Barcelona

Barna para os íntimos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Das grandes capitais da Europa (não me enganei, não; Barcelona é a capital da Catalunha), esta é a mais divertida de visitar.

Não há nenhuma atividade dita obrigatória que cheire a chatice; se quiser, você pode passar a temporada inteira sem enfrentar nenhuma fila (e sem ficar com peso na consciência).

Quase tudo é para ser feito ao ar livre: passear pelos bairros medievais (o alternativo Raval, o popular Bairro Gótico, o sofisticado Born), ver as fachadas modernistas (de Gaudí e seus contemporâneos) no Eixample, subir ao Parque Güell e a Montjuïc.

E quando quiser ver uma Barcelona com menos guiris (estrangeiros), dê uma chegadinha na noite de Gràcia, um bairro classe-média que permanece fora do circuitão, e onde todos sabem que Barça é o time: a cidade é Barna (Moltes gràcies, Dri Setti!).

Quando ir

O inverno é ameno (entre 5 e 14 graus); o verão, bem quente (máximas acima dos 30 graus). Chove muito pouco; setembro e outubro são os únicos que vêem precipitação acima dos 50 mm.

Do final de junho a setembro dá para ir a Barcelona como quem vai ao Rio: a cidade vira uma metrópole praiana. (As melhores praias urbanas estão pra lá da Barceloneta; continue até Bogatell, onde estão as barracas – chiringuitos – mais bem freqüentados, ou prossiga à nudista Mar Bella.)

No verão também dá para combinar Barcelona com a balada de Ibiza.

Como chegar

A Singapore é a única com vôo direto do Brasil a Barcelona, saindo de São Paulo.

De Madri há ponte aérea (1h) e trem de alta velocidade (2h40 nos horários sem paradas). A recente ligação entre o AVE espanhol e o TGV francês proporciona viagens de trem a Paris em 6 horas, sem baldeação (mas o melhor é aproveitar para ir à Provence em 4 horas).

Daqui pra onde

O mosteiro de Montserrat está a 45 minutos de trem. Girona e Tarragona também rendem bate-voltas bacanas, de cerca de 1 hora por perna. O trem suburbano leva em meia hora ao simpático – e simpatizante – balneário de Sitges. Outra praia muito bonita, Tossa de Mar, está a 1h20, só que de ônibus.

Para ir às Baleares – Ibiza, Maiorca, Menorca, Formentera – prefira o avião ao ferry-boat. Valencia, a nova vedete catalã, está a 3 horas de trem. San Sebastián, porta de entrada para o País Basco, a 5h30. Granada, a Andaluzia mais próxima, é de avião (de trem são 12h).

De carro você pode explorar a Costa Brava (não perca Cadaqués). Se vai continuar à França, melhor do que devolver o carro em outro país (pagando sobretaxas) é devolver na Espanha, ir de trem até a Perpignan e alugar outro carro por lá.

Barcelona no Viaje na Viagem

128 comentários

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oi! Em Barcelona é melhor se hospedas em Barceloneta ou em um dos bairros ao centro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Barceloneta faz sentido no alto verão. Fora dele, melhor em lugares mais centrais. Por favor leia a seção "Onde ficar?", mais acima nesta página.

Allef Oliveira

Olá,

adorando o site e as dicas. Uma dúvida qual o melhor meio para se locomover dentro de Barcelona? Vi em algum site que aqueles ônibus turísticos eram uma boa para visitar os monumentos mais no entorno da cidade, (no site oficial https://www.barcelonabusturistic.cat/es/rutes tem várias rotas possíveis). Confere isso? Pretendo ficar 3 dias em Barcelona e estou planejando tudo bem para ver se corre tudo direito haha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Allef! Dá para fazer tudo de transporte público, sem ficar o dia inteiro cercado de turistas.

Maria Eduarda
Maria EduardaPermalinkResponder

Olá, estou adorando as dicas do seu site, gostaria de saber sua opinião, iremos pra ibiza no dia 07 de maio, sei que não é a data ideal, mas ja que vamos estar por perto, resolvemos conhecer, ja que queríamos muito, você sabe dizer se nessa época é apenas mais vazio na ilha, ou se os bares, restaurantes, etc. vão estar fechados? A temperatura esperada é de 21 a máxima, será que da pra aproveitar um pouco a praia mesmo sem entrar no mar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Eduarda! Não vai ter agito nenhum e vai estar frio para a praia. Economize seu dindin e aproveite Barcelona.

Maria Olimpia Maistro

Olá!!!! Agradeço imensamente a existência de seu blog!!! Já planejei e executei viagens inteiras apoiada pelas suas dicas!!!! Desta vez temos que estar em maio na Andalucia, Espanha e depois temos 30 dias para chegar á Amsterdam. Queremos ficar em Barcelona pelo menos 1 semana e cortar a França por Lyon, Dijon e seguir até Amsterdam. Onde vale a pena estar de carro para aproveitar o caminho e as cidadezinhas em torno, e onde vale a ópera devolver o carro e usar os trens??? Me dêem uma luz!!! Obrigada e abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Olimpia! Um carro será útil para explorar a Costa Brava nas cercanias de Barcelona, mas alugue ao sair da cidade e devolva antes de atravessar a fronteira (Cadaqués ou alguma cidade da região). Na França (em Perpignan ou Avignon), alugue outro carro. Provence e Bourgogne são bons lugares para explorar de carro. Devolva o carro em Lille e siga de trem.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/provence
http://www.viajenaviagem.com/destino/bourgogne

Maria Olimpia Maistro

Bóia, valeu pela dica!!!! Anotada!!!! Vou me organizar agora, e conto depois a experiência!! Obrigada!!!

DANIELA
DANIELAPermalinkResponder

Boa tarde!
Gostaria de saber se tenho que comprovar algum valor específico na entrada em Barcelona, Portugal e Paris, pois andei lendo alguns comentários na internet e mencionavam que além do seguro viagem seria exigida a comprovação de que possuo 60 euros por dia para me manter por lá. Confere essa informação?
Atenciosamente.
Daniela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Tenha arrumadinho numa pasta a passagem de volta, os comprovantes de reserva de hotel, o seguro-assistência e extratos de cartão de crédito ou pré-pago comprovando esses 65 euros de verba por dia. Não é preciso ter o dinheiro vivo em mãos.

Isadora
IsadoraPermalinkResponder

Bóia, comprei passagens para Barcelona em Maio e gostaria de ir pra Alemanha na mesma viagem. Você sabe qual o melhor transporte pra ir até Munique? Será que tem trem até lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isadora! Vá de avião.

Isadora
IsadoraPermalinkResponder

Obrigada! Estava preocupada com a bagagem porque li que as cias aéreas cobram por cada volume é somente a bagagem de mão estaria inclusa, mas pesquisando um pouco mais vi que esse é o caso da low costs, para empresas "regulares" vi as franquias de bagagem de uma mala de 23Kg. Pagando 1 volume por pessoa as low costs não compensam.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Isadora. Mesmo pagando por volume as low costs compensam, e muito. Barcelona é o hub da Vueling, que tem vários vôos diários para Munique. Com a tarifa "óptima" você incluí vários serviços adicionais, incluíndo uma mala de 23 kgs, pagando 20 Euros a mais. Barcelona-Munique custa 69 Euros para maio, com tudo incluído, as vezes menos.

Carolina Vitale

Olá, irei para Barcelona em Julho, gostaria de dicas de passeios e hotéis econômicos. Será que existem hotéis de com 1/2 pensão (café e jantar inclusos) ou o preço das alimentações são acessíveis?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArolina! Nossas dicas de BArcelona estão nesta página. Infelizmente na Europa você não encontrará hotéis de cidade com meia pensão.

Aletéia Sanches Menegazzo

Olá Ricardo, iremos eu, meu esposo e filho de 3 anos de férias para Espanha, entre os dias 31/01 a 12/02/15, iremos direto para Barcelona, onde ficaremos 02 dias e vamos de trem para Madri, onde ficaremos o restante da viagem.
Gostaria de dicas para esses dois dias em Barcelona, sei que lá tem muita coisa para ser vista, o que vc nos indica?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aletéia! Quem responde é A Bóia.

Selecione um dos roteiros dia a dia do http://www.passaportebcn.com .

Leila
LeilaPermalinkResponder

Oi,
Vou para Espanha no período de 18/03 a 04/04, ficando em Madrid e Barcelona.
Quantos dias em cada cidade.
Você pode sugerir outras cidades próximas para conhecer?
Estou viajando com mais 2 pessoas, o que seria melhor hotel ou apto?
Para o casal é a primeira vez na Europa.
Obrigada

Andrea Lima
Andrea LimaPermalinkResponder

Olá Leila,

eu trabalho com turismo e faço receptivo exclusivo de Brasileiros em Madri.
Tenho um blog e dou todas as dicas para visitar Madrid e cidades vizinhas.
Eu recomento uma visita a Toledo ou a Segovia, que está à 55 min de Madrid.

da uma lindinha no meu blog...tem bastante coisa legal.

http://descubramadrid.blogspot.com.es/

te desejo uma boa viagem.

Abraço

Andrea Lima

Daniele
DanielePermalinkResponder

Olá.. Vou no fim de março para Barcelona,pois meu filho foi convocado,para participar de um torneio. Chegaremos dia 29/03(o campeonato vai do dia 30 ao dia 02/04) ,o retorno da equipe da escolinha será no dia 03/04. Ou seja ,acho que terei que fazer um rápido tour no domingo mesmo,rs. Só que como será nossa primeira viagem internacional,queremos aproveitar pá conhecer outro lugar além de Barcelina,eu irei estender a viagem,e gostaria de ajuda-em questão roteiro . Tipo,sair de Barcelona e ir a Madri,ou,uns indicam Lisboa,vi que tem várias opções legais ,mas estou com meus filhos 4/7 anos e meu marido,e não sei como planejar, se devo ir de trem ou avião.. Me ajuda!rs obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! Se você tem apenas um dia livre em Barcelona, use esse dia em Barcelona.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Boa noite a todos, o meu nome é Lucia e sou guia turista em Barcelona para Brasileiros e Portugueses. Caso estejam interessados em realizar uma Rota pela Cidade Condal, aqui os deixo o meu contato.
www.barcelonaemportugues.com
Atensiosamente.....

Simone
SimonePermalinkResponder

Maria Olímpia, não deixe de visitar a região do Languedoc no sul da França, de TGV e rapidinho vindo de Barcelona. Conto lá no blog. http://casinhacolorida-simone.blogspot.com.br/2014/12/retrospectiva-das-minhas-viagens-e.html?m=0

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar