Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

A região dos Lagos Andinos, ao norte da Patagônia, é habitualmente vendida em pacotes que combinam Chile e Argentina em uma só viagem. Não é uma má idéia, mas quem busca uma viagem mais curta, barata e proveitosa pode dispensar o Cruce de Lagos e curtir apenas a porção chilena da região, em um roteiro que não fica devendo em beleza ou em atrações.

Quando ir

Puerto Varas

Puerto Varas

A melhor época para visitar os lagos chilenos é durante o verão. Neste período o clima é ameno, existe mais oferta de passeios ao ar livre, anoitece tarde e a agenda cultural da região está mais animada. O verão é também a estação em que chove menos e em que há maiores chances de se ver o Osorno sem névoa.

Onde ficar

A melhor base nesta região é Puerto Varas – uma cidade mais charmosa do que Puerto Montt, e com mais oferta de hotéis, restaurantes e comércio do que Frutillar.

Hotel Cumbres

Hotel Cumbres

Puerto Varas oferece opções de hospedagem muito boas. A 10 minutos a pé do centrinho, o elegante Hotel Cumbres tem ares de romance e quartos com vista privilegiada para o lago e para os vulcões. À mesma distância do centro, mas para o lado oposto, o hotel Cabañas del Lago tem ótima estrutura para famílias com crianças e áreas comuns muito aconchegantes.

Quem preferir ficar ainda mais próximo de restaurantes e lojas encontra boas alternativas no Radisson Hotel Puerto Varas (antigo Gran Hotel Colonos del Sur), no Hotel Dreams Los Volcanes (com cassino) e no Weisserhaus Hotel (mais econômico, sem vista para o lago). Os três estão bem no centrinho.

Como chegar

vôos diários entre Santiago e Puerto Montt (aeroporto El Tepual) pela Lan e pela Sky Airline. A viagem é curtinha: menos de 2 horas.
De Puerto Montt a Puerto Varas também é um pulo. Apenas 21 quilômetros separam as duas cidades. Você pode chegar a Puerto Varas de táxi, de microônibus (é preciso ir até o terminal) ou com um carro alugado.

Um roteiro de 4 dias

4 dias inteiros são o tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações de Puerto Varas e localidades vizinhas.

DIA 1: Puerto Montt e Frutillar

Píer telhado e a Catedral de Puerto Montt

Píer telhado e a Catedral de Puerto Montt

Puerto Montt é uma cidade feiosa, coitada. Aproveite a sua primeira manhã livre para passear por lá, senão a concorrência com as lindinhas Puerto Varas e Frutillar será extremamente desleal.

Restaurante nos Palafitos Angelmó

Restaurante nos Palafitos Angelmó

Dê uma passada rápida na Plaza de Armas, tire fotos no muelle techado (píer telhado) e visite os Palafitos Angelmó, um mercado de peixe com restaurantezinhos simples e simpaticíssimos.

Restaurante Azzurro, Puerto Montt

Restaurante Azzurro

Mais afastado do centro, o restaurante Azzurro tem jeito de casa de velhos amigos e deliciosos pratos à italiana.

Frutillar

Frutillar

Frutillar é uma gracinha de cidade. Durante seu passeio na orla, repare nas referências musicais no mobiliário urbano e nas fachadas dos estabelecimentos.

Frutillar

Frutillar

O belíssimo Teatro del Lago fica às margens do Lago Llanquihue e recebe no verão um grande festival de música clássica. Aberto o ano todo, o Museu Colonial Alemão vale uma visita.

Kuchen em Frutillar

Kuchen, uma torta tradicional alemã

Para encerrar a tarde, não deixe de experimentar um tradicional kuchen na doceria que parecer mais bonitinha. A disputa é acirrada!

Os trajetos de Puerto Varas a Puerto Montt, de Puerto Montt a Frutillar, e de Frutillar a Puerto Varas podem ser feitos de microônibus ou carro.

DIA 2: Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

A visita às cascatas do Rio Petrohué e a navegação no Lago Todos Los Santos são o que há de mais bonito no circuito dos Lagos Andinos. Por isso, fique de olho na previsão do tempo e não pense duas vezes antes de trocar esse passeio de lugar no roteiro caso a meteorologia aponte outro dia como o mais ensolarado da viagem.

De catamarã no Lago Todos Los Santos

A bordo do catamarã pelo Lago Todos Los Santos, com o Osorno ao fundo

A maneira mais confortável de fazer essa dobradinha é no bate-volta da TurisTour a Peulla – mas é também a mais longa e cansativa. Outras operadoras oferecem opções mais aventureiras, que incluem rafting no Rio Petrohué, passeios de caiaque no Lago Todos Los Santos e caminhadas pelo Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.

Saltos del Petrohué

As cascatas do Rio Petrohué

De carro alugado, e na temporada, dá para visitar as cascatas e o lago de maneira independente e prática, negociando o preço de um passeio em um barco de menor porte direto no píer do Todos Los Santos. Me parece a melhor alternativa.

(Se você vai embarcar no Cruce de Lagos e está só espiando passeios para fazer na região, pule este tour. Você vai visitar os Saltos del Petrohué e passear de barco no Lago Todos Los Santos no Cruce.)

DIA 3: Vulcão Osorno e Puerto Varas

O Osorno

Vulcão Osorno

Já pensou em chegar pertinho de um vulcão? No Osorno funciona uma estação de esqui que mantém seus teleféricos em atividade durante o ano inteiro. Quem dispensa mordomias pode, em vez de chegar de carro na base da estação, subir montanha acima em passeios organizados de trekking.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Ao centro, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Use a sua tarde livre em Puerto Varas para explorar o circuito turístico da cidade. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, conheça a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (aquela dos cartões-postais) e o casario de arquitetura alemã, herança dos colonos que chegaram por ali no século XIX.

Lojinha e bar em Puerto Varas

Chocolateria Vicki Johnson e o Mercado 605

Faça boas compras de objetos de decoração, bijuterias e guloseimas nas lojas do centrinho. Para o happy hour, vá ao Mercado 605, um misto de deli e bar de vinhos que é um charme só.

DIA 4: Bate-volta às pingüineiras de Chiloé
Puñihuil, Chiloé

Puñihuil, Chiloé

Que fique claro: o bate-volta a Chiloé não é a melhor forma de visitar o arquipélago. Na verdade, a excursão saindo de Puerto Varas ou de Puerto Montt toma um dia inteiro e só dá a oportunidade de conhecer Ancud e as pingüineiras de Puñihuil. Mas, sem poder esticar a viagem, e estando a apenas algumas horas de ilhotas cheias de filhotes de pingüim, quem é que dispensaria este passeio?

Pingüins em Chiloé

Os pingüins podem ser vistos em Chiloé entre os meses de setembro e março. O auge do verão é quando os filhotinhos nascem.

E você? Que roteiro fez pelos Lagos Andinos? Conta pra gente!

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Leia mais:

86 comentários

Maria
MariaPermalinkResponder

Estou indo ao Chile no final de setembro. Vou ficar 23 dias. Vou a S. P. de Atacama na 1ª semana. Você falou em outro post que não é adepto de circuito "tripa". O que sugere no entorno de Santiago para as outras duas semanas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Com 23 dias você pode fazer o esquema tripa sem problemas.

Silvia Andrade

Aluguei um jeep Susuki 4x4 uma vez em Santiago e fui até S. Pedro Atacama, cruzei para Argentina (mais de 4.000 metros - Paso de Jama), desci por Salta, Jujuy, San Fernando até Mendoza, cruzando a fronteira novamente a fronteira para o Chile (deixando o pico do Aconcágua do meu lado), e descendo por aquelas curvas muito loucas até voltar a Santiago e devolver o carro. Total de 18 dias rodando. Inesquecível. Aproveita e pega um avião até Puerto Mont e conheça essas maravilhas que a Mariana descreveu acima.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Este roteiro é meu maior desejo na America
do Sul . Demais !!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Simplesmente fantástico. Adorei.

MARCIO KUNTZE
MARCIO KUNTZEPermalinkResponder

Alguém já fez esta viagem com carro alugado??

Silvia Andrade

Já fiz e foi tranquilo. Se pretender cruzar a fronteira para a Argentina, faça a marcação com antecedência pois precisa ser providenciada uma documentação para isso (com firma reconhecida e tudo). Vá sem medo, estradas ótimas (mesmo as de rípio).

Aline
AlinePermalinkResponder

Sempre uso o site da Bóia como ponto de partida pra organizar qualquer viagem nos últimos tempos, então este roteiro não poderia ser mais perfeito já que vou para Santiago em novembro e tenho 12 dias por lá. Estava mesmo me perguntando pra que lado ir, e eu e meu namorado decidimos que não era hora de perrengue no Atacama. Então pesquisei sobre a região dos lagos na semana passada e eis que me surge um roteiro quase pronto! <3 Amo essa bóia!

Dúvida: seria possível incluir Pucón e Villarica neste roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Pucón não fica tão pertinho. Você teria que viajar 5 horas de ônibus, ou voar de Puerto Montt até Temuco. Considerando 3 dias em Santiago e 4 nos Lagos Andinos, e descontados os deslocamentos, você fica com um dia livre no seu roteiro. Escolha entre Pucón e Puerto Varas e complemente a viagem com visitas a vinícolas perto de Santiago ou com a dobradinha Valparaíso/Viña del Mar.

Aline
AlinePermalinkResponder

Foi mesmo o que eu imaginei. Muito obrigada. Outra dúvida, você sugeriram hospedagem em Puerto Varas, por ser mais agradável que Puerto Montt. Mas é possível fazer os passeios de lá mesmo? E existem boas opções de restaurante na cidade, ou teria que ir sempre a Puerto Montt pra não jantar no hotel? Dá pra passar bem na região sem alugar carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Puerto Varas é uma cidade turística completa. Tem agências, passeios, hotéis, resturantes, cafés, tudo. Puerto Montt tem apenas o aeroporto e a vida normal -- é um centro pesqueiro.

Aline
AlinePermalinkResponder

Muito obrigada pela ajuda! Já reservamos o Cumbres, parece mesmo maravilhoso! Quando voltarmos passo para deixar dicas e impressões sobre os destinos. Beijos!

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Fizemos esta viagem no ano passado. Foi muito bom. O lugar é muito bonito, as pessoas super educadas. Esperamos voltar lá no futuro. É um lugar que nos marca com sua beleza. Muitas dicas tiradas daqui no Viaje na viagem.

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Fiz justamente esse roteiro descrito em dezembro. As noites são frias, cerca de 10°C, mas os dias são agradáveis, pouca acima de 20°C. Alugamos um carro no aeroporto de Puerto Montt e fizemos a região toda, incluindo uma esticada até Puyehue. Totalmente recomendado.

Leo
LeoPermalinkResponder

Tirando as pinguineiras, fizemos esse trajeto todo e valeu muito a pena! Ficamos no Cabanas del Lago, pagando bem barato (Expedia), vimos neve no Osorno (fomos em final de dezembro!), curtimos demais Puerto Varas e os passeios em torno, que fizemos por conta própria, de carro alugado ou ônibus (pra Frutillar). Aliás, Frutillar recomendo ir à tarde, pq de manhã está às moscas!! É um passeio ideal pra ir a 2 ou mesmo com crianças, como foi nosso caso.

Melloni
MelloniPermalinkResponder

Olá, faremos um viagem de Santiago à Região dos Lagos e programamos atravessar para a Argentina de carro alugado, voltando pela Argentina, passando por Mendoza e regressando a Santiago dali. É verdade que há taxas que encarecem a locação do carro por atravessarmos a fronteira?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melloni! Deve haver taxas, sim, e nem toda locadora permitirá que o carro atravesse a fronteira.

Silvia Andrade

Aluguei um jeep Susuki 4x4 na Econorent uma vez em Santiago e fui até S. Pedro Atacama, cruzei para Argentina (mais de 4.000 metros - Paso de Jama), desci por Salta, Jujuy, San Fernando até Mendoza, cruzando a fronteira novamente a fronteira para o Chile (deixando o pico do Aconcágua do meu lado), e descendo por aquelas curvas muito loucas até voltar a Santiago e devolver o carro. Total de 18 dias rodando. Inesquecível. Como disse acima se pretender cruzar a fronteira para a Argentina (Econorent permite), faça a marcação com antecedência pois precisa ser providenciada uma documentação para isso (com firma reconhecida e tudo). Vá sem medo, estradas ótimas (mesmo as de rípio).

Emmanuel Andrade

Boa noite.

Estarei indo para os lagos andinos por volta do dia 18/11 e devo passar uns 5 dias. Vocês tem noção de como o tempo eh nos meses de novembro por lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emmanuel! Clique no link que fala sobre o clima em Puerto Varas wink

Gui Queiroz
Gui QueirozPermalinkResponder

Lindo!!!

FELIPE
FELIPEPermalinkResponder

Eu vou para Santiago em dezembro, passarei o natal e o revellon no Chile, minha ideia é permanecer entre 15 e 18 dias, você acha que seria tranquilo fazer Santiago e entorno e depois essa viagem para os Lagos Andinos? É uma boa época para ir? o que seria melhor? Passar o revellon em Santiago/Viña Del Mar/Valpariso (uma dessas cidades) ou o Natal por aí e revellon em Puerto Varas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! É verão -- a melhor época para ir para lá. O Réveillon mais animado é o de Valparaíso.

Antonio Carlos

Fizemos o cruce de los lagos já faz uns bons anos, mas foi uma viagem inesquecível e um dos lugares onde queremos voltar. Em Puerto Varas ficamos no cabana de los Lagos A janela do nosso apto tomava simplesmente a parede inteira e era noite de lua cheia.
Quando a lua subiu por trás do vulcão Osorno e refletiu sua imagem nas aguas serenos do lago tal qual um espelho, nosso queixo caiu. Abrimos um champanhe e foi simplesmente uma das noites mais lindas que já vivemos. Assim é a região dos lagos chilenos, linda, romantica, charmosa !!!!!. É uma viagem maravilhosa para fazer a dois. Voltaremos um dia com certeza!!!!

Silvia Andrade

Fiz tudo isso no Cabanas del Lago, mas esqueci de providenciar a lua cheia... terei que voltar breve.

Eugenia Maria Marques Araujo

Olá, gostaria de saber o que vocês acharam em relação à acessibilidade para cadeirantes nesse roteiro? É possível fazer os passeios? Os hotéis receberiam cadeirantes com conforto, restaurantes, etc? Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugenia! Com exceção à visita às pingüineiras, é um passeio que nos parece viável para cadeirantes. Você pode procurar por hotéis preparados para receber cadeirantes no Booking.

Eugenia Maria Marques Araujo

Obrigado Boia pela resposta. Vou pesquisar os hoteis.

Ines Maria
Ines MariaPermalinkResponder

Pretendo ir ao Chile no periodo de 02 a 10 de fevereiro de 2015, passando as
primeiras 4 noites em Santiago e depois indo para Puerto Varas na sexta-feira
pela manhã e retornando para São Paulo na terça-feira dia 10.
Como é verão e li que é alta temporada por lá, será que é uma boa idéia passar
o final-de-semana na região dos lagos, ou é tudo muito cheio nesta época?
Dá para comprar os passeios por lá mesmo ou será que é melhor reservar antes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ines! Você pode comprar passeios ao chegar. Essa é uma ótima época para visitar a região. Vai estar mais animada e mais bonita.

Ines Maria
Ines MariaPermalinkResponder

Obrigado Bóia. Seu site é maravilhoso, sempre com ótimas dicas.

Zanine Tomé
Zanine ToméPermalinkResponder

Alguém foi no Parque Nacional Alerce Andino perto de Puerto Montt? Parece ser muito bonito. Acho que vou esticar até o LAGO PUYEHUE, fazer bate e volta a partir de Puerto Varas, onde estarei hospedado. Alguém recomenda esses lugares?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zanine! Veja comentários sobre o Parque Alerce Andino no Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g294292-d314985-Reviews-Alerce_Andino_National_Park-Los_Lagos_Region.html

Rebeca
RebecaPermalinkResponder

Bom dia Bóia,
Parabens pelo site.
Gostaria de saber nesse roteiro onde é o melhor lugar para se hospedar. Puerto Varas mesmo?
É possível em um roteiro de 4 dias conhecer o Parque Nacional Puyehue? Vale a pena? Quem sabe uma diária nos Termas... Ou a distância torna inviável?
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rebeca! Sim, Puerto Varas é a cidade mais recomendada para a hospedagem na região. O roteiro acima não comporta incluir o Parque Nacional Puyehue, que demanda mais 2 dias de viagem.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá, esse roteiro me ajudou muito a planejar minha viagem, mas se eu estiver em Pucon, qual seria a melhor opção pra descer para Puerto Varas? E, tendo tempo disponível, como posso fazer para incluir o Parque Nacional Puyehue? Muito obrigada pelo trabalho no site e pelas dicas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Vá de ônibus entre Pucón e Puerto Montt, ou alugue um carro. Para aproveitar o parque, o melhor é se hospedar nele:
http://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá Bóia,
Parabéns pelo site! Ele é leitura obrigatória antes de minhas viagens.
Gostaria de uma ajuda... Estou organizando minha primeira viagem para o Chile e além de incluir Ilha de Páscoa, gostaria de visitar os Lagos Andinos. Após ler seu roteiro de 4 dias fiquei na dúvida entre realizar este roteiro ou o Cruce Andino finalizando em Bariloche, com uma noite de estadia em Peulla que pelo que li é o ponto fraco da viagem. Terei entre 4 e 5 dias descontando os deslocamentos.
Agradeço toda e qualquer ajuda.
Ah, obrigada pelas dicas da Bóia e dos usuários!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! A travessia só vale a pena se você tiver tempo para explorar o lado argentino também. O ideal é ter entre 8 e 10 dias para fazer os dois lados.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá de novo...
Estou indo em novembro, na primavera, espero que a oferta de passeios esteja boa. Espero que dê para ver o Osorno sem névoa.
Quanto tempo / Km entre os trajetos de Puerto Montt a Frutillar?
Qual seria o melhor lugar para aluguel de carro, tendo Puerto Varas como base?
Pernoitando em Chiloé, qual a melhor forma de voltar a Santiago?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Pela Sur/Ruta 5 e a V-155 dá pouco mais de 80km, que dá pra fazer em uma hora e meia, mais ou menos. Para a volta a Santiago, voe a partir do aeroporto de Castro ou de Puerto Montt.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá mais uma vez...
Li seu post sobre a Ilha de Chiloé e gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre o passeio de caiaque em Chepu, no vale de árvores mortas.
Obrigada Equipe Bóia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! A gente não chegou a fazer. O pessoal do lodge deve informar:
http://www.chepu.cl/activities.html

Celso
CelsoPermalinkResponder

Boa noite, saberia me dizer se é muito arriscado reservar para a 1a semana de Maio? (meteorologicamente falando)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Celso! Não conte com tempo firme no sul do Chile em nenhuma época do ano.

Ricardo Rezende

Gostei muito das dicas e me convenceram de vez a fazer o roteiro Santiago/Lagos Andinos. Porém, devo ir em julho, durante o inverno, e todos os relatos que vi aqui descrevem os passeios no verão. Como é a região no inverno? o que há de melhor para se fazer e visitar? me recomendaram o passeio de catamarã... é recomendável no inverno também? Grato//

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! A região fica também bastante bonita no inverno. A diferença é que talvez você não aproveite tanto tempo de atividades ao ar livre. A visualização dos vulcões também pode ser um pouco prejudicada.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Boia tudo bem?

Boia, a minha idéia é conhecer o sul do Chile, voando do Brasil/Santiago/Puerto Montt e aí alugar um carro e estabelecer como base Puerto Varas e conhecer os arredores. Acho que ficaria uns 5 dias em Puerto Varas.

Só que Boia, nós gostariamos de conhecer Pucon também e ficar lá uns 03 ou 04 dias. Só que vi que não fica assim tão perto. De Puerto Montt até Pucon vi que dá uns 320km.

Pela tua experiencia o que é melhor fazer? Pegar o carro e ir direto até Pucon? Depois voltar para Puerto Varas e aproveitar o restante dos dias aí, já que o aeroporto para voltar é perto? Ou tem outra opção?
Obrigada Luciana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Veja se encarece muito devolver o carro em Temuco, que tem um aeroporto e está a 100 km de Pucón. Assim você não precisaria voltar a Puerto Varas para devolver o carro e já voaria de volta de Temuco a Santiago.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Boia, obrigada pela ajuda.

Vou verificar a tua dica sim.
Obrigada Luciana

LUCIANA
LUCIANAPermalinkResponder

Boa noite Boia tudo certo? Olha, resolvi tirar 2 duvidas contigo, vez que lendo em alguns sites e guias de viagens vi informações desencontradas. Será que vc pode me ajudar?

vulcão Osorno: dá para subir o vulcão de carro próprio até um certo ponto, que é até a estação de esqui e depois tem 2 teleféricos, é isso? e depois dos teleféricos, dá para seguir até o cume a pé? acho que não ....é que li em uma revista de turismo que o teleférico iria até o topo....

vulcão Villarrica: já quanto a esse li que daria para subir de carro até o topo, mas que a estrada não é tão facil, precisaria um veiculo 4x4, será que está certo?
Esse não tem teleférico?

E Boia, obrigada.....Luciana

Suzana Andrade

Olá,estou indo com meu marido e casal de amigos à Santiago e região dos lagos em abril,10 dias,tens alguma dica para essa época do ano.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Todas as dicas estão no post acima. Leia também os comentários.

Para dicas de Santiago, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá! Ótimo roteiro! Vocês sabem informar qual é a temporada de ski do vulcão osorno, chego dia 21 de setembro na região e queria aproveitar a experiência de esquiar em um vulcão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Assim tarde em setembro, a estação funcionará apenas se houver neve suficiente. É provável, mas não é supergarantido.

Marcia Palhares

Fui em novembro, há 3 anos, saindo de Bariloche para fazer o Cruce até Puerto Varas. Amei, quero ir de novo, desta vez no sentido contrário. É deslumbrante.

Estefania
EstefaniaPermalinkResponder

Vou para a região do Lagos no início de Novembro. Ficarei 7 dias em Puerto Varas. É viável ir até Pucon??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Estafania! São 4 horas de viagem de ônibus. Pode dividir a estada, mas precisa separar alguns pernoites para Pucón.

DEBORA
DEBORAPermalinkResponder

Ola Boia, estou indo na próxima semana para o Chile, e em 17/10 estarei em Puerto Varas, gostaria de saber os valores de taxis entre aeroporto de Puerto Mont a Puerto Varas, não iremos alugar carro, e gostaria de saber também se consigo fazer o passeio a Frutillar de ônibus.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! A recepção do seu hotel dirá a tarifa corrente, que você deve negociar com taxistas. Dá para ir tanto a Puerto Montt quanto a Frutillar de microônibus. O aeroporto fica no meio do caminho entre as duas cidades, a tarifa é em torno do equivalente a 20 dólares.

Luis Guilherme

Olá Boia, iremos agora em novembro para Puerto Varas e nosso voo chegará as 21h10. Me tira uma dúvida, por conta do horário, depois de pegar as malas e tal, deve dar umas 22h, o que é melhor fazer para chegar em Puerto Varas? Taxi ou transfer? E oq fica mais barato para 2 pessoas? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Guilherme! Normalmente, trânsfer privativo sai mais caro que táxi. O táxi está no ponto e pega o primeiro passageiro da fila. O trânsfer tem um motorista que fica empatado segurando a placa com o seu nome até o vôo chegar; isso tem um custo.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Ola! Site excelente!!
Que moeda levar para Puerto Varas?
Vocês recomendam ficar hospedado somente em Puerto Varas, estando de carro alugado, e conhecer toda a região?
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Leve dólares. Alugar carro, usar micro-ônibus, negociar táxis ou encaixar-se em tours organizados são as maneiras de fazer os passeios. Todas dão certo, escolha aquela (ou o mix) que tem mais a ver com você.

Ingrid
IngridPermalinkResponder

Olá Bóia.
Estarei indo para Puerto Varas em março.
Ficarei seis dias lá. Tenho tempo para fazer o bate volta para as ilhas de Chiloé para ver os pinguins. A questão é que estarei com uma criança de dois anos. Esse passeio é viável com crianças pequenas. Alguém já fez?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! O bate-volta sem pernoite é bem puxado, para adultos inclusive.

Michelle Daher

Ola! Estou programando meu roteiro para conhecer San Pedro e Puerto Varas. Qual das duas é melhor ir primeiro a partir de Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Deixe por último o destino pelo qual você nutrir maior expectativa.

Acacio
AcacioPermalinkResponder

Estou deixando Puerto Varas hoje. Fiz todas as contas e atualmente está valendo a pena levar reais para trocar por pesos para pagar tudo, inclusive o hotel. Comprei 200 pesos a 1 real no aeroporto. Fiquei no Bella vista e, por exemplo, a diária balcão do quarto standard está $160 sem imposto ou 109.000 pesos já com o imposto incluído. Comprei dólares a R$ 3,87 no Brasil. A estrutura metálica dos saltos de petrohue está em
Obra, ou seja, só pude ver de longe! Aluguei um carro 27.000 pesos por um dia lá mesmo e fiz no mesmo dia saltos de petrohue, lago todos los Santos e subida completa no osorno. Saiu muito mais barato que os passeios, que custariam cerca de 19.000 pesos cada, ou 25.000 dois deles combinados.

Debora
DeboraPermalinkResponder

Bom dia, estou planejando ir a Puerto Varas no fim de junho, com uma criança de 4 anos. Qual destes passeios você não indicaria fazer ? Pois vi que o roteiro acima foi basedo no verão. A ideia é aproveitar a viagem para Santiago e ir para Bariloche, passando por Puerto Varas. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! Vá a Frutillar e, se estiver aberta, à estação de esqui do Osorno. Atravesse a Bariloche pelo Cruce Andino.

Thaise
ThaisePermalinkResponder

Olá! Gostaria de tirar umas dúvidas... Ficarei 3 dias inteiros em Puerto Varas em maio... reservei 1 dia para o Lago todos los Santos e Petrohue; outro dia para Frutillar e Lago Llanquihue, e outro para o trekking no Osorno. Minha dúvida é se o passeio ao vulcão é muito cansativo ou se dá para casar com algum outro passeio no caminho...
seu site está me ajudando muito a montar meu roteiro! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaise! O trekking é feito com passeio organizado. Você estará de volta no meio da tarde. Maio é baixa temporada, os trekkings costumam ser feitos no verão. Ao chegar na cidadw, visite uma agência de viagem, veja os passeios disponíveis e encaixe-se. Frutillar e Puerto Varas podem ser visitados por conta própria.

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Como é ir no alto inverno? É possível circular de carro ou fica tudo coberto de gelo? Os lagos congelam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! Os lagos não congelam e é raro nevar na cidade.

Adriana lamas
Adriana lamasPermalinkResponder

Irei ao Chile no final de junho começo de julho. Vale a pena sair de Santiago e passar 3 dias em puerto varas nessa época? A estação de esqui do vulcão funciona? O passeio pelos lagos é possível ser feito? Estamos na duvida entre esse passeio ou Mendonza.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Haverá neve nas estações das cercanias de Santiago. Com apenas três dias disponíveis, Mendoza é um destino mais aproveitável nesta época.

Ivalda
IvaldaPermalinkResponder

Não consigo reservar as passagens de ônibus de Puerto Varas a Bariloche ida dia 28/07 e volta 01/08 se deixar para comprar lá em Puerto Montt 3 dias antes será que encontro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivalda! Sem problema.

Jaque
JaquePermalinkResponder

Demais né Sílvia. Nós fizemos algo parecido, mas saímos de carro de Floripa, passamos por Salta, Cachi, San Antônio de Los Cobres, Tilcara. Depois cruzamos os Andes pelo Paso de Jama, e fomos ao Atacama. Seguimos por Antofagasta e chegamos à Los Andes, onde subimos Los Caracoles e voltamos à Argentina. Depois mais 3 dias até em casa. Isso com um Ford Ka 1.0!
Foi incríveeeeeel!
Nossa pretensão é fazer uma trip assim na região dos Lagos Andinos, um sonho!

ANA LUISA DAS NEVES CHOMSKI

Bóia e Tripulação;
Vou com minha família a Puerto Varas no final de julho. Existe algum passeio de lagos que valha a pena fazer nessa época do ano, ou devo me ater aos de neve como o Osorno e afins?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luisa! Os passeios de lago também operam no inverno.

ANA LUISA DAS NEVES CHOMSKI

Obrigada Bóia!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar