Réveillon fora do Brasil: o que esperar

Ano Novo em Sydney (foto surrupiada de um blog do Estadão)

Não, não espere encontrar no exterior um Réveillon como o do Brasil. O único lugar onde a virada do ano é comparável é em Sydney — que, como você vê na foto, faz o espetáculo de fogos mais bonito do planeta (e deixa os nossos no chinelo).

Em vários lugares você vai encontrar festas animadas, mas em nenhum canto do mundo, nem mesmo na Austrália, o Réveillon tem o significado transcedental que tem no Brasil.

Recapitulando: o Réveillon é a festa religiosa mais importante do calendário brasileiro. É quando a gente se livra da ziquizira, zera tudo e invoca forças maiores para nos levar adiante no ano que começa. Para isso precisamos estar num lugar auspicioso, de preferência à beira-mar. Criamos algumas das mais bonitas (e divertidas) superstições de ano novo do mundo inteiro, como vestir branco e pular sete ondas. Mesmo longe da areia, nossos Réveillons são de arromba, e ponto final.

No exterior não é assim. É uma noite importante e de gala — mas sem o elã que a data tem no Brasil.

Portanto a primeira coisa que você precisa ter em mente ao passar o Réveillon no exterior é baixar a expectativa. A sua viagem pode ser linda, mas esta noite em particular tem tudo para deixar a desejar. Faz parte.

Dito isto, vamos às particularidades dos Réveillons em diversos lugares.

Figurino

Em festas de Réveillon do Hemisfério Norte a cor predominante é o… preto, com detalhes brilhantes (máscaras e chapéus com lantejoulas). Apareça todo de branco, e você vai fazer, ahn, sucesso 😳

Festas de rua

Existem na maioria dos lugares. Nos lugares frios, porém, costumam se dissipar logo depois da meia-noite — porque não dá mesmo para ficar na rua por muito tempo. A mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Repito: a mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Programa de índio 5 tacapes. Você passa perrengue para chegar (revistas ostensivas), passa aperto (uma multidão digna de carnaval em Salvador (na pipoca, não dentro da corda), passa frio (de lascar) e não vê nada. Melhor assistir pela TV.

No Hemisfério Norte, valem o esforço e o frio a meia-noite Madri (todos comem um gomo de uva a cada badalada do relógio da Puerta del Sol) e Edimburgo, onde a festa vara a noite.

No Hemisfério Sul, Sydney tem um Réveillon lindão junto à Harbour Bridge — e Valparaíso, no Chile (a 1h30 de Santiago) tem linda queima de fogos e festa na rua a noite inteira.

Não importa onde você vá encarar uma festa de rua, atente para a questão do transporte. Só saia do hotel sabendo exatamente como você vai voltar. (Não, não pergunte para mim: pergunte para o recepcionista do seu hotel. Ele vai dar a informação correta e específica para o seu caso.) Não conte muito com táxi nesta noite; os que continuam circulando são bastante disputados.

Ceias de ano-novo

Fuja! Sobretudo no Hemisfério Norte. São carissíssimas e não valem o que custam. Com a grana que você gasta para comer em buffet nesta noite você vai a um restaurante estrelado no dia 30 ou no dia 2 e tem uma refeição de rei. Não pode haver nada mais estranho à nossa cultura de Réveillon do que as ceias de ano novo dos gringos.

Na praia

Ilhas e balneários do Caribe, do Índico e do Pacífico, onde faz calor nesta época, têm festas animadas, claro. De novo: só não espere as tradições brazucas. O bom é que você sempre vai estar perto do mar e pode fazer seu ritual por conta própria 😀

Balada

É forte nessa noite em qualquer lugar do planeta. Tente descobrir as que não estejam inseparavelmente associadas a ceias, e seu bolso vai agradecer. Uma ótima central de informação para baladas boas e que não levam à falência é a recepção de um albergue bochinchado. Dê uma passadinha em dois ou três e você vai descobrir os flyers. Depois jogue na internet para ver se as festas são quentes mesmo…

Buenos Aires

Quem mora na cidade confirma: o Natal é mais animado que o Réveillon. Até porque o Réveillon de Buenos Aires é em Punta (ou Mar del Plata). Se você estiver na cidade no Réveillon e quiser animação antes da hora da balada (que em Bs. As. só engrena às 2h da matina), a dica é reservar um jantar em Puerto Madero (mesmo sendo caro, parecerá barato por causa do câmbio) e ficar para o show de fogos que acontece por lá. Alguns restaurantes e casas noturnas vendem ceia + balada (caro, mas vale o raciocínio exposto há pouco). Também dá para esperar até a hora da balada avulsa começar em casas como o Asia de Cuba. Quando chega perto do fim do ano, o blog do Guia Óleo abre posts sobre ceias de Natal e Ano Novo.

Voltar para o hotel é complicado: os táxis somem perto da meia-noite e só voltam a circular lá pelas quatro da manhã.

Punta del Este

Tem o melhor Réveillon ao sul do Rio de Janeiro. Festas particulares concorridas (todo mundo à procura de convite) e balada fervida.

Europa e países frios: minha sugestão

Em vez de investir numa ceia cara e sem-graça, passe durante o dia em mercados/delicatessens e compre coisinhas finas e gostosas. Invista o que você gastaria num jantar em dia comum nesta operação, e você vai ter uma maravilhosa ceia pique-nique no quarto do hotel. Passe a meia-noite na festa de rua mais próxima do seu hotel (pense duas vezes se a distância não permitir voltar caminhando). Trace a ceia antes ou depois disso. Emende numa balada ou… durma cedo e aproveite o dia seguinte para fazer lerês ao ar livre, já que a cidade vai estar lindamente vazia.

110 comentários

Alguem já passou no Canadá? Vou visitar meu filho no natal, ele está em Victoria, BC, fazendo intercâmbio. Vamos ficar por 15 dias, acho muito tempo para aquela região…Será que vale a pena ir até Quebec (medinho do frio) ou é melhor ir para o Havaí? Alguém tem outra sugestão?

    O réveillon não tem nada a ver com isso, Karina. O que você tem que decidir é que se quer passar 15 dias no frio ou quer ir para a praia. Mas eu acho que não aproveitar o fato de que o seu filho é um “local” e terá dicas que um forasteiro não tem é uma pena.

    Verdade…é que pretendo ficar uma semana em British Columbia, e a outra ir para outro lugar…queria ir para praia se fosse calor, será que nessa época do ano dá praia no Havaí? Acho que não…Por outro lado sempre quis conhecer Quebec e Montreal, se não for nessa viagem será em outra, tô com medo de ser tão frio que a gente só fique andando por debaixo da terra e não conheça nada.

    Karina, sempre dá praia no Havaí, o clima propicia. Em uma semana, vc pega pelo menos um dia de praia, pode ficar tranquila. No final de ano, o North Shore das ilhas tem ondas gigantes (eu acho um barato vê-las, mas entendo quem não curta), e o South e East Shore estão uma piscina. Não tem como escapar de praia aqui, não… 😀

    Eu já passeio reveillon em Quebec e posso dizer que não tem nada a não ser que bons restaurantes e a comida é boa mas eles fecham logo depois da meia-noite, tipo 10 minutos depois , por isso chegue cedo e fica lá até chegar a hora pq eles não permitem que se entre depois das 11.Não tem festa na rua é tudo escuro e fechado!mas é uma delícia lá;claro que o frio é intenso .Neste dia estávamos com 19 graus abaixo de zero……
    eu tb fui visitar minha filha…isso valeu a pena…Amo o Canadá!

Ola pessoal,

Vou passar o ano novo em Buenos Aires.
Vi as dicas acima.
Gostaria de sugestões para um “casal romântico”.
Além do Madero Tango existem outras casas nas proximidade de Puerto Madero?
Na primeira vez fui ao Cabana Las Lilas, mas não achei que compensa o preço.
Se não for para ir a show de tango, alguém tem sugestões legais para restaurantes na noite de 31, na região próxima aos fogos?

Antecipadamente obrigada pelas dicas que deixarem…

Ah, Ricardo, estou apreendendo a navegar por aqui. Tenha um pouquinho de paciência com os iniciantes. HAHAHAHAHAHAHAHA…

Corroborando com o que o Andre L disse, o Reveillon em Milão realmente é um dos mais organizados, o que facilita mto a vida dos trips.
Baseada nas perguntas da Andrezza escrevi um post com relato e dicas deste que foi o melhor reveillon fora do Brasil que já passei.
http://www.achadoseperdidosbia.blogspot.com

Ei, essa Cristina não é a Cristina que tá sempre com os trips nas convenções cariocas!!! Xará, please poe uma letra para não confundir a galera – acabei de postar sobre a Convenção de RH.

Eu estou vendo de passar o reveillon na europa esse ano só não sei exatamente onde ainda… Mas como estou indo mais para conhecer a neve do q fazer festa, acho q não vou ter muito problema, afinal eu já passei o reveillon em Sydney e super me decepcionei, tudo bem os fogos são lindo, mas acabou os fogos acabou a festa, eu achei q como haviam muitos brasileiros lá eu encontraria algo bom para fazer mas… engano meu, fiquei rodando a noite toda procurando alguma balada e não encontrei nada de bom, quando encontrei era muito cara…detalhe, eu estava morando lá e mesmo assim não tinha nem uma festinha particular p/ terminar a noite.
Não satisfeita com a decepção de lá, estou indo me decepcionar de novo, só que agora pelo menos tem a desculpa do frio…

Só um comentário ao que a Carol disse, as diárias dos hotéis chegam a triplicar de preço sim!!! O preço dos hotéis bons na strip chegam a 400 dólares na noite de reveillon e o minimo é de duas diárias… contra uma média de 100 dólares fora dessa época.

Fiquei no Imperial Palace, que é mediano mas bem localizado, após muita pesquisa e por ter conseguido uma mega promoção.

Olá Paulete,

Passei o último reveillon em Las Vegas. Estava bem frio, mas nada insuportável, inclusive saí de vestido de alcinha e meia calça pelas ruas (esqueci meu casaco no hotel e já estávamos atrasados para um show).

Recomendo, contudo, comprar ingresso para alguma festa, pois a comemoração na rua é bem sem graça e acaba relativamente cedo. As festas em alguma boate tem um preço bom se comprado com antecedência e algumas tem até bebida liberada. Vale a pena.

Contudo, recomendo alguma boate perto do hotel ou até mesmo no hotel onde você esteja hospedada, pois a Strip fica fechada, assim como a entrada dos hotéis/cassinos para não-hospedes e táxi é praticamente impossivel de pegar no dia, além de cobrar uma fortuna!

Eu fui e adorei!

Ah, esqueci de comentar: o reveillon no Marina Park é caro mas vale muito a pena – só tem gente bonita, a comida e bebida inclusa é de boa qualidade e sempre tem bandas legais: pra quem curte praia e axé, eu recomendo!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito