Resumo de viagem: Europa barata

vtabril

Pessoal, enquanto não organizo o relato completo dos 3 meses que passei na Europa ano passado, aí vai o relato resumido. Está chegando às bancas a edição de abril da Viagem & Turismo, em que eu dou o caminho das pedras para aproveitar 8 grandes cidades européias: Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim e Londres.

Ali estão os passes de museus que valem a pena, o melhor jeito de usar o transporte público, dicas para se dar bem à mesa, quais os melhores bate-voltas, como continuar a viagem a partir de cada lugar.

Tem também sempre umas três boas indicações de hotel até 100 euros.

Garanta o seu exemplar na banca ou, se preferir, consulte a versão online, que já está no ar aqui.

262 comentários

Oi Anderson e Mariana. Eu estive em Innsbruck em pleno janeiro de 2010(nevascas e nevascas por toda a Europa) e ameeeei! Ficamos eu e meus filhos no Breinoessl Hotel, bem na rua principal da cidade e embora as opiniões no Tripadvisor não sejam animadoras, valeu muito. Ótimo café da manhã e na cara do gol, sem ser um absurdo. A cidade é uma gracinha e subir as montanhas é lindo mesmo se vocês não forem esquiar. É uma experiência para sempre…

https://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/tag/innsbruck/

Anderson,

o castelo de Neuschwanstein vale muito a pena, é um local bem interessante, com um lago belíssimo. Acredito que sua filha gostaria. Sabe que Walt Disney inspirou-se neste castelo para fazer o da Cinderela, não ?

Alô amigos trips do VnV… Gostaria de algumas dicas sobre hotéis BBB em Innsbruck? Outra dica: alguém conhece a estação de esqui em Firenze (Florença) ? Pensei em Innsbruck mas só achei hotéis caros. Tem como comparar as duas estações de esqui? Abraços e obrigado…
Anderson e Mariana

    Olá, Anderson! Querer se hospedar numa estação de esqui no inverno é pedir para pagar caro. Uma boa medida para economizar seria dormir em Munique e pegar o trem a Garmisch-Partenkirschen. Assim você chega fácil a uma estação de esqui!

    Olá, prezada Bóia. Penso em locar um carro e ir de Munich até o castelo de Neuschwanstein, que pelo Via Michelin é perto. Calculando os preços do trem pela Raileurope {R$ 62,00 X 4 (2 pessoas ida e volta)}, e seguindo o seu pitaco, que tal que ficar com o carro mais uma diária e, partindo de Munich, um dia ir à Garmisch-Partenkirschen e outro ao castelo, o que acha? Neste período de inverno, é interessante ir de carro ou o trem é o melhor?
    Aproveitando: como ficarei pelo menos duas ou três noites em Firenze, descobri que há uma estação de esqui lá também. Desta forma, economizo toda essa manobra para conhecer a estação de esqui e junto tudo em Firenze. O que acha?
    Obrigado novamente…

    Olá, Anderson e Mariana! Não se baseiem nos preços da Raileurope, são caríssimos. De Munique a Neuschwanstein e também a Garmisch Partenkirschen vocês podem ir com BayernTicket, que sai 29 euros para duas pessoas, sem nenhuma taxa extra.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein/

    Há tanta coisa para ver nos arredores de Florença, que perder um dia para subir a uma estação de esqui de acesso difícil é um pecado.

    Entenda que dirigir na neve, em estradas montanhosas, para quem não está acostumado, é difícil e arriscado.

    Oi, Val. Pois é, estou considerando seriamente isso… vou decidir… obrigado.

    Entendi… Caracas, quando penso que estou expert no assunto, lá vem novidade… Obrigado, estava baseando tudo no raileurope. Continuarei na minha programação… forte abraço e boa semana!!!

    O mais barato quando estive por lá era mesmo o Ibis que fica colado à estação de trem de Innsbruck e portanto é bem prático para chegar e sair. Caminhando, chega-se no centro em 10 minutos.

Queridos Ricardo, Bóia e amigos do VnV, sou eu de novo (êta cara metódico, hein? Já sei, podem falar, sem problema. Hehehe. Só gostaria de dizer que ainda não fechei o “pacotão” da minha viagem com a minha filha, portanto as ideias, dicas, pitacos e etc… continuam a ser muito bem-vindos. Seguindo ideias, já penso em:
22/12 à 25/12: Lisboa e arredores;
26/12 à 02/01: Paris;
03/01 à 05/01: Berlim;
06/01 à 08/01: ?????? Alpes suíços ou Áustria ??
09/01 à 11/01: Firenze;
12/01 à 17/01: Roma (incluindo bate-volta à Pompei ?)
O roteiro melhorou ? Me ajudam a melhorá-lo?
Obrigado, danke, merci, grazie…
Anderson e Mariana

    Caros Anderson e Mariana
    Eu sou novata em viagem pra Europa, mas as dicas que dou são as seguintes:
    – fiz minha primeira viagem pra lá no mÊs passado com meu marido. Eu organizei a viagem toda sozinha, comprei e reservei tudo pela internet. As passagens paguei em 5x (Air France). Os hotéis (todos da rede Accor), eu entrava nos sites várias vezes até encontrar promoções e pagava um ou dois por mês. Passagens de trem idem. Resultado: na hora de embarcar, as passagens áereas e de trem e toda a estadia já estavam pagas! Chegando lá deu tudo certo, levei os números das reservas impressos e foi ok!
    – penso que vc poderia entrar por Lisboa e sair por Roma. Quando entrar no site da cia aérea, coloque a opção “multi-destinos” (coloque inclusive os trechos internos que vc deseja, sai mais barato e é mais interessante que low cost, visto que a restrição de bagagens não é tão espartana).
    – o dia em que a gente chega de vôo internacional nem conta como dia de passeio.
    – depois de Berlim: o que vc acha de descer até a Suíça de trem: os Alpes realmente são belíssimos nessa época e a viagem é liiiiinda (e os trens suuuuper confortáveis).
    – desça então para a Itália e pegue o vôo de volta a partir de Roma.

    Espero ter te ajudado um pouquinho. Vai dar tudo certo!
    Um abraço

    Oi Anderson e Mariana
    No quesito dia de chegada eu discordo que não seja um dia de passeio, principalmente para os jovens, que usam pilha duracel que não acaba nunca! Mesmo que vc queira descansar da viagem, e como vc já conhece Lisboa, pode bolar um roteiro para sua filha caso ela queira aproveitar a tarde sem vc. E o melhor é q vcs estarão em Lisboa e, adivinhem só, se fala português lá, rs. Dificilmente ela terá problemas em aproveitar a cidade sozinha.

    Prezadíssima Bóia, já não estava considerando os dias de chegada e saída mesmo… entre os milhares de posts aqui do VnV, este foi um dos que li.
    Quanto à ordem das cidades, o que você achou ?(Considerando agora o retorno ao Brasil por Paris, que minha filha pediu) ? Obrigado novamente.
    Abraço do
    Anderson e Mariana

    Olá, Anderson e Mariana! Eu sou apenas uma Bóia. Normalmente só encaminho para posts onde as perguntas encontram suas respostas. A regra é clara: só quem palpita aqui em roteiro são os leitores! Boa viagem!

    Prezadíssima Bóia, as dicas e pitacos dos trips aqui do VnV estão sendo fundamentais para que eu organize minha viagem. Percebo que já estou completando o roteiro, mas postei hoje à tarde uma mensagem com o dia-a-dia da viagem para finalizar tudo mas ela não está aqui, será que fiz algo de errado ? Obrigado de novo! Abraços
    Anderson e Mariana

    Oi, Rita, obrigado pela dica. De fato, é difícil incluir o dia de chegada como obrigação de passeio, mas como você falou, eu conheço Lisboa portanto vai dar para dar um giro “porreiro e fiche”(legais), como dizem por lá.
    Obrigado,
    Abraço do
    Anderson e Mariana

    Não recomendo ir de trem de Berlin para Zürich e muito menos Interlaken ou Luzern. A Alemanha não é um país continental, mas é grande, e entre Berlin e Zürich são pelo menos, na melhor das hipóteses, 9 horas de viagem. Muita coisa para preocupação com tempo, e se for pra aproveitar paisagem, melhor ir de carro.

    Prezado Andre, você está certo no tempo de viagem, são 9 horas mesmo. Mas o que achou da ordem das cidades (mudando a volta ao Brasil por Paris, que minha filha pediu)? A ida à Innsbruck (ou Interlaken que tem a estação de esqui ?)vale a pena, pelo menos duas noites?
    Obrigado pelas grandes dicas (de novo).
    Anderson e Mariana

    Eu não entendi qual é a sua nova ordem de cidades. Interlaken é interessante pq de lá vc pode tanto it a montanhas como a vales. E, se o tempo estiver ruim, vc de trem facilmente escapa para Luzer, Bern ou outras cidades em menos de 1h. Em Innsbruck, a montanha é mais baixa, mas sinceramente não há tanta diferença assim. É impressionante de qualquer forma: é o mesmo que querer comparar cataratas de 120 ou 160m.

    Prezados André e trips do VnV, o único pedido da Mariana é voltar ao Brasil de Paris. O restante tenho que decidir, entende ? O que gostaria de aproveitar:
    1 – Reveillon em uma cidade animada(Berlin ?);
    2 – Conhecer uma estação de esqui(Insbruck? Mas quando?);
    Até o momento, graças à ajuda do VnV,acho que melhorei muito meu roteiro, que atualmente está assim:

    21/dez QUA Viagem à Lisboa
    22/dez QUI LISBOA
    23/dez SEX LISBOA
    24/dez SÁB LISBOA
    25/dez DOM LISBOA
    26/dez SEG LISBOA
    27/dez TER LISBOA-BERLIM
    28/dez QUA BERLIM
    29/dez QUI BERLIM
    30/dez SEX BERLIM
    31/dez SÁB BERLIM
    01/jan DOM BERLIM-FIRENZE
    02/jan SEG FIRENZE
    03/jan TER FIRENZE
    04/jan QUA FIRENZE – ROMA
    05/jan QUI ROMA
    06/jan SEX ROMA
    07/jan SÁB ROMA
    08/jan DOM ROMA
    09/jan SEG ROMA (OU ROMA-NAPOLI OU ROMA-POMPEI)
    10/jan TER ROMA – PARIS
    11/jan QUA PARIS
    12/jan QUI PARIS
    13/jan SEX PARIS
    14/jan SÁB PARIS
    15/jan DOM PARIS
    16/jan SEG PARIS
    17/jan TER PARIS – RIO
    18/jan QUA CHEGADA AO RIO

    Que tal? Pitacos serão bem-vindos…

    Grandes e fortes abraços a todos…
    Anderson e Mariana Chauvet

    Acho ótimo usar o dia 01/01 para deslocamentos em viagens urbanas, uma vez que normalmente tudo está fechado e as cidades costumam estar ‘de ressaca’.

    Entendi. Retire um dia em Berlin e um dia de Paris e vá a Interlaken (Suíça) ficando lá por duas noites. Estação de esqui, em si, não é muito interessante se vc não for ficar um período maior e praticar o esporte. Mas há montanhas – como é o caso de Interlaken que oferecem muita coisa interessante pra vc fazer mesmo não indo esquiar, como subir para Jungraujoch e adjacências.

    Há trens ICE diretos Berlin-Interlaken uma vez ao dia, que demoram (10h de viagem), ou então avião até Zürich ou Basel-Mulhouse, continuando (facilmente) de trem até Interlakne.

    Eu sei que as opiniões aqui no VnV variam, tem gente que não vê “nada de mais” em ir para um lugar frio durante um inverno já gelado, mas eu acho que vale a pena pela experiência. De Interlaken vcs podem seguir a Firenze de trem (6h15 de viagem) ou avião (voltando a Zürich ou Basel-Mulhouse e pegando vôo dali).

    Prezadíssimos Andre L., Bóia e TODOS os trips… sem palavras para agradecer as dicas. Foram dias e dias perguntando, respondendo, perguntando, respondendo… Agradeço a todos pelo auxílio nesta montagem de roteiro. A primeira etapa considero cumprida. Muito obrigado. Forte abraço !!
    Ainda nos falaremos por aqui… até breve….e…
    Viaje na viagem !
    CARPE DIEM !

    Obs.: como posso incluir uma foto no meu perfil aqui do VnV ?

    Prezada Patricia, antes de tudo obrigado, é claro que ajudou sim.
    – Vou simular os pagamentos da maneira que você sugeriu, pagando aos poucos. Já tinha pensado nisso, estou esperando o orçamento da agência e comparar os dois;
    – esqueci de colocar na msg que minha filha quer voltar ao Brasil de Paris, portanto devo priorizar isso. Além do mais, li aqui no VnV que o ideal é deixar “a cereja do bolo” para o final;
    – vou simular os “múltiplos destinos”, conforme você sugeriu;
    – quanto à ideia de ir de Berlim para Innsbruck, como o André (grande André!) informou, de fato são 9 horas de trem. Achei um low cost por 80 euros e o voo dura 1h 30min;
    – obrigado pelo “tudo vai dar certo”.
    Abraços
    Anderson e Mariana Chauvet

    Anderson e Mariana: o roteiro tá lindo. Mas eu, particularmente, tiraria esses dias nos alpes e distribuiria os mesmos entre Paris e Berlim, pra vcs poderem curtir de verdade essas duas cidades. E em Roma acho que dá, sim, pra incluir o bate-e-volta a Nápoles e Pompéia, embora não seja tão perto assim. Ou vcs podem colocar um dia a mais em Florença para fazer um bate-e-volta para uma das adoráveis cidadezinhas da Toscana ali perto, como San Gemignano.

    Prezada Mari, obrigado pelas sugestões. Vou cogitar suas sugestões, principalmente a de bate-volta em Napoli.
    Abraços do
    Anderson e Mariana

Amigos, esqueci uma coisa muuuuuito importante: Seguindo as regras de sites seguros, acho que consigo comprar TUDO pela internet, mas percebo que o parcelamento é apenas até 5 vezes; Pedi a uma agência para montar um pacotão e eles parcelam em 10 X ! Como é uma grana alta, será que vale a pena comprar por uma agência ?
Danke schon… merci … thanks … grazie … obrigado.

    Hehe .. se vão parcelar em 10 vezes , verifique os valores das duas compras e veja se a diferença vale a pena 😳

    Anderson,
    Organizar viagem dá um trabalhão! Se vc não tem tempo nem paciência para isso, vale a pena pagar mais e deixar com a agencia. Particularmente, eu gosto de organizar a viajem (a expectativa dá um gostinho a mais) e mais ainda de economizar. Isso porque eu sou uma pessoa muito organizada e detalhista. Se essas não são características suas, então deixa com a agencia. Mas a vantagem é que vc está indo para a europa e lá as coisas são mais eficientes do que aqui no brasil, há muuuita informação e organização, e é beeem facil viajar por conta própria, sem agencia, desempacotado como diz o Riq. Se vc falam um mínimo de inglês, vão conseguir se virar bem.
    Comprar passagens e tickets pela internet exigem um pouco mais de atenção, pois é preciso apresentar o mesmo cartão de crédito que usou para pagar, em algumas situações como viajar de trem , por exemplo. Saiba que vc vai carregar uma papelada, como confirmação de reservas de hoteis, codigo de barras de tickets eletronicos, reserva de passagens, etc. É preciso ser organizado! Mas é incrível como é tudo bem prático! Aqui no site o Riq dá vários passo-a-passo para compras pela internet. E se preparem para as máquinas de auto-atendimento em quase tudo na europa! E boa viajem!

    Rita, estou com tempo e paciência para organizar a viagem, de fato a viagem já começa quando começamos a organizá-la, não é? Também sou muito detalhista e isso talvez esteja me atrapalhando tanto nessa organização. Também sou organizado e estou percebendo que não dá para fazer o roteiro “engessado”, como você falou. Preciso relaxar um pouco. Já li trocentos de posts. Quanto às agências, acho que dei azar porque me ofereceram um roteiro meio doido mesmo. Vou refazer a o roteiro. O André L. me falou dos Alpes e é verdade: já que vamos no inverno, tentarei incluir um destino alpino. Muuuuito obrigado pelas suas dicas.

Caramba, quanta mensagem legal! Amigos Aline, Arimar, Val, Patrícia, Renato, Sylvia e André (quantas dicas!)e à querida Bóia, é claro. Antes de tudo, muito obrigado. Vou ficar louco com tanta informação(rsrs). Tentarei pontuar:

1- ainda não comprei nada, portanto estou livre para montar o roteiro que quiser;
2- sabemos que o reveillon em Paris não é aquela maravilha que temos no Rio, por exemplo, mas este é o sonho dos 15 anos dela: reveillon em Paris, logo preciso priorizar isso, entendem?;
3- quero proporcioná-la a experiência dos hostels, mesmo que em quarto só para nós dois;
4- de fato, pelo menos 2 noites em Londres seriam legais, via Eurotunnel seria show, o que acham?
5- Preciso ir à Lisboa porque vivi lá e quero rever amigos;
6- Já vi que 2 vezes Paris não faz sentido, OBRIGADO A TODOS!;
7- Aline, devo usar low cost sim!;
8- Val e Patrícia, valeu pelas baladas: vou programar sim!;
9- Pensei em aéreo Rio-Lisboa e depois a volta ao Rio por Roma,o que acham?
10- Podem me sugerir um roteiro dia a dia ? Sei que é muito abuso meu mas estou preocupado.
Um bilhão de vezes obrigado por tudo…desculpem.

    Eurotunel é caro pra dedéu e duas noites em Londres não dá pra nada!

    Oi Anderson e Mariana.
    Já que vc vão passar, pelo que entendi, 9 noites-10 dias em paris, os dias pre e pos reveillon são meio mortos e muita coisa fecha, logo deixem para fazer passeios ao ar livre nesses dias, e para ir à museus e monumentos dias depois do reveillon pois aí a situação já está normalizada. Já viajei no inverno para europa e uma coisa que eu aprendi é que não podemos ter um roteiro muito rígido e pré-progamado, pois o inverno por lá é úmido e a chuva atrapalha bem. Por isso quando não chover façam caminhadas e passeios externos, e quando chover, vão a museus e monumentos (e se abriguem por lá enquanto conhecem o local).
    Já que querem a experiencia de hostels, recomendo um em Berlim (City Hostel Berlin) no bairro Mite, na berlin oriental (cityhostel-berlin.com), pertissimo do metro, custo-beneficio muito bom, tem elevador (muito importante em hostels) e café-da-manha incluso. E o que é melhor, Berlim é uma cidade que ainda está se transformando e por isso os jovens adoram tanto; é possível vivenciar uma história mais recente e ver as mudanças do ontem para o hoje de forma bem clara. Aí que vontade de voltar…rs

Arimar, realmente nao acho que você precise ir duas vezes a Paris. Faz muito mais sentido ficar uma vez só mais longa. Na hora de comprar a passagem,compre Rio-Lisboa e depois sua última cidade (Berlim ou Munich?)-Rio. Sai mais em conta e vc volta de conexao numa boa. Quanto à ordem das viagens, acho que também depende dos vôos. Você vai usar low cost?

Agora a minha opiniao pessoal: acho muuuito lugar para uma viagem só. Como assim 23 a 25 Lisboa e arredores? Se você chega 23 e vai embora outra vez dia 25, você fica com 1 dia inteiro na cidade. Acho que náo sobra tempo para arredores… Eu faria Lisboa e arredores (com um pouco mais de calma), Paris e mais um país (Alemanha ou Itália). Mas isso vai de cada um, né?

Espero ter ajudado.

Beijos.

Aline

Também não entendi por que passar duas vezes por Paris. Se a prioridade é Paris, eu ficaria com Lisboa, Paris, dando uma esticada de trem até Londres, cidade que todo adolescente adora e depois, se desse tempo, Roma, Florença e Veneza.

Paris sempre é ótimo..mas as idas e vindas cansam…não dá pra estender uma estadia?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito