San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba

Chegando a San Martín de los Andes

Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.

Na Rota dos 7 Lagos

Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).

Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.

Na Rota dos 7 Lagos

Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.


Atualização: desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.

O cascalho

O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.

Na Rota dos 7 Lagos

Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.

Na orlinha de San Martín

No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.

Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro :mrgreen:

Na Ruta 63

Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.

Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.

O Paso del Córdoba

O Paso del Córdoba

Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque  Lanín.

Leia mais:

140 comentários

Olá!
É possível fazer Villa La Angostura e San Martin, partindo de Bariloche e retornando no mesmo dia, com carro alugado? A estrada permite a volta à noite?
Obrigada!

    É bastante puxado, Marina. A volta à noite é melhor fazer pela estrada. Há circuitos menores, em que você vai a Angostura e volta por Villa Traful. Não queira fazer tudo só porque está “perto”. Viagem puxada a gente não aproveita.

ja vi que varias pessoas perguntando sobre alugar/contratar paseios por favor voce tem noticias atualizadas das estradas vou dia 15/07 .pretendo alugar um carro vou pegar estrada a tarde começo da noite de bariloche até San martin.
e a neve como anda em Chapelco.
Obrigado

    A locadora vai informar você sobre as condições da estrada. Eu acredito que você vá ter que ir pelo asfalto.

O site está otimo. Estou indo pra BAriloche em setembro com mais 3 amigos. Acha necessário alugar carro ou posso ficar tranquila com o transporte lá. Prtendo passar uns dias em san martin pois já conheço bem Bariló e SM ainda não. qnts dias preciso??? e o que sugere, ir no meio da semana em setembro ou deixar pra ir numa quinta, sexta???
agradeço muitop sua dicas… um abraço
Erika(RJ)

    Vai estar tranqüilo. Não saberia te dizer no fim de semana fica mais muvucado por causa de gente de Buenos Aires.

    San Martín é minúsculo; vale pelo caminho de ida (e de volta, que pode ser diferente). Dá pra fazer um passeio pelo lago Lácar e visitar Chapelco.

    O carro é interessante para fazer os caminhos panorâmicos. Sem ele vocês vão ficar na mão de passeios organizados. Os ônibus de linha devem ir pelo asfalto, contornando o parque.

Prezado Ricardo,
Estou indo com minha mulher pra Bariloche dia 26/06/10 e vou alugar um carro comun (Gol ou Corsa). Se nevar eu consigo trafegar com segurança pelos 7 lagos? Obrigado

    Provavelmente não. Mas informe-se com a locadora; eles terão o maior interesse em informar direitinho.

Obrigada pela ajuda, Riq!
Ficou só uma dúvida, esse passeio dura mais de um dia? Eu teria que dormir fora de Bariloche?

    O Circuito Grande é de um dia só, vai e volta. Não sei como funciona/se funciona o 7 Lagos. Deve ser bem sacrificado de fazer ida e volta no mesmo dia, já que há poucas horas de luz.

Olá Riq,

Vou para Bariloche em agosto e ainda não sei se vou alugar carro. Gostaria de saber se dá para fechar esse passeio dos 7 lagos em agencia e qto tempo ele dura, eu voltaria para Bariloche no mesmo dia ou teira que dormir em algum lugar?

Obrigada!!

    Dá pra fechar com agência. Eles vão te explicar se a estrada está fechada ou não. Além dos 7 lagos, tem também o “Circuito Grande”, que passa por parte desses lagos e volta por Villa Traful.

    Não se preocupe, o que não falta é gente pra te oferecer todos os tipos de passeios.

Olá riq…vou pra bariloche em agosto…será que vai ter neve nessa estrada? seria perigoso locar um carro pra fazer esse percurso?

    Nessa época é melhor pegar táxi ou passeios organizados.

Ai, deu saudade de novo. Eu fiz o passeio dos Sete Lagos e acho que na volta pegamos um pedaço desse passo de Córdoba, porque lembro dessas rochas doidas – é pra falar que quem não tiver tempo de ir a San Martin ainda assim aproveita muuuuuuuuito, só passeando e voltando pra dormir em Bariloche. E eu dei sorte (finalmente!) e peguei um dia lindo pro passeio: esses lagos eram azul turquesa de caixa de lápis-de-cor, maravilhosos… :mrgreen:

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito