12 dias na Turquia, de carro e low-cost: o roteiro do Fernando 1

12 dias na Turquia, de carro e low-cost: o roteiro do Fernando

Capadócia

Assim como a Ilka, o Fernando viajou para a Turquia de forma independente. A base para o roteiro foram os relatos dos nossos tripulantes (ficamos felicíssimos em saber!). Ele percorreu um bom trecho de carro alugado e trouxe informações importantes sobre o funcionamento do pedágio. Apesar do calor do verão, conseguiu aproveitar bastante e voltou com um roteiro completo de 12 dias. Vai pelo Fernando:

Texto | Fernando Mihalik

Eu e minha mulher, Laura, estivemos na Turquia em julho de 2012, e como gostamos de viajar com tudo pensado e programado, mas por conta própria, nos baseamos nas dicas passadas pelos colaboradores do site, em especial da Carla Tolosa e do Lucas. Elas foram muito úteis e a partir delas a gente fez a nossa viagem. Como me identifiquei muito com o Lucas, montei minha viagem mais a partir das dicas dele.

Em primeiro lugar, a Turquia é um país que percebeu na década de 80 a sua vocação para o turismo. De 1 milhão de turistas em 1980, passou a 26 milhões em 2006. Portanto, dá para confiar no seu sistema, e o tratamento dispensado pelo pessoal dos hotéis, restaurantes e guias aos turistas pode ser considerado muito bom. Dá pra se virar bem no inglês, embora alguns motoristas de táxi e garçons, e mesmo o pessoal que faz os transfers, quase não falem uma palavra. Mas dá pra se virar. Nas lojas é claro que eles falam qualquer língua pra te vender qualquer coisa, e realmente são bastante insistentes.

A viagem foi ótima, e posso resumir da seguinte maneira:

O roteiro

Fui a Istambul, fiquei 2 dias completos, e de lá fui à Capadócia. Depois de 2 dias na Capadócia, seguimos direto a Izmir. Lá retirei um carro no aeroporto (acertei o aluguel na Hertz pela Internet), e de lá fui a Kusadasi, onde dormi 2 noites, tendo visitado Éfeso, Casa de Nossa Senhora e Pamukkale. De Kusadasi fomos a Bodrum, ficando uma noite. Devolvi o carro no aeroporto de Bodrum e voei de volta a Istambul, onde passei mais 2 dias e voltei para São Paulo.

Istambul

Hospedagem

Na primeira estadia em Istambul, fiquei no Erboy Hotel, no bairro de Sirkeci. É super bem localizado, ao lado dos principais pontos de turismo. O quarto é bom, nada muito especial, mas tem uma ótima relação custo-benefício; o café da manhã é caprichado e o restaurante na cobertura é muito bom e tem uma bonita vista (assim como vários restaurantes de Istambul). A guest manager Ayse (pronuncia-se Aicha) é muito eficiente e amável, e te ajuda em tudo que precisar (nota: a Carla Tolosa falou da mesma funcionária aqui).

Ao voltar a Istambul para os 2 últimos dias da viagem ficamos em um dos hotéis ‘top’ da cidade: o Ciragan Palace Kempinsky. É muito charmoso e fica ao lado do Bósforo. Nem preciso fazer comentários sobre o hotel. Mesmo se você não ficar lá, vale a pena jantar no restaurante menos sofisticado do hotel, principalmente em noites quentes: ele fica ao lado da piscina, e ao lado do Bósforo, com uma comida irrepreensível, do tipo self-service.

capadocia
Mais dicas

Restaurantes

Outros restaurantes que fomos jantar e são altamente recomendáveis (embora em uma faixa de preço elevada) são: o Miklas, que fica no topo de um hotel e tem uma vista maravilhosa da cidade e um ambiente super ‘in’, e o Ulus 29, também com uma vista maravilhosa. Todos têm uma ótima cozinha internacional, e deliciosas baklavas de sobremesa. Não fomos ao 360°, que também é muito recomendado. No bairro de Ortakoy a noite é muito animada, com restaurantes nas ruas super simpáticos. Para o almoço, é muito bom o Hamdi, bem no centro da cidade, na frente da Ponte de Gálata, ao lado do Bazar de Especiarias.

Passeios

A região do centro antigo de Istambul tem muitas coisas para visitar: Mesquita Azul, Santa Sofia, Palácio Topikapi (inclusive o Harém), Museu Arqueológico, Cisternas de Yerebatan. Compre um passe no hotel que te priva das filas nas entradas e economiza. Ele serve para vários museus da cidade (inclusive de Chora) e custa 48 liras turcas (aproximadamente R$ 50), e vale por 48 horas.

Outros lugares que valem a pena ir e que visitei: Museu de Chora (antiga catedral, incluída no passe), muros da cidade, Pierre Loti, Grand Bazaar, Bazar de Especiarias, Mesquita Süleymaniye e vários outros. Muita coisa a ser visitada.

Capadócia

A viagem à Capadócia foi acertada daqui por meio de um contato feito pela própria Ayse, do Erboy Hotel, que se colocou à disposição assim que fiz a reserva via Booking (isso nunca tinha acontecido comigo antes e eu achei ótimo – pontos para a Ayse). Acertei com o Sr. Merih da ITC toda a viagem, incluindo hotel, traslados, viagens por avião (cerca de 1h40 até Kayseri, com cerca de 1 hora de van até Ürgüp na ida, e van mais vôo de Kayseri a Izmir na volta), passeios de dois dias parciais com almoço e o famoso passeio de balão, que vale a pena mesmo. E tudo pago por cartão, que forneci 3 meses antes, mas só foi debitado a poucos dias do início da viagem, conforme combinado com o Merih.

Tudo correu muito bem na Capadócia: os passeios são todos muito interessantes (mesmo as visitas às fabricas de tapetes, de cerâmica e de jóias). Os almoços não são lá grande coisa, mas a região é especial, além de ser uma boa experiência ficar em um desses Cave Hotels.

Kusadasi

Saindo da Capadócia, pegamos o carro no aeroporto de Izmir e seguimos cerca de 1 hora até Kusadasi, que é bem animada nessa época do ano e tem muitos hotéis. É mais ou menos do estilo Guarujá. Minha dica é ficar em um hotel próximo ao centro da cidade. O hotel que ficamos (Liman) era bem no centro da cidade, simples, limpo e simpático, com boa relação custo-benefício, com um café da manhã muito agradável com uma bela vista do mar, e um pessoal muito atencioso – o dono é conhecido como Mister Happy. À noite fomos jantar no restaurante Marvista, recomendado pela Carla, que tem uma comida e um ambiente muito bons, e fica bem no centro da praia principal da cidade. Recomendo, tanto que voltamos na noite seguinte.

Éfeso e Pamukkale

Éfeso: visitamos por conta própria, por umas 3 horas e achamos o local muito interessante e muito bem estruturado. A visita vale a pena, só que estava muito quente (38°). É bom chegar cedo. A casa de Nossa Senhora fica a alguns quilômetros e é bonita, bem cuidada e tem sua mística. No mesmo dia seguimos a Pamukkale, viagem de umas 3 horas. Vale a pena, mas é melhor chegar pelo portão do fundo, que fica no alto, ao lado das ruínas de Hierápolis (que é mais para os olhares de um arqueólogo) para não ter que subir todo o local à pé.

Bodrum

No dia seguinte partimos de carro para Bodrum, cerca de 2 horas de viagem. É uma cidade bem mais charmosa que Kusadasi, mas as ruas do centro parecem caminhos de rato. Eu diria que lembra mais Ilhabela e Búzios, com muita animação; é uma cidade mais transada. Para os mais novos, tem uma famosa balada. Como passeio, vale a pena visitar o castelo de Bodrum, bem no centro. E tome calor em julho (38°!).

Aluguel de carro

Sobre o aluguel do carro, cabem algumas observações: eu li comentários sobre o jeito perigoso dos turcos dirigirem, mas acho que em muitos aspectos eles lembram os brasileiros, ou seja: não respeitam alguns sinais, não ligam as setas na hora das conversões, mas não dirigem tão irresponsavelmente, só que não respeitam os pedestres. A menos disso, não achei perigoso dirigir lá, pelo menos por onde andei. As estradas são boas e tem sinalização razoável, é difícil se dar mal com a orientação (eu estava com um GPS, baixei o mapa da Turquia por aqui, e deu tudo certo) e o pessoal respeita os limites de velocidade. A gasolina é um pouco cara, cerca de R$ 4,00/litro (preço em 2012) e os carros são os mesmos que temos por aqui.

Importante: para utilizar as estradas é preciso comprar um vale-pedágio, disponível em alguns postos de gasolina, e embora todo o processo de aluguel e devolução em outra cidade tenha dado certo, ninguém tinha me dado essa informação, até eu perguntar ao retirar o carro da locadora. E os pedágios são totalmente automáticos, sem ninguém para te ajudar se você não tiver o bendito cartão.

portovenere
As viagens do leitor

Low-costs

Ao pegar o avião de volta a Istambul, ficou claro que esta é uma forma ótima para viajar pela Turquia, para médias distâncias: as viagens são muito mais rápidas do que as de ônibus (embora existam empresas de ônibus muito bem equipadas), e as empresas aéreas low cost (Sun Express e Pegasus) são muito bem preparadas. O preço é bom: a viagem foi de 1 hora e o preço da passagem foi cerca de 50 euros (preço em 2012). Eu comprei essas passagens pelo site da Pegasus, onde você pode marcar o assento, pedir o lanche, adicionar franquia de peso da bagagem entre outras coisas; e tudo funciona muito bem. E os aeroportos são muito bons e confortáveis. Melhores que os nossos.

Um balanço

A Turquia tem muita coisa interessante a ser visitada. E curtida. Embora seja um país muçulmano, é laico, portanto sem aquelas proibições que amedrontam um visitante ocidental, principalmente as mulheres. As cidades que visitei se mostraram muito seguras – você vê e sente no comportamento das pessoas. A comida é boa, e as pessoas são atenciosas a seu jeito, embora haja dificuldade de comunicação, por causa da língua. E o tempo que ficamos, 12 dias, pareceu pouco. Seria interessante ficarmos mais 2 dias. Isso sem contar a desejada ida à Antália. Fica tudo para a próxima.

Adoramos, Fernando! Obrigado!

Istambul

Só complementando, cheguei à Turquia e fui direto pra Pamukkale, onde pernoitei 1 noite e conheci a cidade no dia seguinte, o que é mais que suficiente. De lá, segui de ônibus (noturno +/- 8h) até Goreme, na Capadócia. Fiquei 2 noites em Goreme (na verdade, a ultima dormi em Kayseri, onde tem o aeroporto) e depois segui pra Instanbul, onde fiquei 4 noites. Pra mim, o tempo foi suficiente. Foi tudo de bom esta viagem!!! Tá tudo no blog!

Valeu Carol te mandei um E-Mail e visitei teu Blog esta muito bom
    Assim que puder me da uma ajuda para poder montar minha viagem
    Valeu

Fernando, se eu fosse você, dava um jeitinho de conhecer Pammukale também. Aquelas formações rochosas são um grande espetáculo da natureza e únicos no mundo! A Turquia é encantadora. Veja meus relatos no http://www.viciosdeviagem.com! Abraços

Olá Fernando,
tenho planejado pasar 8 dias na turquia
chego no dia 11/2 as 2:AM e retorno ao Brasil dia 18/2 as 16 Horas
ja comprei as passagens de ida e volta para Rio e estou vendo de montar algum roteiro para conhecer Istambul, Capadocia
os trechos internos pretendo fazer de avião para ganhar tempo
Tem Gostaria de ver a posibilidade de conhecer Efeso e Pambukale
tem alguma dica de voos internos para me indicar para aproveitar melhor estes dias
pensei ir direto a cappadocia depois a Izmir e no final Istambul
valeu

Olá, Fernando! Com apenas oito dias, fique cinco em Istambul e três na Capadócia. Vá e volte de avião.

Olá, Fernando,

pretendo ir pra Turquia em Janeiro, estou pesquisando pacotes mas não sei se valem a pena, quanto você gastou na sua viagem sem pacote?

Alessandra
    Me desculpe pela demora na resposta, mas o valor gasto varia muito em função do tipo da viagem que você faz, o tipo de acomodação, os gastos com refeição etc.
    Eu acho que os gastos são da mesma ordem de grandeza dos da região não cara da Europa – Portugal, Alemanha, Hungria e Republica Tcheca.

Vou pelo Fernando, mas no inverno. Eu e meu marido pretendemos passar o Natal na Turquia. Também adorei as dicas da Carla. Depois conto tudo. Teresa

Prezada Michele,

estou montando o roteiro para a Turquia e pretendemos ficar por lá uns vinte dias… Vamos ficar a maior parte do tempo em Istambul. Fazer bate e volta a Princess Islands e Bursa em dias separados. Além disso vamos para a Capadócia, Pammukale e Efesus. A dúvida é vale a pena conhecer kusadassi e Bodrum? E se fosse para escolher uma das duas cidades qual escolheria e quanto tempo ficar. Vamos em setembro.
Muito obrigada,

Cátia

Pessoal,

Pretendemos eu o meu marido visitar a Turquia em abril/2013. Iniciaremos por Istambul.
Poderiam indicar hostel bons e que contenham banheiro privativo com boa localização?
Abril e maio são bons meses para ir a Turquia? Qual a média de temperatura nesse época do ano?
Adoro o VnV pois me ajudou muito em outras viagens pela Europa.

Grata
Sõnia

Em julho do ano passado fiz uma viagem parecida pela turquia e gostei muito!
Comecei pela Capadocia, onde passei 2 dias. Peguei um onibus noturno para Pamukkale e de lá, aluguei um carro e fui para Kas, pois queria conhecer as praias de Kaputas (praia pequena com mar lindo entre duas montanhas) e Patara. Depois fiz um pit-stop em Fethiye para conhecer a praia de Oludeniz. Em seguida, dormi em Marmaris (lotado de turistas europeus), de onde peguei o ferry pra ilha grega de Rhodes (dista 1h apenas). De Marmaris fui subindo, passando por Bérgama (para conhecer as ruinas de Pérgamo) e depois, direto pra Istambul, onde passei 4 dias inteiros. Eu tinha planejado ir a Kusadasi e Efesos, mas acabei decidindo no meio da viagem trocar para conhecer a ilha grega de Rhodes.
Se tivesse mais tempo, talvez tivesse colocado Efesos de volta no roteiro, até pq, o deslocamento de carro de Bérgama até Istambul foi puxado!
Escrevi o dia-a-dia dessa viagem em https://expressoprooriente.blogspot.com.br/2011/08/dia-12-1907-capadocia-turquia.html
E, com certeza, o VnV me ajudou muito pra fechar este roteiro!

Fiz a Turquia recentemente e também sou mais uma para me juntar ao grupo: Amei! Mesmo depois de ler tanto e ver tantas fotos fiquei muito impressionada. Fiz um roteiro de 15 dias, 5 em Istambul, 2 em Bodrum, 4 em Kusadasi, 2 na Capadoccia e uma noite final em Istambul. Como fui no alto do verão, jul/2012, não quiz deixar a região de Bodrum de fora. Se tivesse mais dias teria escicado até Fethiye e Antalya. Analisando meu roteiro ficaria um dia a mais em Bodrum e um a menos de Kusadasi. Na Capadoccia achei que 3 dias/2 noites foram bons para ver as principais atrações. Escrevi sobre o planejamento da minha viagem desempacotada nesse link https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/07/12/planejamento-da-viagem-a-turquia/ e depois que voltei escrevi sobre o mesmo em https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/08/30/analise-do-planejamento-da-viagem-a-turquia/.
Agradeço ao VnV e aos colaboradores por todos as informações que consegui ao longo deste planejamento e que foram muitos uteis!!!

Fiz essa viagem em junho, antes mesmo do verão oficial, e já estava muito quente. Quem foi, recomenda fazer a viagem em abril, pois é o mês das tulipas, a flor do país, e as cerejeiras ainda estão branquinhas.

Fiquei 13 dias, quase 5 só em Istambul e só consegui ver o básico. Gostaria de ter ficado 2 dias a mais.

Os roteiros oferecidos pelas operadoras de turismo realmente são muito cansativos, pois é muito chão para percorrer em poucos dias. Mas, mesmo assim, não me arrependi de ter ido de excursão, pois o guia turco era ótimo e falava português fluente.

Olá Juliana

Você tem o contato desta agencia ou do guia que fala português?
    Vou em abril e já gostaria de agendar o passeio à Capadócia.