Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Alguns adendos:
Como já foi mencionado aqui a OMS recomenda só uma dose da vacina. Viajei em novembro passado para a Tailandia e o Brasil estava seguindo essa recomendacao mas o Consulado da Tailandia informou que rstava ainda exigindo o reforço após 10 anos. No posto de saúde me informaram que a Costa Rica também não tinha aderido. Agora no Brasil com o surto em alguns estados o Min da Saude voltou a recomendar uma segunda dose para adultos que irao as áreas afetadas(apos 10 anos) Para a segunda dose não é necessario o prazo de 10 dias e uma terceira dose não é recomendada por ninguem. Confuso não? Para viagens internacionais é prudente ver caso a caso. Espero ter ajudado.

Vou viajar no carnaval com meu marido para Cancun. Tomamos a vacina contra febre amarela e vamos ficar apenas uma hora e meia no Panamá (tanto na conexão de ida, como na de volta). Precisamos trocar o certificado na ANVISA pelo internacional? Para isso, teríamos que nos deslocar para a capital do nosso estado (300 km) só para a troca . Nossa viagem será em um domingo e a ANVISA em finais de semana. Obrigada.

    Olá, Maria do Carmo! Para valer em viagem, só o certificado internacional mesmo; o nacional vale só no Brasil. O México ainda não exige a vacina. O Panamá vai exigir apenas para entrada no país; não é preciso para conexão ao México. Mas se você quer se precaver quanto a uma mudança de posição do México, vai precisar chegar dois dias antes à capital e obter o certificado internacional antes de viajar.

Gostaria de saber se quem tomou a vacina contra febre amarela em 1998 ainda é válida.

    Olá, Fabiana! Teoricamente, sim. Mas não se sabe como estão reagindo a isso os controles migratórios de cada país quanto à resolução da OMS.

estive no Panamá (fora do aeroporto 🙂 e também em Cuba em novembro de 2016. Nenhuma das aduanas exigiu certificado de vacina. Apenas o passaporte (e uma gui de turismo em Cuba).

Informação importante adicional! Para crianças menores de 5 anos o reforço ainda é necessario!

Olá Ricardo, tudo bem?
Seguinte, essas informações sobre a vacinação, realmente são meio confusas. Como me vacinei em 2006 e lá no cartão estava escrito para tomar o reforço, resolvi me informar melhor a respeito. Eis que acabo de encontrar uma página do Ministério da Saúde com as recomendações de esquemas de vacinação. Aqui: https://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/52271-ministerio-da-saude-tira-duvidas-dos-internautas-sobre-a-febre-amarela
Com isso, fui hoje mesmo ao posto e já a tomei a segunda dose da vacina, pois farei uma viagem para uma área rural de risco.
No entanto, vi no facebook do Ministério da Saúde, uma pessoa perguntando a respeito do comunicado da OMS a respeito de tomar somente 1 dose. A resposta deles foi que para a OMS 1 dose você já está imune a vida toda. No entanto, para o Ministério da Saúde a 2ª dose é necessária para uma pessoa ficar imune a vida toda! Aqui: https://www.facebook.com/minsaude/photos/a.205936522758305.51623.175330465818911/1470882419597036/?type=3&comment_id=1471016492916962&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R3%22%7D

Espero ter ajudado! 🙂

Ha uns anos atras tomei vacina da febre amarela e emiti o CIVP. Acabei me mudando nesse tempo e perdi o comprovante de vacinação e o CIVP. Entrei em contato com o centro de orientação que emitiu meu CIVP solicitando uma segunda via e eles alegaram que só era possível emitir a segunda via com o comprovante de vacinaçao. Informei que havia perdido junto com o CIVP. Eles me disseram que a resposanbilidade era minha e que não poderiam fazer nada. Além disso, não indicam que eu tome uma nova dose da vacina contra febre amarela. Acho absurdo a ANVISA te dar um documento e não ter controle eletronico sobre isso para te dar uma segunda via apenas com um documento com foto. A unica alternativa que vejo é tomar uma nova dose, pois viajarei para Tailandia e é obrigatorio. Alguma outra sugestão?

Eu estava na tailandia, vim para o camboja e perdi meu certificado aqui, preciso voltar para a tailandia em alguns dias… alguem sabe oq posso fazer? Sera q vai ser so tomar a vacina la de novo? Ou talvez só dizer q estive lá há pouco tempo? Obrigado

Bom dia! Gostaria de saber se vcs tem informações sobre a vacina contra febre amarela em Belize e Jamaica.
Obrigado,

    Olá, Andraus! Não temos feedback de viajantes a esses países. Na dúvida — e sobretudo se usar cias. aéreas americanas — melhor tomar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito