Enquete da semana: Europa no inverno

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Hamburgo

Quando me pedem para destrinchar viagens à Europa no fim do ano e nas férias de janeiro, a minha reação inicial é tentar demover o perguntador. Me vêm à cabeça os dias curtos e gelados, às vezes molhados e ventosos, que desconvidam às caminhadas e deixam as fotos sombrias.

Claro que de vez em quando acontece aquele dia (ou, com sorte, aquela seqüência de dias) com céu claro e luz espetacular, em que as fotos saem mais bonitas do que nunca e você descobre o prazer de andar, andar, andar e não suar.

Mas na média acredito que não valha a pena torrar uma grana que nos faz falta para passar as férias brigando com as condições atmosféricas.

Mas se você só pode viajar no inverno europeu, bom, então sugiro que não monte um desses roteiros cheios de escalas e coisas para ver, ver e ver. O inverno é mais apropriado a experimentar.

Faça base numa cidade grande, aloje-se com conforto, e planeje seus dias em torno não de monumentos e vistas, mas de cultura e gastronomia. Fez um dia bonito? Ótimo, saia para para passear. Está chuviscando e ventando? Museu, cinema, exposição, visita ao mercado para fazer um piquenique no quarto. Alugar um apartamento é ideal: ao brincar de morador, você não sente o tempo passado em casa como perdido.

O inverno é uma época especialmente difícil para ir com dinheiro contado; ficar na rua o dia inteiro é muito mais tranqüilo no verão.

E você? Tem alguma experiência de férias no inverno europeu para contar?

E os nossos correspondentes europeus, o que dizem? O que podemos fazer para encarar a Europa no frio e aproveitar que os lugares não estão abarrotados de turistas?

Contem pra gente, pufavô...

Atenção: clique nas páginas anteriores da caixa de comentários para ter acesso a todos os relatos

531 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gabriella Cambui
Gabriella CambuiPermalink

Oi pessoal, estou planejando viajar para Espanha por 20 dias en janeiro2011, de 05/01/2010 a 22/01 sei do frio, mais é a unica epoca que tenho disponivel. A ideia é ir de Madrid a Barcelona de carro 4x4 parando nas principais cidades (fazendo toda a parte sul).
A pergunta é: dá pra curtir mesmo como frio esta epoca do ano, já estive em Madri em abril e peguei um bom frio.
Preciso de dicas de quem já esteve nesta epoca na Espanha.
Valeu
Gabriella

cristiana
cristianaPermalink

Gabriela,
Da pra curtir bastante. Na España nao faz tanto frio como no norte da Europa. Estarei em Paris na mesma periodo que vc e la tenho certeza vai estar bem mais frio que em Madrid por exemplo.

Waldemar
WaldemarPermalink

Estive este ano por 20 dias entre Veneza, Florença, Roma, Nice e arredores, e mais umas cidadezinhas de passagem. Dei sorte. Embora fizesse frio, foram dias de sol. Temperaturas oscilando entre 1 a 11 graus. O aperto maior foi em Veneza, onde não passamos dos 5, 6 graus.
O único dia de chuva foi quando passamos de carro pela Toscana (Siena, Montepulciano, Montalcino etc), saindo de Florença em direção a Roma. As belas paisagens foram ofuscadas pela neblina e mau tempo. Bom motivo pra retornar. Soube que no mês de maio é imbátível.

Edinéia
EdinéiaPermalink

Oi Valdemar!

Em que mês você viajou para a Itália? Foi tranquilo viajar de carro nessas condições climáticas?

Agradeço pela resposta.

goethe
goethePermalink

Boa tarde a todos!

Vou passar dois meses em Freiburg, na Alemanha, estudando a língua. Mas vou pegar o auge do frio congelante: dezembro e janeiro! Quero aproveitar os fins de semana para viajar, e tem um recesso de 22/dez a 3/jan.

Alguém aqui já passou por esta experiência? Poderiam me dar algumas dicas de viagens, e outras atividades, neste período?

Abçs
Goethe

Vivian Camargo
Vivian CamargoPermalink

Passei as férias de janeiro na Europa e curti muito o frio: nevou bastante, mas não choveu.
Aluguei apartamento em Paris e é muito legal se sentir "parisiense" por uns dias...A experiência de visitar os Jardins de Versailles cobertos de neve foi surreal, adorei. Como os locais são bem aquecidos (até demais), basta se agasalhar muito bem quando sair e pernas para que te quero!! O único senão é o fato dos dias serem curtinhos: amanhece tarde e escurece cedo, mas vale muito a pena.
Ir ao mercado, trazer um bom vinho,uma baguette e uns queijos, quer vida melhor?

Eduardo
EduardoPermalink

Ricardo,
Irei passar o ano novo na Italia. Pretendo chegar em Milão (27/12) e, de carro, ir ate a região de Cortina, votando para Milão no dia 4/1.
Sei sobre o frio e e os dias mais curtos.
Vc tem alguma sugestão de hoteizinhos charmosos no caminho e na região de Cortina? Penso em passar por Veneza.
Agradeço antecipadamente as dicas.
Obrigado,

Eduardo

Andre L.
Andre L.Permalink

A estrada Trento-Cortina d'Ampezzo permanece aberta o inverno todo. Vale a pena ficar um dia em trento, e percorrer a estrada ali com calma por um dia.

Andre N
Andre NPermalink

Acabo de me hospedar no hotel Impero. Bom custo/Benefício.

Fiz a estrada dos Dolomites, entre Bolzano e Cortina. Entre Cortina e Venezia vale a pena desviar por dentro do Parque nacional, antes de chegar a Belluno. Depois se pega a auto-estrada e em uma hora está em Venezia.

Manu Tessinari
Manu TessinariPermalink

90% das minhas viagens são no inverno europeu!! Problemas com férias de marido é uma coisa... Já passei Natal e Reveillon na Alemanha duas vezes, final de novembro em Paris e fevereiro rodando (Praga, Budapeste, Roma). Confesso que não é fácil, mas também não é (pra mim) um mega sofrimento. O segredo são boas companhias e cidade grande, onde tem muita coisa pra visitar. De dia, bate perna e conhece os lugares externos e, quando escurece (tipo quatro da tarde) e, se o frio te deixar de mal humor, você entra em museus, restaurantes, teatros que só a Europa te oferece. Claro que você nunca vai bater perna e conhecer a cidade como na primavera ou no verão, mas, no inverno, há charme, é um turismo mais lento, até porque a cada hora você para pra tomar um café ou um vinho pra esquentar (daí a importância das companhias! rs)

Júlia
JúliaPermalink

Eduardo,

Me hospedei no hotel Oasi http://www.hoteloasi.it em Cortina em dezembro/07 e foi um bom preço/benefício. Reserve algumas horas para o caminho Milão-Cortina pois além de ser super bonito você pode pegar neve e atrasar a sua viagem (aconteceu comigo!).

Nat
NatPermalink

Acho bem relativo isso de dias feios no inverno - mais do que chover, provável mesmo é você pegar dias claríssimos sem uma gota/nuvem no céu pra te proteger do frio de rachar. Aí sim está o problema: lembro de céus diariamente azul-cinema em Veneza que não contemplei o suficiente por causa do frio de dezembro.

Mas como as pessoas da vida real nem sempre podem viajar em maio e curtir as flores, eu diria: vá nas férias do fim do ano, mas vá pro mais oeste europeu possível e pras capitais que já têm o clima zoado pelo aquecimento global mesmo. Só não dá pra ir pros alpes suíços, Praga, interior da Alemanha, Escócia.

Dani
DaniPermalink

Então, estou indo passar minha lua de mel em Madri e Paris de 09 á 18 de fevereiro, mas estou com muito medo do frio. Será que vou conseguir aproveitar bem a viagem?? sad

Clara
ClaraPermalink

Agarre-se ao seu marido e coragem! -smile

Clara
ClaraPermalink

Impossivel nao aproveitar Madri e Paris. Na pior das hipoteses, aproveitem museus e restaurantes, nas 2 cidades come-se muito bem.

Alice
AlicePermalink

Clara, Minha primeira viagem à Europa foi nessa mesma época, e nem por isso foi menos mágica. Nunca esqueço que meu o primeiro programa em Paris foi conhecer o Jardim de Luxemburgo coberto de neve (e olha que muito raramente neva em Paris, então foi um privilégio!). Viajar para Europa em épocas diferentes é uma grande oportunidade conhcer as várias faces dos mesmos lugares. Se você depois voltar a Paris em outra época vai ao mesmo tempo revê-la e conhecer uma nova cidade. O mesmo vale para Madrid. Fui na primavera, mas choveu e fez frio por cinco dias seguidos. Mesmo assim fiz ótimo proveito (porque é basicamente uma capital de Museus) e sonho em voltar para ver a cidade ensolarada. Vai sem medo porque uns 70% do proveito da viagem vem da maneira como você encara as coisas e do seu grau de entusiasmo.

Clara
ClaraPermalink

Alice, quem está temerosa é a Dani, não eu. smile

Alice
AlicePermalink

Desculpa, troquei os nomes, foi mal!

Vinícius
ViníciusPermalink

As duas cidades são lindas em qualquer época do ano, ainda mais no clima de lua-de-mel. O frio é intenso nessa época do ano, mas as paisagens compensam qualquer frio que vocês venham a sentir.

Cristina
CristinaPermalink

Já estive em Paris tanto em Novembro quanto Janeiro. Concordo com o Vinícius - quer dias lindos, vá em Janeiro/Fevereiro! Agora em Novembro, pegamos um friozinho em torno de 5C com dias cinzentos. Prefiro frio em torno de zero e sol com dias claros.

Márcio
MárcioPermalink

Já fui 5 vezes à Europa. Todas no Inverno. Se você é do tipo que vê o copo sempre meio cheio irá aproveitar bem o Frio, que além de ser mais um atrativo turístico por sí só, é capaz de tornar um simples crepe de nutela com banana (Paris) ou uma porção de churros com chocolate (Madrid) como maravilhas gastronômicas.

Primeira parada da viagem: Compras de roupas de frio (atenção para o cachecol, luvas e gorro) e boa lua de mel.

Milaine
MilainePermalink

Pessoas , `
É nossa primeira viagem para a Europa e vamos ficar do dia 03/01/2011 a 21/01/2011 em Lisboa , Valencia e Paris.
Pergunto, vamos eu meu esposo e meu filho de 8 anos , será que conseguiremos aproveitar? tenho notado que Espanha e Portugual o frio é mais ameno porém prometi para o Gui que ele conheceria a EURODISNEY , será que vou conseguir cumprir minha promessa ou a neve impossibilita este tipo de passeio ?

Socorro! Estamos bem sugestivos a cancelar a viagem , pena que férias só temos em Janeiro ...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Eurodisney não fecha, Milaine. Apenas faz frio.

zuzu
zuzuPermalink

"Pessoas"
Fui a Eurodisney em janeiro, e estava um frio de rachar. Quase congelei!
Nao aconselho , mas se for a única opçao, use underwear de sky prá aproveitar o passeio, que é quase sempre outdoor.

Andre L.
Andre L.Permalink

Sobre frio, é impossível prever o quào frio estará. Quando vc lida com temperaturas baixas (< 10 oC), o vento importa mais do que 5 graus a mais ou a menos. 5 graus com vento forte são mais desconfortáveis que -7 oC sem vento.

Mas a solução é caprichar nas roupas, esqueça jeans, esqueça tênis normal, compre um conjunto de inverno impermeável (resolve calor + chuva ao memso tempo...) e aproveite.

Carlos Henrique Loyo
Carlos Henrique LoyoPermalink

Milaine,

Eu só consigo tirar férias no final de dezembro e nos anos de 2006, 2007 e 2008 passamos o fim de ano passamos por lá e voltaremos agora em 2010.

Lhe digo que, embora goste do frio, você estando bem agasalhada (conforme já disserama cima: casaco, luva e gooro) não tem problema algum, principalmente em Portugal, onde não neva com facilidade, pelo contrário, eu descobri, como Riq falou no texto o prazer de andar, andar, andar e não suar.

Se fosse para dar um conselho, eu diria para não cancelar a viagem, aproveite a oportunidade e se não for a sua praia, não repita, mas acho difícil estar na Europa e não gostar.

eva
evaPermalink

Para esses dias frios o Hotel Disneyland, que fica na entrada do parque com acesso direto, é uma boa – e cara – opção, pois se ficarem desconfortáveis com algo, rapidinho estarão no hotel para trocar de roupa ou recarregar as baterias. Além de que o hotel tem todo o clima Disney, com personagens circulando no café e essas coisas.
Não sei a sequência de seu roteiro, mas eu começaria por Paris para não perder a decoração de natal dos parques e, se seu filho tiver metade da ansiedade de minha sobrinha qdo com 8 anos, ele não vai gostar de nada até chegar no “seu”destino.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Então, eu acho que a Europa é sempre um lugar maravilhoso de visitar, uma aula de arte e cultura. A primeira vez que fui a europa, fiquei grande parte do tempo no norte da Italia (Bologna, Florença, Milão, Veneza) e achei que os dias são muito curtos, por volta das 16 horas já escurece, e venta bastante, sendo dificil ficar muito tempo andando na rua. Claro que é muito gostoso parar em restaurantes, bares e tomar um vinho, comer algo. Eu gostei muito, porque acho que não tem como não gostar de conhecer lugares bonitos e cheio de histórias. Mas no ano seguinte, eu passei o verão na Europa e visitei esses mesmo lugares, e achei que dá pra aproveitar muito mais, existe mais vida na rua, as pessoas são mais alegres, ficar em um bar do lado de fora e ficar olhando o movimento na rua, dá pra conhecer vários lugares durante o dia (as vezes 10 horas da noite ainda está claro!. Mas se só dá pra ir no inverno á Europa, o melhor a fazer é curtir uma viagem com um clima mais bucolico e de preferencia ao lado de quem se ama, para curtir a dois o frio.

Rodrigo Appinhanesi Turrer

Ricardo,
vou passar as férias na Itália´, entre fevereiro e março.
Ficarei em Veneza (quatro dias), seguirei para Florença (seis dias) e terminarei em Roma (15 dias).
É fácil comprar bilhetes de trem na hora, ou é melhor comprar antes?

Obrigado e parabéns pelo blog

Wander
WanderPermalink

Rodrigo
fiz a Italia de trem em junho/2010 : Milão/Florença/La Spezia (5 Terre)/Roma/ Veneza : comprei os bilhetes no primeiro dia na Estação Central de Milão.Trem lá é o que não falta ; vários horários ; praticamente de hora em hora. Os trens são confortáveis e sairam todos no horario. As estações são no centro das cidades.
Roma : 15 dias (?) : não sei o seu interesse mas dá até prá fazer a Costa Almafitana.

Rodrigo Appinhanesi Turrer

Obrigadíssimo pelas dicas, Wander!
A ideia é ficar dez dias em Roma, mesmo, pra conhecer bem a cidade, e depois ir para alguns lugares no Lácio mesmo, Napoli e, claro, também a Costa Amalfitana smile

Obrigado e um abração,
Rodrigo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Um adendo: se precisar de mais dicas sobre compra de bilhetes e funcionamento dos trens na Europa, dê uma olhadinha aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/trem-na-europa/

Aristóteles
AristótelesPermalink

"não sei o seu interesse mas dá até prá fazer a Costa Almafitana."

Wander, posso estar enganado, mas parece que a Costa Amalfitana já está todinha feita. É só ir visitar.

Abraços,

Adriana B.
Adriana B.Permalink

Olá galerinha da bóia!!! Feliz Ano Novo a todos!
Acabei de voltar de viagem no dia 30/11...foi a primeira vez na Europa no inverno e gostamos muitooo!!! Fomos para o sul da Itália, onde o frio foi bem mais ameno, chegamos a pegar 18 graus de dia...e passamos o Natal em Madri, onde tivemos a sorte de dias frios mas sem nenhuma gotinha de chuva! Sem contar que a Europa fica mais tranquila, os locais ficam mais educados e dao mais atençao...
É uma pena que escureça tão cedo, por volta de 4/5 horas, mais ou menos...mas ao mesmo tempo, pra um casal q quer curtir tudo com mais calma, ficar horas em um restaurante bebendo vinho e se rendendo as tapas, yumi yumi, é perfeito! Claro que o frio incomada tb,mas tendo a roupa e os acessórios necessários, a gente aguenta tudoooo!

Beijos,

Adri B.

ADELTO LOURENÇO
ADELTO LOURENÇOPermalink

Ricardo,estamos indo no carnaval para portugal e espanha ( lisboa ,porto ,madri ,barcelona,e outra cidades ) pode me dar dicas de bons restaurantes nestas cidades? abraços, adelto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adelto! Veja dicas de restaurantes nas páginas de Lisboa, Madri e Barcelona (no menu superior do site, em "EUROPA") e no post "48 horas no Porto, por Dri Miller" http://www.viajenaviagem.com/2009/10/48-horas-no-porto-por-dri-miller/

Janira Borja
Janira BorjaPermalink

Conheci Paris em janeiro e viajei por parte da Espanha (Barcelona, Madrid, Sevilha e Granada) em dezembro. Posso dizer que foi até tranquilo em relação ao frio. Concordo com o que disse Andre L., é mais importante se informar sobre vento e sobre o a chuva, do que sobre o frio propriamente dito. Acho que eles incomodam mais numa viagem, podem impossibilitar passeio e caminhadas. Para o frio, acho que o mais importante é ter um bom casaco, que esquente e seja impermeável, porque os lugares são todos aquecidos (alguns até aquecidos demais). Daí se vc tiver cheia de blusas e casacos por baixo, vai morrer de calor ou ter de tirar todas as camadas a cada visita feita! Acho que o melhor é por uma camisa de manga comprida por baixo, um bom suéter de lã e o casacão por cima. daí vc só precisa tirar o casaco e o suéter, caso necessário. Cachecol dá muito conforto térmico e luvas também! Sapato, melhor com solado de borracha, que impede o frio de passar. Solado de couro congela os pezinhos e, acredite, é a melhor porta de entrada para o frio matador!

De certa forma, acho que dei um pouco de sorte na minha viagem, porque peguei temperaturas amenas (para um inverno) durante o dia... Do que me lembro, pegamos coisas como 7, 8º... A Espanha foi ainda mais tranquilo, mas acho que foi pela região. O lugar mais frio foi Madrid.

Um abraço a todos!

Inverno na Europa: vou ou não vou?! Bora lá!!! &laquo; Carrossel de sonhos

[...] de deixar um pequeno depoimento lá na enquete do Riq no Viaje na Viagem ( http://www.viajenaviagem.com/2007/09/enquete-da-semana-europa-no-inverno/ ) sobre isso e vamos lá começar o ano feliz da vida, agradecendo muito por tantas alegrias e [...]

Luciana Bordallo Misura

Fui a Paris no inverno (dezembro) e foi tranquilo em termos de temperatura, até porque muitas das atrações que nós estávamos visitando eram museus. A cidade estava mais "viva" do que quando fui no verão, época em que vi muita coisa fechada porque os franceses estavam de férias. Só não recomendo o Ano Novo, desanimado, super sem graça, frio, sem fogos, metrô fecha cedo, muitos bêbados quebrando garrafa de champagne na rua, não gostei mesmo. Pro Natal foi tudo bem, mas volte pro Brasil pra passar o reveillon por lá smile

manoela
manoelaPermalink

E em janeiro e fevereiro, há muita neve, ou mais chuva?
Pretendíamos ir em novembro, mas acredito que considerando a nevasca de 2010, seja melhor irmos em jan/fev de 2012.Nosso plano é ir pra Paris, Londres, Amsterdã, Madrid, Barcelona, Roma, Veneza, Florença e Turim.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manoela!
Este post pode ser útil a você:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Sugiro aproveitar esta mega enquete e ler os relatos dos demais tripulantes (essa já é a página 10 de comentários)!

A maioria das cidades que você citou tem páginas específicas aqui no Viaje na Viagem. Clique em "Europa" no menu superior e veja tudo sobre Londres, Amsterdã, Paris, etc. Em cada página, há um link para você checar o clima, direto no Weather.com. Voilà!

manoela
manoelaPermalink

Muitíssimas gracias!

Vou dar uma olhada e ver tudo sobre o clima. Mas confesso que tô inclinadíssima em convencer meu marido a partir numa trip com muito frio! Afinal gaúcho até que gosta! ;o)
abs

Rodrigo Moura
Rodrigo MouraPermalink

Pessoal, eu e minha esposa estamos indo Europa dia 18/01nosso roteiro será o segunde: Lisboa, Roma, istambul, Londres e Paris. Para enfrentar o inverno iremos comprar roupas de inverno em Lisboa que e muito mais barato do que aqui no Brasil. Creio que valera a pena viajar no inverno com um ritmo mais calmo e com isso aproveitaremos mais os locais mesmo com o dia curto...

Samira
SamiraPermalink

Nós estivemos em Lisboa e arredores (Sintra, Óbidos, Cascais, Queluz) e no sul da Espanha (Málaga, Córdoba, Sevilha, Granada) no final de dezembro/2010 e adoramos. O mais chato prá gente foi a chuva e não o frio, que chegou a 2 graus em Lisboa. Mas a chuva também dá uma trégua e conseguimos dias lindos e ensolarados. Chegamos até a ir prá Sierra Nevada, pisar a neve e tomar cerveja debaixo de um sol super gostoso. Enquanto muita gente se descabelava com os cancelamentos de voos e fechamentos de aeroportos em outros países, em Portugal e no sul da Espanha tudo transcorreu normalmente. Um plus!
Quero agradecer ao Riq e aos trips pelas informações valiosas que encontrei por aqui antes de viajar e que nos ajudaram muito em nosso passeio.

Lelio
LelioPermalink

E aí, povo da bóia!!
Bom, entre os dias 12 e 27 de janeiro, estive na Europa. Ou seja, bem no meio do inverno. Também fiquei com muitas dúvidas e, antes da viagem, li este post e todos os comentários diversas vezes.
Eu tinha medo de não conseguir aproveitar o suficiente e tal, mas o que eu tenho a dizer para quem estiver com as mesmas dúvidas é que a minha viagem foi incrível.

Como essa foi minha primeira viagem internacional, fui mesmo de excursão, daquelas que querem conhecer a Europa toda em 15 dias. hhehehe. Passei por Londres, Paris e Roma (3 dias em cada), além de outras cidades no meio do caminho, como Hildeberg e Veneza, por exemplo.

Para não me alongar, vou direto ao que todo mundo comenta:
Frio: é Europa e é inverno. Então é claro que estava um frio que eu nunca tinha sentido antes. Mas nada que um casacão, cachecol e gorro não resolva ou pelo menos não faça você morrer congelado. O pior mesmo é o vento. Em Veneza ele parecia cortar a minha pele.
Mas não é um impeditivo para andar e conhecer todo o centrão de Londres. Só não dá muito pra curtir muito aqueles ônibus em que a parte de cima é aberta...

Duração do dia: Anoitece cedo mesmo. Lá pelas 16, 17 horas já é super noite. Mas as ruas não ficam desertas depois desse horário, pelo menos não nas capitais. E eu aproveitei bem o dia, ou seja, acordava cedo mesmo, para aproveitar toda a luz do sol. E eu tive sorte. Apesar do frio, alguns dias foram lindíssimos, sem quase nenhuma nuvem no céu, principalmente na Itália.

Pontos turísticos: Essa foi a melhor parte. Com o inverno, o número de turistas é bem menor, o que quer dizer que filas e disputas pelo melhor ponto para tirar foto também são menores. Elas existem, mas acho que nem se compara ao verão. Não tinha ninguém para entrar na Tower Bridge, em Londres, pouca gente na Torre Eifel, em Paris, deu pra tirar foto na Fontana de Trevi sem bicões desconhecidos, em Roma, e admirar a Capela Sistina sem ser empurrado pela multidão. Eu pessoalmente não curto multidões e longas filas, então essa época foi um prato cheio.
O ponto negativo é que muitos lugares aproveitam essa época para fazer manutenção, foi o caso da London Eye...

É isso. Já me alonguei demais, mas espero que esse comentário seja útil assim como vários daqui foram para mim. Só para encerrar, se alguém acha que não vai conseguir aproveitar a Europa no inverno, não se preocupe. A experiência vai ser incrível e inesquecível, porque afinal de contas é a Europa!

Erika valente
Erika valentePermalink

Ola a todos,Gostaria de ajuda para fazer um roteiro de 22 dias para a Europa ,partindo 17 de dezembro com chegada em Lisboa e volta em 7 de janeiro de Paris ,somos tres pessoas eu meu marido e nossa filha de 15 anos a ideia inicial e passar 2 dias em Lisboa e ir de trem noturno para Barcelona mais 2 dias e trem para Nice ai fariamos esse pedaco de carro ate Roma daqui fariamos Firenze e Veneza. ( talves de trem?)',Subindo para Suica onde pretendemos fazer o Glacie de trem (sera que e recomendado nessa epoca de inverno,alguem ja fez?)e por fim Paris com 5 ou 7 dias ,com um dia para Londres ,sera que e muita loucura !!! Agradeco muito a atencao,e espero a ajuda de voces,um abraco Erika

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! Lá em cima, no site, há um menu. Passe o mouse sobre Europa e clique em "Monte sua viagem". Lá você vai encontrar diversas informações sobre quantos dias se deve passar em cada cidade e também os melhores meios de transporte para fazer os itinerários! Um ou dois dias é muito pouco, sem dúvida, para os lugares que vocês estão planejando conhecer.

Sheila
SheilaPermalink

Alguns pitacos: eu faria Lisboa/Barcelona de avião e acho que um dia pra Londres tem que ser muito bem avaliado (caso não conheçam, acho muito estressante um day trip). Sob o ponto de vista logístico, dá pra ir e voltar de Eurostar. Nice no inverno? Não sei não... Caso vá, eu iria de trem ou avião até Roma. Concordo com a Bóia: muitos lugares para pouco tempo. Que tal focar 3 regiões? Poderia ser Portugal, Espanha e Paris. Isso sabendo que vai pegar um frio danado em qualquer lugar além dos países citados. Já este post aqui?: http://www.viajenaviagem.com/2009/09/espanha-e-portugal-no-inverno-pro-renato-e-pra-vanessa/

Andre L.
Andre L.Permalink

Erika, trem noturno Lisboa-Barcelona demora 14 horas, esqueça, vá de avião. Eu tiraria esse bate-e-volta de London, aproveite para curtir Paris.

Eu acho legal vc visitar Nice e Monaco no inverno, mas esteja ciente de que ele estará bem vazio, o que é bom (nada de muvuca) mas pode ser ruim para quem pensa em movimento como algo essential para curtir o lugar.

Eu tiraria Venezia da lista, e aproveitaria o fato de estar de carro para passar em Genova, que fica no caminho, e também em Levante ou La Spezia. Há outras cidades interessantes entre Firenze e Roma.

O Glacier Express funciona no inverno, mas parte da rota é feita em túneis longos no inverno. Lembre-se de dirigir com cuidado até a Suíça, por conta de neve.

DabliuA
DabliuAPermalink

Erika, uma boa dica para simular roteiros é usar o google maps. No lado esquerdo, tem o ícone COMO CHEGAR, vc vai digitando cidade a cidade, e ele te dá opções de como ir (trem, carro,...)e distância (ex: Lisboa X Barcelona = 1.324km). Ouça o André L.: nada de trem, vôe até lá! Tbm concordo (duplamente) com a Sheilasad1)roteiros de 22 dias tem de ser mais enxutos (ou vai desagradar a todos), e (2)Nice nessa época é roubada: fria, cara e cheia. E fique mais em Londres, um dia só é muito pouco: a cidade (e vcs) merecem muito mais! Se for subir de carro de Roma X Veneza (são 575 km), vá lentamente...vcs vão passar por Montepultiano, Orvieto, Firenze, Bolonha e outros tantos vilarejos que valem uma parada. Sugestão: de Veneza vá para Milão (de trem) e de lá vôe para Londres e depois Paris. Boa viagem!

Erika valente
Erika valentePermalink

Muito obrigada,Boia,Sheila e Andre,realmente estou pensando em diminuir os locais visitados e passar mais tempo nos escolhidos,a questao e que minha filha quer Veneza e meu marido Suica e trem .Vou aproveitar o fim de semana para refazer o roteiro ,ai volto a pedir ajuda,ok!Obrigada,um abraco.Erika

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Pessoal. Essa questão do inverno na Europa martelou minha cabeça por um bom tempo. Infelizmente eu e minha namorada não podemos ir em outra época que não seja entre dezembro e janeiro. Pesquisei muito e acabei mudando meu roteiro por causa do inverno. Inicialmente minha idéia era conhecer a Itália e a Franca, mas acabei optando por um roteiro em Portugal e Espanha (parce que lá o inverno é menos rigoroso). Deixarei Itália e França para outra estação. Minha idéia é ficar 4 dias em Lisboa, 4 dias em Madrid e 4 dias em Barcelona. Pretendo ir no dia 23/12 e voltar no dia 08 de janeiro.
Espero ter feito a escolha certa.
Abraços

Fran
FranPermalink

Valdinho,
Eu viajei exatamente nessa época que vc vai e foi ótimo! Não sei se demos muita sorte mas o clima esteve muito bom. Ficamos 3 dias em Veneza, 5 dias em Paris (eu já conhecia) e 7 dias em Madrid. Todos os trechos foram feitos de avião, incluidos na passagem intercontinental. Sem stress.
Paris estava um pouco mais gelada e choveu uma tarde (continuamos caminhando e passeando mesmo assim), mas nada que uma roupa térmica não resolvesse. Veneza estava sem aqcua alta e linda. Madrid bem mais agradável em relação à temperatura. Não havia a necessidade de roupas térmicas nem várias camadas. Adoramos Madrid, mas sinceramente o ponto alto da viagem foi Paris e Veneza...

DabliuA
DabliuAPermalink

Valdinho,
nesta mesma época vou passar um mês (08.12 a 07.01.12) entre Roma e a Toscana, assim, cmo vcs, tbm só tenho esse período para visitar a filha que mora lá. E relax, cara, vou regularmente e sem dramas (como disse Fran, é bem tranquilo). Na última, fiquei uma semana em Madri, outra em Barcelona e mais 10 dias lá em baixo, entre Cordoba, Sevilha (tem uma serra no meio, mas é relativamente próximo de Portugal)e Granada. Tudo bacana: frio gostoso e super possível...chuva (fina) e gelada, só uns dois dias em Madri. Mas sem maiores problemas, nesses dias ficamos entre Museu do Prado e bodegas em tours gastro-etílicos.Barcelona não deu praia...mas de resto, fizemos tudo. Ainda passei o Carnaval em Veneza (dias lindos) e estiquei até Bolonha. Vai firme, dará super-certo!

Renata
RenataPermalink

Gente, e uma viagem de 27/11 a 18/12, o inverno em paris/itália/grécia vai estar muito rigoroso, ou ainda é o início da estação? Alguém foi nessa época?beijos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Você já vai pegar um bom frio! Veja aqui como pesquisar médias de temperatura em qualquer lugar do exterior: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Lívia
LíviaPermalink

Olá, pessoal, vou a Europa em 23/12 minha trip se iniciará em Madrid, depois pensei, Barcelona, alemanha (talvez), Paris, Amsterdam,Londres, Portugal e volto ao Brasil isso em 24/01/12. Sei que vou pegar frio, e esse lance da companhia me deixou meio trsite heheh pq vou só, então espero que ao menos não chova nem vente ehhehe.E ai meu roteiro tá legal, vou fazer de trem e avião, o maior tempo será em Londres quero conhecer TUDO q puder lá e aos redores da Inglaterra.

Amei as dicas.
:*

DabliuA
DabliuAPermalink

Lívia, depois dos roteiros tradicionais em Madri (e entre sua ida para Barcelona) vale dar uma escapada até Toledo, é pertinho e vc já vai mergulhar direto no universo medieval. Vai estar frio (entre +1º/+8º)nada horroso e se chover os Museus/bodegas madrileñas são opções bacanas. Em Barcelona, de dia e/ou a noite, com qqr tempo a cidade é ótima. Alemanha? Sei não...lá (em Berlin, por exemplo) vc vai pegar um frio diferente e geladíssimo nesse período, fora que vc vai lá para "cima", para depois voltar para Paris e Amsterdan (que vai estar muito frio, entre -1º/+5º, nesse época. Sei pq, vou estar por lá com os filhos). Como vc vai ficar 32 dias (tira os 2 de ida e volta) e London é o teu foco, se programe a partir de qtos dias vc quer ficar por lá. Se forem 8 dias (completos) em Londres, vc terá 22 dias para o restande, o que dá uma média de 4 dias por cidade os outros 2, vc vai estar entre aeroportos e correrias típicas.

DabliuA
DabliuAPermalink

Outra coisa: trem é certeza de alto gasto, avião de fará chegar em qqr lugar por valores muito menores e velozmente.

Cristina
CristinaPermalink

OLá, mais umas impressões e cometários ao post sobre Europa no Inverno: No início de fevereiro, eu estive em Roma. Achei que ia morrer de frio, mas sério, pelo menos para mim, em Roma o inverno é bem "fraquinho", pelo menos para quem está acostumada ao inverno de Porto Alegre. Nem neve eu vi ... hahaha...Cedo pela manhã estava frio, mas eu saía com calça jenas e botas, blusa de microfibra da Scala e apenas uma parká de nylon mais quentinha e luvas de couro. Dava para encarar da manhã e da noite com isso. Durante do dia, esquentava um pouco e com o casaco eu ficava com calor. Tive muita sorte, não choveu nenhum dia e todos os dias estava ensolarados. Mas em um dos dias, eu fui à Florença, e ao descer do trem na estação Santa Maria Novella percebi o que me esperava! Estava beeem mais frio do que em Roma ... Enquanto eu estive nos museus e nas igrejas, durante o dia, tudo bem, deu para aguentar. Mas meu trem de volta a Roma era só as 20h, e depois que escureceu às 18h e os museus e igrejas fecharam, eu fiquei andando pelas ruelas, Piazza della Signoria e pela Ponte Vecchio e eu, até aquela data, nunca tinha sentido TANTO frio! (e olha que eu estava com uma blusa a mais de lã). Eu quase CONGELEI!! Nem chocolate quente me aquecia!). Quando cheguei de volta em Roma, às 21h30, estava tudo tranquilo com a temperatura novamente... hehe... A vantagem de ter ido no inverno? Não ter pego nem fila para entrar no museu do Vaticano, na basílica de São Pedro e na Galleria Uffizi! P.S.: depois dessa friagem em Florença, eu consegui sentir mais frio que aquilo, semana passada, aqui mesmo em Porto Alegre! Estava MUITO frio!

Mali
MaliPermalink

Ola pessoas!

Pela primeira vez na vida vou com meu marido para Italia / Milão no final do ano. Vamos dia 25/12 e voltamos dia 01/01. Estamos bem perdidos sobre onde ir e se ja comprarmos as passagens de trem/aviao pois nosso tempo é bem curto. vcs tem dicas para nos ajudar?? Alguma dica sobre onde passar o reveillon?? Não poderá ser muito longe de milão pois vamos vir embora no dia seguinte.
Desde ja muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mali!

Compre suas passagens de avião com um agente de viagem ou em sites como Expedia, Submarino ou Decolar.

Sobre tem, leia isto:
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Sobre Réveillon no exterior, leia isso:
http://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/
http://www.viajenaviagem.com/2009/11/reveillon-minhas-dicas-para-2010-validas-para-2011-2012-2013/

Raphael Aiech
Raphael AiechPermalink

Oi Pessoal!

Já fui algumas vezes a Europa (França, Alemanha, Portugal e Espanha). Consegui uma promoção bacana de passagem e irei no final de dezembro e volto dia 20 de janeiro. Estou indo com uma prima que ainda não conhece nada por lá, somos jovens (27 e 21 anos) e gostaria de sugestões de países. Começaremos por Amsterdã. E depois? O que fazer? Onde ir?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! Comece sua pesquisa aqui:

http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Renata
RenataPermalink

Ola Raphael,

Estou indo pela primeira vez a europa, chego dia 27/12 em Paris e retorno dia 22/01 por Paris tambem, pretendo fazer Madri, Barcelona, Veneza, Londres.. e por ai vai.. estou indo sozinha, caso queiram encontrar uma brasileira por la.. meu msn: renatacoleto@yahoo.com.br\

abracos

Mali
MaliPermalink

Ola boia...obrigada pela ajuda!
Mais uma pergunta: Em Milão iremos alugar um carro para passear, como iremos ficar apenas 1 semana é mesmo necessário tirar a PERMISSAO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PIB) ??
Obrigada!
Mali

DabliuA
DabliuAPermalink

Mali, é importante ter a carteira internacional. Agora, se vcs forem alugar um carro para apenas para 'rodar' por Milão não vale o custo X benefício. Fora que vão enlouquecer, sem dúvida, dirigir por lá é a maior roubada. O trânsito é um caos, com suas ruas estreitas e estacionamentos/multas altíssimas...se vcs encontrarem um carro sem estar com os quatro lados 'amassados', pago um almoço para vcs! Não façam isso...o sistema de trânsporte é perfeitamente possível. Experiência de quem já morou por lá e tem filhos morando na cidade.

Mali
MaliPermalink

Ola Dabliua!
Entao, agente esta querendo alugar um carro mas para irmos para outras cidades, conhecer as estradas que dizem ser lindas, ir até veneza que não é tão longe e algumas outras cidades próximas. Iremos para Roma de avião e para a Suiça de trem, e as outras cidades iríamos de carro. Mesmo assim vc acha que não vale a pena alugar um carro para conhecermos outras cidades? O que vc acha?
Muita obrigada pela ajuda!
Mali

Paula
PaulaPermalink

Olá a todos! Minha primeira viagem à Europa foi no inverno e estou prestar a embarcar para lá em dezembro de novo... Da primeira vez, fiquei entre Alemanha (Frankfurt, Nürnberg, a região da Saxônia e Berlim), Praga e Londres. Ou seja: frio hard-core. Mesmo em Londres pegamos uma onde de frio pouco usual. Temperaturas positivas só nos primeiros dias de viagem (pouco antes do Natal); de resto, só temperaturas variando entre -5C e -13C.
Os contras disso já foram discutidos: o frio não te deixa "flanar" e os dias (ou seja, luminosidade) são muito curtos.
Os prós: menos gente, preços mais em conta e, no caso da Alemanha, antes do Natal, o ambiente é ótimo (mercados de Natal everywhere).
A única coisa que eu definitivamente não achei legal foi passar o Ano Novo por lá. Por mais que as grandes cidades tenham festas de rua organizadas (como no caso de Berlim, onde eu passei o Ano Novo), é muito frio para ficar zanzando pela rua esperando a meia-noite. Talvez comprando um ingresso para uma festa em lugar fechado a coisa seja mais divertida... É por isso que desta vez vamos passar o Natal na Alemanha e o Ano Novo em Malta! No meio do Mediterrâneio, minha esperança é pegar temperaturas na casa dos 10C a 15C graus, o que é bem tolerável. By the way, se alguém tiver dicas sobre Malta, agradeço.

Eliane
ElianePermalink

Olá!!! Estou indo p Europa(Paris, Porto, Roma) em dezembro e estou com duvidas em relação ao que usar:
1º em relação a sapatos... Será que essas botas de couro comuns seguram o frio e a neve(se houver)?
2º essas roupas termicas são mesmo essenciais? Pq estou achando tão caras... Vi em alguns posts que algumas pessoas compram elas lá... Vou chegar primeiro em Paris...Alguém sabe se encontro fácil? rsrs
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! O importante é que seu calçado seja usado e impermeável.

Sobre roupas de inverno em Paris, leia:
http://www.conexaoparis.com.br/category/roupas-de-inverno/

Paula
PaulaPermalink

Olá Eliane! Eu levei minhas botas de couro, normais, e comprei umas meias mais "profissionais" na Decathlon. Para ir à montanha - andar de trenó e que tais - acabei comprando uma bota na Alemanha (lembro que paguei em torno de EUR100), mas para andar na cidade, a bota de couro (com umas duas meias) deu conta do recado. Sobre roupas térmicas, eu tenho dúvidas. Explico: os ambientes fechados costumam ser super climatizados (alguns até quentes demais) e, nessas, se você estiver com as tais roupas térmicas vai acabar passando calor. Minha sugestão é que você invista num casaco "power" e leve roupas de inverno "normais" para usar por baixo.

BIANCA (a antiga...)
BIANCA (a antiga...)Permalink

Acabei perdendo um pouco o foco da viagem para a Europa em janeiro por conta de uma viagem que surgiu pros EUA no feriado de setembro. Será que vou ter dificuldades pra conseguir hotéis a essa altura?
Se alguém puder sugerir HOTÉIS em Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Viena e Praga, agradeço muitíssimo.A propósito, Munique vale a pena?

Bruno
BrunoPermalink

Olá pessoal. Ainda estou (re)planejando minha viagem. As datas que tenho disponíveis para vaiajar são em final de 16/12 a 04/01 e 20/01 a 18/02. Estou pretendendo passar o período de final de ano em Praga, Budapest e Zagreb e , o outro intervalo, Paris,Suiça e Itália. É minha primeira viagem à Europa e estou preocupado com o frio as roupas. É melhor comprar umas calças lá? O jeans não é recomendável?
Outras dicas são muito bem vindas!
8D

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! O post mais recente sobre o assunto é este aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá! Este post está fechado para comentários.

Por favor dirijam-se ao post mais atualizado sobre o assunto:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

Para perguntas sobre destinos específicos, por favor procure uma página ou post do destino:
http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z