Lima

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lima

Lima no Viaje na Viagem

Primeira viagem ao Peru: 9 noites entre Lima, Cusco e Machu Picchu

Lima: roteiro completo de 3 noites

Chegando em Lima: transporte e câmbio

Como comprar seu chip pré-pago no Peru

27 hotéis em Lima comentados pelos leitores

Dicas de Lima, parte 1, por Sylvia Lemos

Dicas de Lima, parte 2, por Sylvia Lemos

Lima para duros, por Sylvia Lemos

Hotéis novíssimos em Lima: Four Points by Sheraton e Tierra Viva Larco

#Linkódromo | Guia de compras em Lima, no Cup of Things

#Linkódromo | Tudo sobre o Peru e mais um pouco, no Sundaycooks

#Linkódromo | 10 dias no Peru, vindo da Bolívia, no Idas e Vindas

64 comentários

Alessandra Navega

Boa noite,

Gostaria de saber a média de noites ideal para ficar em Lima.

Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Pense em 4 noites em Lima.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi, pessoal, tudo bem? Acabo de voltar de uma viagem de 16 dias ao Peru, sendo 2 dedicados a Lima. Estou comecando a subir posts com dicas no ,eu blog, sera um grande prazer ajudar outros viajantes: www.ciaoviaggio.com

Miriam Santini

olá, vc já ouviu falar de uma empresa que se chama Viajes Pentagrama S.A que trabalha pacotes para o Peru, Chile e Galápagos? O nome fantasia é Peru Tourism e eles ficam em Lima. Por favor, se possivel me responda por e-mail.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miriam! Não temos nenhum comentário de leitores sobre esta empresa. Veja as nossas dicas para ajudar a ver se uma empresa é confiável: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Cristiane Maria Marcelo

Ficarei 30 dias em Lima no mês de janeiro para pesquisar. A minha dúvida é se é fácil encontrar casas de câmbio que aceitem o real. O dólar aqui está muito caro e acho que em Lima ele não está tão valorizado assim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, cristiane! Você pode trocar reais a boa cotação em Lima, mas não em Cusco.

Alex
AlexPermalinkResponder

Boia, troquei recentemente reais em Cusco por novos soles a bom preço. 1,25 real por cada novo sol, quase o preço do câmbio oficial.
Troquei nos câmbios que vendem de tudo na galeria do lado inverso à Catedral. Em Lima não fiz câmbio, apenas saquei dinheiro nos caixas do BCP, com taxa de 13,50 novos soles a cada saque.

Maria Augusta Torreão

Vou viajar para o Peru e gostaria de saber se é obrigatória a vacina contra febre amarela. Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Augusta! O site da Embaixada do Peru em Brasília indica que é recomendável, mas não obrigatório, ter a vacina contra febre amarela aplicada com antecedência de no mínimo 10 dias antes da viagem.

José Luis
José LuisPermalinkResponder

Olá, Bóia. Tenho uma festa de casamento em Punta Cana de 01 a 08 de julho. O trajeto aéreo estou escolhendo de acordo com possiveis conexões. Gostaria de saber se ir e voltar por Lima vale a pena e quantos dias (na volta, depois de Punta Cana) vale a pena passar em Lima e Cusco? Julho é um bom mês para Lima e Machu Picchu? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Luis! O inverno é uma boa época para ir a Machu Picchu, porque é seco. Cuidado apenas com o choque térmico com o calor do Caribe. Recomendamos pelo menos uma semana, idealmente 10 dias entre Lima, Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado.

tatiane
tatianePermalinkResponder

Olá!!!! Também quero deixar nossa humilde contribuição para as famílias que querem ir ao Peru com crianças: http://filhotesviajantes.blogspot.com/2015/02/lima-capital-peruana-com-criancas-ir-ou.html
beijo, Tati!!!!!

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Pessoal, eu e minha mulher chegaremos em Lima dia 01 de Março pela manhã e voltaremos dia 8 pela manhã (portanto, temos 7 dias inteiros para aproveitar). Vi que o clima em Cusco/Machu Picchu nessa época do ano é bem instável (Lima é mais firme, não tão frio e menos chuvas).

A ideia é ficar dois dias em Lima e partir para Cusco. Se o tempo não colaborar, infelizmente teremos que ficar em Lima mesmo. Vcs acham que 7 dias em Lima é muito tempo ou é tempo suficiente para conhecer bem a capital Peruana?

Muito obrigado!!!

Thiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! É bastante tempo para ficar apenas em Lima. 3 dias inteiros na capital estão de bom tamanho. O pior das chuvas costuma acontecer entre janeiro e fevereiro. Acompanhe a previsão do tempo. Leia mais: http://www.viajenaviagem.com/2014/06/machu-picchu-dicas-roteiro-como-visitar

Magali Viajante

Oi Thiago,

Lima é uma cidade muito bacana e interessante de ir descobrindo. Se você gosta de comer bem, com certeza estará no lugar certo.
Dá uma olhada no link abaixo e veja excelentes dicas de onde comer muito bem - e sem esfolar o bolso por lá!
http://magaliviajante.com/2014/06/03/onde-comer-em-lima-para-a-priscilla/

Abraços e boa viagem!

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Eu e meu noivo, estamos querendo viajar do dia 01/04/2015 á 05/04/2015, 4(quatro) dias , mais ou menos e o destino é o PERU.
Qual seu roteiro ? Qual lugar é melhor para ficarmos, Lima ou Cusco ? Queremos ir em Machu picchu, claro.
E em relação ao tempo?

Tão logo agradeço, e estou sempre ouvindo a coluna na Band News. E estava doida para escrever e saber tudinho sobre essa viagem.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Para ir a Machu Picchu, aumente a sua estadia. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2014/06/machu-picchu-dicas-roteiro-como-visitar/

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Caros Ricardo e Magali,

Muitíssimo obrigado pelas dicas. Montei o seguinte roteiro e, se não for pedir muito, gostaria da opinião de vcs:

28/02: Embarque à noite
01/03: Chegada em Lima pela manhã. Dia livre.
02/03: Lima
03/03: Lima
04/03: Ida a Cusco de manhã cedo. Dia livre em Cusco
05/03: Ida a Águas Calientes de manhã cedo. Dia livre em Águas Calientes.
06/03: Ida a Machu Picchu de manhã cedo. Dia livre em Machu Picchu e volta à Águas Calientes no final do dia.
07:03: Ida a Cusco novamente de manhã cedo. Mais um dia livre em Cusco.
08/03: Cusco - Lima - SP - FLN

É mais ou menos por aí?

Brigadão!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Você pode ir para Aguas Calientes no fim do dia, não precisa ir de manã não. A região de Cusco e do Valle Sagrado são mais interessantes. Você pode até pegar o trem em Ollantaytambo, aproveitando para fazer um passeio no caminho.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Exatamente! Passei o dia inteiro pesquisando os principais sites sobre a região e vi que o ideal é, depois de passar um dia em Cusco se adaptando à altitude, parar em Ollantaytambo (Valle Sagrado) no dia seguinte antes de chegar em Águas Calientes. Maravilha, vou arrumar minhas malas. Abs e obrigado pelas dicas. O site é muito bom, parabéns!

Vitor
VitorPermalinkResponder

gostaria de saber se com o RG ,, eu poderia cruzar a fronteira Brasil /Peru?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Pode ser com o RG.

Mas veja por que é melhor usar passaporte:
http://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte

Renata
RenataPermalinkResponder

Ola! Alguém por aqui já fez o trajeto Cusco-Ica de ônibus para contar a experiência? Meu roteiro tem essas duas cidades ligadas e gostaria de saber se vale a pena fazer o trajato de Onibus ou se é melhor ir para Lima de avião, dormir em Lima e só pegar o onibus para Ica no dia seguinte.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Renata,
Já fiz essa viagem, ou algo muito parecido com ela: fui de Cusco a Nazca e, de lá, para Ica (para a Laguna Huaycachina, na verdade, que imagino ser tb seu destino).
Fui de ônibus noturno para Nazca, extremamente confortável; leito, com jantar e tudo o mais. Cheguei lá por volta das sete da manhã. Sobrevoei as Linhas de manhã, visitei o museu local e, ao meio-dia, peguei o ônibus para Ica, duas horas de viagem.
Não tenho dúvidas que é melhor ir de ônibus do que voar a Lima. Nesse caso, vc, além do tempo de vôo e de todos os perrengues envolvendo deslocamentos pela capital, ainda teria de enfrentar umas quatro ou cinco horas de ônibus para Ica.
Não lembro se há ônibus diretos de Cusco para Ica; mesmo que não haja, daria para fazer o trajeto que fiz, com certeza ainda bem mais razoável que passar por Lima.
Aliás, uma sugestão: pq vc não repete o roteiro que fiz nesse dia? Acho um pecado deixar de passar por Nazca, pelas Linhas, ainda mais sendo um passeio que não ocupa mais que uma manhã e encaixa perfeitamente com a seqüência da tua viagem.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Renata, fui de Lima a Paracas de onibus (visitei Ilhas Ballestas e Reserva de Paracas e adorei), depois, de onibus para Ica para conhecer o Oasis de Huacachina e, finalmente, de onibus de Ica a Nasca. Foi um pouco cansativo mas valeu a pena. Todo o meu roteiro esta no blog www.ciaoviaggio.com. Espero poder ajudar

Junior
JuniorPermalinkResponder

Fiz a Viagem de ônibus desde Lima, passando por Ica até Cusco, ida e volta. É bem roots, bem rústico....A Moviltours oferece bons preços e condições favoráveis na viagem. Extremamente cansativo, leva quase 24 horas dependendo das condições locais. Mais informações me escrevam.

Erika - Blog Próxima Trip

Oi Renata, quando fui ao Peru fiquei 30 dias no país. Visitei várias cidades. Pode consultar as minhas dicas no meu blog:

http://www.proximatrip.com.br/category/peru

boa viagem!

Diego A. Xavier

Ola, Ricardo!
Comprei minha passagem de férias para set/15 para o Peru e gostaria de saber sua opinião sobre o roteiro que estou querendo fazer.. Tenho 12 dias.

Dia 1 - voo Rio>Lima, chegando pela manhã cedo na capital peruana (dia livre)
Dia 2 - Lima (dia livre)
Dia 3 - voo Lima>Cusco, chegando meio do dia em Cusco (dia livre)
Dia 4 - passeio Vale Sagrado
Dia 5 - passeio Vale Sagrado/ida a Aguas Calientes
Dia 6 - Machu Picchu (full day)
Dia 7 - Cusco (dia livre)/onibus para Arequipa (noite)
Dia 8 - Arequipa, chegando de manhã cedo (dia livre)
Dia 9 - passeio Canyon del Colca (full day)
Dia 10 - Arequipa (dia livre)
Dia 11 - voo Arequipa>Lima (meio dia livre)
Dia 12 - Lima>Rio

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Quem responde é A Bóia. Vamos compartilhar seu roteiro no Perguntódromo. Havendo pitacos, aparecerão aqui.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Diego,
Concordo com o que o Marcelo disse, o melhor é começar por Arequipa para evitar problemas com o soroche em Cusco.
Quando fomos ao Cânion do Colca decidimos dormir uma noite lá para acordar bem cedo no outro dia e termos mais chances de vermos os condores.
Tem um post lá no blog (licença para o merchan, D. Bóia) http://www.dividindoabagagem.com/2013/03/passeio-ao-canion-do-colca.html
De Arequipa para Cusco são 10h de viagem. Escolha uma boa empresa como a Cruz del Sur ou a Oltursa. Eu me sentiria mais segura viajando de dia, mas acho que eles só fazem esse trajeto à noite.
Só uma coisinha: você sabe que de 04 a 13 de setembro vai rolar o Mistura, festival gastronômico, em Lima, né? Dá uma googlada e veja se te interessa.
Boa viagem! smile

Marcelo - Álbum de Viagens

Diego,

Em novembro de 2013, fiz um roteiro praticamente igual ao seu, com exceção da região de Arequipa, que não visitei. A diferença foi que passei duas noites em Cusco antes de seguir para o Vale Sagrado. O planejado era conhecer a cidade no primeiro dia e a fortaleza no segundo. Infelizmente tive um ataque forte de soroche no entardecer do primeiro dia e tive que passar o segundo dia repousando no quarto, perdendo o passeio à fortaleza.
Uma das formas de prevenir o mal de altitude segundo os especialistas é ir se adaptando aos poucos à altitude. Como você incluiu Arequipa no roteiro, pode ser interessante você invertê-lo e colocar Arequipa antes de Cusco, já que ela fica a 2.300 metros de altura, bem menos que Cusco.

Relatei toda a minha viagem nesse post:
http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2014/03/rumando-ao-peru.html

Flavio Leonardo

Oi Diego,
Fiz essa viagem em junho de 2015, na semana da Festa do Sol.
Penso o seguinte: o destino é muito bom para fazer correndo, além de demandar adaptação.
Eu nada sofri com o mal da altitude. Mas ao todo fiquei 05 dias em Cusco. E só nos últimos 2 dias que perambulei pela cidade com toda desenvoltura sem me cansar.
Quanto ao roteiro, tentaria encaixar mais um dia em Cusco. Ou seja, com Arequipa no começo, reserve sua volta Cusco - Rio, sem precisar pernoitar em Lima.
Para o mal da altitude, como disse, eu e minha esposa nada tivemos: seguimos as dicas do hotel: primeiro dia repouso total, sem alcool, sem comida pesada; hidratação em quantidades industriais; 3 chás de coca por dia (após café da manha e almoço e o último por volta das 17:00); e a última dica que não encontrei em nenhum outro local, foi chupar bala de limão o máximo que conseguir.
No mais, você vai adorar. Apesar da quantidade de informação e fotos que hoje em dia temos disponíveis, o destino sempre surpreende.

Karla Larissa
Karla LarissaPermalinkResponder

O roteiro está muito bom assim, mas também faria o contrário. Primeiro, Arequipa, depois Cusco e Machu Picchu, tanto pela aclimatação quanto para deixar o melhor para o final.

Tenho dicas aqui sobre essas cidades:

http://compartilheviagens.com.br/categoria/america-do-sul/peru-america-do-sul/

Boa viagem!

Ana Claudia Carvalho

Fui alguns anos atrás e tive a maravilhosa experiência de dormir no hotel que fica na saída do parque arqueológico. O diferencial é que quem fica hospedado no hotel tem acesso ao parque no horário anterior e posterior à visitação (entre 10 e 16 horas) e portanto sem tantos visitantes. Isso fez toda a diferença, foram momentos mágicos!

Emanuele Vilela

Pessoal, eu e meu marido fizemos uma viagem de 20 dias pelo Peru. Visitamos Lima, Paracas, Ica, Huacachina, Nazca, Arequipa, Puno, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Caral e Trujillo. Percebi que aqui no site não existe um tópico para Paracas/Ica/Huacachina. Não vimos praticamente nenhum brasileiro nesses lugares. E o passeio é simplesmente sensacional. Lá está localizado um dos desertos mais secos do mundo, incrível. Nós fizemos vlog de toda nossa viagem. Será uma média de 10 vídeos, 3 deles já estão no ar. Pra quem quiser saber mais mais:
Episódio 1: Lima (dia 1) - https://www.youtube.com/watch?v=GSOt28GJqxI
Episódio 2: Paracas/Ica/Huacachina (dias 2 e 3) - https://www.youtube.com/watch?v=zO_MO1Q8bvE
Episódio 3: Nazca (dia 4) - https://www.youtube.com/watch?v=OQX2g55zJwc

Temos recebido um feedback super positivo dos vídeos e ajudado bastente gente. Estamos super à disposição pra quem quiser ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanuelle! O Sundaycooks já esteve em Ica, Paracas e Huacachina também smile

sundaycooks.com/2015/05/29/peru-passeando-pelas-ilhas-ballestas-e-reserva-nacional-de-paracas/

http://sundaycooks.com/2015/05/08/huacachina-o-oasis-no-deserto-de-ica-no-peru/

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi Bóia, gostaria de saber se tem algum leitor ou colaborador do blog que tenha feito o trajeto Lima - Nazca - Arequipa - Puno - Cuzco de carro e se as estradas são recomendáveis e tranquilas para dirigir. Brigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Nem. Pense. Nisso.

As estradas não têm acostamento. As distâncias são longas. Os trechos de serra serpenteiam pelo precipício. As ultrapassagens são malucas. De ônibus já é suficientemente perigoso. Um estrangeiro precisa não ter amor à vida para alugar carro no Peru.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Vou fazer uma viagem para Lima no começo de dezembro e gostaria de saber qual moeda vale a pena levar: dólar ou real? Se alguém esteve recentemente em Lima, por favor, me ajuda wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Leve dólares.

Eliana Lattuca

Olá. Passarei 5 dias, entre 20 e 24/4/2016 entre Cuszco e Machu Picchu. A ideia é pernoitar em Águas Calientes na noite anterior a visita ao parque, mas estou com uma dúvida em função da adaptação à altitude: como Cuszco é mais alto, tem sentido ir direto para Águas Calientes (chegada de um voo Rio/Lima/Cuszco) para descansar o resto do dia e levantar cedíssimo no dia seguinte? Pergunto pois a ideia seria minimizar os efeitos do soroche fazendo isso. Acha que tem sentido, dessa forma deixaria Cuszco para depois...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Machu Picchu pode ser mais baixo que Cusco, mas está a 2.400 metros de altitude -- é alto também, e pode ocasionar soroche. Na sua visita à cidadela você vai precisar caminhar (subir, descer e subir de novo) por umas três horas.

Sua estratégia faz sentido e aparece em muitas recomendações para adaptação à altitude do Peru, mas funciona melhor quando você passa um ou dois dias pelo Vale Sagrado fazendo passeios com menor exigência física antes de se pôr à prova em Machu Picchu.

E lembre-se que o dia anterior não vai ser fácil: você vai enfrentar uma viagem de 5 horas de avião do Rio a Lima, vai ficar no aeroporto de Lima umas duas horas, vai pegar outro vôo de 1h20 a Cusco, e se quiser chegar a Aguas Calientes no mesmo dia, vai do aeroporto a uma estação de trem, para daí embarcar numa viagem de mais 3 horas. Uma noite de sono talvez não seja suficiente para se recuperar por completo.

Finalmente, tem o efeito "fecho de ouro": existe uma razão para Machu Picchu ser visitada por último. Por mais que Cusco seja linda (e é!), fica difícil competir com o que você viu em Machu Picchu.

O que atrapalha a sua viagem, mais do que a altitude, é o tempo exíguo. Machu Picchu é muito longe para ser feito numa viagem com 4 dias líquidos (ou menos; não sei o horário da sua volta no dia 24).

Leonardo Casagrande

Olá Boia. Terei um tempo de conexão em Lima para Porto Alegre longo, em torno de 10 horas. Gostaria de curtir um pouco a capital peruana. Sei que não é o ideal, mas o que eu consigo fazer nesse tempo? Há boas opções de visita?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Almoce um ceviche no Pescados Capitales ou El Mercado e passeie pelo Malecón de Miraflores.

Leonardo Casagrande

Olá, montei a seguinte "indiazada" e gostaria de ver o que a galera acha. Opiniões para melhorar o roteiro, serão bem vindas.
21/04 - Chegada em Cusco (17:00) e ida para Ollantaytambo. Noite e manhã do dia seguinte livres.
22/04 - Saída para Aguas Calientas de Trem por volta das 14 horas. Resto do dia livre em Aguas Calientes.
23/04 - Matchu Pitchu e retorno para aguas Calientes.
24/04 - Saída no primeiro trem para Ollantaytambo e depois Cusco. Resto do dia livre em Cusco.
25/04 - Saída pela manhã para Lima, aproveita o dia em Lima e retorna a noite para Porto Alegre.

Com o pouco tempo acho que é mais ou menos assim que deu pra montar.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Durma o dia 23 já em Cusco para ter pelo menos um dia inteiro na cidade.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, boa tarde.
Estou tendo dificuldade pra amarrar direitinho uma viagem para o Peru com esposa e filha, no mês que vem.
Todas as viagens que faço, sempre começam e terminam aqui no VnV, mas desta vez estou com ~muita~ preguiça e dificuldade para organizar.
Pode indicar uma agência em São Paulo, que entenda bem este país e que não deixe eu estragar a minha viagem?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Uma agência especializada é a Machu Picchu Brasil.

Cristiane Marques

Olá, estou terminando meu roteiro ao Peru. Já li por aqui que podemos fazer uma aula de culinária. Pesquisei no Google e não encontrei, somente universidades/cursos.
Vocês poderiam me indicar algum lugar que faça tais aulas?
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! São comuns tours ao mercado seguidos por aula.

O Nós no Mundo fala de uma agência:
http://www.nosnomundo.com.br/2011/06/city-tour-com-aulas-de-culinaria/

Mariane
MarianePermalinkResponder

Olá Bóia, tenho uma dúvida sobre bagagens no voo. Não sei quem pode me ajudar com isso, por isso vim recorrer a você rs. Eu e meu namorado compramos passagens para Cusco com conexão em Lima. Mas depois disso, por questões de logística da nossa viagem, decidimos que vamos visitar Lima e Huaraz primeiro, ou seja, deceríamos em Lima, "perderíamos" de propósito o outro voo para Cusco e depois de conhecer Lima e Huaraz, pegaríamos um onibus para Cusco. Mas a questão é: nós conseguiríamos pegar nossas malas na conexão em Lima? Porque sei que o comum é que as malas nem passem nas nossas mãos, é só a recebamos no destino final. Há alguma forma de solicitar por isso? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! É obrigatório recolher as bagagens e passar com elas pela imigração/aduana na chegada.

Ao perder a continuação do vôo, porém, você perde a reserva da volta e tem que reemitir a passagem com multa e diferença tarifária.

Renan Cunha
Renan CunhaPermalinkResponder

Pessoal,
não sou muito de escrever comentários, mas tinha que compartilhar essa dica com vocês. Estive em Lima esse mês (set/2016), depois de fazer o roteiro clássico Cusco/Puno/Arequipa, e dei muita sorte pois tive uma excelente surpresa. Estava fazendo um tour pela Catedral/Museu da Catedral e fui informado por uma das guias da Catedral que às 17h sairia um tour rumo às catacumbas do Convento de São Francisco. E o melhor, você pagava o quanto quisesse ao guia. Fiquei dando uma volta pela Praça de Armas e às 17h, retornei à Catedral sem muitas expectativas (afinal, praticamente de graça, né...). Mas eu estava enganado, o passeio foi sensacional. O guia, Richard Ramirez, começou o tour na própria calçada da Catedral e deu um show explicando sobre a importância de todos aqueles prédios ao redor. Enquanto caminhávamos rumo ao Convento (15 min de caminhada) ele ia contando a história de Lima, do Peru e da América Latina, que estava impregnada naqueles prédios. Falou sobre a vida e a morte de Francisco Pizarro e até sobre a guerra contra o Chile, mas de uma maneira nada cansativa e mostrando onde as coisas tinham acontecido. Chegando ao convento, outro show. Eles nos mostrou detalhes que certamente passariam despercebidos por um olhar desatento, e falou sobre assuntos que nenhum outro guia citou. As catacumbas são um show à parte. O tour, no total, durou quase uma 1h30 e, como combinado, ao final ele pediu apenas uma contribuição de quem quisesse e pudesse ajudar. O pior é que teve gente que não deu nem uma moedinha para ele. Fiquei tão contrariado que decidi que, ao voltar para o Brasil, ia fazer propaganda dele nos sites que me ajudaram a montar meu roteiro. Ele realmente merece. Então, fica a dica. Quem precisar de mais informações, o e-mail dele é richar_dr12@hotmail.com. Como ele é um guia oficial de turismo lá, com certeza deve dar para combinar outros tours com ele. Se forem tão bons quanto foi esse do Convento, vale muito a pena.
PS! - Não sei se esse era o lugar mais adequado para colocar esse comentário, mas se não for, peço desculpas de antemão. Como aqui no site tem muito material sobre Lima (parabéns !!!), fiquei na dúvida.

Tarsila Rodrigues

Olá, gostaria de saber como faço para pegar um trem de lima para cusco, você sabe os valores e onde eu compro meu ticket?
Obrigada desde já!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tarsila! Você pode ir de avião ou de ônibus, não há trem. Compre passagem de ônibus em http://www.cruzdelsur.com.pe .

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá!

Vou agora no fim do ano pra Cartagena com minha esposa e teremos uma conexão de 15 horas em Lima na ida. Só que é durante à noite, chegamos em Lima por volta das 22h e nosso próximo vôo é no dia seguinte perto do meio dia. Nós gostaríamos de aproveitar esse tempo pra vem um pouquinho da cidade, pois nunca fomos pra lá, mas ficamos com receio de rodar por lá de madrugada. Poderia nos dar alguma sugestão? Você acha que valeria à pena pegarmos alguma pousadinha em Miraflores, por exemplo, e sair pra jantar e ver o Circuito Mágico das Águas?

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! O Circuito é um parque fechado, não funciona de madrugada. O seu caso é de pegar um hotel próximo ao aeroporto, como o Ramada Costa del Sol, e aproveitar para dormir bem para começar as suas férias na Colômbia zero-bala. Inventar um stress danado para a escala é contraproducente.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Gosto muito das informações daqui, acabei de fechar 3 noites em Lima e 5 noites em Cusco. Muito obrigado por tudo.

Maria Eduarda Marques

Olá, pessoal!
O viaje na viagem é de longe o melhor site de dicas, sempre consigo resolver todo meu roteiro e tirar minhas dúvidas com os posts daqui! Pela primeira vez não achei minha resposta dentre os tantos comentários rsrs

Estou com viagem marcada para o Peru para Abril! Procurando passagens para o trecho de Lima a Cusco, achei ótimos valores nas companhias aereas nacionais! Todavia, dei de cara com esse recado quando ia efetivar a compra:

"Sólo los residentes en el Perú pueden acceder a las Tarifas Base, Access y Control en rutas nacionales dentro del país. Si utilizas este beneficio, pero no acreditas la residencia en el Perú, LATAM te podrá cobrar un cargo adicional de US$ 177 o negar el embarque. El cobro de este monto se realizará en cualquier punto de tu viaje."

Alguém sabe me responder se isso realmente vinga? Porque se sim, as passagens que realmente podem ser compradas por estrangeiros ficam mais que o dobro do valor, ficando no mínimo uns R$ 650 só esse trecho, enquanto com as outras tarifas o mesmo trecho ficaria na faixa de R$ 300!

Desde já agradeço pela ajuda e aproveito para parabenizar pelo ótimo trabalho realizado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Eduarda! Compre ou reemita sua passagem na modalidade múltiplos destinos, pela Latam ou pela Avianca, no site das cias., em agências online como Viajanet, pelo telefone nas agências que não oferecem a modalidade múltiplos destinos no site, ou com agentes de viagem. Na maioria dos casos o valor com Brasil-Lima-Cusco-Brasil sai praticamente o mesmo de Brasil-Lima-Brasil.

Não use de 'jeitinho' para viajar. Não compensa.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Será que rola pegar um apto pelo AirBnb em Lima e Cusco? Pelo que vi sai bem mais barato que hotel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Sim, em qualquer lugar do mundo onde você fique alguns dias, não se importe de ficar numa casa com anfitrião ou tenha tempo sobrando para fazer compras para casa e fazer sua própria arrumação e limpeza.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar