Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

Eu aluguei um ape agora pra ir para buenos aires. Fiz tudo através do site https://www.bytargentina.com/ paguei a taxa administrativa de 45 dolares e fiquei com um ape super legal na recoleta por 250 dolares. SUPER recomendo!!! Sempre que voltar por lá vou ficar por ali. bem pertinho do metro, lugar bem arrumado e a dona é uma senhorinha super simpática.
Esse foi o ape que alugamos:
https://www.bytargentina.com/re/propview.php?view=4415
tinha internet, a cama é super confortável e o lugar bem pertinho do metro e santa fé. PERFECT!!!

Em 2010 aluguei apartamento em Paris e Barcelona e valeu muito a pena sim, não só pelo valor, mas pela liberdade e privacidade também.

Paris:
Rent Paris
https://www.rentparis.com/pt/apt-35-rue-simon-lefranc-75004-paris.html
Exatamente como nas fotos, boa localização e pontualidade na chegada.
Contei um pouco mais no meu blog: https://mairinhanomundodalua.wordpress.com/2010/06/11/o-apartamento-de-paris/

Barcelona:
Friendly Rentals
https://www.friendlyrentals.com/en/apartments/barcelona/apartment-2483-1.htm
Nada exatamente errado, mas não tão bom quanto o de Paris. Secador de cabelo ruim e meio quebrado, atraso na saída e na chegada e a Internet só foi funcionar no segundo dia.
A localização não é muito turística, mas o metrô é super perto e não foi um problema. O ap é bem espaçoso como nas fotos.

Ah, casa em José Ignácio, Uruguai, alugada neste mês tá valendo também?

Olá, Ric e Bóia.
Desculpem-me pela extensão do texto.
Aluguei pela Lodgis quando estive em Paris ano passado.
Este ano retornarei com mais pessoas e alugamos dois apartamentos.
Pela minha experiência até aqui, concordo com a opinião da Marcie, lá em cima, a respeito do profissionalismo da Lodgis. Por outro lado, concordo também com o Ric quanto ao procedimento para alugar que, além de burocrático, pode ser bastante angustiante.
Sobre o aluguel do ano passado:
Estava com minha esposa e queríamos um apê bem localizado e “low cost”.
Optamos por esse:
https://vacation.lodgis.com/pt/paris/description/1069213-rue-des-canettes-apartamento/
Pequeno, mas muito maior que um quarto de hotel e com cozinha completa, além de lavadora de roupas, TV e, parece, acesso à internet. Não garanto esse último item, pois não levei computador. Devo dizer que optei por alugar apartamento porque, nas minhas buscas por hotéis em Paris, cheguei à conclusão que quarto com banheiro privativo e frigobar parece ser artigo de luxo. Os preços são muito altos.
Super bem localizado, o apartamento está situado no 6º ar., entre o Bvd Saint Germain e a igreja de St. Sulpice, com todas as ótimas opções de lazer que esse ponto propicia.
O preço total, incluindo taxa da Lodgis, o aluguel em si, seguro e taxa bancária para enviar o adiantamento, ficou em 90 euros por dia (45 euros por pessoa por dia), o que achei uma pechincha, pela localização. Não incluí nessa conta o depósito de garantia, porque esse valor foi integralmente devolvido quando deixamos o apartamento.
Quanto ao procedimento:
1. No próprio site da Lodgis, fizemos um primeiro contato, requerendo a reserva – na página do próprio apê selecionamos a data e o número de pessoas.
2. No dia seguinte, recebi um e-mail, redigido em português, de uma funcionária da imobiliária, dizendo que entraria em contato com o proprietário e retornaria depois. Ressalto que tratamos sempre com a mesma atendente, por e-mail.
3. Recebemos em seguida outro e-mail dizendo que o proprietário aceitou e que deveríamos pagar a taxa da agência, por meio de cartão de crédito. O link para a página do pagamento veio no e-mail.
4. Paga a taxa da agência, vieram por e-mail uma ficha de cadastro dos ocupantes e o contrato em si. Preenchi e assinei ambos, “escaneei” e enviei de volta.
5. Depois disso, a Lodgis me enviou o contrato assinado pela locatária e me colocou em contato com um funcionário dela, Jean Pierre – parece que a proprietária era pessoa física com alguns outros apês para alugar.
Tratamos tudo por e-mail, em francês, com o uso do Google Tradutor.
6. O funcionário me mandou os dados da conta da locatária, em um banco francês, para depósito do adiantamento, condição para a reserva. Não aceitava cartão de crédito e nem mesmo remessa pela Western Union.
7. Consegui enviar o dinheiro pelo Itaú, pagando uma taxa de uns cento e poucos reais.
8. Perguntei ao Jean Pierre se era mesmo necessário contratar seguro e ele respondeu que sim. A Lodgis já havia fornecido um link como sugestão. Contratei pelo cartão de crédito (creio que uns 20 euros, que computei no valor total do aluguel).
9. Fechado o negócio, restava saber se o apartamento existia mesmo, quando chegássemos a Paris, rsss.
10. Correu tudo bem. Chegando no aeroporto Charles de Gaulle, entrei em contato com o funcionário da proprietária, pelo número do celular que ele havia me dado (que ótimo, a pessoa existia mesmo e atendeu o celular…). Arranhando o inglês, eu e ele, conseguimos combinar que, quando chegasse próximo ao apê, eu ligaria novamente.
11. Ao descer do metrô, na estação Saint Germain des Prés, liguei novamente e ele me disse que me esperaria no apartamento (será??).
12. Para meu alívio, ao chegar próximo ao edifício, que já conhecia pelo Google Street View, havia um motociclista parado em frente, olhando para mim e para minha esposa, que arrastávamos nossas malas pela rua: era o Jean Pierre!!!
13. Subimos ao apartamento, ele nos mostrou tudo, e pediu o depósito de garantia, no mesmo valor do aluguel em si (uns 500 euros), que seria devolvido ao final, se tudo estivesse ok no apartamento.
Nesse momento também rola uma tensão pois, com vôo marcado, se o cara não aparecesse para devolver a grana, teríamos que sair do apartamento sem esse dinheiro.
Mas correu tudo bem, no dia marcado para a saída, com um atraso de uns quinze minutos, apareceu outro funcionário da proprietária, que deu uma olhada superficial e devolveu a garantia.
Esse dinheiro, para quem voltaria para casa, seria meio sem uso. No máximo, poderia ser utilizado no free shop. No nosso caso, íamos ainda a Veneza e os euros foram devidamente gastos lá.
14. Enfim, deu tudo tão certo que esse ano volto com mais pessoas e optei, como disse, por alugar novamente e, de novo, pela Lodgis.
Desta vez as coisas foram menos burocráticas.
Quanto à Lodgis, tudo correu bem.
15. Em um dos apartamentos alugados, no Bvd. du Montparnasse, a proprietária dispensou o depósito prévio. Por sorte ela mora no mesmo prédio e disse que, quando da chegada, minha família deverá pagar o aluguel total e o depósito de garantia. O apê é esse: https://vacation.lodgis.com/pt/paris/description/3069425-boulevard-du-montparnasse-apartamento/
16. No outro apartamento (não estou encontrando agora o link, mas está situado próximo à Rue Du Cherche-Midi, no 6º arr.), em que ficarei com minha esposa, quem entrou em contato comigo foi o pessoal do hotel Best Western Aramis Saint Germain, que parece ser o dono do apê. Eles pediram o número do cartão de crédito e a validade para debitarem o adiantamento.
Tensão. Posso enviar meu número de cartão pela internet?
Perguntei se era seguro (rsss) e se seria necessário enviar os dígitos de segurança da parte de trás do cartão. Responderam que não seria necessário informar os dígitos de segurança e que, uma vez debitado o valor da hospedagem, o e-mail contendo os dados do cartão seria imediatamente apagado.
Resolvi encarar. Estou monitorando o cartão e, até agora, somente o adiantamento foi debitado.
Em nenhum dos casos me foi pedido comprovante de pagamento do seguro residencial. Vamos ver quando chegar lá como vai ser.
Bem, pessoal, desculpem-me novamente pela extensão do texto, mas já obtive tantas dicas boas nesse site que resolvi compartilhar minha experiência. Espero que seja útil.
À bientôt.
Ricardo Rezende

Na europa uso quase sempre o https://www.homelidays.com/ e nunca tive problemas.

Apartamentos onde estive e que consegui “pescar” o link:

Sevilha

Apartamento com dois quartos, bem localizado para a Alameda e para o centro histórico
https://www.homelidays.com/sevilla/appartement17264fr1.htm

Pequeno apartamento com um quarto junto à Plaza San Lorenzo (centro histórico)
https://www.homelidays.com/sevilla/appartement121505fr1.htm

Onde vou passar a próxima Semana Santa 😉
https://www.bauksar.com/atico-duque-cornejo-alojamiento-12.html

Mazzaró (Taormina)

Casa com um quarto, na base do teleférico para Taormina.
Terraço habitado por frondosos pinheiros, com vista estonteante para o mar!
Infelizmente a casa é um pouco húmida pelo facto do interior estar pouco exposta ao sol mas mesmo assim vale a pena
https://www.homelidays.com/taormina/appartement34198fr1.htm

Salobreña (Granada)

Casa moderna, confortável, arquitectura interessante, com 3 quartos, boa piscina, muito espaçosa. A vista panorâmica sobre a falésia e o mar é maravilhosa.
Praias e cidades próximas não são nada de especial mas está a uma hora de carro de Granada
https://www.salobrenaholidays.com/elena.htm

Nova Iorque

Esta agência tem uma selecção de apartamentos interessantes.
Fiquei num bom loft em Chelsea, super bem localizado
https://citysonnet.com/

Olá, Riq e trips!

Sei que essa caixa de comentários é apenas p/ relatos, mas tou c/ uma super dúvida que talvez seja respondida rapidinho aqui…

Tou justamente fechando aluguel de apartamento em Paris por um mês pela Lodgis (juro que deixo um depoimento aqui quando fechar negócio, e também depois que voltar!). O que está me preocupando é a caução exigida: o preço relativo a um mês de aluguel em dinheiro(ou seja, de início, vou despender o equivalente ao dobro da minha estadia). É isso mesmo? Andar com esse montante de dinheiro assim também me preocupa, até porque não é só uma semana de aluguel, mas sim 1 mês!

Alguém já passou por isso? Como é que foi? Se sim, a devolução da (alta!) caução foi em dinheiro?

Agradeço desde já por qualquer informação!

[gente, tou entrando em parafuso com esse apê!]

    Evelyn, eu já aluguei com a Lodgis – aliás, alugo até hoje. Eles são sérios, sim.

    Marcie,

    obrigada pela resposta! eu já tinha lido que você fazia boas referências.
    Mas quando você alugou, também foi assim, com caução de 1000 euros em dinheiro?

    Evelyn, como a primeira vez que eu aluguei este apartamento foi através de um cliente, eu não precisei. Eles te deram apenas esta opção ou ofereceram um seguro que cubra eventuais danos?

oi, Riq!

Já aluguei apto em Paris e em Cinque Terre. Paris foram duas vezes, uma pelo https://www.homelidays.com (a referência do apto é 7664) em 2009 qdo fomos eu e minha mãe. AMAMOS o apto! Super bem localizado no coração do Quartier Latin (rue de la harpe). O proprietário era bem simpático e falava inglês e francês. Deixou uma garrfa de vinho de boas vindas. Nesse fiquei 2 semanas. A outra vez em Paris foi em 2010 qdo aluguei pelo https://www.victoria-parishomes.com o apto chamado “Studio Saint Michel” que ficava, curiosamente, na mesma rua do anterior, só era um pouco menor (e, claro, mais barato!), a proprietária é uma japonesinha ultra simpática que fala inglês e francês fluentes (ela deixou como “boas vindas” no apto uma garrafa de vinho, leite, biscoito, café, geleia, sabão em pó, sabonete, detergente e papel higiênico, ou seja, quase nem precisei fazer compras!). Nesse eu fiquei 3 semanas e tinha faxina uma vez por semana, inclusa no preço. Ambos tinha acesso wifi incluído e máquina de lavar roupa (o que faz a gente poder levar uma mala bem leve!) Recomendo muito essas duas locações!
Na Itália, em Cinque Terre, acabei alugando um apto só por 2 dias devido a dificuldade de encontrar albergue e hotel. Não foi exatamente barato, mas valeu muito a pena! Da varandinha do meu apto eu via um dos pores de sol mais lindos que já vi na vida! Não lembro no site exato do apto, mas começei as negociações por esse site: https://www.cinqueterre.it/info.php
DE qqr modo, acho que esse é um meio de hospedagem muito bom! Sempre que eu puder, continuarei alugando apartamentos pelo mundo!
beijos

Aluguei apartamento em Paris, no Marais, por 07 noites, na Rua Sainte Croix de la Bretonnerie.
Encontrei o apartamento no site http://www.homelidays.com e a partir daí, passei a fazer contato com a proprietária por email. Fiz o pagamento antecipado da metade do aluguel (eram 60 euros por noite) e o restante paguei quando cheguei no apartamento, junto com uma caução, que me foi devolvida na entrega das chaves.

A proprietária foi muito simpática e prestativa, nos mandou mapas de como chegar ao apê a partir dos aeroportos, etc. Estava lá na hora que marcamos. Super recomendo a experiência. Qd voltar a Paris, com certeza alugarei novamente!

Para saber mais sobre o apê, entre no site da Homelidays e digite o código 35748.

Aluguei apartamento por três vezes em Buenos Aires, duas pela BytArgentina e uma pela ApartmentsBA. Em todas correu tudo bem e os apartamentos correspondiam ao apresentado nos sites.

Em Outubro 2008 o apto era bem perto dos fundos do cemitério da Recoleta, com vista deste pela lateral da varanda. A intenção era um apto mais no miolinho da Recoleta mas, para 5 pessoas/camas, este acabou sendo a melhor opção. O apto é bem o que aparece nas fotos e, digamos que a surpresa foi positiva, pois sempre vou esperando menos para não criar expectativa. O sofá cama na sala é estilo bicama e é um colchão mesmo, com o mesmo conforto de cama.
https://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=2009

Em Outubro 2010 precisava de um apto maior, para 7 pessoas. Não consegui nada a contento na BytArgentina, então fui buscar na ApartmensBA. O atendimento foi correto, no mesmo padrão da Byt. Como inconveniente, comparado à Byt, o pagamento antecipado de 50%, através de PayPal. O restante foi em dinheiro, mais a caução. Perdemos a primeira opção de apto (dois banheiros + um lavabo) e acabamos ficando com este, com um banheiro e um lavabo (lembrando que a relação 7 pessoas para 1 chuveiro não é nada boa). No mais, o apto é bem fiel às fotos do site, com camas grandes e confortáveis. Inconveniente: a localização muito próxima da Santa Fé, o que gera um barulho considerável de trânsito logo cedo. De qualquer forma, tivemos uma certa sorte pois a estada foi durante o feriado prolongado de 12 de outubro e o barulho maior foi só no último dia, pós feriado.
Importante ressaltar que o prédio é bem antigo, o apto fica na cobertura e o elevador (para 3 ou 4 pessoas) só vai até o andar de baixo, sendo necessário subir mais um andar pela escada.
https://www.apartmentsba.com/system/AP52-p655/

Em Dezembro 2010 férias coletivas inesperadas me deram a oportunidade de apresentar Buenos Aires à meus pais. Como foi muito em cima da hora e o período era entre Natal e Reveillon, acabei optando pelo que achei ser a melhor opção dentre os poucos aptos disponíveis. A localização não é das melhores (Av. Libertador) mas o apto é de fundos, sem nenhum barulho de trânsito e com vista para o jardim de vários prédios. Tinha receio da segurança mas não houve nenhum problema, nem mesmo à noite. O apto está a uma quadra da entrada secundária do Shopping Pátio Bulrich e relativamente perto do San Juanino (empanadas), Café La Rambla, restaurante Sottovoce. Tem também alguns mercadinhos que garantem os itens básicos. O apto é bem simples (mas as fotos não mentem). O piso do quarto é carpete. O sofá da sala vira uma cama de casal e era confortável, embora tenha uma cara de futon.
https://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=4369

Sim! Com indicação sua, da viagem pela Europa!!!!
Passei o Reveillon de 2009 em Barcelona com amigos e foi ótimo!
O apartamento era exatamente como nas fotos do site, o apê era grande, com decoração fofa e moderninha (Ikea), com todos os eletrodomésticos, super confortável, quentinho e aconchegante.
Fizemos ceia, compramos umas Codornius (tão baratinhas) e passamos a meia noite no apê, com o frio que fazia na rua, foi uma excelente pedida!
Era pertinho do metro Fontana e tinha supermercado, quitanda, padaria (ou algo parecido) no caminho. Super fácil.
Aliás, um sonho de consumo, o apê e a localização eram tão bons que queria um teletransportá-lo para Sampa para ser minha nova casa. 🙂
Além do conforto, o preço foi super bom em relação às ofertas de hotéis na época e uma delícia passar uns dias (mesmo que poucos) como local de uma cidade bárbara.
Segue o link do apê.
https://www.friendlyrentals.com/en/apartments/barcelona/apartment-2534-1.htm#an_calculator

    Complementando, a agência é super profissional. Pegamos as chaves na agência, com uma funcionária super simpática que nos explicou como funcionava tudo e nos deu uma pasta com todas as informações do apê, com dicas sobre a região, transporte, etc. E no final, bastava bater a chave dentro do apê que a faxineira se encarregava de devolver. Bastante prático.

Eu aluguei o mesmo apê 3 vezes, em 2010, com a Buenos Aires Habitat, a última delas em dezembro. A negociação foi sempre muito clara e rápida. A manutenção do imóvel é excelente e ele corresponde exatamente às fotos do site. A localização é maravilhosa, perto da muvuca da Recoleta, mas em uma área tranquila ( La Isla)

O apartamento é este: http://www.buenosaireshabitat.com/apartment_n346.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito