Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem

City Airport Train, Viena

O aeroporto de Viena não é muito longe: está a 20 km do coração da cidade e oferece várias opções de transporte, todas convenientes. As estações de trem principais são duas: a novíssima Hauptbanhof (estação central), usada nas rotas a Bratislava, Budapeste e Praga, e a antiga Westbahnhof, que continua em uso nas rotas a Salzburg, Innsbruck, Munique e Zurique.

Transporte entre o aeroporto e Viena

Táxi

O táxi do aeroporto vai custar entre 30 e 40 euros, dependendo de onde você for e das condições do trânsito. Sempre que couber no seu bolso, use o táxi ao chegar numa cidade que você não conhece; é um investimento que vale a pena. (Uma solução intermediária é pegar trem ou ônibus ao centro e lá pegar o táxi até a porta do seu hotel.)

Trem: duas opções

O trem mais rápido e confortável é o CAT, City Airport Train. Leva 16 minutos sem paradas até a estação Landstrasse/Wien Mitte. A passagem de ida custa 11 euros; ida e volta, 19 euros (com Vienna Card: 10 euros ida, 16 euros ida e volta). O primeiro trem sai do aeroporto às 6h09; o último, às 23h39. Do centro da cidade, o primeiro sai às 5h36 e o último às 23h06, sempre de meia em meia hora.

Dá também para pegar a linha S7 da S-Bahn, o trem de superfície que complementa a rede do metrô. A viagem, com paradas, leva 26 minutos até Landstrasse/Wien Mitte; quem está hospedado no entorno da estação Praterstern pode continuar no trem e descer por lá. A passagem de ida ou de volta custa 4 euros. Quem tem Vienna Card ou um passe VOR (24, 48 ou 72 horas) precisa comprar uma passagem suplementar de 2 euros. Os trens saem do aeroporto entre 5h18 e 0h18, e do Centro entre  4h36 e 23h46.

A estação Landstrasse/Wien Mitte, destino das duas linhas, está na região central mas não é propriamente uma zona hoteleira. De lá você continua de táxi (a corrida vai ser bem baratinha) ou de metrô (linhas U3, conveniente para a zona hoteleira central, e U4).

Ônibus

Há um ônibus que opera 24 horas e liga o aeroporto à Morzinplatz/Schwedenplatz em 20 minutos (em boas condições de trânsito). Custa 8 euros em cada direção. Consulte os horários aqui. Há alguns hotéis na região, mas o mais provável é que você continue de táxi ou de metrô (a estação Schwedenplatz é servida pelas linhas U1, conveniente para região hoteleira central, e U4).

Outra linha liga o aeroporto às estações Meidling e Westbahnhof. O trajeto leva 45 minutos entre o aeroporto e a Westbahnhof (e meia hora entre o aeroporto e Meidling, que é a parada intermediária). Custa 8 euros em cada direção. Há saídas do aeroporto entre 6h e meia-noite, e da Westbahnhof entre 5h e 23h30; veja detalhes de horários aqui. A estação Westbahnhof é uma importante zona hoteleira; se o seu hotel ficar no entorno, este ônibus é mais conveniente do que o trem.

Hauptbanhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô U1, que em duas paradas deixa em Karlsplatz. Para a região hoteleira do entorno da antiga Westbanhof, pegue táxi ou o bonde 18, direção Wien Burggasse (o metrô dá uma volta enorme).

Westbahnhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô (linhas U3 e U6) e é conectada por um ônibus direto ao aeroporto.

Passes de transporte

Vamos fazer um post mais detalhado sobre o assunto, mas basicamente você tem duas opções: o passe VOR, que dá direito a transporte ilimitado dentro da Viena central, e o Vienna Card, que oferece transporte ilimitado e descontos em atrações.

O VOR custa 7,60 euros por 24 horas corridas, 13,30 euros por 48 horas e 16,50 por 72 horas (ticket “Sightseeing”).

Já o Vienna Card custa 24,90 euros e dá direito a 72 horas de transporte ilimitado e a descontos em atrações.

Ambos podem ser comprados no aeroporto ou na estação de chegada.

Leia mais:

79 comentários

Olá!!!
Li em um dos comentário que existem trens que partem de Viena para Praga (ida e volta) da estação Praterstern, o que me seria muito conveniente pois fica próximo ao hotel que reservei e não quero comprar pela internet.
É possível confirmar tal possibilidade? em caso negativo, de qual estação saem os trens para Praga?
Agradeço a ajuda e fico no aguardo!!!!

    Olá, Maria Teresa! Desde a inauguração da Hauptbahnhof em dezembro, os trens a Praga saem apenas desta estação. Mas você pode ir de trem de Praterstern à Hauptbahnof, são 10 minutos de viagem.

    Muito abrigada pela atenção, me foi bastante útil!!!
    Mas… daí me surgiu uma outra dúvida, que se possível pediria mais uma vez tua ajuda.
    Vou ficar num hotel junto a estação de metrô Nestroyplatz, tranquilo até Hauptbahnhof (mesma linha), porém no ggogle maps a estação de metrô mais próxima é a de mesmo nome e no mapa da U-Bahn, esta estação não aparece ou aparece com outro nome “Sudtiroler Platz”. Por favor me esclareça!!!
    Mais uma vez obrigada!!!

    Olá, Maria Teresa! Use o guichê de informações turísticas ao chegar ou mande um email para o seu hotel perguntando o melhor trajeto.

Olá

Gostaria de uma ajuda quanto aos deslocamentos entre Budapeste, Bratislavia, Viena e Praga _ pretendo fazer nessa ordem pois chego por Budapeste.

Como Bratislavia fica no meio do caminho entre Budapeste e Viena pensei em parar em Bratislavia dormir uma noite lá e depois seguir para Viena. Essa seria a melhor opção ou vocês me recomendariam ir de Budapeste direto para Viena e depois fazer um bate volta para Bratislavia?
Estou insegura de ir para Bratislavia direto de Budapeste e ter que saltar na rodoviária ou estação de trem com as malas já que li que os acessos não são muito bons.

E quanto aos outros percursos (Budapeste x Viena)
(Viena x Praga)

É melhor fazer de ônibus ou trem??

Muito obrigada!!

Olá Vania! Tem uma rede de hostels muito legal que é a Wombats City hostel, com 3 unidades, todas com metrô perto. Mas não se preocupe com isso, Viena é muito bem servida de transporte público. Boa viagem!

Outra coisa muito boa que identifiquei na estação do CAT, vc pode despachar suas bagagens lá e ir pro aeroporto já com o cartão de embarque, mas deve ser necessária uma antecedencia, como daqui estou indo pra Praga de trem e de lá de volta não perguntei, até porque estava bem cansado também.

Acabei de chegar em Viena e tudo correu muito bem, pegamos o CAT (aumentou, agora são 12 euros) e nosso hotel MERCURE GRAND HOTEL BIEDERMEIER WIEN, fica a uns 300 metros da estação. Vim andando mesmo.

Olá,
Chego no aeroporto de Viena no dia 26 de abril as 22:45 e vou me hospedar no Hotel Wien Margareten. Qual seria a melhor opção de transporte do aeroporto ao hotel?

obrigado,

Por favor necessito de informação preciso ir de trem de Viena ate Milão existe horários para esse trecho obrigada
Margarete

Vou para bratislava a partir de viena de barco e quero Voltar de trem. Olhei no site e Tem um trem no horario pretendido que sai da estacao ht.st e chega em viena na Wien meidling , parando antes na Hbf. Como irei de taxi para meu hotel ( Perstchy ), olhei no google maps e vi que a Hbf fica mais perto. Posso descer nela? E em bratislava, a estacao de saida e a mais perto da Torre? Porque pretendo Jantar la e pegar um taxi para a estacao. Minha duvida e devido aos comentarios de obras na Hbf.
Obrigada.

    Olá, France! Você pode inclusive comprar a passagem só até Wien Hbf, deve sair algum troquinho mais barata do que a Meidling.

    A estação de Bratislava fica a 4 km da torre.

saindo de viena para salzburgo, ficarei no hotel viena trend messe, sair do hotel de trem ou de taxi é melhor, em relação ao tempo?

    Olá, Edna! Na recepção do seu hotel vão lhe contar a diferença entre as duas alternativas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.