Passo-a-passo a Lima e Machu Picchu, no ótimo blog da Lu Malheiros

FacebookLinkedInEmailShare
Cuzco (foto: Lu Malheiros)

Cuzco (foto: Lu Malheiros)

Um dia, ainda na temporada do VnV no ViajeAqui, a Lu Malheiros entrou num Perguntódromo para saber se alguém tinha tido alguma experiência com a StarPeru, uma cia. peruana low-cost.

Ela me pegou num momento de TPM braba. (Eu sei, eu vivia de TPM lá no ViajeAqui. Entendam — é muito estressante tentar fazer um blog enciclopédico de conteúdo participativo com aquela ferramenta. Ela não foi feita para isso. Eu é que estava errado em não me conformar com as suas limitações.) Sabendo que daquele mato informático era praticamente impossível sair algum coelho peruano low-cost, eu dei uma sugestão sensata: por que você não tenta um fórum específico sobre o Peru por aí? Acho que escrevi que achar um passageiro da StarPeru por ali seria o equivalente consultar um blog peruano para saber a experiência de alguém com a Ocean Air. Enfim — não falei bobagem, mas podia ter sido mais gentil e carinhoso. (Podia também ter simplesment pesquisado. Mas em dias de TPM braba era duro pesquisar alguma coisa difícil, que depois ficaria perdida numa caixa de comentários inútil, impesquisável, perecível.)

Pois bem. A Lu não esmoreceu. Pelo contrário: encaixou a sugestão, foi à luta, e mais: voltou para contar suas primeiras descobertas — e, pouco depois, para dizer que estava abrindo um blog para compartilhar o planejamento e o resultado da viagem. O nome? Excelente: Dividindo a Bagagem.

Pois semana a Lu pôs um ponto final na primeira epopéia relatada no blog, com uma avaliação final da viagem.

Parabéns, Lu! Você construiu um belíssimo passo-a-passo para qualquer brasileiro interessado em ir a Machu Picchu — e sobretudo os que se encontrem na sua situação, tendo conseguido uma passagem em oferta (ou com milhas) para Lima, e precisando se virar para não ver a economia se esvair no trecho aéreo doméstico a Cuzco.

Aí vão os links para os posts mais importantes da Lu no Peru, organizado por etapas:

Antes de partir

A passagem Lima-Cuzco

A passagem Lima-Cuzco, parte II

Trem para Machu Picchu — comprando online

Em Lima

Do aeroporto ao hotel

Miraflores

Lima by night

Lima-Cuzco

A taxa do aeroporto

O vôo

Em Cuzco

Trânsfer do aerporto ao hotel de Cuzco

City-tour (na verdade, aos arredores), parte I

City-tour, parte II

Passeio ao Vale Sagrado, parte I

Passeio ao Vale Sagrado, parte II

De Cuzco a Machu Picchu

Pegando a passagem a Machu Picchu

Trem de Poroycuzco a Aguas Calientes

Ônibus de Aguas Calientes a Machu Picchu

Machu Picchu!

Saindo de Machu Picchu

Atualização:

Índice geral de posts, organizado pela Lu

E não é só a Lu que tem relatos fresquinhos do Peru. A Wanessa Lima, de João Pessoa, acabou de voltar de lá e já abriu um blog para contar a sua aventura: o Cadernos de Viagem. A comparação é interessante, porque a Wanessa comprou passagem do Brasil a Cuzco, antes de aparecerem as promoções de passagens a Lima. E o seu trem a Aguas Calientes saiu de Ollantaytambo, a uma hora e meia de Cuzco. Ela começou agora, mas promete. Leia o primeiro post, sobre o planejamento da viagem – e volte para os próximos.

Outros blogs da comunidade que são paradas obrigatórias para quem planeja uma viagem ao Peru (copiei da lista da Lu):

Cadernos de Viagem, da Wanessa Lima — que também acabou de voltar e compartilha o seu passo a passo, incluindo Lima e muitos passeios pelo Vale Sagrado

Aquela Passagem, do Rodrigo Purisch — o que você precisa saber para conseguir uma boa tarifa

Idas e Vindas, da Carla Portilho – sobretudo para quem vai entrar pela Bolívia ou quer fazer a Trilha Inca (by Emília)

Agora Vai, do Arthur Patitucci Filho – com Vale Sagrado, Puno e Lago Titicaca

Expedição Inca, do JB — já publicado na ordem cronológica :-)

Karinissima — com ênfase em gastronomia

Viaggiando, da Camila Navarro – também com Puno e Titicaca

O Meu Lugar, do Beto Paschoalini — memórias da outra encarnação (Trem da Morte e outras mumunhas mais. Toca Raul!)

FacebookLinkedInEmailShare

116 comentários para “Passo-a-passo a Lima e Machu Picchu, no ótimo blog da Lu Malheiros”

  1. Gente, entrei em contato com o banco e com a bandeira visa, e eles disseram que apenas o banco Bradesco tem esse serviço verified by visa, isso é um absurdo.

  2. Voltei para dizer que consegui comprar os bilhetes de trem. Eu pedi a um amigo pra ligar call center da perurail, pois eu não sei falar inglês e nem espanhol.Eles me enviaram um formulário para eu preencher com meus dados. Fizeram uma reserva e depois empatam outro email para que eu conferisse os dados e enviasse os dados do cartão .Isso tudo aconteceu ontem(domingo).Eu já ficou enlouquecida, pois o email não chegava, aí resolvi olhar no “lixo” e lá estavam todas as respostas desde p primeiro erro que deu no site. Enfim, hj me enviaram as passagens e me colocaram do lado esquerdo do trem como vcs recomendaram.
    Por isso recomendo que, quem não tem cartão Bradesco a compra pelo site não dará certo, pois do Bradesco tem verified by visa, é melhor gastar uma ligação internacional e resolver de forma rápida e sem se estressar. Estou muito feliz gente. Obrigada pelas dicas.

    1. Alô, Tatyana! Obrigada pelo fidibeque! Recomendações anotadas!

  3. Oi pessoal, estou indo para Cuzco e Machu Picchu, alguma dica de hotel em Cuzco e Aguas Calientes? Vale mais a pena dormir 2 noites em Aguas Calientes ou dormir uma em Ollantaytambo?

    1. Olá, Rose! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo, mas sugerimos fortemente que você leia os excelentes blogs que já existem sobre o assunto, muitos deles elencados nesta página aqui:

      http://www.viajenaviagem.com/category/peru

    2. Olá Rose,
      bem, com uma noite em Aguas Calientes já é possível visitar o Machu Picchu (que você fará bem cedinho no outro dia pela manhã). Eu não recomendaria você dormir em Ollanta, apenas se tem mais dias disponíveis e pretende explorar melhor essa região do Vale Sagrado. A minha combinação perfeita pra esse passeio é simples – de coletivo ou VAN (saem próximo do mercado central de Cusco) você parte rumo a Ollanta, chega lá ainda pela manhã. Basta comprar o último trem que parte a Aguas Calientes. Você terá o dia todo para desfrutar das ruinas de Ollanta e não perderá mais de dois dias para visitar os dois lugares, e aproveitando bem! Agora se tem mais tempo e quer dedicar melhor recomendaria uma noite em cada lugar. É suficiente.

    3. Olá, Rose! é questão de gosto, eu adorei Ollantaytambo. Em Cuzco ficamos no Pariwana (hostel,em quarto privado com banheiro privado) e em Aguas Calientes no La Colina, muito bom. Ambos super recomendados.

      Veja a nossa estada em Ollanta aqui: http://cuorecurioso.wordpress.com/category/peru/ollantaytambo/

    4. Rose, Fiquei no Hotel Sumaq, mas te digo que o valor não compensa em relação ao que oferece, já que, em geral, Aguas Calientes é ponto de parada para apenas uma noite. Lá vi várias pousadas estilo albergue, interessantes para quem não deseja luxo. Fiz como indicado pela Wanessa, peguei o trem de Ollanta e pernoitamos em MP, o que foi ótimo, não ficaria em Ollanta, pois o trem parte um pouco tarde, quando MP já estará repleta de turistas.

      Ollanta é uma excelente cidade para, após passear por todo Valle Sagrado, ser o ultimo ponto de parada para ver as ruínas, comer uma excelente truta na brasa (coloquei o nome do restaurante no blog – nao lembro agora) e comprar artesato ou tomar um café no agradável ponto de partida da perurail, que sai lá para as 16horas em direção à Aguas Calientes. Não achei uma cidade muito legal para pernoitar.

      Outra dica, em Ollanta o trem sai bem mais vazio para MP, vai que vc consegue a cadeira 1 e fica ao lado do maquinista, só olhando a maravilhosa viagem!!

      Abs

    5. Oi Rose!

      Acabei de voltar do Peru e em Cusco fiquei no Loreto hotel bem no coração da praça de Armas. Gostei do atendimento, da localização e do café da manhã =)

      http://www.loretoboutiquehotel.com/

      Em Águas Calientes fiquei no Hotel Presidente, mas cheguei tarde da noite porque o trem que saia de Ollyanta atrasou um pouco e parti as 5:30 da manhã pra MP, mas

      http://www.peru-explorer.com/presidente.htm

      Se você quiser explorar bem a região do Valle Sagrado, você pode optar por ficar em Cusco e negociar um desconto com o hotel por conta de um número maior de diárias do que o normal. Eu garanti um descontinho assim :)

    6. Olá Rose. Fui para o Peru em Agosto. Em Cusco fiquei no Rumi Punku, tem uma ótima localização, quarto grande e bom…ótimo chuveiro…água bem quentinha, café da manhã básico com 2 tipos de suco, frutas, cereais, um tipo de bolo, ovos, queijo e presunto e pão. Com certeza me hospedaria outra vez. Fechei pelo Booking.com. Dá uma olhadinha no Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g294314-d318593-Reviews-Hotel_Rumi_Punku-Cusco.html

      Não me hospedei em Ac, preferi passar uma noite em Ollanta e adorei. Fiquei no Casa Andina Private Collection. Hotel maravilhoso, lindo com uma vista maravilhosa das montanhas e com um café da manhã ótimo e bem variado. Como fomos em Agosto, o céu de noite estava limpíssimo, então aproveitamos para ir ao planetário do hotel. Acho que são USD 10 por pessoa se não me engano. Tem a explicação de uma astrônoma mostrando origem e por que o nome das constelações. Isso tudo numa sala super escura, utilizando projeções em toda a sala. E depois, subimos ao observatório e ela nos mostra através do telescópio algumas estrelas, como identificar as cosntelações…crateras da lua( estava na lua cheia). Sem sombra de dúvida, me hospedaria novamente lá. http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g294321-d580921-r10071461-Casa_Andina_Private_Collection_Valle_Sagrado-Urubamba_Sacred_Valley.html
      Abraços,
      Milena

      1. Esqueci o principal: O casa Andina Vale Sagrado ficou em torno de usd 137.80. Tratei por email mesmo. E o Rumi Punku, fechei pelo Booking.com, ficou usd 130. Os dois hoteis foram aptº casal.

    7. Oi, Rose. Em Cuzco recomendo o Terra Andina Hotel. Ele fica a 5 / 10 minutos a pé da praça central. Acho que não vale ficar duas noites em Águas Calientes. Eu não ficaria em Ollantaytambo. Ficaria mais um dia em Cuzco. Existem várias ruínas interessantes a pequenas distâncias da cidade de Cuzco que valem muito a pena.

    8. Rose, Aguas Calientes é uma cidadezinha bem sem graça e ficar lá é necessário só se você quiser chegar bem cedo a Machu Picchu, antes de o parque ficar cheio com os turistas que vêm no primeiro trem desde Cuzco para passar o dia. Não vale a pena ficar em Aguas Calientes para passar uma segunda noite. Ao final do seu passeio em MP, você pode voltar para Ollanta ou Cuzco no mesmo dia.
      Também não é necessário passar a noite em Ollanta, mas você pode querer ficar essa noite lá para experimentar um hotel de montanha, como o Casa Andina, que a Milena sugeriu. Mas essa é apenas uma opção, pois você pode explorar as ruínas de Ollanta em passeios feitos a partir de Cuzco mesmo.

  4. Ixe, acho que meu comentário foi pro poço =(

    1. Recuperado :)

  5. Oi Rose, em Cuzco eu indico o Torre Dorada, ele fica um pouco longe da plaza de armas, mas o hotel oferece transporte de ida e volta na hora em que vc precisar. Em águas calientes fiquei em um hostel, pois deixei para a última hora e não tinha muitas opções. Eu dormi apenas uma noite em Águas Calientes, acordamos cedo, fomos a Machu Pichu e voltamos no mesmo dia. Talvez nesse dia devêssemos ter dormido em Ollanta, pois estávamos cansados e ainda tivemos que voltar a Cuzco. Então eu sugiro uma noite em Águas Calientes e, na volta, uma em Ollanta.

  6. Oi Rose,

    Viajei em 2004 para lá, mas ajudei uma amiga a viajar agora em setembro. Em Cuszo tanto eu quanto a minha amiga ficamos no Amaru I http://www.cusco.net/amaru/ .Gostamos muito. Se decidir ficar lá, peça quartos na parte superior (primeiro fiquei na parte superior, depois fui para MP e quando voltei fiquei no andar inferior e não gostei).
    Em Aguas Calientes, nos hospedamos no Rupa Wasi Eco Lodge e tambem gostamos http://www.rupawasi.net/ingles/index.html.
    Nao dormimos em Ollanta, mas ficamos com a maior vontade. A minha amiga contratou um tour do vale sagrado e ficou em Ollanta, passando a tarde lá e pegou o trem das 19:00 para Aguas Callientes. Em Aguas Callientes, dormiu duas noites no hotel Gringos Bill , tendo passado um dia inteiro em MP. Para retornar a Cusco, ela pegou o trem das 0800 De Aguas Callientespara Ollanta e com o hotel el Abergue contratou taxi para Cusco por 65 dolares.

  7. Rose, apesar de ser bem simpática Águas Calientes tem um único atrativo, que nem preciso nominar. Sugiro uma única noite, na chegada, para que vc possa subir bem cedo para machu picchu, e aproveite os seus dias para conhecer outros lugares como ollantaytambo, que vc sugeriu.
    Abraço, boa viagem e curta muito, pois, vale a pena!

  8. Rose.
    Só agora que estou lendo o blog. Então vou dar o meu palpite.
    Acho que Ollantaytambo vale a pena. Indicado por alguém desse blog eu fiquei no http://www.hostalsauce.com.pe. A Graciela – gerente, foi de uma simpatia sem par. O café da manhã foi bom. O mais importante é que o Hostal fica de frente para as ruinas. Eu fiquei uma tarde toda admirando e fotografando. À noite jantamos ( eu e espôsa) na pracinha. O ambiente foi muito agradavel. Chamo sua atenção para observar as aguas que correm pelos canais das ruas estreitas e tb as mototaxis que nos levam até a estação de trens.
    Suba até o último degrau das ruínas para ter uma visão completa da região.
    Em Cusco fiquei no Eco Inn. Tb foi muito bom. Lá acertei com um taxista que nos levou para Ollanto, parando em vários lugares e cobrou em torno de US.50.
    Como somos de idade, em Aguas Calientes fizemos ao contrário do “povão”. Subimos mais tarde, por volta das 8 horas. Trânquilo…Onibus quase vazio…
    Boa viagem! Comente na volta que é muito interessante.

  9. Fui em março e fiquei no Tierra Viva Cusco Saphi. Adoramos o hotel, com quarto super confortável e espaçoso. Ele é pequeno e charmoso, fica perto da praça e o café da manhã é bem gostoso.

    De Cusco mesmo fizemos um passei de um dia pelo Vale Sagrado. Inclui Ollantaytambo, que é muito legal!

    E também de Cusco partimos para Machu Pichu, passamos o dia e voltamos para dormir em Cusco.

    Se eu fosse novamente faria da mesma forma, achamos bem bom.

  10. Esqueci de falar de Cuzco e Lima. Ficamos no Casa Andina Private Collection, tanto em Cuzco como em Lima e não nos arrependemos. Principalmente em Cuzco, que é bem mais barato, e o atendimento atencioso e muito cordial.O café da manhã com omeletes feitos pelo chef é um atrativo a mais.
    Só de lembrar do chá de coca sempre fresco na recepção do hotel e de me perder várias vezes naquela imensa casa colonial, dá vontade de retornar…

Comentódromo