Bo-Kaap e Waterkant: entre cores e aromas na Cidade do Cabo

Natalie Soares
por Natalie Soares

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Espremidos entre o centro da cidade, o Waterfront e a encosta do Signal Hill, os bairros de Bo-Kaap e Waterkant oferecem, respectivamente, um mergulho ao passado recente e as novidades mais quentes da Cidade do Cabo. Veja como encaixar Bo-Kaap e Waterkant nas suas andanças pela cidade.

Bo-Kaap: história viva na Cidade do Cabo

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Bo-Kaap é um dos mais antigos bairros da cidade; você vai encontrar algumas casas do século 18. Seus primeiros ocupantes foram descendentes de escravos trazidos das colônias holandesas do Sudeste Asiático, que vieram a ser conhecidos como "Cape Malays" (malaios do Cabo). A eles se juntaram descendentes de escravos trazidos do subcontinente indiano e, posteriormente, imigrantes muçulmanos.

Apesar de o bairro não ser mais ocupado exclusivamente por malaios do Cabo, a sua cultura pode ser sentida e provada no cheiro de especiarias que paira no ar ou nas aulas especiais de cozinha da Cape Malay Cooking Class.

Para entender mais sobre esse passado, uma visita ao Museu de Bo-Kaap (71 Wale Street, Bo-Kaap. Tel: +27 (0)21 481 3938. De segunda a sábado das 10h às 17h. Entrada: U$1,30) é fundamental e também é um ótimo ponto de partida para conhecer a região.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Você já deve ter visto outro ícone de Bo-Kaap que o transformou em algo ainda mais emblemático: as casas com suas fachadas coloridas. Elas começaram a ser pintadas logo após o fim do apartheid como um símbolo da diversidade racial. Toda essa área foi revitalizada e até hoje quando os vizinhos querem mudar as cores, precisam combinar com os outros para não repetirem seus tons.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Mercado de temperos de Bo-Kaap

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Samosas

Para completar o roteiro, bem próximo ao museu, fica um armazém de temperos que vende um tipo de pastelzinho chamado samosa. Não deixe de provar! Ele veio originalmente da Índia, onde é servido recheado com batatas, mas na Cidade do Cabo é feito com uma massa folhada bem fina, legumes cozidos e condimentos apimentados.

Waterkant: o bairro do momento na Cidade do Cabo

Waterkant fica entre o V&A Waterfront e o centro da cidade / distrito financeiro e é considerado por muitos como um lugar de tendências e vanguarda da cultura urbana na Cidade do Cabo.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Bo-Kaap e Waterkant

Hoje essa é uma área toda revitalizada e repleta de bares, restaurantes, galerias de arte e lojas moderninhas -- meio como Palermo, em Buenos Aires. Por ser uma região gay-friendly, Waterkant também ficou muito famoso por suas boas casas noturnas.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Detalhes das fachadas

Se você não se hospedar por ali, uma boa maneira de aproveitar o bairro é aparecer no final do dia e emendar happy hour, jantar e balada -- as opções são inúmeras e a noite é animada.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Origin Café

Café também é assunto sério por aqui, o Origin virou ponto de encontro dos aprendizes de baristas. Para acompanhar seu expresso, capuccino ou macchiato, a casa ainda oferece outros quitutes na hora do almoço, lanches e aperitivos ao longo do dia.

Para se hospedar entre Bo-Kaap e Waterkant

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Procurando um lugar diferente para se hospedar na Cidade do Cabo que não seja tão turístico quanto a área do V&A Waterfront, ou ligeiramente afastado como Camps Bay? Ficar entre Bo-Kaap e Waterkant pode ser uma alternativa interessante para quem quer gosta de sair a noite e quer ter várias opções de restaurantes a poucas quadras de caminhada.

O transporte público ainda é um fator limitante -- por isso, consulte o texto sobre como se locomover na Cidade do Cabo antes de confirmar sua hospedagem.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Bo-Kaap e Waterkant

Abaixo, você encontra algumas sugestões bem avaliadas de B&B e pousadas charmosas pela região:

O The Charles Cafe & Rooms é um pequeno hotel no coração de WaterKant com estilo georgiano e vista para o bairro. O Cape Finest Guesthouse mais parece um apartamento aconchegante do seu amigo descolado, ele também fica ligeiramente próximo à Long Street, a rua mais agitada da noite no centro da Cidade do Cabo. O Rouge on Rose Boutique Hotel tem uma localização estratégica em Bo-Kaap e é um dos hotéis-boutiques mais bem avaliados da região. O Protea Hotel Victoria Junction já tem um clima de hotel mais convencional e está quase na borda de Waterkant. Por fim, o Signal Hill Lodge é o mais distante da lista e não fica propriamente em Bo-Kaap, mas aos pés de uma grande área verde e próximo ao bairro histórico.

Bo-Kaap e Waterkant Cidade do Cabo

Bo-Kaap e Waterkant

Natalie viajou a convite do turismo da África do Sul e da South Africa Airways.

2 comentários

Fernanda Scafi

Essas casinhas coloridas são lindas! Não conheci Waterkant, mas Bo-Kaap sim e ali pertinho tem uma loja enorme de pedras preciosas, onde aproveitei e fiz o tour grátis sobre fabricação/lapidação de diamantes! Ah e o pequeninho museu de Bo-Kaap conta sobre o carnaval e o islamismo na Cidade do Cabo! http://www.taindopraonde.com.br/2014/04/bo-kaap-o-bairro-malaio-na-cidade-do-cabo.html

Thamires
ThamiresPermalinkResponder

Maravilhosos esse post! Daqui uns quinze dias estarei desembarcando por lá e com certeza caminharei por estas ruas lindas, tão coloridas e significativas!
A África do Sul é linda demais: desde sua história ao turismo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar