No ar: Vai por mim | Europa no frio

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Frio na Europa

Sucumbi! Acabei comprando um casaco de penas de ganso. Na prorrogação, quase nos pênaltis.

É que eu precisava do bichinho pro episódio sobre frio da série de vídeos que o Viaje na Viagem produziu para o canal do YouTube do Visa Platinum.

Bastidores: comprei o casaco na loja Diesel do outlet Vila do Conde, perto do Porto. E localizei uma loja Diesel em Paris de onde eu pudesse sair vestido com ele  (escolhi a da rue Étienne Marcel, pertinho da Montorgueil, onde também íamos gravar).





Claro que não deu tempo para negociar com a Diesel uma gravação dentro da loja -- até porque eu não acredito que eles me aprovariam como modelo grin

Enfim, apesar de me sentir o próprio bonequinho Michelin, não é que eu achei o edredonzinho portátil muito, muito bom? Deu pra vestir só uma camiseta de manga comprida por baixo, na boa.

E no vôo de volta ainda usei no lugar do cobertorzinho... acolchoa as costas também, manja?


mrgreen

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


45 comentários

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Hahahahaha

Cris
CrisPermalinkResponder

Hehehe, olha só, alguém que tenha prática com esses casacos de penas pode me ajudar? Em outubro, na Itália, comprei um casaco parecido com esse "piumino". Foi em uma Zara em Roma. O casaco é bem fofo e quentinho, mas o tecido de nylon não é desse tipo brilhante. Enfim, ele é recheado de penas realmente, mas não sei mesmo se é pena de ganso ou de outra ave.

O fato é que depois de 3 dias de chuva em Veneza e Paris, o casaco ficou com um cheiro de "passarinho molhado" , hahahahaha, (provavelmente nao é totalmente impermeável), e não sei o que devo fazer para tirar esse odor característico. Tenho receio de lavar e estragar o casaco, e na etiqueta já diz que não dá para lavar a seco. Diz que dá para lavar à máquina, mas tenho medo que encolha, hehe.

Alguém que tenha um desses casacos de pena de ganso que já tenha enfrentado esse problema de cheiro de "passarinho molhado" sabe me sugerir o que fazer, que não seja colocar o bichinho na máquina de lavar roupa? O casaco não está sujo, só com o odor de passarinho molhado mesmo, Hehehe

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Cris, também comprei um assim em Roma, não impermeável. Bem mas o meu estava sujo mesmo então segui a etiqueta, arrisquei e coloquei na máquina de lavar - ciclo delicado ao menos. Quando saiu as penas estavam todas amontoadas em cada gomo do casaco, mas foram secando aos poucos e voltou ao normal. O cheiro deve ser da umidade das penas que não devem ter secado bem depois de terem pego chuva. Se fosse comigo, eu colocaria na máquina, com amaciante pra perfumar smile e deixaria secar bem. Acredito que deva resolver.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Não se preocupe, o casaco não encolhe. Mas não se esqueça de secar bem, senão o cheiro de passarinho molhado, ou pior, mofado.

Lena
LenaPermalinkResponder

Cris,
Imagino que o procedimento deva ser o mesmo adotado com travesseiros ou edredons de plumas. Nas lavanderias 5à Séc, por exemplo, eles lavam com água e secam em estufa. Demora uns dias para secar.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Cris eu deixaria de molho (não na máquina) em sabão liquido bem cheiroso;depois enxagua várias vezes , espreme 1 pouco, enrola com cuidado em tolha de banho para tirar o excesso de água.
Pendura num cabide de terno e acompanha a secagem a sombra e no vento , alisando e realocando as penas.
Dá trabalho mas dá certo .

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Cris, eu tenho um impermeável que ficou com esse cheiro. Levei para lavar a seco (custou quase o preço do casaco mas valeu, o cheiro ficou melhor do que quando comprei).

Ana Paula L R Amaral

Legal! Faz toda diferenca viajar no frio com um casaco desses.

petter
petterPermalinkResponder

Realmente usar várias camadas não dá certo. Perco a paciência só de pensar em trocar de roupa e tirar várias peças!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Por que será que os meninos surtam só pensar em trocar de roupa ?

Ila Fox
Ila FoxPermalinkResponder

Uma das razões de eu ainda não ter ido num país com muito frio ou neve é a falta de roupas apropriadas. Tenho que comprar roupas para frio do hemisfério norte logo!

Ana Martinez
Ana MartinezPermalinkResponder

Ahhahaha, muito bom! Estou em Roma hoje , com um lindo dia de sol e uns 13° C. Eu que estava morrendo de medo da chuva e do frio, comprei um desses e bastou!
Sou de Salvador/Ba, onde não encontro esses artigos raros. Traga um basico e confie nas liquidaçoes locais e dicas que deixam por aqui e você vai encontrar um casaco maravilhoso.:*

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Finalmente parei prá ver os vídeos da série, e estão muito divertidos - como sempre nestes videos seus, aliás.

Pior que me deixando com vontade de gastar o que não tenho pra ir para Lisboa e Paris!
Série muito boa mesmo...

Viagem para Mulheres

Mais do que fashion o casaco tem que ser quentinho e pelo visto esse deu conta do recado. Porque todo viajante experiente sabe que a melhor coisa é um casaco poderoso para não ter que ficar colocando um monte de blusas por baixo! Arrasou!

Beijos

Lilian
LilianPermalinkResponder

O meu 'edredonzinho' portátil me deixa mais parecida com um dos Teletubies... rs... Vale a pena o investimento... Abraço e parabéns pelo site e pelos vídeos!

Lena
LenaPermalinkResponder

lol lol lol

Quase não te reconheci!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

:cool:

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Nada como uma boa doudounne! Não há style que não resista com esse frio europeu!

Ernesto, o pato

Riq

Ouvi dizer que o inverno deste ano é um dos menos frios dos úlitmos anos.

Procede?

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Verdade!! Sai da Escocia com 13 graus positivos.. Ano passado, nessa epoca tava -10 e muuuita neve!!

Celina
CelinaPermalinkResponder

Isso mesmo, até agora, ameno, para não dizer quente. Mas quando o frio aperta, o melhor casaco do mundo é o edredon particular!

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Eu lavo a minha jaqueta "pena de ganso" na operacao "roupas delicadas" e o truque para as penas nao se amontoarem num lugar só é lavar o casaco com uma bolinha de tênis ! Com o movimento giratório da maquina a bola ajuda a "espalhar" as penas. Garanto q funciona. Eu deixo secar normalmente no varal, nao coloco na máquina de secar.

Cris
CrisPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas, pessoal! Estou ainda decidindo se lavo em casa ou se deixo na 5 à Séc. O truque da bolinha de tênis só agora entendi, hahaha. Na etiqueta diz isso mesmo, lavar à máquina com "tennis balls" . Fiquei horas matutando e ainda comecei a duvidar do meu ingles, porque esta instrução não estas fazendo o menor sentido, hehe !

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Coitados dos gansos se suas penas não pudessem molhar!

Menina, tenha fé! A máquina de lavar roupa é uma das melhores invenções humanas e não esqueça da bolinha. Funciona!

Depois de colocar o amaciante deixe bater um pouco e trave a máquina por uns 5 minutos, depois ponha para terminar o ciclo, O probleminha do cheiro vai ser resolvido.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Esse site é incrível! Não esperava encontrar dica de como lavar roupa de frio aqui.
Riq, a Diesel não sabe o que está perdendo!!!
Beijos

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Mais um videozinho muito bom!
Ainda não tive coragem de comprar um casaco desses, sempre lembro de uma amiga falando que eram casacos de saco de lixo!

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Ficou fofo!

Marcelo Sales
Marcelo SalesPermalinkResponder

Pessoal,
Aproveitando o mote do post da chefia, alguém poderia me indicar lojas "menos" caras em londres para comprar trajes "friorentos" e sapatos(ou tênis, de preferência) "waterproof". Esta será a compra da minha vida,nunca mais comprarei outro, pois aqui onde moro, usar um casaco desses só no dia do armagedon! Tempo frio na paraíba (João Pessoa) só no apocalipse!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Lojas como a H&M são barateiras em toda a Europa.
http://www.hm.com/gb/store-locator

Veja dicas mais descoladas da Dri Miller:
http://drieverywhere.net/2011/10/14/onde-comprar-roupas-de-inverno-em-londres/

Celina
CelinaPermalinkResponder

Em Londres, tem a Mountain Warehouse, em Picadilly Circus, quase em frente à Lilly White (que também tem roupas para frio). Está sempre em promoção, e tem botas, meias, fleece. Ou então, direto na Uniqlo, as roupas térmicas são fininnhas e resolvem mesmo, assim como as de lã merino e não são caras. Agora então, está tudo em promoção!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olá Celina,
Quero comprar uma jaqueta da Mountain Warehouse pelo site.
Para quem usa 40, qual tamanho devo escolher? 8, 10 ou 12?
Grata,
Flavia

Marcelo Sales
Marcelo SalesPermalinkResponder

Muito grato!
Vou ler todas as dicas.
Abraço

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Marcelo, o meu impermeável custou 15 euros na H&M. Já viajou algumas vezes comigo nestes 2 anos. Em Londres, procure a Lilly White da Piccadily Circus, lá deve ter.

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Este ano quem passar em Paris vai poder vestir aquele casaquinho do inverno paulistano tranquilamente, capaz até de sentir calor com ele, para os mais animados a manga curta basta neste friozote de 14ºC.

Lu
LuPermalinkResponder

Realmente ele ñ é lá dos mais elegantes, temos q reconhecer, mas q são super eficientes, lá isso são!!

Lu
LuPermalinkResponder

Ooops ... corrigindo o português ... mas q é super eficiente, lá isso é!!

Ana Veloso [Viajar na França]

Gente, posso discordar do capitão ou vou ser jogada pra fora do navio?? rsrsrs

Costumo sempre me vestir em camadas no inverno. Pra quem é mais friorento como eu, só uma doudoune e uma malha por baixo não dá conta do recado, não. Mas como o Riq veio pra França neste inverno que não está sendo tão frio, com certeza pra ele deu e sobrou!

Sem falar que pra mulheres que brigam constantemente com a balança (meu caso) um casaco de pena te deixa parecendo um colchão amarrado (ou com cinturinha de pamonha, como preferirem). Uma pena (literalmente, há) já que esses casacos realmente são os mais quentinhos que existem...

Minha família de brasileiros friorentos veio passar o Natal comigo e levei todos na Decatlhon para comprar roupas baratinhas. Depois disso ninguém passou frio! Não sei se vale a pena investir num casaco caro pra só usar uma vez...

Luciene
LucienePermalinkResponder

Estamos planejando uma viagem à Europa, eu, meu marido e nosso filho de 7 anos onde pretendemos ir à Lisboa, Paris, Londres e, se possível, incluir alguma cidade da Alemanha.Queremos ficar em torno de 27 dias. Estamos preocupados com o frio da época e gostaríamos de uma sugestão de roteiro, dias em cada cidade, trajeto de um lugar para o outro, onde se hospedar, etc. Considerando que dia 28 de dezembro é meu aniversário planejamos estar em Paris nessa data. Pretendemos comprar o vôo RioxLisboa por onde deve começar nossas férias a partir do dia 07 de dezembro. Contamos com a sua ajuda e aceitamos sugestões. Obrigada. Luciene

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciene! Não fazemos roteiros personalizados, mas você pode começar a montar o seu por aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Bárbara ramos de Souza

Oi, Bóia! Boa noite! Irei para Paris dia 30 de novembro e regressarei no dia 16 de dezembro. Será minha primeira vez lá. Acredito que estará bem frio, então, gostaria de saber se conhece algum brechó por lá (adoro).
Obrigada.
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Veja esse guia de brechós da Time Out:

http://www.timeout.com/paris/en/shopping/vintage-shopping-guide

Brummel Macedo

Olá, bom dia , eu comprei um casado desse, mas estou com dúvidas sobre o que usar em baixo dele, no vídeo, disse pra usar com uma malha leve de manga comprimda, como seria essa malha ? Seria uma malha tipo gore-tex ? que quando sua o calor evapora, ou seria só uma malha comum, tipo algodão ou lã de cordeiro ? Outra coisa que estou com dúvidas é, se o casaco de pluma de ganso não for impermeável e eu for pegar chuva, precisa colocar uma capa impermeável ? e outra dúvida comprei um casaco de pluma de ganso da north face mas não sei se ele é impermeável, no casaco não vem dizendo. Desculpa o monte de pergunta, mas é que fiz um trekking em um vulcão no começo desse ano e quase morri de frio, não quero repetir a experiência na europa, na cidade no final do ano. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Brummel! É bem provável que seja impermeável, sim.

O que você vai usar por baixo vai depender da sua sensibilidade ao frio: há quem use segunda pele + suéter de lã (o Ricardo Freire não gosta porque quando entra no ambiente aquecido sente calor demais), há quem use camiseta de algodão + suéter, ou camiseta de algodão + camisa de flanela + suéter de lã smile

Vestir-se em camadas é o conselho clássico. O Ricardo Freire recomenda solucionar com o mínimo de camadas possível, para ter menos o que tirar e carregar no vaivém entre a rua e os ambientes aquecidos; mas vai de cada um experimentar e achar a sua fórmula ideal.

Luvas e gorro são essenciais para impedir o frio de entrar pelas extremidades.

Lembre-se que numa cidade grande, à diferença de um passeio pelo vulcão, você vai ter ambientes aquecidos disponíveis a todo momento para se reaquecer.

eva
evaPermalinkResponder

Oi Brummel, se voce nao esta conseguindo identificar a informaçao pelas etiquetas de seu casaco, entre no site da North e procure pelas especificaçoes tecnicas de seu modelo.

Camila Andresa Alves

Luciano, tu salvou meu dia!
Voltei de férias hoje, meu condicionador virou na mala e pegou no casaco (que eu comprei na viagem, usei duas vezes). Coloquei na máquina na lavagem delicada e tem partes que só tem o tecido, e o "recheio" todo embolado num cantinho.

Já tenho esperança novamente!!!
grin

Nas instruções diz que ele deve ser sacudido ao secar para não embolar... Vai saber hehe

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar