Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Panamá agora exige vacina contra febre amarela; mais países da América Latina devem passar a exigir o certificado

Vacina contra febre amarela para viagem

Vai ao Panamá? Saiba que:

  • Desde 6 de fevereiro de 2017 o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é exigido para quem vai desembarcar no Panamá
  • A vacina não é necessária para quem apenas fizer conexão sem sair do aeroporto

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

82 comentários

Estou indo ao Panamá e vai no meu grupo algumas pessoas com mais de 60 anos, existe uma recomendação de que pessoas com mais de 60 anos não devem tomar esta vacina.
Os postos de saúde não aplicam esta vacina para pessoas com mais de 60 anos.
Como devo proceder?
Grato
Murillo

    Olá, Murilo! Faça o certificado de isenção. Há um link para o post.

Tenho restrição à vacina,mais de 60 anos.Viajo para Cartagena com conexão na cidade do Panamá. Tenho que ter documento de vacinação?

    Olá, Adayr! O texto é bem claro. Não é necessária vacina para conexões no Panamá. Por favor, leia com atenção.

Você pode me informar o telefone da COPA? já tentei ligar em varios que achei no google e fala que não existe.
Obrigada

    Olá, Camila! Nesse caso a gente entra no site da cia. e pega o telefone. É 0800-886-2672

Viajo em junho para Aruba com conexão de menos de 4 horas no Panamá. Fiquei confuso com o post da Claudia Reis dia 18/02. É necessário o certificado internacional ou não da vacina contra febre amarela para conexão no Panamá e desembarque em Aruba?

    Olá, Felipe! Ela PERMANECERIA UMA NOITE no Panamá. Não pôde sair do aeroporto porque não tem a vacina. Você vai ter uma conexão. Não sairá do aeroporto. O Panamá não pede vacina para conexão, está superclaro no texto e repetido em várias respostas. Aruba não exige a vacina.

Boa tarde.
Voltei de viagem no domingo e deu tudo certo: consegui entrar em Havana e não tive reação à vacina. Ufa!
Pediram o cartão de vacinação na entrada e tive que preencher um documento autodeclaratório informando que não tive sintomas suspeitos nos últimos dias. Recomendo vivamente que tomem a vacina antes de viajar (para dat tempo dos 10 dias para começar a valer). Foi tenso passar por isso e minha viagem poderia ter sido comprometida.
Beijos!

Minha família e eu iremos fazer uma conexão longa em Panama.
Já tomamos a vacina…
É somente levar as carteirinhas de vacinação ?

    Olá, Clewer! Se vocês forem sair do aeroporto, precisarão do certificado internacional, que é emitido em postos Anvisa. Só a carteirinha de vacinação não serve. Tem que levar a carteirinha de vacinação ao posto da Anvisa mais próximo de você e fazer o certificado internacional.

Estou voltando dos USA e permaneceria uma noite aqui no Panamá, mas minha entrada foi impossibilitada por não ter tomado a vacina!! Fiquem atentos, não estão deixando entrar no país sem cartão de vacinação!! Nova lei foi aprovada dia 13/02/2017

Bom dia, caso tenha alguma alteração na exigência da vacina com relação aos EUA ficamos sabendo com alguma antecedência ou é tipo “mudou tá valendo” ?? Grata

    Olá, Karen! É remotíssima a possibilidade de os Estados Unidos virem a pedir a vacina. Mas se algum país, qualquer país, resolver passar a exigir, provavelmente será de um dia para o outro, sim.

Oi Ricardo,
Não sei se você pode me ajudar a tirar essa dúvida: moro em Bogotá e viajarei amanhã para São Paulo, mas tenho uma escala de 15 horas no Panamá… Será que terei problema para sair do aeroporto lá, por conta da vacina que ainda não tomei, já que são muitas horas de espera?
Super obrigada!

    Olá, Camila! Quem responde é A Bóia. Precisa ligar para a Copa para saber. Pela lógica, se você não sair do aeroporto, não deve haver problema. Tem que ver até onde esse tal limite de 6 horas é seguido à risca.

Bom dia!
Poderia confirmar se para Guatemala está sendo obrigatório o certificado internacional? Verifiquei no site da Copa Airlines, mas fiquei um pouco confusa.
Obrigada!

    Olá, Nadia! Segundo o site da Anvisa, a Guatemala exige a vacina, sim. Ligue para o atendimento telefônico da Copa, eles informam. (Você nos conta a resposta por favor? Obrigada!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito