Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Panamá agora exige vacina contra febre amarela; mais países da América Latina devem passar a exigir o certificado

Vacina contra febre amarela para viagem

Vai ao Panamá? Saiba que:

  • Desde 6 de fevereiro de 2017 o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é exigido para quem vai desembarcar no Panamá
  • A vacina não é necessária para quem apenas fizer conexão sem sair do aeroporto

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

82 comentários

Bóia, boa noite!
Ratifico apenas a pergunta do colega acima, estamos de viagem marcada para os EUA dia 23.03 (a data está em cima) – estamos tentando tomar a vacina contra a febre amarela, inclusive em redes particulares, porém aqui no Ceará, tal vacina está em falta, então quer dizer que as autoridades americanas ou mesmo a empresa área -NÃO estão cobrando tal cartão de vacinação internacional???
Agradeço desde já pela informação.
Grato

    Olá, Kaio! Se houvesse necessidade para se vacinar contra febre amarela para ir aos Estados Unidos, você já teria sabido pelo Jornal Nacional, pelo Fantástico, pelo O Povo, pela rádio, pelo Facebook, pelo Instagram, pelo seu vizinho, pelo porteiro do seu prédio. Os Estados Unidos não pedem a vacina.

Boia desculpe minha ignorancia… estou indo pra miami.. em 06/16…a duvida e a seguinte….os Eua nao exigem ( ainda) o certificado de vacinaçao p febre amarela)…
sendo assim independentemente se vou num voo direto , ou se faço escala em bogota ou panama…o fato dos Eua , nao exigirem , nao me obriga a tomar a vacina indo direto , ou com escalas..é isso?

    Olá, Patrick! O Panamá não exige a vacina para escalas. A Colômbia não exige a vacina para desembarque ou escala.

Tomem muito cuidado com isso. Cheguei em Cuba no dia 8/2 sem certificado de vacina, e me deixaram entrar após horas retido no aeroporto com o aviso de que apresentando sintomas deveria me apresentar a um hospital. Três dias depois fui obrigado a me internar num hospital, sendo que tive de fazer uma correria absurdamente tensa pra conseguir remarcar minha passagem e voltar ao Brasil no dia seguinte, tendo sido até mesmo perseguido por autoridades cubanas. Quem quiser o relato completo postei na minha página de facebook:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211557439028580&set=a.1646704124474.2092199.1143035499&type=3&theater

Ricardo e Bóia, estão exigindo pro Chile? Passarei carnaval lá.

    Olá, Fernanda! Nunca foi exigido para o Chile. Provavelmente nunca será. O Chile é um país temperado, não é um país tropical.

Olá, Ricardo.
Desde o último dia 09/02 precisa de vacina para febre amarela para quem vai para Cuba. Descobri isso ao chegar an minha escala em Bogotá e perder o voo por conta disso. A cia aérea em momento algum relatou isso, me vacinaram no aeroporto mesmo, emitiram o certificado internacional e me alocaram em outro voo.
Vale ficar atento. Infelizmente aconteceu isso….
Abraços!

Boa noite, estou indo para punta cana(República dominicana) dia 20 de fevereiro com conexão em Bogotá(colombia) e Lima(Peru), vou ficar 5h no aeroporto de um vôo para o outro. Saberia me dizer se eu preciso de alguma vacina para entrar nos países, como febre amarela ou outras?

Desde já agradeço.

    Olá, Milton! Hoje, 10 de fevereiro de 2017, às 19h22, as informações do texto continuam válidas. Não é preciso vacina para escala ou desembarque em nenhum desses destinos.

    Caso ocorra alguma novidade, atualizaremos.

Viajarei para a Europa (França e Bélgica) daqui a duas semanas. Saberia informar se é necessário tomar a vacina da febre amarela?

    Olá, Rosana! A vacina só é exigida por países TROPICAIS. A Europa não pede, nunca pediu, nunca pedirá esta vacina.

Olá, boa noite. Viajo para os Estados Unidos dia 19/02, com a entrada do Trump e o surto de febre amarela aqui no Brasil você acha que será preciso fazer a carteira internacional de vacinação?? Já tomei as vacinas, mas estou preocupada com a questão da carteira, pois minha viagem já está em cima e posto mais próximo da anvisa fica muito distante da minha cidade. Estou com medo de ser “Barada” na imigração, rs

    Olá, Kelia! Apenas países localizados em regiões tropicais exigem a vacina. Não é o caso dos Estados Unidos. Existem vários motivos para se vacinar, mas viagem aos Estados Unidos não é um deles.

Bom dia Bóia,
Estou no meio de um tratamento e não poderei tomar a vacina da febre amarela. Viajo dia 01/03 para os EUA e depois para o Caribe (Turks e Caicos). Pelo que li, eles ainda não estão pedindo o certificado em TC, mas estou um pouco preocupada com isso. Imprimi o formulário disponível no site da Anvisa e a minha médica preencheu direitinho. Liguei no 0800 da Anvisa e me falaram que eu teria que ir até um centro do viajante com este atestado em mãos. Aí liguei no aeroporto de Congonhas, que possui um destes centros, e então me informaram que não tem nada disso, que este atestado preenchido pelo médico já é o meu certificado. Que é só anexar ao passaporte. Você tem esta mesma informação?
Obrigada!

    Olá, Ananda! Tente também no do Emílio Ribas. Se confirmarem essa informação, por precaução faça uma tradução juramentada do atestado. Não temos relatos de viajantes que usaram dispensa de vacinação.

    Obrigada Ricardo! O formulário foi preenchido em inglês, mas estou rezando para que não me peçam nada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito