Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

Caro Riq,
Simplesmente sensacional suas dicas.
Já as acompanho faz algum tempo e são referências para as minhas viagens (Barcelona, Praga, Portugal, Paris etc.), uma vez que sou daqueles turistas que uso agência em último caso.
Tb não gosto muito de perguntar/incomodar, antes de ler todos os posts, mas dessa vez não me contive.
Já fui à Cancun em 1997 com minha esposa e agora (jan2010) voltarei com minha esposa, cunhada, filha (14a) e dois sobrinhos (14a e 10a). Confesso que estou com dificuldades de fechar uma programação para atender +/- a todos interesses/expectativas. Se na primeira vez, meu foco era mais estilo lua-de-mel, agora vou tentar intercalar atrações culturais com outras que os “aborrescentes” tb curtam. Como tenho 7 dias/8noites, minha intenção é alugarmos dois carros (em prol da flexibilidade) e curtirmos Xcaret, Tulum, Chichen-Itza, Isla Mujeres, Playa del Carmen (ou Cozumel).
Bem…aí vão minhas perguntas:
Ouvi falar no tripadvisor de um parque de Cancun chamado Selvatica. Vc conhece? Vale a pena?
Comparando Xcaret, XelHa e XPlor…dá para eleger um melhor/mais completo? A visite nos sites não deixa muito claro…e eu só conheço Xcaret, mas há muito tempo atrás….
Qual o melhor local para tentar introduzir as criancas no mundo do mergulho(batismo): Isla Mujeres ou Cozumel?
Valeu…

    Não tinha falado desse Selvatica, não. E tô com uma conexão bem ruinzinha pra carregar sites complicados.

    Xcaret é aquela coisa com um pé na Disney; o Xplor tenta ser um pouco mais radical, mas na mesma proposta. Xel-ha é mais rustiquinho, mas é uma experiência mais de rio-selva do que de mar. Acho que é o menos interessante para brasileiros, porque temos essas coisas por aqui.

    Isla Mujeres é mais interessante para iniciação ao mergulho porque é bem mais fácil de chegar. Para ir a Cozumel passar o dia você vai gastar 2h30 para ir e para voltar (1h30 a Playa del Carmen, mais 50 min de travessia).

Adorei as dicas! Irei a Cancun em Janeiro e estava precisando de alguns toques além dos das agÊncias de viagem. Acho sempre melhor buscar dicas com quem conhece, pois nem sempre o programa típico de turista é o melhor.
Abraço!

Thanks Riq!!! É o que a gente diz no meu trabalho – se vc tem filhos crescidos ou ainda vai ter os seus…Maio e Setembro concorrem com Janeiro e Julho em número de gente. Aproveita aí tb!!! A gente que não é turista profissional, tem que se contentar com essas doses homeopáticas rsrs E boa viagem a CarlaZ e a quem mais tá embarcando!!!

Riq,
eu devia ter vindo aqui durante o dia para beber dessa água, desse azul… faltam 2,5 dias para o trabalho pré-férias acabar. Muito estressada…Mas daqui a 7 dias é hora voltar ao Galeão ;-P

Obrigado a todos pelas dicas

Pelo que vi, os voos mais baratos entre Amsterdam e Praga sao indiretos, alguns ate formados por conexoes “by yorself”. Os da Czech e outras empresas convencionais nao custam menos de 350 euros/pax.

Acho que a solução mais barata realmente será (por mais que eu tenha evitado isso) o trem noturno da City Night Line (nem que seja uma cabine de primeira classe) que Riq tanto adora, hehehhe

Quanto a cancelar Praga, ai eu faço mea culpa, pois caí na bobagem de reservar o hotel pela tarifa nao-rembolsavel. “Infelizmente”, sou obrigado a ir a Praga.

Pra Veneza, depois de ter passado o desespero imediato, eu acho que a melhor saída será chegar por Milão mesmo.

Aproveito pra tirar uma duvida:

Riq, dá pra conhecer o centro de Milão, onde me parece estarem concentradas as melhores atrações, numa tarde/noite, assim como você fez naquele pit stop em Bruxelas quando fez Paris-Amsterdam?

Abraço a todos

PS: Realmente, foi melhor agora do que em outubro, no meio da viagem

Ricardo, posso te pedir uma dica? Conheci seu blog de maneira singular: estava com a Cynthia, minha mulher, na poltrona do avião indo pra Alagoas, passar a lua-de-mel na Pousada do Toque, no início de 2005, quando abro a revista de turismo que compramos no aeroporto e tchã-rãm: uma matéria sua enorme sobre a… Pousada do Toque! Tínhamos escolhido pelo site Roteiros de Charme, a pousada tinha acabado de ser incluída. Fizemos uma reserva de 10 dias. Quando chegamos lá, eu pensei: meu deus, o que vamos fazer aqui durante DEZ dias? Bom, basta dizer que quando chegou o nono dia, eu fui implorar pro Nilo se não tinha jeito da gente ficar mais uns três ou quatro! Depois disso, passei a acompanhar seu blog diariamente e suas dicas foram muito úteis em duas viagens que fizemos depois à Europa. Agora, está chegando a hora de tirar férias novamente e eu resolvi deixar de ser um leitor silencioso pra te pedir uma dica pela primeira vez. 🙂 Queremos fazer outra viagem como aquela de lua-de-mel, pra ficar numa praia bonita, numa pousada confortável FAZENDO NADA. Você tem alguma dica de pousada acolhedora e imensamente confortável como a nossa querida Pousada do Toque em alguma praia brasileira? Vamos em novembro. Mas vendo suas fotos fiquei tentado pelo Caribe também. É uma boa época? É uma viagem tranquila ou a gente vai ficar tentado a largar a cadeira de praia pra desbravar o lugar? Muito obrigado por todas as dicas! Um abraço!

    Novembro marca o finzinho da temporada de furacões (sempre lembrando que isso significa que existe uma remotíssima chance de aparecer um furacão, e não que vai aparecer um com certeza). Fique ligado nessa minha viagem que você pode se inspirar (amanhã ou depois eu dou o serviço completo).

    Fora da rota dos furacões tem Aruba, Curaçao e Los Roques. Mas entre outubro e dezembro chove um pouco; não chega a estragar férias, mas quando você se lembra de que nos outros meses não chove praticamente nada, dá dó ir nessa época.

    No Brasil a situação pé-na-areia + comida boa + descontração + bons preços não é fácil de encontrar. A Rota Ecológica é um lugar privilegiado porque tem várias pousadas assim, em várias faixas de preço.

    Alguns lugares do sul da Bahia, como a praia do Espelho — https://www.fazendacala.com.br , https://www.enseadadoespelho.com.br — e o Corumbau — https://www.vilanaia.com.br , https://www.tauana.com , https://www.corumbau.com.br — têm configurações parecidas, mas em novembro não dá pra dar certeza de que o tempo vai estar supimpa (em Alagoas dá). Os preços do Corumbau são mais salgados; as pousadas por lá são bem exclusivas.

    Fora isso dá pra pensar nos vilarejos, onde talvez não haja aquela pousadinha pé-na-areia numa praia deserta, mas onde você vai ter sossego de dia e footing para fazer à noite — Pipa, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Jeri, Búzios.

    Obrigado!!! Vou dar uma olhada nos seus próximos posts antes de decidir!

Olá Riq e tripulantes, quero só registrar o agradecimento pelas dicas recebidas, pois fui neste fim de semana para Praia do Rosa e fiz o passeio de lancha que para observação das baleias francas, partindo de Garopaba-SC.
Foi sensacional, é uma experiencia inesquecível.
E o lugar é lindíssimo. Quero voltar todos os anos. Abraços.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito