Veneza: 10 dicas para quem quer a experiência completa

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

post33-sup2016

Veneza

Nenhum visitante de primeira viagem está preparado para Veneza. A Serenissima requer uma estratégia específica de aproximação. Não existe jeito fácil: Veneza não pode ser ‘ticada’ do alto de um ônibus de dois andares ou num passeio de balão. Mas quem puser mãos (e sobretudo pés) à obra desvendará a cidade mais singular do Ocidente.

1 | Evite o alto verão

San Marco

Não se trata apenas do calor ou do mau cheiro: o maior problema são as multidões. Se puder, evite julho e sobretudo agosto. (Se quiser a cidade quase vazia, vá no inverno.)

2 | Hospede-se em Veneza, não em Mestre

Sim, os hotéis em Mestre (no continente) são mais confortáveis e têm diárias em conta. Mas dormir num prédio multicentenário numa viela insalubre é parte indispensável da experiência veneziana. Quer uma Veneza limpinha e com valet parking? Você acha aqui.

3 | Fique três noites

Veneza só se revela a quem não tem pressa. Não é uma cidade que se resolva num city-tour. Com três dias você vai se desencumbindo aos poucos dos lerês (Palácio Ducal, Basílica de São Marcos, Campanário da Praça São Marcos, museu Ca' Rezzonico, Galerias da AccademiaColeção Peggy Guggenheim, Museu do Vidro em Murano, Bienal se houver) e ainda fica com tempo para ver o que realmente importa, que é a Veneza do lado de fora desses lugares todos grin Lá pelo terceiro dia, a cidade começa a fazer algum sentido. A primeira vez que você acerta um caminho em Veneza é incrível.

4 | Pegue instruções de chegada com o seu hotel

Só se chega a um endereço em Veneza com manual de instruções. Os hotéis têm prontos os itinerários desde o aeroporto, a estação de trem e o ponto de ônibus da Piazzale Roma. Se não estiver no site, peça por email.

5 | Deixe a mala na estação

Veneza

As pontes em Veneza têm escadas: rodinhas não adiantam. Organize o que vai precisar numa bolsa ou mochila e deixe a mala principal no guarda-volumes da estação de trem. O depósito é operado por funcionários e abre das 6h às 23h. Cada volume vai custar € 13,50 por dia. (A alternativa é contratar o serviço de transporte de bagagem da cooperativa Trasbagagli ou um carregador avulso.)

6 | Não siga o fluxo

San Polo

Da estação até a Piazza San Marco as vielas principais são um mar de gente comparável ao da saída de estádio de futebol. Escape. Saindo à esquerda, você chega aos canais atrás do Canareggio e também ao Gueto. Atravesse pontes. Saindo à direita, você dá em San Polo, Santa Croce e Dorsoduro, onde a densidade demográfica é menor e o que sobrou da Veneza de verdade dá as caras. (E em algum momento você vai dar no Campo Santa Margherita, a praça mais animada da cidade.) Enfim, perca-se. Quem não se perde em Veneza acaba perdendo Veneza.

7 | Não tenha medo da acqua alta

Só acontece nas marés mais altas, no pico máximo da maré, durante menos de duas horas de cada vez. A cidade está preparada (seu hotel avisará e você poderá se precaver com calçados impermeáveis) e as passarelas são montadas e desmontadas rapidamente. Um espetáculo.

8 | Compre o passe do vaporetto

Veneza

Uma viagem avulsa de vaporetto custa 6,50 euros. Um passe de 72 horas sai 35 euros e se paga em seis viagens.

9 | Descubra seus ‘bacari’

Campo Santa Margherita
Bácaro é o botequim de Veneza. Vende “ombra” (vinho em copo), “cicchetti” (canapés tipo tapas) e spritz (que em Veneza é preparado Aperol ou Campari -- você decide -- e leva azeitona ). Aparece nos caminhos mais obscuros.

10 | Se não estiver na Itália, voe

Vindo de Milão, Florença ou Roma, chegue de trem. De qualquer outro ponto da Europa, vá de avião: Veneza está longe demais das capitais. Na minha opinião, Veneza é um ótimo ponto final de um tour pela Itália; dá para programar o vôo de volta ao Brasil saindo de lá.

Leia mais:

post33-rod2016-03

201 comentários

Suzana Santoro

Olá Bóia!
Estou numa enrascada! Me ajude quem puder... Planejei 10 dias na Itália com meus pais, que gostariam de conhecer tudo, claro! Chegaremos no dia 08 de setembro pela manhã e partiremos no dia 19 também pela manhã. Gostaríamos de conhecer Firenze, Roma e Napoli mas estamos com dó de perder Veneza. Acho loucura tudo isso em tão pouco tempo mas tá difícil contentar gregos e troianos. O que você sugere? Quanto tempo em cada cidade?
Adoro o blog! Um abraço.

Gi
GiPermalinkResponder

Oi Suzana,
tbm farei um roteiro de 10 dias pela Itália agora em setembro, a diferença é que no meu roteiro eu não inclui Nápoli...Se vc puder cortar Nápoli do seu roteiro, eu sugeriria, 3 dias em Veneza, 3 em Firenze e 4 em Roma (talvez com bate-volta pra Napoli, como sugestão).
Meu roteiro tá assim:
01/09 - Vôo SP-Veneza
02/09 - Chegada em Veneza pela manhã, passeio em Veneza pela tarde
03/09 - Passeios básicos em Veneza: piazza San Marco, ponte rialto, talvez passeio de gôndola
04/09 - Se perder em Veneza, ou aproveitar a Bienal de Veneza
05/09 - Trem de Veneza a Firenze. Aproveitar a tarde, e passear por Firenze
06/09 - Bate/volta para Pisa
07/09 - Passeio em Firenze pela Galeria Ufizzi, e Duomo
08/09 - Trem de Firenze para Roma. Chegada á tarde em Roma, e passeio para o Eataly Roma
09/09 - Passeio Coliseu+fórum Romano, e depois praça Emanuele Vitório
10/09 - Passeio Piazza Navona + Panteon + Fontana di trevi + Scalignata di Spagna + Museu Maxxi
11/09 - Visita a Basilica de San Pedro + Museu do Vaticano.
Acho que se vc fazer questão de Napoli, pode incluir um bate-volta desde Roma.
Fica a minha sugestão de roteiro, começando por Veneza, e terminando em Roma wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Dá para condensar Roma-Florença-Veneza em 10 dias, mas seria importante, para isso, chegar por Veneza e sair por Roma. Se você puder esticar mais alguns dias, dá para fazer o bate-volta a Nápoles e Pompéia a partir de Roma, e para conhecer mais os arredores de Florença.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

adriana
adrianaPermalinkResponder

Suzana chego em Roma dia 8/09 foi dificil decidir mas fechei assim:

3 dias Roma
5 Firenze
2 cinque terre
1 Verona
2 Veneza

sheila souza
sheila souzaPermalinkResponder

Ric. boia e tripulacao estou organizando uma viajem para junho de 2015 para a Italia - Roma, Toscana e Veneza. Minha duvida consiste no seguinte- Qual a proxima parada (pais) - Alemanha?, Suica?, Austria? Gostaria de uma dica, ou mais, que tenha facilidade no deslocamento de Veneza, atraves de trem ou aviao, Possuo cerca de 7 dias para esta etapa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Por via terrestre, o mais próximo de Veneza é a Eslovênia. Você pode ir de trem a Trieste e seguir de ônibus a Ljubljana. De avião, você pode escolher o destino que quiser, todos estarão a no máximo 2 horas de vôo de Veneza.

Valéria da Silva Fonseca

Ola,
Estarei em Veneza entre 05 e 08 de setembro. Alguma dica de locais charmosos ou bem típicos para se comer? Nada muito caro. Procuro comida bem feita, e com aquele toque do tipo " estou mesmos na Itália".

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Descubra os bacari:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/5-bacari-em-veneza

Fábio Mendes
Fábio MendesPermalinkResponder

Olá, Bóia! Vou com a família (mulher e filha) para a Bota e ficaremos em Veneza de 4 a 8 de setembro. No crepúsculo do verão os canais continuam cheirando mal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Fábio! Se estiver quente, a possibilidade do mau cheiro aumenta.

sheila souza
sheila souzaPermalinkResponder

Boia obrigado pela sua pronta resposta. Sempre verifico que voces indicam comecar por Veneza e nao por Roma. Pensei em chegar por Roma, fazer o roteiro ate Veneza e depois a outro pais. Os voos do Brasil sao mais fartos para Veneza? Preço? Deslocamento interno na Italia. Grata mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Não tem problema nenhum começar por Roma. Se a sua idéia é seguir para o norte, faz mais sentido. smile

Várias cias. aéreas voam do Brasil para Veneza. Mas os vôos não são diretos. Tem sempre uma conexão. Para pesquisar preços, veja sites como o Kayak ou Submarino Viagens.

Betina Berger
Betina BergerPermalinkResponder

Vamos de carro de Milão para Veneza, pois estamos indo com meu pai de 80 anos e achamos que para ele será mais confortável a locomoção de carro... Mas não sabemos onde encontrar um estacionamento seguro (que pudéssemos inclusive deixar as malas grandes no carro)... Vc tem alguma dica? Desde já agradecemos imensamente!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Betina! Há estacionamentos na Piazzale Roma. Não recomendamos deixar malas no carro. Você pode deixar as malas no guarda-volumes da estação.

Trens são bastante confortáveis, compre primeira classe e a viagem será muito mais tranqüila e confortável do que de carro.

Tadeu
TadeuPermalinkResponder

Conheço algumas cidades da Itália, Veneza é muito bonita, mas, não ficaria mais que dois dias, é muita gente e a cidade é muito cara. Não deixe de fazer o passeio de gôndola com seus pais, eles vão adorar.
Roma é maravilhosa, fique pelo menos 4 a 5 dias e Florença uns 2 a três dias. Faça a sua programação do que deseja conhecer para ter noção do tempo que irá precisar.
importante, faça seu roteiro de forma a não precisar ir e vir, siga em uma única direção. Exemplo Roma - Florença, Pádua e Veneza. E, por fim, saiba que não conseguirá conhecer tudo em uma só viagem.

sheila souza
sheila souzaPermalinkResponder

Boia e tripulacao. Saindo de Veneza em direcao a Austria qual o melhor deslocamento ate Viena, pois tambem quero ir a Salzburgo e/ou Innsbruck. Verifiquei que Viena fica mais afastado. Passar nestas outras cidades antes? Vale a pena? Viena sozinha com bate-voltas e o suficiente? Realmente muitas duvidas. Pesquisei no site da Trenitalia e vi viagem apenas para Viena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila!

A cidade mais próxima é Innsbruck, que está a 4h45 no trem mais rápido, com baldeação em Verona.

Salzburg está a 1h45 de Innsbruck; Viena a 3h de Salzburg.

adriana silva
adriana silvaPermalinkResponder

ola, estou adorando seu site pois está me tirando muitas duvidas.
gostaria de saber como faco para chegar ate o hotel abbazia no dia 26de dezembro, o trajeto da estacao de trem ate esse hotel eh facil?
tambem quero saber se nessa data faz muito frio em veneza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Você pode ir andando da estação até o seu hotel. Para mais dicas, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/veneza-como-chegar-e-como-se-locomover

Dezembro é inverno na Itália. Sim, você pegará frio. Para saber as médias históricas de temperatura neste período, veja o World Weather Online: http://www.worldweatheronline.com/Venice-weather-averages/Veneto/IT.aspx

Simone Silva
Simone SilvaPermalinkResponder

Olá tudo bem?

Vamos para Veneza em Fevereiro de 2015. Chegaremos à noite no dia 08/02/2015 vindo de Roma (de trem), ficaremos até a manhã do dia 10/02/2015. Praticamente só teremos duas noites e um dia, o que é bastante corrido.
Gostaria de perguntar a opinião de vcs se é perigoso chegar em Veneza de trem a noite, muito embora nosso Hotel fique a 500 mt da estação St. Lucia.
Outra dúvida, é que me falaram que em Fevereiro Veneza é muito frio e neva. Isso é verdade?
A última coisa: o que vcs sugerem para visitarmos em tão pouco tempo?
Agradeço antecipadamente o apoio!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Não há perigo. Fará frio, poderá chuviscar, mas nevar não neva.

As dicas sobre como aproveitar Veneza estão no texto; leia.

Ana Caroline Castro

Olá!

Estou indo para Florença no dia 15/01 com data de retorno no dia 22/01, gostaria muito de conhecer veneza, e me arriscar com os passeios pela toscana, vc pode me ajudar a fazer um roteiro? Estou completamente perdida.

Obrigada e abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Com apenas 7 dias de viagem pense em 4 dias inteiros em Florença e 2 em Veneza e use um para o deslocamento.

Para dicas, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/florenca
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Fernanda e Angelo

Olá, booooooa tarde! Eu e meu noivo estamos planejando uma viagem de lua de mel à Veneza para o começo de março/2015! Gostaria de todas as dicas possíveis e imagináveis!!! Kkkkkk
Obrigada, bjo bjo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda e Angelo! Comecem por aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/veneza

Juliana Melo
Juliana MeloPermalinkResponder

Olá, vou para Veneza agora no final do ano. Já reservei hotel e tudo. Mas depois ouvi muitas pessoas falando sobre os alagamentos constantes de Veneza no final do ano, principalmente em Dezembro que é quando minha viagem está marcada. É verdade esse problema das inundações? E se sim, atrapalha a estadia na cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O Ricardo Freire comenta sobre as inundações no post acima. É só ler. wink

Maria Joao
Maria JoaoPermalinkResponder

Olá Boa tarde,
Queria saber qual o hotel que aconselha (em conta) , para poder ir no Carnaval, para poder desfrutar do desfile pelos canis.
Qual é o dia mais forte a nível de época de Carnaval ?

Obrigada
Mj

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Hospedagem em Veneza não é barata, e no Carnaval fica mais cara.

Leia sobe o Carnaval:
http://www.viajenaviagem.com/2010/02/carnaval-desmascarando-veneza-por-tete-pacheco

Leia hotéis recomendados:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Amigo,
Por gentileza, poderia explicar melhor a sua 5ª dica?
Se eu chegar de avião em Veneza, devo levar minha mala até o hotel e, durante os passeios pela cidade, levaria uma mochila contendo coisas emergentes, como de costume.
Me confundi um pouco, quando diz para deixar a mala maior em guarda volumes.
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! É muito difícil se locomover em Veneza com malas grandes. Então o Ricardo Freire dá 3 opções para quem não quer sair arrastando malas por escadas e vielas. Você pode:
1) Deixar a sua mala grande no guarda-volumes do aeroporto e levar com você até o hotel uma mala pequena, apenas com as coisas que você vai precisar usar nos dias em que ficar em Veneza;
2) Você também pode, caso não queira deixar suas coisas no guarda-volumes, contratar um serviço de transporte de bagagem. Assim alguém leva sua bagagem ao seu hotel e você pode ir andando tranquilo ou;
3) Contratar um carregador avulso, para levar com você, a sua bagagem.

wink

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Qual a dica para a noite de Natal em Veneza? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen!

Leia o que o Ricardo Freire diz de noites de Natal fora de casa:
http://www.viajenaviagem.com/2010/11/noite-de-natal-fora-de-casa-o-que-fazer

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Muito obrigada! E veio a rápido , a resposta, viu? rsrssr Gostei muito da dica de ver nos jornais locais /internet a programação natalina. Vamos fazer uma ótima ceia no quarto de hotel!!! kkk Valeu, obrigada!!

Viviane
VivianePermalinkResponder

Preciso de informações sobre a passagem de ano em Veneza, como por exemplo:
Como funciona o transporte para o continente após a meia noite?

Att.

Viviane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! O transporte público dentro de Veneza e a Mestre é reforçado na noite de Réveillon.

Luiz Alberto
Luiz AlbertoPermalinkResponder

Com relação às dicas 4 e 5: quando eu e minha esposa fomos a Veneza, saímos do aeroporto via acquabus, que nos deixou na Piazza de San Marco, que pelo mapa do site do hotel era próximo. Imediatamente vimos que seria impossível chegar através do labirinto, especialmente cheios de malas. Fomos salvos por um dos inúmeros "carregadores-guias" que fazem ponto por ali, com seus carrinhos de bagagem que sobem e descem escadas. Não me lembro quanto paguei, mas com certeza foi um dos melhores investimentos da minha vida. É uma boa alternativa para os guarda-volumes. Em tempo: na partida, o próprio concierge do hotel chamou nosso "personal garregator".

Julio Cesar Moschen

Grandes dicas do Ricardo. Já fomos 4 vezes a Veneza e esperamos nunca parar de ir. Quem quiser ver um pouquinho aqui está o link.
https://www.youtube.com/watch?v=qqXLP-EVrAk

Ana Luiza Zapponi

Bóia,
Primeiramente estou amando seu blog! Parabéns e obrigada pelas dicas. Então, estou tentando conciliar Costa Amalfitana com Verona e Veneza. Na verdade gostaria de ir também para Toscana, mas aí acredito que acabarei vendo tudo corrido demais. Como estarei em lua de mel, quero uma certa tranquilidade.
Li seu post sobre Costa Amalfitana e comecei meu planejamento assim:
1 dia-ROMA
2 dia-ROMA
3 dia- ROMA
4 dia-NÁPOLES
5 dia-NÁPOLES
6 dia-CAPRI
7 dia-CAPRI
8 dia- CAPRI
9 dia- SORRENTO-POSITANO
10 dia- POSITANO
11 dia -POSITANO
12 dia- POSITANO-SORRENTO

Tenho mais 6 dias, sendo o sexto minha volta para o Brasil. Como faço para ir de Sorrento para Verona/Veneza? Dois dias em Verona e 3 em Veneza são suficientes? Tem como ir Brasil-Roma e voltar Veneza-Brasil? Esse meu roteiro está bom?
Desde já agradeço!
Beijo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luiza!

Veja como comprar passagens com ida e volta diferentes:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-italia-veneza

Um jeito mais racional de fazer a viagem é comprar a ida a Nápoles, com volta de Veneza.

Pegue o carro em Sorrento, mas devolva em Salerno, que está na linha do trem rápido. Faça Salerno-Roma de trem e depois Roma-Veneza de trem. Verona pode ser um bate-volta desde Veneza.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Pessoal, estou com uma dúvida, pretendo fazer 4 dias em Roma e 3 em Veneza.
O plano seria chegar por Roma, seguir de trem até Veneza e voltar no aéreo por Veneza para o Brasil.
Mas dessa forma as passagens aéreas sairiam quase o dobro do que se eu voltar de trem para Roma e pegar o vôo lá mesmo. Seria furada fazer isso? Pelo custo, sai bem mais em conta.... Pensei em marcar o vôo saindo à noite para não correr risco de atrasos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Você vai perder praticamente um dia voltando de Veneza para Roma. O Ricardo Freire indica voltar pelo menos um dia antes para a cidade de onde parte o seu vôo, para não correr nenhum risco. Imprevistos podem acontecer. No seu caso, talvez seja melhor começar por Veneza e voltar para Roma depois. Assim você já está lá no dia do seu retorno para o Brasil.

Olga Santos
Olga SantosPermalinkResponder

Oi Boia, vocês recomendam alguma degustação de vinho ou passeio do tipo em Veneza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olga! Encontramos esta agência na internet. Mas tem certeza de que você quer sacrificar um dia em Veneza para sair de Veneza?

http://veneto.italyandwine.net/

Maria do Carmo

Boa noite!
Eu, meu marido e mais um casal de amigos pensamos em fazer uma viagem de 15 dias pela Europa passando por Londres, Paris e pela Itália (a definir locais). Pensamos em ficar cinco dias em cada local. Seria suficiente? Para cinco dias na Itália, quais lugares vocês sugerem? Pensamos em Roma e Veneza.

Maria do Carmo

Como estaremos em 04 pessoas, para reduzirmos os custos, pensamos em pegar apartamentos ao invés de ficarmos em hotéis. Seria realmente uma boa opção para os 03 países?

Elise
ElisePermalinkResponder

Gostaria de dicas de em qual parte de Veneza ficar, e de hotel se possível. Algo confortável e não mto caro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elise! Fique em Veneza propriamente dita. Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

Danielle Cunha Queiroz de Souza

Oi, pessoal!
Irei à Europa com minha mãe e irmã (61 e 34 anos) em abril. Faremos da seguinte maneira:
04/04 - Amsterdam
07/04 - Praga
11/04 - Budapeste
15/04 - Veneza
19/04 - Florença
24/04 - Roma
Está boa a quantidade de dias em cada cidade? Que bate-voltas poderíamos fazer?
Obrigada por tudo o que vocês compartilham!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Faça bate-voltas apenas quando derem a cidade-base por suficientemente explorada.

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Senhores, parabéns pelo site. Tenho uma pergunta: no Passe Venezia Unica não estão incluídos os ingressos para a Basilica de San Marco e para o Campanile?

Fábio Mendes
Fábio MendesPermalinkResponder

Vinícius, a entrada na Basílica de San Marco é gratuita. Só se paga para acessar o museu, que fica no andar superior (5 euros) e que fornece uma vista linda da praça e do Canal de Giudecca.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Boa noite. Há atrações em Veneza que vocês recomendam que sejam reservadas com antecedência ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Não precisa se preocupar com isso em Veneza! smile

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Olá, Vou passar minha lua de mel em Veneza, pensei em ficar os 10 dias lá, mas vendo os comentários parece que será muito tempo em um só lugar. Gostaria de conhecer todos os pontos turísticos de Veneza para depois ir visitar outros lugares. Teria como me dar uma dica de quias são esses pontos e para onde devo ir depois e quantos dias devo ficar em cada lugar?

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá, Alexandra!

Realmente, 10 dias em Veneza é bastante tempo.

Por ser uma lua de mel, considere a hipótese de ir na romântica Florença, que não fica tão longe de Veneza. De trem, são apenas 2 horas.

Dependendo de seu gosto e de seu noivo, há muito o que ver em Florença: museus, igrejas, palácios - e até compras em outlet próximo à cidade. Lembre-se que Florença fica na região da Toscana, que é bastante famosa. Aqui mesmo no Viaje a Viagem vc pode encontrar mais informações: http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Talvez, um roteiro que contemple 3 dias em Veneza, 3 dias em Florença e 4 dias em Roma seja mais completo.

Ou, então, retirando Roma, fique 4 dias em Veneza e 6 dias em Florença, aproveitando ainda mais os arredores dela - que a região da Toscana - sem nenhuma pressa.

SERGIO MARRAFON

Peço sua sugestão:chegaremos em Lisboa dia 14/06- veja meu roteiro!!!
14 à 20/06 Lisboa e passeios pelo interior do país
20/06 Lisboa p/ Veneza
21/06 Veneza
22/06 Veneza P/ Florença
23/06 Florença
24/06 Florença e Toscana/Montaltino,etc
25/06 à tarde chegada em Amalfi/Positano
26/06 Amalfi
27/06 Amalfi/Roma
28/06 Roma
29/06 Roma
30/06 Roma
01/07 Roma
02/07 Roma/à tarde volta ao Brasil
Meu roteiro é de 14/06 à 02/07 nestes dois países.Gostaria de suas sugestões

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá Boia, de Veneza para Munique quantas horas de trem? Tem trem direto para Munique? Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! 6h50 no direto.

sandro hilario

Olá, sou seu leitor e ouvinte frequente, parabéns por seu trabalho.
Vou a Itália no Verão, com mulher e 2 filhos (6 e 9 anos). Gostei muito do roteiro proposto, Veneza, Toscana, Cinque Terre e Roma (tlavez Nápole). Você recomenda trem, mas dá par fazer tudo isso de trem com crianças?
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Quem responde é a Bóia. A Toscana dá um ótima viagem de carro, desde que a cidade-base não seja Florença. A Costa Amalfitana também. Cidades grandes e carro não combinam. Viajar de trem é divertido, educativo e civilizador; toda criança deveria ter a chance de experimentar esse tipo de viagem.

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

Olá, Sandro! Espero que esta mensagem te encontre ainda antes da sua viagem. Nós fomos no ano passado com a nossa filhinha de 3 anos e foi demais. Carro alugado entre Roma e Florença, passeio na Toscana (Montaione) e trem entre Florença e Veneza e Veneza e Milão.
Ela adorou e foi a nossa companheirinha. Vão, apenas levem em consideração o cansaço das crianças. Quantos dias ficarão?
Você pode ver algumas impressões sobre esta viagem, parte de Veneza, aqui: https://cuorecurioso.wordpress.com/2015/06/19/voltando-a-veneza-a-cereja-do-bolo-casal-cuore-e-sua-filhinha-de-3-anos-vao-a-italia/

rose bevilacqua

Betina
Ao lado do estacionamento (circular) na Piazalle Roma há um guarda volumes. Já fui de carro a Veneza e deixei as malas lá.

Jarbas Antunes cabral

Olá Boia. Irei com minha familia p a Italia e descerei em Veneza no dia 31 de dezembro as 22:45hs. Todos os hotels que analisei fecham o check inn as 00:00hs ou ate mais cedo. O que vc acha que posso fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jarbas! Há hotéis na própria região do aeroporto onde você pode passar esta primeira noite: http://www.booking.com/hotel/it/courtyard-venice-airport.pt-br.html?aid=351186;label=respboia

joao leonidas
joao leonidasPermalinkResponder

Olá Boia. O site é 10!! Chegarei em Veneza dia 31/10, sábado, e fiquei sabendo que dia 01/11 é feriado. Vc sabe se isso prejudica algo em Veneza? Será que os museus fecham? Restaurantes e lojas fecham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Na Europa inteira, museus só fecham no dia de Natal, em 1º de maio e às vezes na Páscoa e no Ano Novo.

O feriado de Todos os Santos e Finados é um dos mais importantes da Itália, a cidade estará cheia de turistas.

Eliete
ElietePermalinkResponder

Olá! Vou passar 2 semanas na Europa,para comemorar meu 10 anos de casada. E justo esse ano essa crise brava em nosso Brasil,mas a viagem esta programada a 4 anos.( Pesquisando e estudando ,sobre ,mapa na cabeça,af!)So que preciso de conselhos. Bom,sendo assim,pensei em ficar do dia 24 a 30 de abril em Paris ,pegar o trem em Gare de Lyon em Bercy,e ir a Milão,ficar dois dias,30 a tarde,1 de maio e dia 3 de maio ficar em Veneza,mas percebo que derepnte o hoteis sobem absurdamente.Não sei se ja tem o n do meu computador esse sites de compra,esta muito esquisito!!! Então em disseram para ficar em Padua ,e assim vou para varias cidades,e tambem bate e volta a Firenze,o que acha? Tem alguma dica mellhor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliete! Veneza é uma cidade cara, e maio pode marcar a mudança da baixa para a alta estação. Verifique os preços em abril, se estiverem diferentes comece a viagem por lá.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Eliete, não tenho nada com sua viagem, mas já que aqui é um fórum vou dar um pitaco. Vc tem certeza que quer ir de trem de Paris para Milão? Mesmo sendo um TGV, são mais de 7h de viagem. Pelo mesmo preço, vc pega um vôo de menos de 1h e meia da Airfrance. Se vc somar o tempo do check-in e deslocamento, vc deve gastar entre 3 e 4h no percurso, ainda bem menos que o tempo de trem.

Fica a seu critério, claro, mas o próprio Ricardo Freire recomenda trens para trechos mais curtos (tipo Veneza- Florença ou Florença-Roma). Eu não gostaria de ficar 7h num trem.

Sobre Veneza, pesquise bastante, mas acho que se vc quer curtir Veneza, então fique em Veneza. Eu acho furada (minha opinião) ficar fora da cidade e querer curtir a cidade.

MARIA ESTHER
MARIA ESTHERPermalinkResponder

Olá
Posso dar uma sugestão?
Conheço as cidades e acho a sugestão do Bóia perfeita: 4 dias em Veneza e 6 em Florença, ainda mais em lua de mel.

Abraços

Marta Ramos
Marta RamosPermalinkResponder

Fiquei em Veneza na semana passada e achei muito legal o tour entre os bares tradicionais, que inclui uma seleção de cinco vinhos e "tapas" regionais.
Encontrei o tour nesta página www.venicewinetour.com

Recomendo com louvor pra quem gosta de vinho!

Um saludo

Marta

Viviane
VivianePermalinkResponder

Um passeio muito interessante! Obrigada pela dica Marta!

Catarine
CatarinePermalinkResponder

Olá, estou programando ir para Veneza ano que vem, mas estou na dúvida sobre o período que ir. Tenho a opção de ir começo de fevereiro ou abril, mas gostaria de ir em um período com menos turistas. Acha que fevereiro seria melhor? Com relação a fevereiro, me preocupa um pouco o frio... até gosto de frio, prefiro isso que ficar derretendo como fiquei uma vez em Roma no período de abril, mas vejo pessoas dizendo que é muito frio. É isso tudo mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarine! Para não passar frio na Europa, vá entre junho e setembro. Mesmo nesses meses, em vários países, você pode pegar mínimas em torno de 15ºC. O inverno oficialmente vai até 20 de março. Antes de junho, só fará calor excepcionalmente.

Paulo Victor
Paulo VictorPermalinkResponder

Olá Boia! Preciso de uma dica, inclusive de alguém que já esteve lá nesse período/dia. Estarei em Veneza dia 01 de janeiro de 17. O que fazer nesse dia? Eu gostaria muito de poder ir a Burano e talvez Murano. Sabem se esterao todas lojas fechadas e etc?
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Informe-se localmente, mas a possibilidade de estarem fechadas é altíssima.

Nicole
NicolePermalinkResponder

Olá, adorei as dicas do site! Eu e meu esposo vamos ficar 15 dias na Itália no mês de abril. Que tipo de roupa levar? Será nossa primeira viagem a Itália e não sabemos como é a primavera por aí. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicole! Antes de junho, em qualquer lugar da Europa, sempre esteja preparada para fazer um pouco de frio. Dificilmente vai fazer frio extremo; em alguns dias ensolarados pode até rolar um calorzinho, mas a média vai ser bem menos primaveril do que a gente gostaria. Faça a mesma mala que você faria para o inverno em São Paulo.

Nicole
NicolePermalinkResponder

Obrigada pelas dicas!

Vivian
VivianPermalinkResponder

Olá pessoal. Realmente ótimas dicas! Tenho mais uma dica: Procurem o tour "Venice free tour" (http://www.venicefreetours.com/) assim que chegarem. Irá ajudar muito para caminhar nos outros dias. É de "graça", isto é, você contribui com o que quiser ou puder. Dá ótimas dicas de como se localizar na cidade, transporte, museus fora do roteiro padrão, restaurantes. Há em dois diferentes roteiros, horários 10:00 e 14:00. Estou em Veneza hoje e adorei o tour com Andre e Elizabethe. E boa estadia em Veneza com a certeza que irá adorar se perder!

César Tadeu toigo

Fiquei oito dias em Roma e sete em Veneza, andando a pé. Das nove da manhã às nove da noite eu e minha esposa, "usufruímos, nos perdemos e esquecemos até de comer" nestas inesquecíveis cidades. Minha vontade de conhecer Paris esvaziou, vou voltar um dia para Roma e Veneza. Paris.....Quem sabe. Deixe Roma e Veneza por último ou vc não vai querer conhecer outro lugar.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Olá pessoal. Quanto à dica de não ficar em Mestre, eu fiquei nesse bairro, e não me arrependi. Não só porque os hotéis são melhores e mais baratos. Se quiser comer à noite, eu percebi também que a comida é mais autenticamente italiana em Mestre do que no centro histórico,onde comi em restaurantes "italianos" de albaneses, turcos e até de chineses. Só indico ficar no centro de Mestre, próximo ao terminal do VLT , e não próximo à estação ferroviária do bairro. Além de ter acesso a linha de VLT ("bonde") que saia a cada 10 min e chegava em 10-15 à Piazza Roma, é cheio de restaurantes e comércio.

Reis
ReisPermalinkResponder

Veneza é tudo de bom. Sugiro apenas terem cuidado ao fechar passeios de gôndola pela Internet. Fechei pela decolar e simplesmente fui em mais de 10 locais próximos ao local informado no voucher sem sucesso. Ainda acharam que estávamos tentando dar o golpe. A Itália em si é e maravilhosa, minha terceira vez. Entretanto o povo não posso dizer o mesmo. São estúpidos, grosseiros, nos tratam mal, não tem paciência nenhuma. Só venho por causa dos lugares.

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Eu começaria por Venezia, é quando está com menos bagagem. Eu estive em Venezia na última semana de uma viagem de um mês, foi difícil levar as malas. Venezia é realmente diferente de tudo que a gente conhece e é muito difícil de explicar para alguém, só conhecendo. Ver a cidade do alto do campanário é uma boa para "entendê-la".

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar