Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio? 1

Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor — que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião — e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que “vestir-se em camadas” continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin (“down jacket” em inglês, “doudoune” em francês, “piumino” em italiano, “Daune Jacke” em alemão, “plumífero” em espanhol, “casaco de penas” ou “blusão” em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho :mrgreen:

Leia mais:

101 comentários

Oi pessoal, faz tempo que não escrevo. Eu gosto de viajar sempre, inclusive no inverno. Este ano estou indo novamente para o frio. Vai ficar repetitivo, mas reforçar pode dar mais segurança para quem vai pela primeira vez.

Eu não viajo para o frio sem o kit cachecol – gorro – luva – segunda pele – ceroula ou algo parecido para as pernas. Já deixo um cachecol, um par de luvas e um gorro na mala de mão para usar entre o aeroporto e o hotel. Afinal normalmente saimos daqui no verão, não tem como ir com as segundas peles e etc.

Gosto muito daquele protetor de orelhas, quando não tem neve e chuva acho mais prático do que um gorro. Por esta razão gosto quando a jaqueta tem capuz, é só puxar.

UNICLO – super descoberta. Levo duas blusinhas térmicas e duas calças do mesmo tecido/tecnologia. Vou lavando no hotel. Não cutucam, secam rápido, uma delícia. Gosto mais das com decote V, pois já tem o cachecol e é menos uma coisa no pescoço.

DECATHLON – tem este tipo de roupa o ano inteiro. Tenho dois fleeces e uma “bota tipo tênis” impermeável ótima. Esqueci o nome dela, mas é da Quechua mesmo ( marca própria da Decathlon), impermeável, antiderrapente e térmica. Lá também tem meias ótimas para caminhada, que comprimem e deixam os pés bem firmes. Só uso em viagem, no final do dia os pés agradecem 🙂

CASACOS – levo um de lã preto até o joelho e duas jaquetas. Uma de pluma para dias mega frios e uma 3 em 1 para dias que variam. Aquelas que tem um impermeável por cima de uma de fleece. A minha destas tem capuz.

Tudo combinando entre si e muitos cachecois para variar. Gosto de deixar a mala o mais leve possível.

Também levo um par de tênis e um de havaianas ( para o hotel)

Gente:

qual a melhor marca? Noth Face ou Uniqlo? Pretendo comprar um casaco tipo Michelin e agora, lendo os comentários, fiquei na dúvida..

Bjs

Esqueci de falar da bolsa grande de pendurar no ombro ou mochila para quando for necessário fazer a desconstrucao da montagem e ir guardando para continuar com as mãos livres.

Segunda pele da Uniglo de alcinha ou de manga comprida, casaco forrado de pele variando com um da Noth face. Casaco pra aguentar frio intenso e vento tem que ter com algum tipo de fechamento nos punhos tipo sanfona pra nao deixar entrar o vento que piora qualquer temperatura baixa. Botas também forradas com pele e solado de borracha anti derrapante que comprei numa longinha despretensiosa no Marais que e espetacular. Meia calca sem ser de nylon, porque estas assam e cortam por conta do atrito e meia curta por cima. Para dar o tom de elegância, se e que e possível, carrego e vou comprando por onde passo luvas, cachecol e boinas coloridas e charmosas que vao sendo trocadas harmonicamente pra poder sair bem na foto, rsrs Protetor labial, hidratante para o corpo e rosto, porque a pele fica parecendo craquele em porcelana de quinta categoria. Protetor solar Bush e pó compacto, um mínimo de maquiagem que ajuda a proteger a pele e diminui a fisionomia de desespero por conta do frio! Para a noite quando quero mais glamour um bota com salto alto anabela, mas tb forrada e antiderrapante, da uma melhorada no visual.

Eu uso qq camisetinha que uso no Brasil de manga longa por baixo (nada de 2a pele, essas coisas me pinicam!), uma malha de lã (dessas q vc acha aos montes em Monte Sião, Socorro, Serra Negra e afins) e um casacão. Na parte de baixo, legging por baixo do jeans – aqui não pode ser aquele jeans super apertado, tem que ta larguinho senão vc morre apertada! rs Não suporto meia-calça pq me pinica! 2 meias, 1 fininha e 1 + grossa, mas nenhuma especial pra frio, são todas q eu uso no dia-a-dia no Brasil. Acessórios: luva, gorro, cachecol – esses que vendem por aqui são + pra enfeite! Os bons que eu tenho são comprados em São Francisco, Munique, etc mas não lembro a loja.

O difícil é sapato! Ano passado comprei um tênis de couro – feio – mas por 10 dólares tá valendo hehehe. Resolve pra andar nas cidades. Tenho uma bota de neve bege (pavorosa rs) que comprei qnd fui no inverno pros EUA qnd era criança e continuo usando de vez em qnd. Ainda bem que continuo calçando o msm número. O meu casacão anterior era comprado no Brasil msm, numa promoção de uma loja chique em Campinas e aguentou -25 tranquilamente na Suécia. Ele não me serve mais, ano passado comprei um desses de pena de ganso em NY, numa promoção da Macy´s no dia que cheguei – pra garantir levei o outro pequeno msm pro 1o dia rs. Cheguei a levar uma bota de salto dessas q se usa pra sair por aqui no inverno e tirando o sacrifício pra colocar 2 meias deu certo, mas só pq era em cidade (aliás quem vai se arrumar pra sair no meio do mato?) e aí era pouco tempo que ia ficar ao ar livre, tipo indo e voltando do restaurante.

Me vestindo assim, aguentei inverno em NY de 0 a 10 graus, inverno em Portugal e Espanha de 5 a 15, inverno nos EUA (era criança – nem lembro direito), inverno na Alemanha (-10 a 5) e inverno na Suécia (-25 a 5), mas concordo com o Riq q cada um tem o seu termostato, não adianta seguir aquela “dica maravilhosa” da sua amiga, pode ser que não funcione pra vc! Tem que ir testando msm e vendo o q funciona ou não.

PS: saia com meia-calça é algo que acho lindo mas não uso de jeito nenhum!!! Não esquenta por + grossa q a meia-calça seja (não corta todo o vento como a calça jeans corta) e pinica!

Cara, quando fui à Patagônia achei que ia voltar no primeiro voo, tamanho o frio que encontramos lá. Por sorte não era inverno e encontramos a temperatura de 8ºC (sensação térmica de uns 2 ou 3ºC), mas como a sorte de Goiano não é tanta assim, extraviaram minha mala, que só recebi dia seguinte, vestida com 3 camisetas do marido, um legging, uma calça jeans dele, e as roupas com as quais viajei dia anterior: uma jaqueta chilena de pêlo de lhama, gorro e um par de luvas. Morri… ou quase!

Não consigo usar meias logo a melhor opção UGG boots ou equivalentes. Resultado; não é um suprassumo de elegância mas você fica aquecida e pode caminhar horas

Eu tive essa experiência ano passado e segui a dica de comprar o casaco no local, é completamente diferente dos daqui. Sobre sapatos, embora eu não use tênis, achei um bom tênis de trilha impermeável a melhor solução depois que quase congelei os pés.
E sobre as roupas térmicas, para as meninas friorentas como eu é necessário sim. Adoro porque é leve, com uma dela embaixo, uma blusa fina em cima e o casacão dá pra passar bem.
E o resto que a mulherada ama: cachecol, gorro e luvas, dá para varias e fica lindo!

Eu moro em Nova York a muitos anos e confesso que para mim não têm saída para o frio. Sou de Fortaleza e cada ano que chega o inverno, já começo a sentir frio só em pensar. Mas esse frio só mesmo afetante quando você pensa nele. O fato é frio você elimina com roupas e sapatos adequados e confortáveis, além de um gorro(principalmente os carecas kkk), e boas luvas.
Por se falar em frio, hoje começou a nevar em NYC e à noite a temperatura deve estar bem abaixo de zero.
Traga o seu melhor casaco ou passe muito frio até chegar àquela loja da quinta avenida, depois de desembarcar.

Olá, Boia e Ricardo. Estive, agora, em Shanghai. No final do mês de novembro, esfriou bastante. Já tinha uma blusa térmica. E, lá, na Decathlon, comprei um casaco “três em um”, que você pode usar só o impermeável, ou o impermeável com o casaco interno, ou só este casaco. Mesmo assim, como sou friorenta, dependendo do frio do dia, usava, também, a blusa térmica. Quanto ao sapato e calça, sempre uso um tênis impermeável da Timberland e, por baixo, meia calça de algodão grossa, que já faz, também, o papel de meia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito