Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

Oi Joyce,
Estive agora set/11 em BAires. Fiquei no Urban Recoleta(Junin,1727).
Enfrente ao cemiterio. Achei tranquilo para andar a noite.
Não vi muitas obras.
Raquel

Estive lá há 10 dias e o que vi em manutenção por ali foi somente o centro comercial da Recoleta (um pequeno shopping que existe no bairro) totalmente em obras – se não me engano, só o cinema tá funcionando lá dentro, não tenho certeza. A área externa tbém está desocupada, com uma lojinha ou outra funcionando. O resto, os restaurantes, cafés, Plaza Intendente Alvear, cemitério, o La Biela, tudo normal, funcionando a pleno vapor.

Joyce,
Estive em BA semana passada, pela Recoleta estava tudo tranquilo. Existem algumas obras no shopping em frente ao cemitério, inclusive abriu uma livraria ótima, fazia 2 dias.
Existem algumas construções que estão em obras, mas nada que altere a rotina do bairro.
Aliás, deixo a recomendação para todos, a Recoleta não é só aquele pedacinho do cemitério, recomendo que fuja dali para qualquer refeição, exceto um café ou coisas assim. O bairro oferece bem mais que aquele pedaço manjadíssimo.
Abs

Gente, preciso da ajuda de vcs. Tenho lido aqui que há uns meses atras parte do bairro da Recoleta estava em obras. Quero alugar um apartamento para 4 pessoas para o período de natal/ano novo e estou entre dois.
O primeiro, que gostei mais, fica na Vicente Lopez y Azcuenaga pela waytobaway.

O segundo, pela byt fica na POsadas y Callao IV.

Próximo ao cemitério ainda está em obras, será que é deserto à noite?

    Joyce, estive no começo de setembro/2011 em Buenos Aires. Fiquei 10 dias hospedada na Recoleta, na Callao esquina com Posadas. Não vi nada em obras, pelo menos nada que me chamasse a atenção. Circulei bastante à noite por ali. É boa a movimentação, nada deserto. Na frente do cemitério tem cafés, restaurantes e sorveterias. Tudo tranquilo e agradável! E como disse o Felipe, o bairro é grande, com muitas opções fora do circuito pracinha-cemitério-alvear. Abraços!

    Joyce, estive semana passada em Buenos Aires e diria que a quadra em frente ao cemitério (Junin esquina Vicente Lopez) está em obras sim! O antigo Village Recoleta foi totalmente reformado e agora se chama Recoleta Mall, sua inauguração estava prevista para a última quarta-feira 28/09. As obras de finalização estavam a todo vapor…
    E mais: o Dazzler Recoleta e o Urban Hotel estão com obras nos dois terrenos vizinhos. Na semana passada, duas máquinas de terraplenagem estavam trabalhando o dia todo.
    Reforço a dica da Joyce e do Felipe lembrando que a Recoleta é muito mais que essa área! 😉

Aluguei um apartamento na Recoleta em Buenos Aires mês passado pela ByT Argentina. O apartamento era muito bem localizado, a duas quadras do cemitério, tinha supermercado, padaria, tudo perto. Tinha porteiro, elevador e o AP era exatemente igual às fotos do site. Tivemos somente um problema sério na saída, quando a proprietária foi receber o AP. Ela “achou” uma manchinha que parecia ser de tinta azul numa fronha e disse que teria que nos cobrar pela mancha. A gente via que a mancha era já lavada, como como argumentar??? Ela era irredutível!!!! Bem, no fim nos cobrou 100 dolares pq disse que tinha que comprar o jogo de cama completo!!! Ficamos indignados!!!!! O pior foi que quando descemos nosso taxista ja nos esperava e o porteiro disse a ele que a proprietária devia estar procurando alguma manchinha lá… ou seja ela deve sempre dar o golpe da mancha!!!!
Resumindo: acho que vale a pena alugar o AP si. Ele é otimo e o preço compensa, mas deixo a dica pra todos: ao chegar faça como a proprietaria faz na saida: olhe tudo, confira se todos os aprelhos eletricos estão funcionado, inspecione as roupas de cama!!!

    Andrea, bom dia!

    Estive lendo o seu comentário aqui no site e também estou olhando um apart para alugar pela ByT Argentina.
    Gostaria de saber como funciona o “depósito” que o site indica que deve ser realizado e que será devolvido na saída.
    Você fez esse depósito previamente ou só teve que pagar os 100 dólares na saída?!

    Mariana, não sou a Andrea aí de cima mas posso responder.
    O depósito funciona como a nossa caução aqui no Brasil, ou seja, é a garantia do proprietário de que tudo estará na mais perfeita ordem na devolução do apto após a sua estadia.
    Geralmente, separo o $ em dois envelopes distintos um para o pagamento e outro para o depósito, que será devolvido. Para minha segurança, faço cópia de todas as notas e peço para a pessoa conferir e assinar. Exagero? Pode ser, mas evito problemas com notas falsas… 😉
    Além disso faço a checagem de quase tudo na chegada, como sugeriu minha xará aí em cima.
    Na última vez, o registro do chuveiro havia sido quebrado pelo inquilino anterior e a proprietária só tomou conhecimento na minha checagem prévia.
    Minha regra básica é me ater a verificação de chuveiros e equipamentos: TV, microondas, geladeira, ferro de passar,etc.
    Alguns proprietários também podem pedir que vc assine um inventário onde constam todos os objetos, móveis e equipamentos com seus respectivos valores, caso seja necessário a reposição.
    Mas em geral, isso só acontece com apartamentos mais sofisticados.
    Sempre alugo apartamentos quando viajo e continuo com a opinião de que é a melhor maneira de vc mergulhar de verdade no cotidiano e na cultura do país. 🙂

Conheci um apto otimo e, Buenos Aires, na Recoleta, ao lado de supermercados e restaurantes.
O contato foi através do Homelidays, e o site do apto é http://www.livingrecoleta.com, o apto é maravilhoso, e proprietario, uma Italina nota dez e o contato em Buenos aires, foi muito bom.

Acabei de voltar de NY, onde aluguei um apartamento por 8 dias. Excelente experiência. Houve comunicação clara o tempo todo com os responsáveis pelo aluguel. Fiz pelo site http://www.lodgis.com. O ap fica no East Village, bairro descolado e cheio de bares e restaurantes muito legais. Longe da muvuca!!! Eles tem diversas opções. Depois que vc paga uma taxa de reserva eles te dão o contato do dono do ap, mas deixam claro que qualquer dificuldade podemos entrar novamente em contato. Além da taxa de reserva, tive que pagar o depósito de segurança no valor de U$500, que é restituído após check out. Eram 2 quartos e todo equipado. Se alguém desejar pular a etapa da lodgis, procure pelo site do toshi apartments, mas não sei se haveria a mesma garantia da operação realizada pela lodgis, apesar de acreditar que sim. Bom, é isso. Se fosse passar mais de 5 dias em NY, não teria dúvida e faria o mesmo caminho novamente.

Abraços.

Aluguei em Buenos Aires pela ByT e agora, em Fortaleza.
Os apartamentos correspondiam as fotos apresentadas, no entanto, os dois pecaram por nao estarem limpos o suficiente.
Em Buenos Aires o problema foi prontamente resolvido com o envio de um empregado, e tudo deu certo.
Em Fortaleza amarguei na sujeira, sequer panos existiam, nao adiantou reclamar(Flats Fortaleza Apartamentos Mobiliados, nunca mais).

Paulinha, imagino a correria! mas adorei sua dica de Roma, esto pesquisando hotel mas achando tudo caro e com cara de mofado 🙂 acho que alugar por 5 dias será a solução! Depois volto para contar.

No Bytargentina já aluguei e indiquei para muitas pessoas, todas adoraram. Apenas um amigo meu alemão ficou com receio de pagar a taxa adm com o cartao de credito, e pediu para uma conhecida que mora em Buenos Aires ir lá na ByT pessoalmente pagar…rs.rs. Eita Europeu desconfiado, mas deu tudo certo, ele passou 15 dias e adorou,.

Bjs com saudades da turma aqui.
Patsy

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito