Tiradentes pra CarlaZ

Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)
[Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)]

Outra que vai passar um feriadão num lugar desprovido de dicas aqui no blog.

A CarlinhaZ e eu queremos saber o que vocês indicam em Tiradentes, a mais gastronômica das cidades históricas mineiras.

Já temos como ponto de partida os superposts do Arnaldo, que podem ser acessados aqui.

Achei também num Perguntódromo antigo uma lista de pousadas de Tiradentes indicadas para ir com crianças — coisa que é bom saber, mas não é imprescindível neste caso.

Você esteve recentemente por lá? Gostou da sua pousada, tem um restaurante ou um passeio para recomendar? Entre na nossa vaquinha de dicas!

(E se você tem um post sobre Tiradentes e São João d’el-Rey no seu blog, ponha o link na caixa de comentários, que eu edito aqui no texto.)

Leia também:

Tiradentes com uma passadinha em Ouro Preto, pela Camila do Viaggiando

200 comentários

Olá.
Eu e meu marido estamos planejando ir a Inhotim em janeiro. Como não gostamos de pegar muito trânsito na ida e na volta a BH, pensamos em nos hospedar em Brumadinho, já que gostamos de aproveitar lugares calmos e tranquilos. Gostaria de saber se alguém tem alguma referência das pousadas:
Pousada Fazenda Nova Estância
Estalagem do Mirante
Pousada Vista da Serra
Agradeço se puderem colaborar conosco.
Grata.
Jaqueline

Queria agradecer as excelentes dicas de tiradentes. Amei a cidade! Apesar de estar mto cheia valeu a pena. ficamos na pousada Pouso das gerais e realmente é uma otima relacao custo x beneficio.

Vou sempre a Tiradentes pois os pais do meu marido moram em S.J Del Rei, não conheço as pousadas, mas deixo 2 dicas de restaurantes que frequento que considero muito bons: o primeiro é o Bar do Celso bem na pracinha das charretes, o lugar é simples, sem nenhum luxo mas a comida é ótima e os pratos são bem servidos (a caipirinha de limão é o que há : D).O restaurante Pau de Angu tb é uma beleza, o único inconveniente é que só se chega lá de carro por uma estradinha que é chatinha – no caminho tem muitas lojas de artesanato e móveis de demolição – este só funciona para o almoço.Pra compras de mantas, almofadas e tapetes recomendo Rezende Costa (muito mais barato que Tiradentes).Em uma manhã se conhece S.J Del Rei o passeio da maria fumaça é legal, mas só existem 2 horários senão me engano, de carro são apenas 10 minutos, em São João recomendo uma visita a igreja matriz e ao largo de São Francisco onde existem tb outras igrejas, a cidade anda um pouco maltratada, mas vale a visita. Alguém em cima, perguntou se tem algum evento na cidade no feriado, acho que não, mas em feriados assim a cidade sempre fica cheia.

Irei para Tiradentes no feriado de 12/10 e estou à procura de uma pousada com bom custo x benefício. Entre as mais indicadas ($) me interessaram a Pousada do Ó (mandei email perguntando se ainda dão o desconto para os leitores do VnV) e a Padre Toledo (mais barata que a primeira). Irei com meu marido. Entre essas duas, e considerando a pequena diferença de preço), qual tem mais vantagens? Qual me indicam? E, ainda, alguém sabe se tem algum tipo de festa na cidade nesse período?(Deixei de ir para Ouro Preto nessa data pois há uma festa de republicas e a cidade deve estar cheia). Obrigada.

    Olá, Elaine! Tiradentes não tem repúblicas, mas estará cheia.

    Veja o que diz quem se hospedou nelas pelo Booking: Pousada do Ó a Padre Toledo.

    Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo, se responderem a resposta aparecerá aqui.

    Já fiquei nas duas e não ficaria de novo em nenhuma, mas escolhendo entre uma das duas seria a do Ó

    Elaine, uma pousada com ótimo custo/benefício é a Pouso das Gerais. Simpática, mas simples. Próxima do centro, dá pra ir a pé, e tem estacionamento. Já fiquei na Padre Toledo, mas não tem (não sei atualmente) estacionamento. Nunca fiquei, mas tenho simpatia pela Pousada do Ó. Não sei se existe algum evento para esta data, mas a cidade vai estar cheia de qualquer forma.

jantei no restaurante tragaluz, comida fantástica. optamos por dividir uma entrada, um prato e uma sobremesa, o que barateou muito o custo do jantar (pratos individuais acima de 50 reais). a equipe foi bem simpatica e nao fez a cara feia habitual de quando se pede para dividir pratos individuais. almocamos no estalagem do sabor, local simples mas comida muito boa e precos acessiveis, pena que só recebe débito. acessiveis tb eram os precos do virada do largo. há pratos por 38 reais.

compartilhando minha experiência: peguei o onibus da viação util entre ouro preto e sao joao del rey, 47 reais, quase quatro horas de viagem numa estrada sinuosa. vale para quem não quer alugar carro e pretende fazer, como eu, as principais cidades históricas de minas sem voltar a BH.
há dois horários: 7h30m e 21h30m. a linha é ouro preto-sp e o onibus e bastante confortável.

Vou SEMPRE prá Tiradentes, já passei inumeros perrengues com pousadas por lá…Mas acabei de encontrar por acaso a melhor de todas, prá quem gosta de curtir a cidade(vc não vai prá Tiradentes prá ficar na piscina né?):Casa de Violeta, uma coisinha fofa de sete quartos, no Largo das Mercês, toda novinha, atendimento suuuuper simpático do José (filho do Chico Doceiro) e familia, café da manhã, chá da tarde, tudo caseiro…ai,ai.Ótima prá ficar com as crianças!
Outra dica (bom, essa é mais adulta…): é o restaurante mexicano Casa Azul, as donas são ótimas, a comida é uma loucura!
Ah, é incrivel como Tiradentes sempre pode te surpreender!

Outra pergunta: 2 dias são suficientes para conhecer Tiradentes? Quanto tempo de viagem, saindo do Rio de carro?

Obrigada

    Olá, Naila! Vale a pena familiarizar-se com o Google Maps. Ele apresenta itinerários e calcula o tempo de viagem com uma precisão razoável — e você ainda pode enxergar facilmente as alternativas.

    Do Rio a Tiradentes são 325 km. O site calcula em 4h de viagem, mas pense em 5. É possível ir de ônibus a São João del Rey.

    Dois dias são suficientes para passear, mas com três noites a relação percurso x permanência fica mais redonda.

Olá:

alguém conhece e já se hospedou na Pouso de Bartolomeu? Estou em dúvida entre ela e a Brisas da Serra(esta com tarifas um pouco salgadas..) Gostaria da opinião de vocês.

Abs

Acabamos de voltar de Tiradentes, semana depois do Carnaval de 2012. Ficamos na Pousada do Ó, do Alan, que recomendamos. Localização perfeita e tratamento personalizado. Quanto a Tiradentes, lamento que os comerciantes locais tenham enlouquecido e estejam cobrando preços exorbitantes. Bichinho, nem pensar. Acho que se não fizerem uma reflexão coletiva no Largo das Forras estarão dando um tiro no pé. Turista não é bobo.

    Boa Noite, Sr. Carlos

    Endosso seus elogios quanto à Pousada do Ó, à localização e ao atendimento do Alan e funcionários. Isto, sem falar naquele café da manhã prá lá de gostoso, variado e farto. E o bolo cheiroso, feito diariamente, bem cedinho? Pura maravilha!
    Faz aproximadamente 4 anos que estive em Tiradentes e fui a Rezende Costa atrás de mantas e toalhas bordadas onde os preços, na época, eram convidativos. Em Tiradentes, também achei os preços elevados. No supermercado, por exemplo, alguns produtos eram bem mais caros que aqui no Rio. Com toda razão, Sr. Carlos: turista não é bobo. Cordialmente, Marilia.

    Eu tb achei tudo em Tiradentes e Bichinho super caro! Fui em 2011, mas fizemos as nossas compras mesmo em outras cidadezinhas da região, Resende Costa e mais uma que não tenho certeza do nome – Prado – se não me engano.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito