Barcelona

Barna para os íntimos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Das grandes capitais da Europa (não me enganei, não; Barcelona é a capital da Catalunha), esta é a mais divertida de visitar.

Não há nenhuma atividade dita obrigatória que cheire a chatice; se quiser, você pode passar a temporada inteira sem enfrentar nenhuma fila (e sem ficar com peso na consciência).

Quase tudo é para ser feito ao ar livre: passear pelos bairros medievais (o alternativo Raval, o popular Bairro Gótico, o sofisticado Born), ver as fachadas modernistas (de Gaudí e seus contemporâneos) no Eixample, subir ao Parque Güell e a Montjuïc.

E quando quiser ver uma Barcelona com menos guiris (estrangeiros), dê uma chegadinha na noite de Gràcia, um bairro classe-média que permanece fora do circuitão, e onde todos sabem que Barça é o time: a cidade é Barna (Moltes gràcies, Dri Setti!).

Quando ir

O inverno é ameno (entre 5 e 14 graus); o verão, bem quente (máximas acima dos 30 graus). Chove muito pouco; setembro e outubro são os únicos que vêem precipitação acima dos 50 mm.

Do final de junho a setembro dá para ir a Barcelona como quem vai ao Rio: a cidade vira uma metrópole praiana. (As melhores praias urbanas estão pra lá da Barceloneta; continue até Bogatell, onde estão as barracas – chiringuitos – mais bem freqüentados, ou prossiga à nudista Mar Bella.)

No verão também dá para combinar Barcelona com a balada de Ibiza.

Como chegar

A Singapore é a única com vôo direto do Brasil a Barcelona, saindo de São Paulo.

De Madri há ponte aérea (1h) e trem de alta velocidade (2h40 nos horários sem paradas). A recente ligação entre o AVE espanhol e o TGV francês proporciona viagens de trem a Paris em 6 horas, sem baldeação (mas o melhor é aproveitar para ir à Provence em 4 horas).

Daqui pra onde

O mosteiro de Montserrat está a 45 minutos de trem. Girona e Tarragona também rendem bate-voltas bacanas, de cerca de 1 hora por perna. O trem suburbano leva em meia hora ao simpático – e simpatizante – balneário de Sitges. Outra praia muito bonita, Tossa de Mar, está a 1h20, só que de ônibus.

Para ir às Baleares – Ibiza, Maiorca, Menorca, Formentera – prefira o avião ao ferry-boat. Valencia, a nova vedete catalã, está a 3 horas de trem. San Sebastián, porta de entrada para o País Basco, a 5h30. Granada, a Andaluzia mais próxima, é de avião (de trem são 12h).

De carro você pode explorar a Costa Brava (não perca Cadaqués). Se vai continuar à França, melhor do que devolver o carro em outro país (pagando sobretaxas) é devolver na Espanha, ir de trem até a Perpignan e alugar outro carro por lá.

Barcelona no Viaje na Viagem

17 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Tania
TaniaPermalinkResponder

Qual o melhor roteiro para sair do Rio de Janeiro para Barcelona.Queria chegar de avião em algum País e pegar um trem para Barcelona,já que não tem vôo direto saindo do Rio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Depois de um vôo cansativo, precisar ir do aeroporto até a estação de trem e ainda ter que encarar outra viagem é a maior roubada. A Singapore tem vôos diretos entre São Paulo e Barcelona. Você também pode chegar a Barcelona com uma conexão em Madri.

Aguinaldo
AguinaldoPermalinkResponder

Boa tarde a todos,
Por acaso, alguém tem relato recente sobre o hotel Camper, no Raval?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aguinaldo! Dê uma espiadinha em relatos de ex-hóspedes do Hotel Casa Camper no Booking.

Katia Crippa Wypych

Qual éo melhor lugar para ficar em Barcelona?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Os bairros mais bacanas são Raval, Born e Eixample.

Cristina Souza da Rosa

Kátia, ficar no bairro da Sagrada Família é muito bom também. Escolha o Eixample esquerra, perto da Plaza Univesitat. Assim, vc fica pertinho de tudo. O Gótico também tem bons lugares para se hospedar. Evite Las Ramblas, muito barulho.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Qual a média de gasto em Barcelona e Madri, por dia?
4 dias em cada, comendo-se bem, fazendo os principais passeios?
Obrigada, adorei o novo layout!! smile

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá,
Poderia nos contar um pouco mais sobre a ideia de ir de trem de Paris para Barcelona, com parada em Provence?
Você nos recomenda alguma outra cidade interessante nesse trajeto que se possa fazer um pit stop?
Muito obrigada,
Juliana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana!

Leia sobre a Provence:
http://www.viajenaviagem.com/destino/provence

Heloisa Moreira Castro

Estou viajando 26 /10 Madrid(3 dias) /Valencia/Barcelona/Toulouse/Rio 07/11.
De Barcelona (4 dias)vou de trem para Toulouse. Valerá a pena ficar lá 3 dias ou melhor aumentar Madrid para 4 dias e ficar lá 2dias quando volto para o Rio??
Alguma sugestão passeio ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloísa! Não temos conteúdo sobre Toulouse, mas em qualquer lugar da Europa você encontrará muito o que fazer por quantos dias quiser ficar.

Veja apenas se em 3 dias você fará tudo o que quer em Madri:
http://www.viajenaviagem.com/destino/madri

Emmanuelle Maia

Olá! Preciso de dicas de que roupas usar em Barcelona no início do mês de novembro, para uma viagem rápida, de 5 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emmanuelle! Em novembro as temperaturas já começam a cair. Para saber as médias históricas de temperatura para o período, veja o worldweatheronline.com: http://www.worldweatheronline.com/Barcelona-weather-averages/Catalonia/ES.aspx

Renata
RenataPermalinkResponder

Ola! Minha familia e eu (10 adultos) vamos passer ano novo 2014-2015 em Barcelona e gostaria de saber se ha alguma atracao especial na cidade (queima de fogos, show de luzes, shows, etc.) e tambem sugestao de algum hotel ou restaurante para ceia, que nesse local talvez seja possivel ver alguma atracao. Ha algum hotel que tenha ceia e com festa depois? Desde ja muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata!

Leia sobre Réveillon:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015