Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Mais dois países exigem vacina contra febre amarela: Colômbia e República Dominicana

vacina febre amarela colômbia punta cana

Conforme a gente aqui no Viaje na Viagem previu em fevereiro, mais países tropicais estão passando a exigir o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros.

A nova leva é composta por dois destinos quentes do momento: a Colômbia e a República Dominicana, justamente os dois países mais em conta da América Latina para brasileiros.

A nova norma da Colômbia está em vigor desde o dia 30 de março, quando foi emitida esta circular do Ministerio de la Salud (veja também a nota da Latam).

A exigência na República Dominicana foi divulgada dia 2 de abril pela revista Istoé (agradeço ao leitor Eularino de Andrade pela informação).

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

68 comentários

Olá… Gostaria de saber quanto a ilha de San Andres, tenho conexão em Bogotá , é necessario a vacina de febre amarela??

    Olá, Monica! San Andrés faz parte da Colômbia. Por onde quer que você vá, precisará da vacina.

Ola! Disculpa o meu portugues è muito ruim…Sou Italiana. O meu voo partia o dia 4 de mayo para Roma, com escada em Bogota de 20 horas. Nao deixaron me partir e nao ayudaron para remarcar com outro voo. A companhia ainda nao contesta ao meu pedido de um rembolso…Alguma sugerencia?

    Olá, Sara! O problema aí deve ter sido a permanência de 20 horas em solo colombiano. A exigência da vacina não se aplica apenas a brasileiros, mas a pessoas que tenham estado no Brasil.

Boa noite. Alguma novidade sobre a necessidade de certificado de vacinação para quem fará apenas conexão na Colômbia?

    Olá, Felipe! A cia. não quer se comprometer, porque num eventual problema com a conexão, o passageiro sem vacina poderia se ver na necessidade de sair do aeroporto ou ficar muito tempo por lá e poderia ser posto em quarentena. Mas se houvesse algum caso de passageiro de conexão barrado por não ter vacina, já teria aparecido.

    Se você tem tempo hábil, faça a vacina. Poupa dúvida e dor de cabeça. Faz muitos anos que a gente recomenda que todo viajante tenha sua vacina feita.

Olá boia! Liguei na Avianca hoje para confirmar a informação de que não é necessário o certificado apenas para conexões na Colômbia, pois estou com voo marcado para 15/05. A atendente confirmou a informação, porém, afirmou que a Avianca está orientando os passageiros a não fazerem conexão sem, pois, em caso do passageiro perder o voo ou o mesmo for cancelado por qualquer motivo, teria de ficar de quarentena. Além do mais, por ser uma exigência recente, alguns agentes de imigração pode ser que exijam. Enfim, ela insistiu pra que eu não viajasse sem, fiquei com medo e estou indo atrás rsrsrs. Realmente tenho a impressão de que nem as cias aéreas têm as informações precisas para nos passar.

Tailandia , Vietna e Cambodia tambem exigem a vacina.
Na Tailandia, todos os portadores de passaportes da America d Sul e da Africa tem q passar na inspeçao sanitaria todas as vezes que entrarem no pais ( é demorado e mts perdem voos)

Olá Bóia, estou indo para Punta Cana dia 02/05/2017 saindo de SP. Resido em Campinas, passaporte emitido pelo Estado de SP mas sou Mineira. Não tenho muita experiencia com viagens então me desculpa se minha pergunta for meio imbecil.

Saindo de SP, com conexão no Panamá e estadia em Punta Cana seria necessário a vacina contra febre amarela? E em caso afirmativo para obter o cartão internacional de vacinação teria um prazo de vencimento da vacina pois tomei a mais de 10 anos.

Obrigada,

    Olá, Mariana! Nos parece que essa exigência da República Dominicana é só para inglês ver. Se perguntarem, é só dizer que você não vem nem de Minas nem do Espírito Santo. De todo modo, todo certificado internacional de vacina contra febre amarela agora é válido por toda vida, mesmo que esteja vencido.

Oi comandante, boias e trips! Estive como o Marcelo na ANVISA da Evaristo da Veiga há 2 semanas onde fui informada que a emissão do certificado internacional de vacinação só no Galeão. Não, eu não vou viajar para um local que exija mas como as Companhias Aéreas estão confusas não quis dar mole e como diz o Comandante, vai que… Eu e meu Rick já tinhamos, fui lá hoje fazer para meu mascote VnV. Fui de carro, estacionei no Terminal 2, procurei o Desembarque Doméstico e as 9.30 avisei que o meu era sem cadastro. Havia 2 pessoas na minha frente. Pode agendar e preencher o cadastro previamente mas óbvio que o agendamento não li em lugar algum. Ajudei a senhora antes de mim a preencher e preenchi o meu num terminal dedicado só para os sem cadastro. Uma fila atende os que se cadastraram e outra os sem cadastro como eu. As 9.50 meu filho já tinha o certificado for life (ainda que ele vá tomar outra dose aos 4 anos, pois tomou a fracionada). E a atendente ainda confirmou o que estamos já cientes – o meu certificado tem validade mas eu não preciso tomar de novo – e que a 2a dose do meu filho é da minha consciência. Palmas para a equipe da ANVISA do Galeão!!! Demorei mais para voltar de lá do que para ir e ser atendida.

Fico impressionada como seu blog sempre tem tudo q eu preciso! Você deixou o texto aí em cima bem mastigado! Obrigadaaaa

Estou viajando para Cancun, com conexão na Colômbia. Será necessário a vacinação contra febre amarela? Grato.

    Olá Bóia, estou muito preocupado com isso, estou na mesma situação do Fernando, tenho uma conexão na Colombia de 3 horas e meia, vou trocar de avião e ir para Cancun. Tenho a vacina e o certificado internacional, mas no dia da viagem vai fazer só 7 dias que eu terei tomado a vacina e não vai estar valendo ainda. Essa informação de que NÃO é necessária a vacina para conexão é oficial? Tem algum documento para eu me munir na hora do embarque. Muito obrigado pela atenção!

    Oi, muito obrigado pela informação. Tem algum documento oficial que eu possa apresentar caso o funcionário não esteja alinhado com isso?

    Muito obrigado!

    Olá, Thiago! Se você está agoniado assim, ligue para a cia. aérea e anote o nome de quem lhe der a informação. Não existe nada publicado. Procure relatos de pessoas barradas porque foram fazer conexão em Bogotá sem vacina, você não encontrará nada.

    O site da Avianca menciona ENTRADA NO PAÍS. Você não vai entrar no país. Não faz nenhum sentido obrigar pessoas que não vão entrar no país a ter a vacina.

    Certificado de vacinação contra a febre amarela

    Devido à alerta internacional sobre a febre amarela emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana da saúde (OPS), o Ministério de Saúde e Proteção Social da Colômbia determinou que os passageiros que procedam de Angola, República Democrática do Congo, Uganda e Brasil, será solicitado o Certificado Internacional de Febre Amarela para sua entrada ao país.
    ​​

    Entendo, entrei em contato novamente com o Atendimento Online da Avianca internacional e tenho sempre a mesma resposta.

    Daniel: Neste caso Thiago, deve validar diretamente com a embaixada ou consulado do país de conexão, já que cada passageiro deve conhecer toda a documentação para a viagem; lembre-se que o requerimento dessa documentação é diretamente o departamento de migração de cada país.
    Pode verificar a informação em nosso site na opção de Documentos legais: https://www.avianca.com/pt-br/informacao-viagem/planeje/requisitos-legais/documentos-legais.aspx

    Por isso minha agonia, as informações são muito diferentes em cada lugar, e cada lugar te joga pra outro lugar e ninguém responde a pergunta de forma clara. De qualquer forma, muito obrigado, já me deixou mais tranquilo rsrs.

    Que alivioooo ler as infos aqui… Pois estou indo no dia 01/06 para Cancun via Bogota, e achei que precisaria da vacina, porém entendi que em conexão não é necessário.

    Ja estava quase surtando aqui!! rsrs

    Obrigada!!

    Thiago, você conseguiu embarcar? Deu tudo certo mesmo sem a vacina? Te barraram apenas na conexão? Abs.

    Olá pessoal e Thiago! Liguei hoje para o consulado da Colômbia, e uma Senhora nada educada me afirmou que precisava da vacina para qualquer tempo de conexão. Estou em pânico. Pois consegui tomar hoje e viajo dia 5, tenho 9 dias e não 10. Mas pela internet tudo que leio diz que para conexão não. Vou surtar.

    Olá, Priscilla! Não precisa vacina para conexão. Confirme com a cia. aérea, que é a única autoridade que vai aprovar a sua entrada no avião. Você não passará por nenhum agente de imigração colombiano durante todo o seu percurso entre o Brasil e o seu destino final, só funcionários da cia. aérea no check-in do Brasil e no portão de embarque em Bogotá. Você oficialmente não entrará em território colombiano. A senhora do consulado apenas não quer se comprometer.

    Bóia, preciso deste Help, tem certeza que para conexão não precisa? Pois para todo lugar que ligo, dizem que precisa, no desespero eu tomei, mas faltando 9 dias para a viagem, e o tempo exigido são 10 dias, estou sem dormir. Cada lugar eles informam uma coisa diferente. O que me diz ?

    Olá, Priscilla! Se o vôo parte da sua cidade, vá até o aeroporto no horário do check-in do vôo para Bogotá da sua cia. e pergunte ao atendente. Procure também na internet relatos de passageiros indignados porque não puderam embarcar porque iam fazer conexão em Bogotá e não tinham vacina.

Estive hoje na rua Evaristo da Veiga 16,Centro, RJ para emitir meu certificado Internacional de vacinação da Febre Amarela, mas fui informado que a Secretária de Saúde suspendeu a emissão no local em virtude do grande movimento para vacinação. Agora somente no Galeão.
Nada está tão ruim que não possa piorar. Local muito fora de mão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito