Vou ficar x horas no aeroporto entre vôos. O que posso fazer?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre vôos em Lisboa... Vou ter 3 horas entre vôos em Newark... vou ter 4 horas entre vôos em Bogotá...

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: "ah, meu vôo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!" Desculpa, mas... não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo vôo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia...

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre vôos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem -- e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia...

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear -- as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião... como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes -- e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 1h/1h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre meia hora e 45 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do vôo, o jeito é diminuir mais uma hora ou (nos Estados Unidos) uma hora e meia do seu intervalo. Ou seja: de um suposto intervalo de 6 horas entre dois vôos, sobrou... uma 60 ou 90 minutos. Fui convincente?

5) Em resumo: diminua entre 4 e 5 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 1h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 5 horas. (E não esqueça de torcer para o vôo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu vôo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 5 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como "hubs". Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre vôos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

371 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcelo Ferreira
Marcelo FerreiraPermalink

Olá,
Eu vou para San Diego no dia 25, mas tenho uma conexão em NY de 11:30 de espera.
Você acha que vale a pena dar um passeio nem que seja de taxi apenas para conhecer a cidade. Eu teria que passar pela imigração duas vezes para fazer isso? Ou voo doméstico nos EUA não precisa passar pela imigração novamente?
Muito obrigado pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Você só passará uma vez pela imigração.

Veja como ir do aeroporto ao Centro:
http://www.viajenaviagem.com/2009/09/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-kennedy-jfk/

Saia de volta de Manhattan pelo menos 3h30 antes do seu segundo vôo.

Patricia
PatriciaPermalink

Conexao curta
Em setembro de 2013 farei um voo para Orlando com conexao em NYC, o voo chega 6h20 e o proximo é 8h10 . Dizem que a imigraçao esta demorada. Da tempo ???ou grande chance de perder o voo ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Há chance de perder o vôo. Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea é responsável por colocar você num vôo seguinte. Se as passagens forem desvinculadas, você perde a passagem.

Fernanda Gomes
Fernanda GomesPermalink

Oi,

Vou ter umas 3h em Frankfurt e 3h em Paris (descontando o tempo de aeroporto e de todas as suas sagas).Vale a pena dar uma volta? Terei que passar de novo pela imigração?!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! 3 horas é pouco para sair do aeroporto. Você só passa pela imigração na primeira cidade:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Fernando Braga
Fernando BragaPermalink

Oi,
Vou viajar daqui dois meses e na volta pro Brasil vou ter umas 15h na conexão em Amsterdam. Como é o procedimento de imigração lá? Vale a pena sair para conhecer a cidade?
Obrigado pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Se você vem de algum lugar do Espaço Schengen, não haverá imigração. Se vier da Inglaterra, estará em trânsito e se sair passará pela imigração. Volte da cidade para o aeroporto três horas antes do seu embarque.

Lirany Lima
Lirany LimaPermalink

Ola, estou de viagem marcada para Italia, mas quero fazer um stop over por dois dias em Lisboa para ir ate Coimbra, porem gostaria de saber se em lisboa existe o serviço de guarda volumes, pois so gostaria de andar com a mala de mao.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lirany! Tem sim, é junto ao estacionamento; pergunte por guarda-volumes, o nome usado em Portugal é o mesmo.

Carlos
CarlosPermalink

Boa tarde, sabe me dizer se tem guarda volumes no aeroporto de San Diego - CA?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Segundo o site do aeroporto, não tem mais não.

http://www.san.org/contact_us/faq.aspx

eduardo
eduardoPermalink

Meu voo chega em Miami as 5:00 AM e só pego o outro voo as 11:15 PM. Estou viajando com minhas filhas menores (14 e 8 anos) e estamos pensando em alugar um carro e dar uma voltinha em Miami. Acho que é melhor do que ficar tantas horas num aeroporto. Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! A dica é despachar as malas e não deixar nenhuma mala de mão ou bolsa à vista no carro, nas paradas, porque há perigo de furto.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/09/miami-o-que-fazer/

eduardo
eduardoPermalink

Valeu a dica. Obrigado.

Te incomodando mais um pouco vc conhece algum hotel onde o checkin possa ser realizado antes das 12hs?

Estou qrendo evitar pagar 2 diárias, dado que ficarei no hotel menos de 15 horas.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Há um hotel no próprio aeroporto de Miami. Entre em contato para negociar uma tarifa day-use.

http://www.miahotel.com/packages.htm

Outra possibilidade é reservar um quarto num hotel na região do aeroporto (são mais em conta), deixar as malas lá (já que será um horário antes do check-in), passear e voltar para tomar banho e descansar um pouco antes do novo vôo.

Márcia Souto
Márcia SoutoPermalink

Meu vôo chega as 7hs em Roma, pego um outro vôo da mesma cia. Aérea as 16hs para Barcelona. Vale a pena sair do aeroporto? Terei que fazer imigração em Roma e em Barcelona ? E as bagagens precisarei pega-las e despacha-las de novo?
Eu comprei as passagens com agente de viagem com uma conexão curta 3hs, com 6 meses de antecedência . Agora dias antes da viagem eles me avisam que a cia. Aérea cancelou o vôo e me colocou em outro bem mais tarde!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Comece a voltar de Roma às 13h para não dar chabu.

Leia sobre imigração:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Mayke Souza
Mayke SouzaPermalink

Aconteceu isso comigo igual a Marcia mudaram meu voo direto para um com conexao nas vesperas da viagem tem alguma reclamaçao que eu possa fazer?

Obrigado

marcia souto
marcia soutoPermalink

Boia
Te agradeço a orientaçao.
Mayke
Isto nao e uma falta de respeito?

adeli
adeliPermalink

Vou para Bariloche meu voo chega em Buenos Aires(AEP) 09:55 e o outro sai as 15:55. Da tempo de ir ao centro dar uma volta? Ou teria um ponto mais próximo e interessante para aproveitar?
Obrigado

Silvana Paiva
Silvana PaivaPermalink

Bom dia, gostaria de uma ajuda,vou ficar 5 horas entre a chegada e saída prevista em Foz do Iguaçu, com meu marido e filho.Vale a pena sair do aeroporto ao centro?Tem o que fazer ou é melhor descansar em um hotel para a próxima etapa até Lima? Muito obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! O aeroporto fica a 15 minutos do parque brasileiro, mas a operação não é muito segura, porque você depende dos ônibus do parque; não pode entrar nem de carro nem de táxi.

Pelo menos uma hora dessa sua espera será usada nos procedimentos de embarque internacional. O mais ajuizado é ficar no aeroporto mesmo.

Luciana Vianna
Luciana ViannaPermalink

Tenho uma conexao de munique para roma de 4 hs meu voo chega 7h em munique e sai 13h para roma,posso sai do aeroporto e ir ao centro?tem alguma coisa ao lado do aeroporto para eu fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Leia as considerações do Ricardo Freire no post acima wink

Luciana Vianna
Luciana ViannaPermalink

ops...6h

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não há nada próximo ao aeroporto para fazer. O trem até o centro de Munique leva 45 minutos. Comece a voltar 3 horas antes do seu vôo.

Maíra Pereira
Maíra PereiraPermalink

Olá! Tenho viagem marcada pra Marselha dia 15 de Fev. Vou direto pra lisboa, chegando lá às 10:00 e saindo às 14:15.
Gostaria de saber se é viável dar uma volta ao redor do aeroporto. E se tem um hotel no aeroporto para tomar um banho e descansar. Considerando que é a minha primeira viagem de avião.
Ah... o que fazer com as malas? Vou passar só uma vez pela imigração?
Grata,

Maíra

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! O tempo é curto, você vai passar por imigração. Tome seu banho ao chegar ao hotel em Marselha.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Flavio
FlavioPermalink

Olá, minha pergunta é um pouco diferente das demais mas tem ligação com o assunto apresentado.
Tenho que viajar para Houston e para Los Angeles, sendo que passarei 4 dias em cada destino, depois retorno ao Brasil.
Vi que existe um voo United de Sao Paulo para Los Angeles com escala em Houston (que por incrível que pareça é mais barato que um voo direto para Houston). Minha dúvida é: eu consigo comprar o voo de Sao Paulo p/ LA (com conexão em Houston), desembarcar em Houston, ficar por 4 dias na cidade e depois embarcar no voo de conexão (Houston para LA) apenas remarcando minha passagem? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! Não seria conexão, seria multidestinos.

Se você descer e não realizar a segunda parte do vôo, perderá o trecho e talvez tenha problemas com a volta.

Mesmo que fosse possível, qualquer remarcação de passagem incorre em multa e provável mudança de tarifa (para mais).

Ronaldo Takeshi Toyoshima

Olá, vou viajar em março para o Japão e tenho uma conexão no JFK de NY com 12 horas de espera. É permitido sair do aeroporto neste meio tempo? Já fui para NY 3 vezes e sei exatamente os lugares que pretendo ir. Não devo gastar mais do que 5 horas no passeio. Obrigado. Abs, Ronaldo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo! É permitido. Mas você vai ter que carregar sua bagagem de mão com você e sair de Manhattan 3h30 antes do seu vôo.

Eu mesma
Eu mesmaPermalink

Ola, vou viajar para a China, vou fazer a conexao em Dubai, la vou passar pela imigracao? vou a passeio na casa de parentes e tenho a carta convite, vou precisar apresentar a carta la no aeroporto? Nao falo mioto bem o Ingles, estou com medo de passar dificuldades em me comunicar. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eu mesma! Para a China você precisa visto, ou você não embarca nem no Brasil.

Leia sobre visto de trânsito em Dubai:
http://www.viajenaviagem.com/2012/11/visto-para-dubai-como-solicitar-o-seu-dica-da-natalia/

Mr.Olyver
Mr.OlyverPermalink

Bom Dia,

Estou viajando de Recife-PE para Sydney na Austrália pela American Airlines e tenho duas conexões de mais de 10 horas cada nos Estados Unidos, uma parada em Miami e uma parada em Los Angeles, meu passaporte é brasileiro e o visto eh de estudos para a Austrália, gostaria de saber se posso sair do aeroporto pra um city tour sem precisar de nenhum visto americano, ou preciso de visto de trânsito pra sair do aeroporto?!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, mr. Olyver! Você não conseguirá sequer embarcar para os Estados Unidos se não tiver visto americano. Providencie já. Se não conseguir o visto, terá que ir via Santiago ou Buenos Aires.

Mr.Olyver
Mr.OlyverPermalink

Eu posso tirar o visto de trânsito no aeroporto mesmo no check-in ou onde e como devo retirar o visto?!?
Muito obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mr. Olyver! Você precisa tirar com antecedência. Leia: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/transit.html

O nível de exigência é o mesmo do visto normal. Tire logo um visto normal.

Rafael
RafaelPermalink

Ola, Rick

Já eu vou pegar vôos de conexão na ida e na volta de minha viagem à Austrália, com espera de 8 horas no aeroporto de Santiago. Dá pra turistar? Ou devo ficar pelo aerporto mesmo?

Obrigado,
Rafael.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Quem responde é A Bóia. Comece a voltar ao aeroporto 3 horas e meia antes do seu vôo.

Fabio
FabioPermalink

olá pessoal tenho uma conexão em amsterdam de 9hs ...é viável sair do aeroporto? outra como oreciso fazer algo especial para sair ou quando voltar é só apresentar a passagem sem prassar pelo check-in?? valeu abs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Dependendo de onde você vem, passará ou não pela imigração. Pegue o trem de volta na cidade com 3 horas de antecedência.

Iquique: aproveitando uma conexão na cidade - Viaje Sim!

[...] no Chile. E uma delas era em Iquique, no norte do país, por 8 horas. Foi aí que nos fizemos a clássica pergunta que o Riq lá do VnV tanto ouve: o que dá pra fazer em Iquique em 8 horas? Quer dizer, contando as duas horas de antecedência em [...]

Erikwan Jefferson
Erikwan JeffersonPermalink

Ola! Gostaria de saber se para uma cenexão de 5 horas em Dubai é preciso requerer visto? (viagem é do Kenya para o Brasil pela Emireites)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erikwan! Só se você quisesse sair da área de trânsito.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/11/visto-para-dubai-como-solicitar-o-seu-dica-da-natalia/

Fátima
FátimaPermalink

Comprei passagem Rio/Lisboa com conexão Amsterdan, gostaria de saber se há exigência de apresentação de algum outro documento além do passaporte, exemplo, carteira de saúde, vacinação, etc.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! Passagem de volta, comprovantes de reservas de hotéis por todo o período, prova de fundos (cartão de crédito com extrato, cartão de débito com extrato) e seguro-saúde com cobertura Schengen.

Gustavo
GustavoPermalink

Olá!! Estou comprando passagem para europa, saindo de são paulo e estou indo para dublin (irl), as passagens mais em conta estão pela ibéria, ambas com escala em madrid (esp), um voo com 3 horas 3 meia de escala e madrid e outro voo com 9 horas de espera em madrid, estou querendo comprar o de 9 horas de espera até para conhecer um pouco (bem pouco mesmo) de madrid!! minha pergunta é baseado nos atuais problemas envolvendo brasileiros na imigração, se compensa mesmo arriscar e tentar conhecer madrid?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Em ambos os casos você fará imigração em Madri.

Danielle Valente
Danielle ValentePermalink

Bom dia queridos!

Dia 18 de outubro eu sairei as 7:10 de Lisboa e Pousarei em Roma as 10:55. Meu voo para o Rio só sai as 22:30. Programei esse intervalo exatamente para poder conhecer um tiquinho de Roma. Já verifiquei que tem um metro que leva as pessoas do aeroporto para o centro em 35 min mais ou menos e costuma sair com hora marcada de 30 em 30 minutos. Pensei em comprar o da ida e já o da volta, para 21h.
O que dá para fazer nesse intervalo por lá? Eu queria ir a um bom restaurante italiano e tb conhecer alguns leres principais como o coliseum... O que você indica? Dá para conhecer mais coisas?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Passeie pelo centro histórico, almoce num lugar simpático que encontrar pelo caminho, é a nossa recomendação para essas escapadas. Você não vai "conhecer" nem minimamente esgotar Roma em poucas horas. É só um passatempo, um passeio, não uma viagem completa a um lugar com tanto para ver.

Em português se escreve Coliseu. Em italiano é Colosseo.

21h é muito tarde para você sair de Roma. Saia às 19h30, 20h no máximo.

Leia sobre Roma na página de Roma:

http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire