Recife

Boa Viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desde que Porto de Galinhas foi elevado a capital do turismo de massa em Pernambuco, Recife perdeu o seu status de destino de praia.

Tanto melhor: no Recife a praia é um (ótimo) complemento a tudo o mais que a cidade oferece. A saber: dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.

Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão auto-suficiente que até o aeroporto fica por lá. Se o trânsito estiver livre e o check-in do seu hotel for eficiente, ao desembarcar você estará a vinte minutos da sua primeira caminhada pelo calçadão.

Mas aproveite para se aventurar longe da praia: na Zona Norte, o bairro de Casa Forte -- e seu núcleo mais antigo, o Poço da Panela -- revela um Recife charmoso e desconhecido dos turistas.

Quando ir

O tempo firme se estende de setembro a março; outubro, novembro e dezembro são particularmente secos. Maio, junho e julho costumam ser chuvosos.

O Carnaval não acontece só nas datas oficiais: se você aparece nas duas semanas que antecedem a muvuca, já vai se divertir em blocos pré-carnavalescos tanto no Recife Antigo quanto em Olinda.

Caruaru, a 150 km, disputa com Campina Grande (PB) o título de São João mais animado. Mas a viagem ao Alto do Moura para visitar os ateliês dos discípulos de Mestre Vitalino pode ser feita o ano todo.

Como chegar

O Recife é servido por vôos diretos de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Fernando de Noronha, Campina Grande, Petrolina e Juazeiro do Norte.

Do exterior há vôos diretos desde Lisboa, pela TAP, Cidade do Panamá, pela Copa, e Miami, pela American.

O aeroporto fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Há dois tipos de táxi no aeroporto: especial, com tabela, e comum, pelo taxímetro; cada um tem seu ponto devidamente marcado na calçada. Vai a Porto de Galinhas e não pretende alugar carro? Veja as opções de transporte aqui.

A propósito, Porto de Galinhas está mais perto: a nova via expressa Rota do Atlântico, pedagiada, começa na ponte de Barra de Jangada (na ponta sul de Jaboatão), atravessa a Reserva do Paiva e o complexo de Suape e vai duplicada até Nossa Senhora do Ó, já na reta final do antigo acesso a Porto, sem precisar passar pelos engarrafamentos da PE 060. A estrada nova também é um excelente atalho para as praias de Cabo de Santo Agostinho.

Onde ficar

Boa Viagem é a principal zona hoteleira da cidade. O melhor ponto para se hospedar, hoje, é a ponta sul do bairro -- o Pina --, onde estão os hotéis mais novos e com mais restaurantes interessantes para ir a pé. No entanto a melhor barraca de praia, a do Pezão, está a meia hora de caminhada de lá. Veja meu dossiê de hospedagem no Recife aqui.

Olinda está a 15 minutos de táxi do Recife Antigo e meia hora de Boa Viagem (também há ônibus de linha, que levam 90 minutos ou mais entre Olinda e Boa Viagem). A Pousada do Amparo é a mais sofisticada (os apartamentos mais confortáveis estão no anexo); a Pousada dos 4 Cantos tem preços camaradas e o Hotel 7 Colinas, uma piscina irresistível.

A maior novidade no front hoteleiro é o Sheraton Reserva do Paiva, a meio caminho entre o Recife e Porto de Galinhas.

O que fazer

O Recife Antigo tem duas novas atrações: o Cais do Sertão, que homenageia Luiz Gonzaga, e o Paço do Frevo, um museu do carnaval pernambucano. Visite também a primeira sinagoga das Américas e o observatório da Torre Malakoff. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, plantado no recife que deu nome à cidade. Almoce na Casa de Banhos (que também está localizada no recife) ou no Bistrô & Boteco, anexo ao Cais do Sertão. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.

Olinda é melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 (no Beijupirá, na Oficina do Sabor ou no Patuá) e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.

Entre 3a. e 6a., vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 2a. a 6a.) e o a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre e pelo bairro do Poço da Panela. Eu conto como fazer neste post.

A ilha de Itamaracá, 70 km ao norte, rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange, praia na ilhota da Coroa do Avião e uma passada no Projeto Peixe-Boi. No caminho faça um desvio para ver o centro histórico de Igarassu.

Se você quer fazer um bate-volta a Porto de Galinhas, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n'água.

Recife no Viaje na Viagem

19 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi, Ricardo! O que você recomenda pra se fazer de romântico em Recife? Não conheço a cidade. É possível um bate e volta pra Porto de Galinhas, ou não é recomendável? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Quem responde é A Bóia.

O bate-volta a Porto de Galinhas só faz sentido se a maré estiver favorável à visita às piscinas naturais. Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-combinar-porto-de-galinhas-e-maragogi-na-mesma-viagem

Veja nossas dicas do Recife na página do Recife:
http://www.viajenaviagem.com/destino/recife

Renata Queiroga - Tempere sua Viagem

Oi Paula, REcife tem lugares muito legais. Um dos lugares mais romântico é a visita ao Instituto Ricardo Brenand, um castelo, construído à semelhança de um castelo medieval, para abrigar a coleção de arte incrível do mecenas de mesmo nome. Tem obras de Frans Proust, Debret etc.
Se você curte bons restaurantes, o que tem de mais romântico na cidade é o Thaal Cuisine e o Nez Bistrô. Em olinda, recomendo o Oficina do Sabor...

Thiago Gomes
Thiago GomesPermalinkResponder

Olá Paula, em Recife mesmo tem alguns restaurantes no bairro de Casa Forte para jantares românticos, eu destaco: Le Fondue e Montmartre Crêperie. No bairro de Boa Viagem tem várias opções, mas eu destaco: Dom Ferreira e Libório. Porto de Galinhas é interessante que você separe ao menos dois dias, um para aproveitar as piscinas naturais durante o dia e caminhar na areia e a noite conhecer os restaurantes que são ótimos, as comidas de frutos do mar no Beijupirá da vontade de não sair mais de lá. Também no litoral sul e próximo a porte de galinhas, tem a praia de Serrambi e Toquinho (sendo essa praia de condomínio de luxo) de carro você chega em 15 minutos, de lancha em 5 minutos. Uma praia romântica e próxima a Porto é Praia dos Carneiros que fica uns 30 a 40 minutos de carro de Porto de Galinhas, vale muito a pena visitar essa praia. Também há opção de ir de lancha para lá.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Existe vans de qualquer hotel de Recife para Porto de Galinhas, saindo de manha ou no inicio da tarde e voltando no final da tarde.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! No seu hotel em Recife você vai encontrar dicas de operadores que fazem o passeio. Certifique-se de chegar em Porto de Galinhas num horário de maré baixa para fazer o passeio das piscinas naturais. A maré baixa ocorre num horário diferente todos os dias.

Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2010/11/piscinas-naturais-7-dicas-para-nao-perder-a-viagem

Luiz Lessa
Luiz LessaPermalinkResponder

Olá, tenho do 01/02/2015 até 08/02/2015, pra viajar. Pretendo ir a Porto de Galinhas. Vale a pena reservar hotel e ficar lá esses dias todos, ou é viável dividir a estadia com João Pessoa e Natal? Lembrando que irá, eu minha esposa e meu filho de 10 anos e a nossa preferência é por praias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Vale a pena ficar o tempo todo em Porto de Galinhas e eventualmente fazer passeios às redondezas. Chegar com hotel reservado é essencial no verão.

Jeny
JenyPermalinkResponder

Olá Luiz, Porto de Galinhas é bom, porém muito agitado, digamos badalado, você acaba gastando bastante, veja a possibilidade de ir a Peroba, fica a cerca de 200 km do recife, próximo a São José da Coroa Grande, passe dois dias no máximo, você irá aproveitar uma linda praia, gastando menos. No centro do Recife existem ônibus que vão para São José da Coroa Grande cerca de R$14,00, e de lá há um transporte alternativo que custa no máximo R$3,00 por pessoa.
Boa viagem, boa estadia !

Maira Garcia
Maira GarciaPermalinkResponder

Olá, vou para Recife dia 07/10 e estou em dúvida se fico no Vila Gale de Santo Agostinho ou no Summerville de Porto de Galinhas. Vou ficar 3 noites e tenho dois bebês com 1 e 3 aninho. O que sugere? Obrigada!

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Olá! Estou chegando no Recife dia 13/12, ficarei em Boa Viagem. Quais são as melhores praias, e mais perto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia!

O melhor ponto de Boa Viagem é a Barraca do Pezão.

Leia mais aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2014/01/recife-hoteis-selecionados

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Não deixe de conhecer Porto de Galinhas!

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Oi, Bóia! Vou deixar aqui umas dicas de Olinda wink
Começar a caminhada nas ladeiras pela Praça do Carmo e, antes ou depois de subir até o Alto da Sé, passar para fotografar o Mosteiro de São Bento. A melhor vista é do Elevador Panorâmico do Alto da Sé (5 reais): você vê uma grande área verde, correspondente ao Horto d'El Rey, o centro histórico pontuado por igrejinhas, a Igreja da Sé com as barraquinhas que vendem comida e lembrancinhas, o mar predominantemente verde, pincelado por tons azulados e os prédios de Recife ao longe (para a melhor foto, na minha opinião, desça o primeiro lance de escadas após chegar ao topo do Elevador). Se quiser almoçar em Olinda, eu sugiro um dos restaurantes da orla (o Marisqueira é o favorito da minha família, pela comida boa e preço justo).

Aline
AlinePermalinkResponder

Boa tarde!
Vou para Recife no Reveillon 2015. Alguém indica uma boa festa open bar ou all inclusive?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Ainda não recebemos dicas de leitores. Estamos concentrando as dicas de Ano Novo aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Ilma Sales
Ilma SalesPermalinkResponder

Oi Ricardo? Gostaria de fazer uma viagem de São Paulo à Recife de carro. Vc poderia indicar um roteiro? Onde pernoitar? Quais lugares vc indicaria para fazermos as refeições? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilma! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais.

Veja o que você tem pelo caminho e escolha as paradas que mais lhe aprouverem:

http://www.viajenaviagem.com/2014/08/arraial-do-cabo-praias-onde-ficar-dicas

http://www.viajenaviagem.com/2014/09/buzios-praias-dicas

http://www.viajenaviagem.com/2009/07/de-sao-paulo-ao-sul-da-bahia-de-carro

http://www.viajenaviagem.com/2014/09/sp-ba-de-carro-estado-das-estradas

http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos

http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras

http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-salvador-guarajuba-itacimirim-praia-forte-imbassai-sauipe-mangue-seco

http://www.viajenaviagem.com/2012/12/guia-praias-sergipe-aracaju-barra-coqueiros-canion-xingo

http://www.viajenaviagem.com/2013/10/praias-alagoas-maceio-frances-barra-sao-miguel-gunga-coruripe/

http://www.viajenaviagem.com/2013/10/guia-praias-alagoas-maragogi-rota-ecologica-sao-miguel-milagres-porto-pedras-japaratinga

http://www.viajenaviagem.com/2014/01/maragogi-sem-multidoes

http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-combinar-porto-de-galinhas-e-maragogi-na-mesma-viagem

http://www.viajenaviagem.com/destino/praia-dos-carneiros

http://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas

http://www.viajenaviagem.com/destino/recife