Tiradentes pra CarlaZ

Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)
[Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)]

Outra que vai passar um feriadão num lugar desprovido de dicas aqui no blog.

A CarlinhaZ e eu queremos saber o que vocês indicam em Tiradentes, a mais gastronômica das cidades históricas mineiras.

Já temos como ponto de partida os superposts do Arnaldo, que podem ser acessados aqui.

Achei também num Perguntódromo antigo uma lista de pousadas de Tiradentes indicadas para ir com crianças — coisa que é bom saber, mas não é imprescindível neste caso.

Você esteve recentemente por lá? Gostou da sua pousada, tem um restaurante ou um passeio para recomendar? Entre na nossa vaquinha de dicas!

(E se você tem um post sobre Tiradentes e São João d’el-Rey no seu blog, ponha o link na caixa de comentários, que eu edito aqui no texto.)

Leia também:

Tiradentes com uma passadinha em Ouro Preto, pela Camila do Viaggiando

200 comentários

gostaria de dicas para viajar em agosto para Escandinavia, o que é imperdível ?
obrigada

Vou pelo menos uma vez por ano a Tiradentes, tem a Pousada Mãe d´Água , fica em frente ao Largo das Forras (Centro histórico) café da manhã muito gostoso, quarto simpático e tem um preço bom , pedir apto de frente para a piscina. Tem estacionamento na loja que pertence ao mesmo dono. Restaurantes o Tragaluz, Divino Ofício- são preços mais salgados , porém o clima é muito gostoso e a comida bem boa. Se for a Bichinho procure o Restaurante da Angela, um self service aonde se entra na cozinha, ela faz um ovinho frito na hora, só as moscas são meio chatas, a goiabada mole de sobremesa é ótima, e se pode comprar logo em frente.

https://www.pousadamaedagua.com.br/novo/index2.php

CarlaZ e demais tripulantes, tb voltei de Tiradentes ontem. Além do que todo mundo já recomendou, sugiro o passeio noturno de jardineira, um veículo de 1935, com o Luiz Fernando. Se vc não se importa de sacolejar um bocado e virar atração por onde passa, é muito interessante, pq ele é um excelente contador de casos.Tem que agendar com antecedência. Tel. 9948-2370.

Olá Riq e todos…cheguei ontem de Tiradentes e amei!
Foi aquela viagem sem nada demais mas tão boa…sem explicação…
A cidade é uma graça e eu gosto de muvuca então estar cheia pelo feriado e dia dos namorados não foi problema pra mim. Aquela história de se perder pelas ruazinhas…agora sei bem o que é! Tiradentes e São João percorri assim.
É claro que levei chuva, 100% comprovado em minhas viagens que a nuvem vai na mala.
Fora que tinha sempre algum atrativo a mais…Corpus Christi…dia de Santo Antônio…Festa Junina.
Fiquei encantada com as pessoas…acho que foi o lugar que mais bati papo, e com pessoas que nunca mais vou ver na vida, e olha que sou zero simpática!
Acabei de reler as dicas e vi que deu pra fazer muito pouco e nem consegui ir em todos os restaurantes (essa é a desvantagem de ir em feriados), quem for em feriados ou no festival gastronômico reserve antes, semanas antes!!!
Fiquei no Villa Allegra e super recomendo, pelo hotel, pelo charme, pelo café da manhã nem tanto, mas vai depender de carro para tudo, o que não achei problema.
Em falar e pousadas, fui visitar a de uma leitora do blog, mas não a encontrei lá, a Pousada do Ó. Adorei, super bem localizada, melhor impossível, e é um casarão antigo, um charme! Alem de ser ao lado do Empório do Ó, onde tomei várias cervejas de vários lugares, é tipo uma delicatessen com cervejas, vinhos, queijos, massas e que pode consumir lá, papo gostoso também. Adorei!
Dos restaurantes…posso dizer que amei o Tragaluz, fui no Atrás da Matriz e eles estavam tão confusos mas a comida era boa nada demais e nas outras refeições fui tentando os simplinhos e comi bem!
Adorei fazer a trilha pela Serra São José, essa que atravessa, que o Fabio NG falou, queria fazer sem guia, mas fui convencida e acho que foi melhor mesmo, não era tão fácil de achar certas trilhas não. Foi aquela trilha de curtição mesmo, andamos 10km e parecia que tinha andado 2…alem de conhecer muita gente legal.
Não andei de trem (trauma e dica da Carla2, que eu confio!), mas fiz um passeio indo para São João, Coronel Xavier Chaves, Prados e Bichinho indo pela Estrada Real (lembrei muito da Camila), com direito a parada para conhecer uma fazenda de cana com cachaçaria, muito legal.
Bom, acho que já escrevi muito!Feedback é sempre bom, né?
As dicas desse post (acabei de reler) estão ótimas! Boa fonte para quem vai.

Estou indo para Tiradentes pela enésima vez: adoro!
A Poudasa Villa Adobe está com uma promoção que achei ótima: 160 reais casal final de semana, e 140 dia de semana!
A pousada é muito linda, um jardim maravilhoso, café da manã idem.
Amo!

Estive em Tiradentes no feriado da Páscoa. Ficamos numa pousada (Casa da Laura) perto da igreja da Santíssima Trindade. O legal é que são casas equipadas com cozinha. Perfeita para uma estadia mais longa na cidade. Mas acho divertidíssimo ficar na Casa da Marijô (todas do https://www.casaecia.tur.br ), que tem um papo interessante. Sobre gastronomia, estive em dois restaurantes: Tragaluz (vou mil vezes) e Santíssima Gula (não volto nunca mais!). Segue link para os meus comentários: https://ao-ponto.blogspot.com/search/label/Tiradentes

Abs

SUGESTÃO PARA QUEM DESEJA FAZER UMA VIAGEM CURTA, SÓ PARA RELAXAR.

TIRADENTES – MG

De todas as cidades históricas mineiras, Tiradentes foi a que melhor soube manter o jogo de cintura entre seu passado preservado e os eventos novidadeiros. A Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia, por exemplo, são dois momentos em que as pousadas lotam e os restaurantes ficam em polvorosa. O mesmo acontece quando alguma produção de cinema ou TV resolve fazer da cidade cenário de suas gravações – o casario colonial e as ruas de pedra dão mesmo a impressão de que a história acontece em séculos passados.

Tiradentes é cidade bacana para ir a dois: passear de mãos dadas, ver a riqueza da Matriz, jantar em lugares estrelados e dormir em quartos aconchegantes.

DICA

A cidade de Tiradentes é praticamente um vilarejo, bem pequena dá para se conhecer os pontos históricos em um dia tranquilamente. È uma cidade bem charmosa. Visite também São João Del Rei, a hospedagem é mais barata e por ser uma cidade próxima você pode ficar lá.
Há um vilarejo chamado Bichinhos onde tem vários artesões, um passeio por lá também vale a pena.

ROTEIRO TURÍSTICO

? Festival Internacional de Cultura e Gastronomia – 2ª Quinzena de agosto.
? Passeio de Maria Fumaça
? Chafariz de São José
? Casa de Pe. Toledo
? Largo das Forras – praça principal
? Matriz de Santo Antonio
? Capela São Francisco de Paula
? Bosque da Mãe D’água
? Bichinho

INFORMAÇÕES ÚTEIS

? É bom reservar hospedagem com antecedência já que o número de visitantes na cidade costuma ser bem grande.
? Dê preferência ao uso de roupas leves e confortáveis. Tênis ou sapatos baixos com solados de borracha são os aconselhados, devido ao calçamento de pedra. Portanto é desaconselhável o uso de salto alto.
? Igrejas e museus cobram taxas de conservação.
? A região é rica em ecoturismo, cachoeiras, fazendas, grutas e vilarejos. Evite local afastado e não caminhe sozinho pelas trilhas.

A faltou um pedido: RIQ helllllp! Eu a apatroa ampliamos a “Operação Paris” para “Paris-Roma-Lisboa”. Só q não sei nada de Roma… vi suas dicas na “Viagem” sobre onde hospedar, mas queria mais algumas BBB. Será q dá para mandar para nós mais algum booom hotel ou abrir um post tipo “Roma para o Magrineli”. Além da pretensão acho q ia enfartar… hehehe abraços e um bom final de semana… e precisando de notícias de Minas tamos aí…

    Oi, Magrinelli,

    Os hotéis em Roma são careeeeésimos!!! Peguei uma dica aqui no Vnv que foi ótima – Htl Miami, na via Nazionale (e ñ era barulhento!) http://www.hotelmiami.com E a seguir, copio uma dica de um post antigo sobre onde ñ ficar em Roma.
    Sylvia Says:
    Junho 28th, 2007 at 10:52 pm
    Bem lembrado Beto :
    EVITAR SE HOSPEDAR EM ROMA na
    Via Marsala /e na primeira quadra dasVicenza, Marguera, Milazno e Castro
    e para garantir tb na Via Amendola e na Via Giolitti que são ruas que
    circundam a estação de trem.
    A partir da Praça da Republica e da Praça Independenza o “entorno”
    era mais atraente e mais bem frequentado

Sobre a Venerando e a berço da Liberdade liguem para (32) 3355-1831. Agora a melhor parte: gastronomia… tudo de bom… do mais simples ao mais sofisticado, Tiradentes é uma fomentadora do pecado da gula. Gosto muito dos restaurantes no Largo da Forra. Destaques para o Mandalun (que mandava bem tb nos lanches), Atrás da Matriz e o Spaghetti. Compras: muita coisa legal, realmente quase tudo feito fora de Tiradentes. Se estiver de carro os posts anteriores já deram a dica: se estiver de ônibus o jeito é comprar alí mesmo. Eu comprei boas coias na Arte & Tal (Rua da Prefeitura, 08, centro). Tem q conferir se ela ainda existe. Por fim vai um mapinha q fiz no Maps
https://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&gl=br&ie=UTF8&msa=0&msid=117625313152163544712.00046a0591c567c2746fe&ll=-21.111046,-44.174963&spn=0.015093,0.019312&z=16

    Olá,
    a novidade é que a loja Arte e Tal estará lançando seu site agora,final de novembro.
    Vale a pena conferir!

Bommmm dia! Riq e companhia eu amo Tiradentes. Ja fui lá durante o Festival de Cinema (imperdível) e quando não tem nada (um sossego DIVINO). Bom Riq, como adepto em outros tempos do “turismo perrengue” (sempre eu dizia q o “Viajar bem e barato” ainda era caro, hehe), vai uma dica BBB. Pousada Venerando https://www.pousadavenerando.com.br/ . Na verdade são 3 pousadas (Berço da liberdade e o outro nome não achei) com uma área comum com piscina, salão de jogos, outra piscina aquecida e estacionamento (muito útil se vcs vierem de carro). Por que a Venerando era boa? Tinha a estrutura das outras duas só q com diária mais barata. E ainda tem um mostruário de móveis rústico show de bola no térreo. No outro post eu falo da comida…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito