parecidas.

    Uma sugestão, e apenas isso: desde Lisboa (onde vc pode ficar mais 2 dias além do programado, para aí sim visitar arredores), vá para Berlin. Fique em Berlin até 1/1. De lá, parta de avião para Zürich, e passe 2 noites em Interlaken. Use uma para ir a Jungfraujoch, e outra para fazer rapidíssimos e muito práticos bate-e-volta a Luzern ou Bern.

    De lá, siga de trem para Firenze de trem. É um pouco demorada a viagem (7h), mas o trecho até Lugano é muito bonito no inverno. De Milano até Firenze são 2h10 em trem de alta velocidade, só.

    Em Firenze, eu separaria um dia para aquele bate-e-volta em Bologna, e depois rumaria para Roma (2h05 de trem rápido), e então Napoli. De Napoli dá pra ir a Paris de avião, e se é a cidade que sua filha realmente quer conhecer, fazer da última escala o ponto alto da viagem, por assim dizer.

    Dessa forma que eu sugeri, vc faz os trechos mais sujeitos a complicações climáticas de vôo de trem (Que é mais confiável que avião nessas horas), e guarda a cereja do bolo para os últimos dias.

    Eu não tenho filhos, nem casado sou, mas de viajar com quem tem já aprendi que essa tática de deixar o melhor para o final sempre ajuda.

    E, por fim, lembre-se sempre: os dias são curtíssimos. Use a estratégia de um bom café bem cedo, um almoço “en passant”, para aproveitar a escassa luz solar, e deixe as refeições mais legais para jantares, que podem até sair mais cedo.

    Não sei como é sua filha, mas cidades como Berlin ou Firenze são relativamente tranquilas para alguém andar de dia sozinho. Adolescentes andam soltos e sem problemas, pelo menos de dia. Se ela gostar da ideia, pense em deixá-la andar por alguns lugares em alguns dias sem a cia. de vcs, os pais. Tragam cada um um celular, comprem cartões pré-pagos e venham. Separe um ou dois dias para fazer o equivalente a deixar a filhota no shopping para passear e buscá-la depois, se ela for o tipo de quem gosta de andar por aí.

    Não entendi a razão de passar por Paris 2 vezes na mesma viagem.
    É muito mais lógico voar direto de Milão ( ou de Roma)via LIS e não ficar perdendo tempo nos aeroportos .

    Sei lá, achei o roteiro bem legal, gostei!
    Bom, Munique e Berlim estarão muuuito frio, mas sem problemas.

    Realmente, duas idas para Paris parece que vai causar deslocamentos e entradas/saídas de hotéis demais. Eu consideraria uma ida só para lá.

    Quanto a Napoli, eu não sei se colocaria duas noites lá. Por que não considerar um bate-volta para Pompéia desde Roma, procure aqui no Vnv um post com uma decrição bem detalhada feita pelo Ricardo? Com isso, você ganharia uma ou duas noites em Florença.

Olá Ricardo,

Estou indo para a Europa agora na primeira quinzena de setembro (31 de ago a 14 de set) chego em Frankfurt e volto por Londres.
Pensei em fazer Frankfurt 2 dias, Bruxelas 2 dia,Amsterdã 2 dias Paris 6 dias e Londres 3 dias só que não sei como devo ir a esses lugares se de trem ou avião.
Também estou na dúvida se vou a Roma ao invés de ir a Bruxelas e tiro um dia em Paris.
O que acha?

Olá ricardo, eu gostaria de saber se você poderia me indicar algumas cidades para eu ir em janeiro de 2011, pois eu faço 18 anos e eu gostaria de umas ferias muito boas.
Boates a noite, gastronomia e conhecer outras coisas.

abraços.

Ricardo,

Sou o Paulo que enviou as mensagens do dia 39/08/2009 acima, falei ali sobre algumas coisas da nossa viagem mas esqueci de falar sobre a furada.

Em Paris aonde passamos 8 dias, eu e a minha esposa ficamos no Hotel Du Loiret, em Marais, na “8 rue des Mauvais Garçons 75004”,

De inicio para localizar esse hotel foi muito dificil, pois a rua do mesmo nao consta em nenhum mapa (nao tem no google maps e nem nos 03 mapas que compramos la), tivemos que pedir informações nas ruas e em pontos turisticos para localiza-la.

Apesar de bem localizado, por ser em uma rua perpendicular a Rua Rivoli e proximo a estação do metro do Hotel de Ville, ao Louvre, a Catedral Notre Dame, tivemos pequeno problema.

De quinta a sabado é praticamente impossivel dormir nesse hotel, pois ele fica a poucos metros de duas boates alternativas (uma para simpatizantes do grupo masculino e outra do grupo feminino) e de um mercado que vende cerveja a noite inteira.

A vida noturna ali é intensa e só termina as 5:00 da manha e, por isso, ouvimos desde pessoas brigando, pessoas quebrando garrafas, sirene de policia, sirene de ambulancias. A vida noturna ali é mais intensa e hard core do que a Farme de Amoedo em Ipanema aonde as pessoas parecem ser mais civilizadas.

Nao temos qualquer preconceitos, mas vou te dizer que foi dificil de aturar, pois tiveram noites que voltamos de restaurantes por volta das 00:00 ou 1:30 da manha, e ao entrarmos na rua do hotel, nos deparamos com pessoas fazendo uso de drogas (até injetaveis) em uma escada que fica ao lado do zue outras vezes vimos pessoas usando o ponto como banheiro na maior naturalidade (moças rapazes baixavam as calcas para urinar sem a menor preocupação com aqueles que estavam a volta)

Alem disso nenhum quarto desse hotel possui ar-condicionado ou ventilador.

Tivemos que tomar muito vinho para conseguir dormir nesse hotel!

Tai a nossa furada!

Abraços,

Ricardo,

Gostaria de indicação de hotel em sevilha??

Acho que vou alugar um carro para poder ir fazer um passeio pela regiao como cordoba..tem mais alguns lugares naquela região legal de conhecer??

grato,

Rafael.

Reservamos o Hollyday Inn pelo Booking, mas tivemos que pagar antecipadamente por ser uma opção promocional. Quando viajamos já tínhamos pago o cartão de crédito mas não levamos a fatura. Chegando lá… não tinha reserva em nosso nome e só iríamos ficar em Amsterdam 1 noite. A gerente insinuou que eu estava mentindo 🙁 Tinha um turista americano brigando pelo mesmo motivo no balcão. Ficamos no hotel mesmo, pagamos uma diária (caríssima) e tive que mandar os comprovantes para a gerente por e-mail, sendo que eu fiquei em Colônia fazendo um curso e meu marido veio embora para o Brasil. Olha que blz
No fim, deu tudo certo, eles estornaram o valor. O site Booking não quis intermediar a solução do problema. Uma lembrança chata, mas teve happy end!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito