Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Para a Martinica também precisa, fui este ano embarcando por Miami e os funcionários da American exigiram. Já aparece na tela deles a exigência para quem tem passaporte brasileiro.

Olá. Tomei a vacina há muito tempo, quando tinha 12 anos. Soube agora que não preciso do reforço (vou à África do Sul em março).

Probleminha: no cartão, além dos dados da vacina (lote, quem aplicou, fornecedor etc.), há apenas meu nome (com um sobrenome do meio abreviado) e data de nascimento. Só.

Isso pode me trazer problemas?

Posso levá-lo a um desses postos que emitem esses certificados e pedir um novo?

A Embaixada de Cuba exige vacina da Febre Amarela, mandei email a perguntar pois a minha tem apenas 5 anos a perguntar se preciso de voltar a revacinar. As leis não são para todos os paises.

Liguei hoje dia 21/10/16 para Embaixada do Panamá em Brasília e me informaram que para conexão não precisa vacina mas se sair do aeroporto é obrigatória SIM. E agora qual informação ė correta?

    Olá, Liana! A Copa Airlines nos disse que não está sendo exigida a vacina nem para ficar no Panamá. Até agora ainda não apareceu ninguém para dizer que teve o seu embarque ou entrada no Panamá impedidos por falta de vacina.

Em Setembro estive na Tailandia e tive um grande problema para conseguir entrar no país. O pessoal não aceitou minha carteira de vacinação internacional constando o prazo de validade como “à life”. Questionei sobre a nova regra emitida pela OMS, mas mesmo assim o funcionário do departamento de saúde local dizia que as regras do Reino da Tailandia continuam restritas e etc… Resumindo foi desgastante… e ainda me “cobraram” uma taxa de USD20,00 dizendo que seria para autorizar a entrada, pois o formulário deles consta a data da vacina e não a da validade… Se alguém mais passou por isso, dividam… abs

Bom dia,
Estou indo viajar para Punta Cana com conexao em Bogota, pelo que li acima nao precisa de vacina febre amarela. Porem alguns amigos informaram que precisa, ja outros nao e assim vai…entrei no site da cia e diz que precisa, eu vou voar com Avianca e minha amiga vai de Latam, e ambas cias menciona que precisa..
Pelo que li nesse site nao precisa, ufa posso ficar sossegada?!

    Olá, Elizabeth! Não precisa. A gente jura que não precisa. Mas se você não quiser acreditar, não tem problema. Tome a vacina e tire essa dúvida da cabeça para o resto da vida.

    (Agora: desafio você a achar um relato, um relato que seja, na internet, de gente que não conseguiu embarcar ou foi barrada na Colômbia ou na República Dominicana por causa de falta de vacina. Não existe. É lenda urbana. Um dia foi necessário, hoje não é mais, mas ninguém quer se comprometer.)

Uau isso é muito interessante, eu não sabia que tinha que emitir esse certificado. Eu vacinei em 2013 porque me disseram que precisava pro Peru, e nem pra isso precisa, mas se precisasse teria me ferrado porque super não tenho o certificado. Vou me informar se tenho que vacinar pra emitir ou se é só mostrar que vacinei pra fazer a emissão do certificado. Que doido!

Tá na lista que não precisa pra nenhum país da Europa, mas Malta pede.

Tomei a vacina em 2004 e meu certificado possui data de vencimento 2014. Estou pensando em levar minha carteira novamente na Anvisa e pedir para tirarem um novo certificado com a validade “LIFE”. Viajo para Tailândia em dezembro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito