Barcelona

barna-sardanaBarna para os íntimos | Ricardo Freire

Das grandes capitais da Europa (não me enganei, não; Barcelona é a capital da Catalunha), esta é a mais divertida de visitar. Não há nenhuma atividade dita obrigatória que cheire a chatice; se quiser, você pode passar a temporada inteira sem enfrentar nenhuma fila (e sem ficar com peso na consciência).

Quase tudo é para ser feito ao ar livre: passear pelos bairros medievais (o alternativo Raval, o popular Bairro Gótico, o sofisticado Born), ver as fachadas modernistas (de Gaudí e seus contemporâneos) no Eixample, subir ao Parque Güell e a Montjuïc.

E quando quiser ver uma Barcelona com menos guiris (estrangeiros), dê uma chegadinha na noite de Gràcia, um bairro classe-média que permanece fora do circuitão, e onde todos sabem que Barça é o time: a cidade é Barna.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
barna-sagrada barna-montjuic barna-passeigracia barna-tossa
O inverno é ameno (entre 5 e 14 graus); o verão, bem quente (máximas acima dos 30 graus). Chove muito pouco; setembro e outubro são os únicos que vêem precipitação acima dos 50 mm.

Do final de junho a setembro dá para ir a Barcelona como quem vai ao Rio: a cidade vira uma metrópole praiana. (As melhores praias urbanas estão pra lá da Barceloneta; continue até Bogatell, onde estão as barracas – chiringuitos – mais bem freqüentados, ou prossiga à nudista Mar Bella.)

A época mais disputada de hospedagem na cidade é durante o festival moderninho Sónar, que acontece em junho. No verão também dá para combinar Barcelona com a balada de Ibiza.

A partir de março de 2011 duas cias. ligam o Brasil direto a Barcelona: Singapore e Iberia, saindo de São Paulo.

De Madri há ponte aérea (1h) e trem de alta velocidade (2h40 nos horários sem paradas). Para a França os trens ainda são lentos, e Portugal está muito longe. A não ser em viagens picadinhas pela Espanha ou pelo sul da França, é melhor chegar de avião.

Antes de sair comprando low-cost, orce quanto sai incluir a parada em Barcelona na sua passagem transatlântica.

Principais low-cost que operam em Barcelona: Vueling, easyJet, Meridiana, Air Berlin e GermanWings. A Ryanair voa a Girona, a 1h de Barcelona.

Eu evitaria pegar hotel rente à Rambla (quanto menos você passar por ela, melhor) ou nos corredores mais muvucados do Bairro Gótico. Ficar na praia também não é ideal, porque acaba sendo pouco prático no dia-a-dia.

Os lugares mais bacanas para se hospedar são, naturalmente, os bairros mais bacanas: Raval, Born, Eixample. De preferência, num hotel com alguma pretensão de estilo. Barcelona respira design, e há hotéis estilosos para todos os bolsos.

Se for alugar apartamento, procure no Born – onde muitos edifícios foram restaurados para renting – e no Eixample (onde você vai se sentir mais compartilhando a verdadeira cidade dos barceloneses).

O mosteiro de Montserrat está a 45 minutos de trem; a cidade medieval de Tarragona, a 1h15. O trem suburbano leva em meia hora ao simpático – e simpatizante – balneário de Sitges. Outra praia muito bonita, Tossa de Mar, está a 1h20, só que de ônibus.

Para ir às Baleares – Ibiza, Maiorca, Menorca, Formentera – prefira o avião ao ferry-boat. Valencia, a nova vedete catalã, está a 3 horas de trem. San Sebastián, porta de entrada para o País Basco, a 5h30. Granada, a Andaluzia mais próxima, é de avião (de trem são 12h).

De carro você pode explorar a Costa Brava (não perca Cadaqués) ou, pagando devolução, seguir até a Provence ou Côte d’Azur.

Leia também:

Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

Tudo para organizar sua viagem a Barcelona por Ricardo Freire


798 comentários para “Barcelona”

  1. Ricardo,

    A partir de Lisboa, com destino final em Barcelona (onde teremos um casamento e permaneceremos por mais 3 dias) qual trajeto você sugere? Teremos 6 dias de intervalo entre a chegada e o casório, que será no começo de junho…

    Obrigada!!

    Fabíola

    1. Olá, Fabíola! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não tem tempo de elaborar roteiros, desculpe. Este ano ele vai providenciar posts de itinerários prontos que possam ser seguidos.

      No seu caso, porém, tenho certeza de que ele recomendaria pegar um avião direto a Barcelona.

      Leia este post:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

  2. Ricardo e Bóia

    estarei em Barcelona por pouco mais de um dia a caminho de Paris em abril próximo e preciso de uma dica de hospedagem.
    vou chegar de navio em uma segunda-feira e irei na terça ao final do dia de avião para Paris. Como terei um periodo muito curto, gostaria de saber qual o melhor lugar para ficar sem grandes deslocamentos.

    grato e abraços

  3. Qual o melhor mês (mais barato e mais sol) para ir à Ibiza- maio, junho ou julho? Devo pegar um vôo direto para Ibiza ou parar em Barcelona e seguir viagem de lá, de barca?

    1. Olá, Leila! Se você quer a Ibiza das festas, precisa ir em julho. Em maio vai estar vazia e mais barata.

      Há vôos de Ibiza para Barcelona.

      Leia sobre Ibiza no Achados:
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/10-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-ibiza/

  4. Olá, pesquisei já bastante meu roteiro só q não encontrei como ir de Roma p Barcelona. Pesquisei tb nos sites recomendados o valor da passagem daqui do Brasil p Roma, mas não sei como fazer o trecho chegando em Roma e voltando por Barcelona, pois qdo a gente coloca “somente ida” os preços ficam estratosféricos… Me ajudem por favor!!! rsrsrsrs

    1. Janleide…

      Procure voos low cost no site da Vueling (www.vueling.com) ou em consolidadores como o http://www.skyscanner.com.

      Você vai achar preços melhores que em companhias tradicionais, mas tenha em mente a limitação quanto à bagagem despachada (bagagem de porão)

      Fiz essa rota invertida pela Vueling no ano passado erecomendo.

      1. Thyago Portela,

        Minha dúvida é que ao consultar voos saindo do Brasil, mais barato é fechar ida-volta, como não voltaremos por onde chegasmo, eis minha dúvida de como fechar. Valeu pela dica.

        1. Olá, Janleide! Você tem que comprar num site que ofereça “múltiplos destinos”.

          Veja neste post:
          http://www.viajenaviagem.com/2011/12/passagens-multidestinos-em-que-site-voce-compra/

  5. Olá! Gostaria de saber se vocês acham melhor comprar uma passagem aérea de Valladolid para Barcelona por um site espanhol(last minute.com) ao inves de comprar por sites brasileiros ( decolar.com, por ex.) . A diferença de preço chega à R$1000,00!!!! Será que é seguro?

    1. Olá, Renata! Uma leitora perguntou sobre o Lastminute.com aqui: http://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire/comment-page-4/#comment-140249

      Desconfio que a Decolar.com não tenha dado a opção de você viajar com uma companhia low cost, e daí a diferença.

  6. Bom dia Ricardo,
    Estou indo com mais 04 amigos (as) para Barcelona no final de Março, e gostaria de dicas de localização bacana para hospedagem que seja em hotel econômico. Você teria alguma sugestão?
    Obrigada

    1. Olá, Fernanda! Aqui quem responde é A Bóia.
      Veja sugestões de hotéis a partir da página de links:
      http://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire/barcelona-links-e-posts

  7. Olá Ricardo! Gostaria de uma opinião: Para uma primeira viagem, na primavera, o que recomenda? Barcelona ou Amsterdã?

    1. Olá, Tiana! Aqui quem responde é A Bóia. Não há nenhum inconveniente em visitar nenhuma das cidades nesta época.

      Em 2012, o Keukenhof, jardim de tulipas próximo a Amsterdã, abre entre 23 de março e 20 de maio.

  8. Qual o melhor meio de transporte para ir Paris/Barcelona

  9. Bóia,

    Preciso de ajuda, meus filhos estao em barcelona e tem passe de trem , mas nao consigo achar o melhor trajeto para eles voltarem para munique que é o destino deles. Alguma sugestao?

  10. Olá!
    Gostaria de saber se em Barcelona em Museus, Igrejas e Parques, aceitam carteira de estudante ou de alberguista internacional para Meia Entrada.
    Obrigada!

    1. Oi Ligia
      Estive em Barcelona em Julho do ano passado. A carteirinha de estudante ISIC é aceita em praticamente em todos os lugares em Barcelona. Além de meia entrada, em alguns lugares você ainda consegue desconto nos audio-guias, ou até mesmo entradas gratuitas. Vale muito a pena fazê-la, pois a economia é relevante. Consegui meia entrada na Sagrada Família, La Pedrera, Casa Batló e no Museu Picasso, por exemplo. Sem falar que a economia começa no aeroporto de GRU: Tinha desconto de 50% no pizza-hut… hehehehehe

  11. Olá Ricardo, estou planejando minha primeira viagem solo. Já conheço uma parte Europa e USA , mas nunca sozinha . Acha q Barcelona é uma boa escolha????? Abraço . Eliana

    1. Olá, Eliana! Aqui quem responde é A Bóia! Barcelona é uma cidade legal de se conhecer “solo”. Para montar o seu roteiro, siga as dicas do Comandante:
      http://www.viajenaviagem.com/seu-estilo/solo/

  12. Oi Boia e Ricardo,

    Acompanho o site de vcs e sigo todas as dicas.
    Acabei de voltar de Barcelona e queria deixar aqui o meu encantamento com os Tours que fiz com as meninas do Barcelona da Gema, foi o lugar da europa que eu mais gostei, pois senti que conheci a cidade como nenhuma outra!Dica preciosa !
    Adriana Gol

  13. Olá!
    Estou organizando uma viagem para Madri, Barcelona e Lisboa e estou numa dúvida enorme entre dois hoteis de Barcelona que são: Zenit Conde de Borrel e o Ab Viladomat Hotel, gostaria de saber a opinião de vocês sobre os dois, qual deles é o melhor? É possível ir para o hotel de metro? estou indo sem excursão e estou muito insegura, será que vocês podem me ajudar? Tem alguma dica que vocês podem me passar sobre esses 3 locais?
    Abraços

    1. Olá, Flávia! Os hotéis recomendados pelos nossos leitores estão compilados nesta página:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/

      Não temos resenhas sobre estes hotéis. Considere as dicas do Ricardo Freire sobre localização e os comentários de ex-hóspedes sobre o AB Viladomat e o Zenit Borrel no Booking.

      Clicando nos links desta página-guia você encontrará todas as dicas sobre Barcelona. Visite também as páginas-guia de Madri e Lisboa:
      http://www.viajenaviagem.com/europa/madri-ricardo-freire/
      http://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire/

  14. maio é uma época boa para visitar Barça, Boia? Uma carioca friorenta deve preocupar-se com casacos e demais apetrechos?

    1. Ah, e gostaria de entender pq ele não recomenda as ‘ramblas’ :)

      1. Olá, Biessa! As ramblas são extremamente turísticas. A única coisa autêntica é o mercado da Boquería.

        Por favor tente resumir suas perguntas em um comentário só.

    2. Olá, Biessa! É meia estação. Você deve estar preparada para algum friozinho, sim.

  15. Pessoal, uma luz:
    Saio do Marrocos com destino à Espanha no dia 4 de Maio. As passagens que encontrei de Marrakech a Barcelona custam 150 euros! Porém, Marrakech para o aeroporto de Girona-Costa Brava, sairia a 34 euros!!! Acha que essa logística compensa, já que de Girona até Barcelona existem vários meios de transporte e que é relativamente perto (cerca de 100km)? Help!!!!

  16. Ricardo

    Estou procurando um bairro seguro para me hospedar em Barcelona, pois andei lendo que são muitos os batedores de carteira perto de Ramblas e Bairro Gótico, a opção seria Eixample? Obrigada.

    1. Olá, Francine! Aqui quem responde é A Bóia. Eixample é um bairro menos turístico, por isso tem menos ação de punguistas.

  17. Boa noite. Estarei indo à Barcelona em abril, durante a semana santa. Gostaria de dicas se as pincipais atrações estarão abertas nesse período. Tipo: Mercat La Boqueria, Museus, Comércio, etc
    É minha segunda viagem solo e pretendo contá-la em uma blog, pois além de Barcelona, irei à Andalusia Sevilha, Cordoba e Granada), Madri, Porto, Santiago Compostela e Lisboa.
    Abraços ao Ricardo e a Boia pelo excelente site. Obtive muitas dicas com vocês.

    1. Olá, Juvando! Normalmente as atrações voltadas para turistas não fecham em feriados, porque é justamente quando os turistas viajam :)

  18. Estamos programando ir a Barcelona e, como iremos com dois filhoa pequenos, gostariamos de saber se há empresas locais que façam tours tipo bate e volta a cidades como Montserrat e Terragona .

    1. Olá, Flávio! Nos hotéis você sempre vai achar folhetos de operadores de passeios organizados. É interessante comprar por intermédio do hotel porque há um círculo de confiança na operação. Mas mesmo com crianças ainda me parece mais prático vocês irem de trem, por conta própria.

  19. Tempo, custo Valencia e qualidade da viagem de term entre Barcelona e Valencia. E pratico fazer isso?

    1. Olá, Julio! São 3 horas de viagem nos horários mais rápidos. Veja preços em http://www.renfe.com .

  20. Julio, conheci Valência a algumas semanas. Estava em Barcelona e resolvi dar um pulo em Valência e ficar duas noites lá. Valeu muito a pena. A cidade é bem legal. É uma mescla de cidade moderna ( a cidade das artes e das ciênciaa) e de cidade histórica. Gostei muito da cidade e valeu muito a pena. De Valência voltei a Madrid de AVE em uma viagem super tranquila de menos de 3 horas.

  21. Antes de perguntar, clique e consulte esta página:

    Índice de posts de Barcelona (organizados por assunto)

1 ... 6 7 8