O que é que Lima tem? A Sylvia responde:

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Plaza Mayor, Lima. Foto: Sylvia Lemos

A Sylvia e o Mario passaram uma semana em Lima -- e pelo jeito não vão demorar a voltar... Sylvia Lemos com a palavra:

Estive em Lima pela primeira vez aos 15 anos, retornando de um longo périplo viajandão de quase 90 dias e estava curiosa para saber se iria me lembrar de algo; não, não lembrei de nada, nem da Praça Mayor que está lá desde sempre .

Hoje sei que tenho ao menos duas afinidades com a capital do Peru: o meu sobrenome materno e o encanto indissolúvel com o(s) povo(s) que vivem em Lima, que entendem e até falam portunhol  e fazem de tudo para agradar ao turista.

Lima tem Miraflores, San Isidro, chicha morada, Inca Kola, ceviche  em todos os lugares,  chifas, cuy, sorvete de lúcuma, de pisco, de coca, de camu camu; em Lima não chove nunca (mas tem vento e dizem que faz frio no inverno).

Lima tem huacas, Mercado Inca, montanhas de tipos de batatas e de milho. São batatas de todos os tamanhos, cores e sabores; a variedade e a criatividade no preparo são inimagináveis, passando por sucos, sorvetes, sobremesas, bebidas e até pratos quentes!

Lima tem parques lindos : floridos, manicurados, com árvores centenárias.

Lima tem o Circuito Mágico Del Água, que é meio kitsch, mas não deixe de ir!

Lima tem Chinatown, tem shopping encravado num barranco (Larcomar); tem as mega lojas chilenas Ripley, Falabella (vá nas de San Isidro).

Shopping em Lima. Foto: Sylvia Lemos
Lima tem um hiper mega novíssimo shopping, o Jockey Plaza; se quiser comprar objetos do mundo todo, passe um dia lá .

Lima tem bairro boêmio, o Barranco: vá ao Picas para beber e Ayahuasca para comer e beber; no sábado é super movimentado e  muito agradável (ao menos no verão).

Lima tem comidas maravilhosas, restaurantes aconchegantes, precinhos que deixam Báli no chinelo; tem os badalados Pescados Capitales (não é um nome sensacional?), Astrid y Gastón, El Bolivariano (comida criolla,), Rosa Náutica (o restaurante-pier da foto), Tanta (para lanches), entre outros.

Em Lima o céu está sempre coberto por uma camada de nuvens, mas como temos um acordo especial com o Pedrão, ganhamos seis dias em janeiro, com sol E pôr do sol . E o pôr do sol  é um capítulo à parte, com todos os tons de vermelhos e laranjas; indescritível quando visto dos impecáveis jardins do Malecón...

Lima: pôr do sol visto do Malecón. Foto: Sylvia Lemos

Antes de viajar  li todos os blogs, os guias de viagem online, falei com quem acabou de chegar, e havia muitos pontos comuns: ande sempre de táxi, mas negocie os preços; o táxi da cor X é melhor do que da cor Y,  a cidade é super segura; tudo é muito barato; o câmbio do aeroporto paga mal; o trajeto do aeroporto a Miraflores é muito feio ...

Pois não é que me encantei com o trajeto do aeroporto até Miraflores, e mais ainda com esse mesmo trajeto à noite?!

Pois não é que o cambio do aeroporto tinha uma taxa melhor do que os da Av.Larco? E não é que nos sentimos mesmo super seguros o tempo todo e as ruas são limpissimas (ao  menos onde estivemos em Miraflores, San Isidro, Barranco e no centro num domingo)?

Os táxis são meio, ou muito, velhacos; mas funcionam bem. E milagrosamente nenhum deles tentou enrolar. Na verdade como a tarifa é combinada previamente, tanto faz se o motorista faz ou não o caminho mais curto. E existem táxis em todo o lugar , nunca esperamos por um mais do que dois minutos.

Hospedagem

Com um passar de olhos no TripAdvisor e meia dúzia de cliques nos atacadistas de hotéis separei 4 hoteis em Miraflores, fiz uma reserva cancelável e fiquei conferindo toda a semana se havia alguma mudança nas tarifas. Mantemos a escolha do Radisson Decapolis Miraflores, depois da aprovação dos trips. Gostamos bastante das instalações e da atenção do pessoal do hotel, que tem free wi-fi  e um ótimo café da manhã (quase um brunch).

Lima: Radisson Decapolis Miraflores. Foto: Sylvia Lemos
A piscina não é grande , mas esteve sempre tranqüila; ao fundo, uma academia com excelenteequipamento; há ainda um lounge com camas, algumas acortinadas. Mas nem pense em dormir: o fundo musical é tchunk thunk e em alto e bom som.

Refeições

Lima é conhecida pela gastronomia de qualidade, com sabores ricos e típicos de todas as regiões do país. As pimentas, as batatas, as frutas dulcíssimas, os sorvetes, a comida criolla, a cozinha novo-andin , e um sem-fim de combinações e preparos do prato nacional : o ceviche .

Restaurantes estrelados e pequenos negócios familiares servem comida fresca a preços inacreditáveis : almoço com entrada, prato principal, sobremesa e bebida( chicha morada) vão variar entre 10 reais ( nos pequenos restaurantes não-turísticos) a 70 reais (menu degustação com duas horas de duração no Astrid y Gastón).

Boteco não tem, mas os pequenos bares locais são um charme!!

Lima: restaurante simples. Foto: Sylvia LimaLima: restaurante fino. Foto: Sylvia Lemos

Neste estrelado aí de cima, gostei mais das entraditas do que do prato principal .

Turistagem

Os locais mais distantes podem ser alcançados rapidamente nos finais de semana, quando o trânsito é super tranqüilo. A lista de locais a explorar não é muito grande, com alguns museus, prédios e igrejas e todos são de fácil acesso.

Fontes coloridas no Parque da Reserva são lugar de encontro dos locais nos finais de semana, tem lugar até para banho coletivo (mega divertido, por sinal). Os balcões da Praça Mayor são imperdíveis ( e tem muitos destes por toda a cidade)

Comprinhas e comidinhas

Os supermercados Vivanda, Wong , Metro e o hiper Tottus são ótimos para conferir os produtos locais, comprar frutas exóticas e quinoa (a 10 reais o quilo).

O Jockey Plaza tem ótimos restaurantes externos, e uma filial do Tanta. Fica a 20 minutos de táxi (e 15 soles -- 10 reais) de Miraflores. Na frente da praça de alimentação há uma loja dos Chocolates Helena (com as famosas tejas, experimente a branca, com limão).

Nos meses de remarcações os preços dos produtos podem ser inferiores aos dos outlets de Orlando (e leve a balança de mão para não voltar com excesso de peso).

Minha viagem

Hospedagem

Lima: Radisson Decapolis Miraflores,  no site (peça ap entre o 5° e 8° andar , mais alto tem zoeira das festas noturnas na piscina).

Transporte de/para aeroporto em Lima

  • Na chegada reserva pela web com  Lima Cabs
  • Na saída, marquei por telefone com  Taxi Satelital; peça o número no seu hotel; (poucos táxis têm autorização para entrar no aeroporto )

 
Câmbio

É bem variável , dependendo do horário, local e dia da semana, mas tem máquinas e casas de câmbio em todo o lugar; e reais têm uma cotação bem razoável  (sim , dá para  trocar reais em Lima apresentando o passaporte -- não aceitam identidade).

Dicas e pitacos

  • Chips para celular são vendidos livremente nas lojas de telefonia da Av.Larco, leve o passaporte e soles em moeda (nossos 2 chips locais + impulsos na Claro = 30 reais)
  • Prove todas as bebidas, sucos e sorvetes exóticos. Funciona assim: ame ou odeie!
  • Todas as marcas globais estão nas lojas de departamentos; as meninas vão gostar de ver Pepe jeans não remarcados por 100 reais;
  • Originalidade, bom gosto e qualidade em coisas para a casa estão na Casaideas em San Isidro e no Jockey Plaza (aqui vocês podem pegar um carrinho de super mercado e circular livremente por quase todo o shopping  sem ter que carregar a sacolagem).
  • Para os fissurados em marzipan como eu, Lima é um achado! Olha aqui:

Lima: marzipan. Foto: Sylvia Lemos

Quer saber? Se ainda não foi, vá a Lima antes que estas férias terminem.

Gracias, Sylvia!

Leia mais:

250 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Camila Specht
Camila SpechtPermalink

Olá gostaria de saber qual é a melhor balada de Lima e um lugar muito romântico ?? Onde fica os melhores por do sol Awwa se tem secador no hotel radisson ???

Onde fazer compras em Lima? – Larcomar | Turomaquia

[...] blogosfera: para conhecer outros lugares legais para fazer compras em Lima, leia o post: O que é que Lima tem – onde a Sylvia Lemos dá um monte de dicas legais! Lá no [...]

Renato
RenatoPermalink

LIMA É SURPREENDENTE !!!!

Luciana Ferreira
Luciana FerreiraPermalink

Grande dicas, Sylvia Lemos! Cheguei hoje do Peru e levei suas informações e as dos tripulantes do VnV , me valeram muito! Obrigada, viajantes!
Lu Ferreira

Mário Goto Jr
Mário Goto JrPermalink

Bom dia Silvia, estou indo a Lima e Macchu Picchu em 21 de dezembro , e gostaria de saber qual a melhor opção vc acha sobre câmbio. Levo dólares daqui ou troco reais por soles lá? lembrando que vou somente com RG. Obrigado Mário

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mário!

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Mário Goto Jr
Mário Goto JrPermalink

Obrigado A Bóia, tirei as duvidas todas!!

Natalie
NataliePermalink

Oi, Mário. Tudo bem?

Essa é uma dúvida frequente quando você começa a organizar uma viagem para o Peru, mas não tem segredo... leve seu cartão de débito internacional habilitado para saques smile

O Fred fez um post com algumas dicas, roubadas e taxas sobre qual moeda levar para o Peru

http://sundaycooks.com/2012/06/13/qual-moeda-levar-para-o-peru/

Espero que ajude smile

Cleber Marcondes
Cleber MarcondesPermalink

Alguém já se hospedou no Plaza del Bosque em San Isidro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleber! Não recebemos comentários de leitores sobre o Plaza del Bosque ainda. Leia relatos de ex-hóspedes sobre ele no Booking.

Hugo
HugoPermalink

Olá ! Estarei por lá 31/12/2012, alguma festa ou lugar legal para ir na virada? Obrigado

caroline
carolinePermalink

Olá,
Assim como o Hugo, estarei em Lima no reveillon. Gostaria de festas legais! Será que há alguma na praia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Não espere réveillons à brasileira no exterior.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Bóia querida, nada sobre Lima neste link do Ric. Vc poderia jogar no perguntódromo? Te agradeço muito.

"Alguém tem a dica de alguma festa de Reveillon com música ao vivo em Miraflores, Lima?"

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Silvia,
Como ninguém ainda te respondeu, sugiro dar uma olhada no http://cupofthings.com/ Se a Manu não tiver nenhuma dica, faça uma pergunta lá!

victor manuel
victor manuelPermalink

ola carolina, em lima nao tem festa de reveillo,nao temos costume de fazer festas na rua nem na praia,ao estilo brasileiro,tem um restaurante do jeito brasileiro no bairro de miraflores num bulevard,chegando la, pergunta, e muito legal,tem
pessoal brasileiro la,beleza,espero ter ajudado

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Ninguém? Puxa vida, eu já tentei no hotel e nada (mas me responderam dando opções de cassinos com "fiesta"), já perguntei no Rosa Nautica - consegui o preço, mas não sei se vale a pena (cerca de R$ 300,00 p/pax) e depois mais um Reveillon no Miraflores Park Hotel (by Orient Express) por quase o mesmo valor... queria alguma coisa menos turística? Alô, alô, alguém de Lima (ou em Lima), já sabe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sílvia! É um padrão mundial: festas sem tanta graça na rua, festas pagas caríssimas.

Os limenhos saem para passar o réveillon em outros pontos do Peru, conforme-se. Faça a ceia no quarto, é o que recomendamos em 99% dos casos fora do Brasil. Leve computador, compre wifi no hotel se não for grátis, faça um brinde à distância com a família por Skype.

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Obrigado pela força Bóia! Sentirei falta dos fogos, mas a ceia improvisada no quarto é de lei. Tomara que o espumante caiba no frigobar. Abraços.

victor manuel
victor manuelPermalink

Em miraflores tem sim ums restaurantes com ar brasileiro,tem um pessoal de brasil q mora la,chegando lá vc pérgunta,eu sou de la e conheço ,boa viagem eu vou tambem depois de natal,a gente se ve lá,kkkkk

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

De volta de Lima, mesmo sem as informações pedidas, passo o serviço para quem quiser aproveitar no próximo Reveillon por lá.
Em Miraflores identifiquei várias festas de "Ano Nuevo". A maioria em hotéis estrelados (Marriot, Park Hotel by Orient-Express). Fiquei no Radisson Miraflores e optei por uma ceia no restaurante com jantar e uma taça de espumante (chorando um pouquinho as taças se encheram mais de 1 vez) e música eletrônica no terraço da piscina com uvas, serpentinas e apitinhos por $180,00 nuevos soles. Há também festas em restaurantes tipo buffet (Rústica - $ 60,00 N.S. - esse prometia até música ao vivo). Houve queima de fogos em vários pontos (me disseram que o Larcomar faz uma queima especial, ou seja se vc estiver no Marriot vai poder ver tudo). Confesso que tudo foi bom, os limenhos são muito simpáticos e estão recebendo muitos brasileiros, mas o melhor foi assistir pela Globo Internacional a festa em Copacabana exatamente 3 horas antes. Como diz o Riq, não há festa igual.

(Em tempo: não encontrei nenhum restaurante “tipo brasileiro”. Perto da Plaza Kennedy tem uma lanchonete pintada com as cores da bandeira).

Carolina
CarolinaPermalink

Silvia Andrade, boa noite!

E na virada do Reveillon dá para ir pular as ondinhas no mar??? Tem algum movimento na praia???
Tks,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! O réveillon na areia é uma característica da cultura brasileira. Não tente encontrar isso em nenhum outro lugar.

Selma Nunes
Selma NunesPermalink

Olá,
Vou para Lima final de maio por 5 dias. Em principio irei sozinha. Queria dicas de onde uma mulher sozinha é melhor ficar. Barranco para sair a pé a noite? Ou Miraflores.? Alguma dica de alum Hotel ou BB charmoso para ficar? Maio já é frio? Obgada, bjs, selma

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Selma! Não temos conteúdo próprio e organizado sobre Lima.

Recomendamos os seguintes blogs:

http://cupofthings.com/

http://sundaycooks.com/2012/08/10/recap-nossas-dicas-e-roteiro-de-lima/

http://www.dividindoabagagem.com/search/label/Lima

http://www.idasevindas.com.br/category/peru/lima/

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo/2011/01/porque-eu-adorei-lima/

Aqui no VnV você verá contribuições de leitores, como esta da Sylvia (você chegou a ler o texto?), e indicações para outros posts na página http://www.viajenaviagem.com/category/lima

Lila
LilaPermalink

Nao gostei....afinal, o câmbio é melhor no aeroporto ou não?Vc faz uma afirmação depois uma pergunta. Nao entendi!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lila! Veja as informações sobre câmbio no texto da Sylvia. Normalmente casas de câmbio de aeroportos oferecem cotação desvantajosa.

Fabio
FabioPermalink

Oi Silvia, sabe me dizer onde é que se compra camisas polos de marcas em Lima, originais e baratas, um lugar que já ouvi falar, que são lojas dentro de galerias, onde ficam? qual o bairro ?
desde já obrigado e aguardo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Leia sobre compras em Lima no blog da Manu Tessinari:

http://cupofthings.com/2012/05/23/guia-de-compras-em-lima-parte-1/

Anna Francisca
Anna FranciscaPermalink

Acabei de voltar de Lima, Cusco e MachuPicchu. Foi minha 2ª vez. Na primeira, há muuuuitos anos, fui com 4 amigas, todas "duras", ficamos na casa da amiga da amiga, em Lima. Em Cusco em um "hotel" em que nos revesávamos para tomar banho. Água quente só para a primeira. Confesso que, desta vez, com meu marido, tive um belo upgrade. Sobre Cusco tenho pouco a acrescentar. Está tudo dissecado no Sundaycooks. Se, na 1ª vez, nem me preocupei com o soroche, desta vez fiz tudo como manda o figurinho: descanso, chá de coca (horrível) e canja de galinha (no Chicha, é verdade, mas canja). Ficamos no hotel Libertador, enorme, mas ótimo. Para MachuPicchu, fizemos como a Lu: fomos de Vistadome e voltamos de Hiram Bingham. Pena que aproveitamos pouco o trem. Devido às chuvas, o serviço é feito de ônibus da estação de Cusco atá Pachar (1h30min) e, de lá, pega-se o trem. O mesmo vale para a volta. Cheguei exausta, apesar da mordomia. Depende do interesse de cada um, as horas a serem dedicadas a MachuPicchu. Cheguei no 1 trem: achei muito tempo. A idade pesa!
Cusco está em festa, se preparando para Inti Raymi, 24 de junho. Há ensaios diários de vários grupos escolares na Plaza das Armas.Um colorido só!
Para finalizar: Lima. A cidade não tem atrativo algum. Tudo é muito longe. Existem algumas "ilhas" no meio do caos: Plaza das Armas, Museo Larco, bons hotéis, ótimos "Pescados Capitales" e, alguma beleza, da praia, à noite, vista do malecon.
Agora, o povo é uma simpatia, super educado e solícito. São alegres, coloridos.

lui seduut
lui seduutPermalink

comprar roupas de marca a bom preço so em gamarra!! geralmente teste o produto o tessido e algodao, vc pode encontr desde lacoste ate billabong de alta qualidade e a um preço excelente!!! basico nas roupas o tessido e algodao (preferença algodao pyma ou tanguis)qualquer duvida to a ordem

Juliana
JulianaPermalink

olá!
Só discordo com vc quando diz que existem poucos lugares a serem explorados em Lima. A cidade possui 9 milhões de habitantes e oferece cultura em profusão para todos os gostos. É uma cidade que mostra desde o mais antigo ao mais moderno. Já estive lá quatro vezes, conheço muita coisa mas ainda tenho muito a conhecer!

Virgínia
VirgíniaPermalink

Bom dia. Quero ir a Lima, Cusco e Machu Pichu em julho, gostaria de algumas dicas sobre tais lugares, e saber se é fácil o deslocamento de uma cidade para outra.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Virgínia! Para dicas, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/04/peru-roteiro-completo/

Fernanda
FernandaPermalink

O link dá erro. Não consigo abrir. Quero fazer essa viagem em abril.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! O link foi atualizado, por isso mudou. Link certo: http://www.viajenaviagem.com/2014/07/peru-roteiro-completo
wink

Mariana
MarianaPermalink

Olá, bóia !!! Irei para Lima dia 10 de agosto 2014 ficarei 5 dias ... Existe alguma empresa que faz bate e volta de Lima a Machu Pichu ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Bate-volta de Lima a Machu Picchu é inviável.

Veja dicas de como montar o roteiro:
http://www.viajenaviagem.com/2013/04/peru-roteiro-completo/

MILKA WOLFF
MILKA WOLFFPermalink

Oi Sylvia
gostei desaber que tem marzipan em forma de frutas
onde e um bom lugar para comprar
tenho uma filha que adora
estamos indo pra Lima mes de julho
obrigada
milka

Sérgio
SérgioPermalink

Ola
Gostaria de saber exatamente o horário do Por do Sol em Lima, na primeira semana de Novembro.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sérgio! Para saber o horário do pôr do sol em Lima, veja: http://www.timeanddate.com/sun/peru/lima

Juliana
JulianaPermalink

Boa noite! Estou indo a Cusco e Lima em setembro e gostaria de saber se é realmente necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação? Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! O Peru não pede mais o certificado da vacina para brasileiros.

fran
franPermalink

quero muito viajar pra lá , mas n é um passeio dos sonho eu quero ir mas é pra fazer compras . o que vc mim indica em que hotel eu devo ficar ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fran! Para pesquisar hotéis e preços em Lima, veja sites como o Booking.

Fabiola
FabiolaPermalink

Olá Sylvia! Você pode me dizer quais foram os outros 3 hotéis que você selecionou, antes de decidir pelo Radisson Decapolis Miraflores: Obrigada!!

Marliete Moysés
Marliete MoysésPermalink

Estive em Lima em 2011 e 2014. A cidade continua linda.Há sim , muito a explorar
por lá. Boa comida, em Miraflores, San Isidro e até no centro histórico, Restaurante
e Bar Cordano, tradicional de família italiana desde 1905.Há também o Restaurante Estádio, que homenageia vários times brasileiros, tem boa comida e um preço bom..Barranco, bairro para curtir a noite, tem boa comida e bebida..

Mario Henrique
Mario HenriquePermalink

Estive em Lima no Reveillon 2015/2016 e adorei.
Apenas para contribuir - já que encontrei poucas informações sobre esse tema antes de embarcar - para quem pretende passar a virada em Lima, recomendo e muito a festa de ano novo do "Mangos", restaurante localizado no Shopping Larcomar.
Festa organizada, animada, com jantar extraordinário (a la carte, com entrada, prato principal e sobremesa), muita música com DJ (pista ficou cheia) e, claro, tudo isso com visão direta para o Pacífico em espaço aberto (sem teto). Fechamos em 350 soles/pessoa e adoramos a experiência. O valor também incluia uma taça de champagne e não cobram rolhas (levamos 4 garrafas que compramos no mercado e nos serviram com gelo, taças, etc, sem qualquer cobrança adicional). Recomendo!

glaicon di próspero
glaicon di prósperoPermalink

Ola em fevereiro/16, após o carnaval, estarei indo para punta cana, porém chego em Lima no voo da Tam as 22.35 e parto no dia seguinte as 08.45hrs. alguém têm alguma dica do que fazer durante este período? Penso em dar uma banda na cidade ou shopping. Antecipadamente agradeço. abraçoooo
glaicon di próspero

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Glaicon! Reserve um hotel para a noite, próximo ao aeroporto. É a única coisa sensata a fazer.

IARA
IARAPermalink

Olá. Li no artigo que a para trocar reais por novo sol só seria possível com o passaporte. Gostaria de saber se não há lugares que efetuam a troca com o rg em Lima?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iara! Em casas de cãmbio você só precisa do documento que usou para entrar no Peru (passaporte ou RG) acompanhado da papeleta de entrada na imigração.

Alessandra
AlessandraPermalink

Viajar agora em 2016 com todas essas altas do dólar, influencia no preço da viagem ao Peru? Vale a pena ou tá saindo muito caro??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Não está mais tão barato, mas é um dos destinos mais em conta no exrterior para brasileiros. Na América do Sul, só a Colômbia é mais em conta para nós.

Daniela otsuka
Daniela otsukaPermalink

Alguém com ficas ou experiência em cursos de espanhol em Lima? Estou pensando em passar minhas ferias(20 dias) lá, e aproveitar e fazer um curso... Ainda não decidi se Peru ou Costa Rica... Alguma dica, informacoes, algum blog ou contato para me ajudar na decisão? Grata desde ja

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.