Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

Sem querer ser redundante, venho elogiar a empresa ByT Argentina. Fiquei um mês em Buenos Aires em dezembro 2010/janeiro de 2011. O apartamento é extremamente bem localizado, uma quadra do Obelisco. A Dona do apartamento é uma senhora simpatícissima que cuida de tudo com muita atenção. O apartamento é muito limpo, simples, mas bem cuidadinho. Tem internet, microondas, fogão, geladeira, tv a cabo e uma moça que faz limpeza toda semana. Uma bagatela para quem quer passar um mês na capital porteña. Segue o link do apê: https://www.bytargentina.com/re/propview.php?view=4051

Eu queria ter respondido antes, mas com duas crianças pequenas a vida não está exatamente fácil, hehehe.
Bom, em julho de 2010, aluguei um apartamente ótimo em Roma. Fomos em dois adultos e uma criança, e o preço foi bem menor do que um hotel em localização semelhante. Aliás, localização aqui e a palavra. A via Babuino, onde está localizado esse apartamentinho, fica entre a Piazza di Spagna e a Piazza del Popolo. No meio das lojas de grife, hehehe.
A única ressalva é que, no veraozão, só tem ar condicionado no quarto, portanto com os 42 graus na sombra que pegamos em Roma, só dava pra ficar em casa dentro do quarto, que é único, mas beeem grande, com um sofá-cama, uma cama de casal e outra de solteiro.
Ótimo pra quem viaja com crianças.
E a zeladora do prédio é brasileira vivendo na Europa há anos e simpatissíssima, que ajuda (em português) com qualuqer imprevisto e faz contato com o proprietário.
Ficamos 5 dias, mas dava pra ficar tranquilamente um mês.
https://www.rentalinrome.com/babuino29terrace/babuino29terrace.htm
Aliás, o site Rental in Rome é super bom, as fotos são fidedignas, e a negociação é fácil e feita por e-mail em português (de Portugal, com um atendente português super simpático tb).
Pagamento parcial via Pay Pal e restante com o proprietário (Signore Marcio, acho) no check in.
Super recomendo.

Tambem tenho uma boa experiência com a homelidays.
Aluguei um studio em Paris em maio de 2009 por 8 dias por aprox. 600 euros, no Marais.
Negociação por email, deposito antecipado e o apto super charmoso e limpíssimo.
Acho que o homelidays vale muito a pena por não ter intermediarios. Pesquisei muito antes de escolher (pelo menos uns 300 studios) e só olhava os que tinham comentarios dos locatarios.
https://www.homelidays.co.uk/paris-04/apartment-229227en1.htm

Meu marido e eu alugamos um apartamento (quarto/banheiro/cozinha/máquina de lavar roupa/wi-fi) em Paris, em Saint-Germain por uma semana em abril pela ParisBestLodge (www.parisbestlodge.com). O valor foi de 800 euros, que pagarei assim que chegar lá. Enviei pelo correio o contrato assinado e um cheque caução. Já recebi a confirmação e todas as informações para chegar/adentrar no prédio. Minha maior preocupação (a mesma de todos que alugam pela primeira vez) é: será que o apartamento existe? Deixei de alugar um outro apartamento (maior e mais barato) após saber que ele ficava exatamente sobre um restaurante chinês…bendito seja o GoogleMaps! Um abraço! Na volta venho contar minhas experiências!

Alugamos um apê para passar o carnaval em Salvador.

Não foi via agência e sim direto com o proprietário.

Fica em Ondina, na rua do Vila Galé.

3 quartos e 2 salas.

Quem quiser o contato, me fala!

; )

Passamos o mês de junho de 2010 em Paris em um apto da Mon Paris localizado no 7º arrond. Gostamos tanto da experiência que voltaremos no próximo mes de setembro, se possível para o mesmo apto, depois de uma temporada na Provence.

O atendimento da Mon Paris é excelente, a equipe é cordial e competente. Para garantir o nosso conforto e tranquilidade na chegada e saída, contratamos, por indicação da Mon Paris, o serviço de transfer aeroporto/apto/aeroporto. Eis o link https://www.meuparis.com/ape.asp?ap=breteuil&idioma=ingles#

Em janeiro deste ano, aluguei um apartamento em Nova Iorque, pelo City Elite Stays, em Greenwich Village. Fiz a reserva pelo booking.com, o que garante uma dose maior de segurança. Mas, posteriormente, fiz contato com a empresa diretamente que, inclusive, possui telefone com DDD de São Paulo, mas que redireciona a ligação para os EUA, pois a atendente só fala em inglês.
Não tive nenhum problema com o processo todo.
O apartamento fica localizado numa área universitária e menos turística de NY, perto de várias lojas bacanas e inclusive de uma Magnolia Bakery e de um Dean & Deluca!
O apto fica em um prédio residencial, com porteiro 24h, o que te faz mesmo se sentir um local!
É na verdade uma kit, com banheiro, pequeno closet, mesa de jantar e cozinha americana com todos os utensílios possíveis. Tinha, ainda, tv com muuuuitos canais, aparelho de DVD, wi fi gratuita e dock pra IPod.
Aprovei bastante o apartamento e recomendo a todos!
A empresa até tem um escritório na 23rd street onde você pode deixar as malas após o check out!
Abraços,
Guilherme Arruda.

Ano passado estivemos eu, minha esposa e minha filha de 1 ano no México e, por várias indicações do Riq, da Majô e do Wazari, incluímos uma semana em Playa del Carmen.

Como tínhamos um bebê de 1 ano, passei a procurar opções de apartamento para alugar e encontrei esse site: http://www.homeaway.es. O apartamento tinha várias fotos publicadas no site e tudo de muito bom gosto.

O pagamento foi feito a metade antes de irmos, via depósito internacional. Tive muito receio de chegar lá e ser outra coisa ou, pior ainda, nem existir e levar um cano. Mas era tudo exatamente como estava publicado! Era o imóvel Condominio Margaritas II A-107, no link https://www.homeaway.es/p226804?cid=E_OWNERINQUIRY_DB_O_20100507_propertyurl_text_LPROP, com tudo muito bem decorado e super bem equipado!

A proprietária mora na Cidade do México, mas quem toma conta é uma amiga dela que é francesa e fala várias línguas, inclusive um pouco de português.

Tirando algumas baratas que saiam de um banheiro (basta misturar calor, praia, apartamento no 1o. piso e está pronto o arsenal de bichos), foi tudo excelente!

Depois disso, passei a incluir essa forma de hospedagem como a primeira opção, ainda mais que costumamos viajar com nossos filhos e, como são ainda muito pequenos, é um alívio poder ir comprar algumas coisas mais comuns para preparar uma comidinha caseira para os pequenos…

Em Londres, aluguei com a empresa “A Place like Home” (https://www.aplacelikehome.co.uk/home.aspx) um apartamento em Kensington (este aqui: https://www.aplacelikehome.co.uk/property.aspx?pid=94&list=propertylist).

Eles foram super profissionais e o apartamento era tudo que estava no website. Fizemos o pagamento integral por cartão de crédito umas duas semanas antes da data da estadia acrescido de um depósito para cobrir danos, que foi devolvido depois, tudo como combinado. Recomendo!

    Olá, Eneida.
    Estou interessada em alugar apartamento em Londres, por 30 dias, para 2 pessoas, e até entrei no site que vc indica acima.
    Eu vou pra estudar, e tô em dúvida entre alugar um apê ou ficar em casa de família.
    Como vc já foi e td mais, qual sua opinião: acha que sai mais barato mesmo?

Já aluguei um apartamento em Paris pelo site Paris Address.

https://www.parisaddress.com/paris-apartment-rental/apartment/france/paris/tour-eiffel/studio/BRANLY.html

Do lado da torre, o apartamento tem um terraço que dá vista direto para o maior cartão postal de Paris. Outro ponto a favor é que o prédio está na frente do museu quai branly, a poucas quadras do invalides.
A empresa teve um relato de problema relatado no conexão paris, que foi solucionado, mas eu indico sem maiores problemas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito