Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1) 1

Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.


airbnb

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:


madri31

630 comentários

Olá Riq!
Quanto você acha que é um bom valor de diária para um apartamento bem equipado e bem decorado em Montorgueil, Paris, por pessoa? Estou vendo alguns preços mas não sei se são caros…

    Preço de apartamento para alugar costuma refletir o estado do imóvel. Não recomendo apartamentos para quem quer só economizar. Invista mais ou menos o que você estava planejando em gastar em hotel e você vai ter mais conforto.

Parabéns pelas dicas!! A propósito, meu companheiro e eu estamos partindo, dia 10 próximo, para férias na Itália.Iniciaremos por Roma, onde nos hospedaremos no Hotel de Petris. Minha consulta é sobre qual o meio mais fácil e econômico de deslocameto entre o aeroporto fiumicino até o hotel. Antecipo agradecimentos!

Olynpia Calmon,
Só hoje vi seu post. Aluguei pela Homelidays em 2008. Volto para a Itália em outubro desse ano tb e dessa vez aluguei em Bologna pela Homelidays, em Roma, pela rentalinrome e na Toscana, pela homeaway.
Adorei o homeaway e ainda tive uma grata surpresa: alugamos uma vila de um gaúcho que mora lá. O sujeito é incrível e disse que podemos pagar só quando chegarmos lá, mas estamos preferindo mandar uma grana adiantado, para não levarmos tanto dinheiro no bolso!
Espero ter te ajudado!
Bjs,
Cinthia.

    Cynthia,

    Tenho um apto a 30min de Veneza com planos de aluga-lo para brasileiros.

    Voce saberia me indicar algum site bem visitado onde eu poderia anuncia-

    lo?

    Grata,

    Silvana

    P.S: Se quando vier a Londres precisar de alguma ajuda e so me avisar.

    Bom dia,

    Sou brasileira e estou fazendo mestrado aqui em Portugal. Eu e meu marido estamos pretendo conhecer Veneza agora em outubro.Li o que a Suzana escreveu e gostaria de entrar em contato para ver se alugo o apartamento por 01 semana (13 a 19).
    Aguardo contato o mais breve possível. Obrigado.
    Luna Pini
    [email protected]

    Olá Silvana.

    Estou planejando passar um mês em Londres e gostaria de alugar um apartamento… você pode me dar alguma dica?

    Beijos,
    Candice.

    olá Cintia,
    em janeiro iremos a Itália e fiquei muito interessada em saber se deu tudo certo com o aluguel na Toscana e, se possível, mais alguns detalhes, como foi, gostaram, etc. obrigada.

Olá Ricardo,
ainda desfolhando no seu blogue vim ter a esta página. Gostaria de juntar esta sugestão de um site que funciona como uma plataforma entre proprietários e hóspedes em Espanha. Em Abril aluguei um apartamento de férias em Tenerife via este site e correu tudo excelentemente! Posso aconselhar como sendo um site com alojamentos de férias seguros.
http://www.ferias-espanha.pt

saudações cordiais,

Paula

Não sei quanto tempo voce vai ficar em Paris. No nosso caso, como ficaremos 30 dias, fizemos um seguro que cobre o cancelamento da viagem.
A MonParis já me enviou o contrato de aluguel (uma folha) com todos os dados para apresentarmos na imigração.

E no caso do aluguel do apto com a MonParis confiamos na indicação da Lina, do Conexão Paris e do nosso estimado Riq do VnV. Não tivemos nenhum temor. E deu tudo certo. Pense bem: quando pedimos a um agente de viagem para comprar passagens enviamos o numero do cartão. Temos que confiar no agente para fazer isso, não é? Então.

Luciane, felizmente nós nunca tivemos nenhum problema com cartões de crédito e olha que usamos intensivamente nossos cartões para pagar tudo em viagens tanto no Brasil como no exterior. Desembolsar uma graninha viva é coisa rara. Temos cuidado ao guardar todos os comprovantes e, para que eles não se percam, vamos colocando-os dentro de um envelope. Quando vem a fatura é só conferir.

Luciane, vou à Paris passar o próximo mês de junho e aluguei um apto da MonParis. Fiz o adiantamento de 30% via cartão de crédito. O atendimento da MonParis até agora está satisfazendo plenamente. A empresa foi indicada como séria pela Lina, do Conexão Paris. E no site deles tem depoimentos favoráveis de vários clientes brasileiros.

    Obrigada, Maria! É bom ter mais referências, porque já não há mais tanto apê disponível em Paris para junho. Procurei nos sites sugeridos pela Marcie e já não tem mais disponibilidade, pelo menos nas datasue preciso. Vou alugar com a Mon Paris também, estou em contato com a Josiane e está sendo bem atenciosa, até ligou pra minha casa depois que eu mandei o e-mail em relação ao meu temor de enviar n de cartão por e-mail.
    Bem, pelo jeito vamos estar em Paris na mesma época! Qualquer coisa nos comunicamos aqui neste espaço 10 do Riq!

    Abraço!

Oi pessoal! Alugamos um apartamento em Barcelona por sete noites com a Aspasios, seguindo a dica da Adriana Setti (jornalista que mora lá). A decisão se deu porque os hotéis estavam lotados ou muito caros. Foi excelente! Super bem localizado em Poble Sec, novinho, confortável e espaçoso. Próximo havia uma padaria charmosa e um tipo de açougue onde comprávamos queijo e presunto. A Aspasios foi super-atenciosa, desde o check-in até nossa saída. O split parou de funcionar e eles foram pessoalmente checar e resolver o problema. Recomendo fortemente a Aspasios!

https://www.aspasios.com/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito