Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

Emilio, a SkyEurope estava a ameaçar falir há algum tempo. Foi até proibida de voar para o aertoporto de Viena por falta de pagamentos… A unica coisa que vc pode fazer é pedir imediatamente ao reemboloso dos voos pagos pelo cartão de crédito e procurar alternativas possiveis
Pareceu-me que a czech airlines estava com boas tarifas https://www.czechairlines.com/en/worldwide/portal_intropage.htm
No caso do voo de Veneza, talvez seja mais económico você procurar aeroportos proximos, com boas ligações à cidade (Pádua, Bolonha, Bergamo ou até Milão)
Apesar de tudo foi melhor isso ter acontecido agora do que a meio da viagem 🙂

    Ops, não tinha visto que você já tinha respondido! (Eu começo a ver os comentários a partir dos mais antigos, hehe, nos bastidores do blog). Obrigadinho!

Excelentes dicas!
Que gostoso os “camarones al mojo de ajo” com 2X!!! Ñam, ñam,ñam…
Adorei o mar, seu cor e sua tranquilidade. Isla Mujeres, deliciosa!!!

Riq, muito obrigada por aceitar carregar essa “Malla” junto com vc a Isla Mujeres. O passeio foi excelente e sua companhia, melhor impossível. Muchas gracias e tudo de bom sempre pra vc q comanda maravilhosamente a comunidade mais viajante do Brasil! 🙂

Um grande beijo.

ATENÇÃO, AJUDA POR FAVOR!!
Riq, desculpe-me por usar este espaço para isso, mas estou deseSperado. Acabei de receber este email da Skyeurope, com que eu “tinha” voos marcados de Amsterdam a Praga e de Praga a Veneza:

“Dear Guest,

Please be advised that SkyEurope has suspended its sales and operations immediately.

Those of you who have purchased flights with a credit card, please turn to your credit card issuing bank to seek refunds for unused portions of SkyEurope’s flights.

In case you have paid directly to SkyEurope in other means than credit card (e.g. bank transfer, cash), please be advised that a refund may not be possible.

If you have ordered your flight tickets via a travel agency or organizer, you should discuss the matter with them first.

If you are already at the destination or have rented a car through SkyEurope’s business partner, you may stay at the hotel and use the vehicle during the period originally agreed. You must, however, order a return flight from some other airline at your own expense.

You may also wish to contact your insurance provider to seek further guidance and support.

Please check our website for further updates.

We regret for the inconvenience that have been caused to you.”

JA VI QUE É EXATAMENTE O MESMO INFORME QUE CONSTA NO SITE DA EMPRESA.
E O PIOR É QUE JÁ RESERVEI E PAGUEI O HOTEL DE PRAGA, E ONTEM!!!!

RIQ, O QUE É QUE EU FAÇO? FIQUEI SEM OPÇÕES EM CONTA PARA ESSES DESLOCAMENTOS. ALGUEM TEM IDEIA DO QUE ACONTECEU E DE COMO EU DEVO PRECEDER A PARTIR DE ENTAO?

DESDE JÁ AGRADEÇO

EMILIO MELO

    que coincidência: meus cunhados, com quem vamos viajar pela Europa em outubro também tiveram seus vôos cancelados pela SkyEurope. Só que ninguém recebeu a tal carta. Ficamos sabendo porque tínhamos contratado aquela guia que o Arnaldo recomendou e ela nos escreveu pra contar. Que encrenquinha boa, não?

    É um risco que se corre com as low-costs, Emílio, e uma das razões por que eu digo que é mais seguro viabilizar o itinerário inteiro por cia. convencional.

    Imediatamente você precisa ligar para o seu cartão e pedir o estorno, conforme eles estão recomendando.

    Depois, deve tentar ver vôos no https://www.kayak.com e também nos sites cias. que fazem esta rota — KLM, Alitalia, Czech.

    Pode ver com um agente de viagem se não é possível reemitir a passagem inteira, incluindo os trechos internos europeus.

    Pode usar o https://www.skyscanner.net para ver se não há vôos baratos, nas datas que você precisa, de Eindhoven ou Colônia para Praga, de Praga para Pisa ou Milão.

    Pode ver os termos de cancelamento da sua reserva de hotel de Praga e de repente escolher outro destino entre Amsterdã e Veneza.

    Lamentável isso… imagina se isso acontecesse na semana da viagem…. Pelo menos vão estornar os valores.

Eu também me encantei por Isla Mujeres… Nunca tinha planejado ir a Cancún, por puro preconceito mesmo – fui apenas porque apareceu uma oportunidade daquelas imperdíveis, e não me arrependi nadinha, pelo contrário!

Pessoal, vim deixar unos besitos a todos – estou indo pra Bs.As. na 4a.f. logo cedo, então talvez fique meio sumida uns dias… 😉

    Boa viagem, Carla! Vibaneie numa boa, e traga uns alfajores para a comunidade 😉

Inveja não só do mar lindo mas da temperatura da água, que costuma rondar os 30 graus nesta época, se aqui no Rio chegasse a 25 eu já me dava por satisfeito, mas da última vez que tentei praia aqui no auge do verão estava 18…

Este ano um amigo meu estve no Ritz Carlton de Cancun e adrou, mas lá também né, nem precisava deste mar.

Depois de um dia bem estressante…leio e “vejo” essa maravilha de post! Ai que vontade que dá (tanto da praia quanto da comida).
Aproveitem bem! Delícia! 😉

Eu posso aproveitar para fazer um OFF TOPIC aqui rapidinho?

Alguém entendido saberia me dizer a quantas anda a história da ANAC e das passagens para os Estados Unidos?

Estou querendo passar o Ano Novo lá, e um amigo me disse que é esperada uma baixa no preço das passagens agora no mês de outubro.

Eu só não sei se, considerando que dezembro está já logo ali, e também que seria para ir justamente no Réveillon, se eu posso contar com um preço mais camarada ou se esperar ficar mais perto acabaria encarecendo a coisa toda.

Alguém arrisca um palpite?

    Merel, não sou especialista não, mas acompanho o Aquela Passagem do Rodrigo Prurish. Dá um pulo lá e procure em bandas tarifárias. O que eu me lembro é que a ANAC começou no início de 2009 a liberar as bandas tarifárias que devem acabar em 01/janeiro/2010. Desde julho de 2009, salvo engano, o desconto máximo permitido para passagens para os EUA é de 80% sobre o valor mínimo anteriormente praticado. Mas, sinceramente, acho difícil encontramos a aplicação destes descontos na alta temporada… Enfim, consulte o Aquela Passagem e veja o que o Rodrigo acha!
    Abç,

    Muito obrigada, Lu! Vou dar uma passada lá para tentar descobrir! 🙂

    Tb não sou especialista, mas acho improvável que os preços desçam mais do que já desceram… Outro dia uma empresa (acho que a continental.. não me recordo) estava com um vôo – quer diz, voo – para Miami por 1054 reais COM TAXAS. Inacreditável. Sinceramente, mais barato que isso acho que não dá pra ficar. Mas reforço a recomendação do Aquela Passagem e dou tb à do http://www.voesempre.com. Ambos muito bons.
    abs,

    Hmmm, eu acho que especificamente para o Réveillon a tendência é que as passagens vão ficando mais caras quanto mais perto da data, por culpa da demanda, mesmo. Achando passagens palatáveis, eu compraria já — e desencanaria de ler notícias sobre o assunto 😎

    Queridos, super obrigada! Estou preparada para uma facada boa… A ver!

De um abraço na Luica, e curta bem !

Eu tambem gostei do passeio de isla Mujeres.

Se vcce quiser um paseio ainda mais privativo há uma reserva de vida marinha, que se não me engando chama-se ilha Morrocy, onde voce compartilha a ilha com pelicanos e outras criaturas aladas…

    Como assim, pessoal??! Mais um lugar para eu fazer reunião com a família?? 😆 😆

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito