Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:

630 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Raimundo Oliveira
Raimundo OliveiraPermalink

Ricardo, estou saindo de férias de 15.4.2013 até 15.05.2013. Penso para Nova York e adjacência, além de ir ao Colorado visitar a família americana de minha esposa. Compensa alugar em Nova York por 30 dias e sair para outros lugares deixando o apartamento vazio e pagando as diárias? Ou alugar somente por uma semana e daí partir para o Canada e etc...?
Help me
Raimundo Oliveira

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raimundo! Deixar o apartamento vago por um dia por semana não vai prejudicar a conta, mas se você ficar longas temporadas não vai compensar.

Ederval Basilio
Ederval BasilioPermalink

Lastimo, mas só tenho e-mail !
De início, informo que sou velho, não falo francês nem inglês, mas viajo bastante e sou apaixonado por Paris (já lá estive por +ou- 08 vezes) e pela França. Gostaria e já andei olhando apês para alugar em Paris, mas encontrando este site resolvi, contactar. Somos um pequeno grupo de quatro a oito pessoas e queremos passar +ou- uns 10 (dez) dias em Paris. O problema é que além de não falarmos a lingua, corremos o risco de sermos enganados por espertalhões ( os euros da caução ). Sei que estou sendo chato... mas agradeceria informações de alguns sites de confiança.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ederval! O melhor site do momento é o AirBnB.

Aqui a gente ensina como usar:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Sandra
SandraPermalink

Oi, Ederval,
Se vc ainda não alugou, segue um link de alguns apartamentos. Em 2009 eu aluguei um ap muito bom a 50m do Jardim das Tulherias (excelente localização), com 3 quartos, sala enorme, cozinha grande. Recomendo:

http://www.ailleaulocation.com/paris-tuileries/index.html

abs

Sandra

Maria Christina Cruz
Maria Christina CruzPermalink

Preciso alugar uma casa para 8 pessoas no ano que vem (Julho) na França, na região de Annecy. Alguém tem dicas? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Christina! Lendo a série até o fim você encontrará todas as dicas para pesquisar por conta própria.

O que não está listado no post é a maior novidade dessa área, o AirBnB, que funciona um pouco diferente:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Hugo
HugoPermalink

Acabei de receber um e-mail da Paris Attitude alertando sobre possíveis mudanças nas regras de aluguel na França. Quem for alugar nos próximos meses deve ficar atendo. Segue abaixo o texto na íntegra em tradução livre:

Caro inquilino ou proprietário,
 
Como você deve saber, o aluguel temporário de apartamentos mobiliados está sob ameaça em Paris, assim como em todas as cidades da França, com mais de 200.000 habitantes.
 
O Conselho Municipal de Paris decidiu proibir todas as concessões de aluguel de menos de um ano (nove meses para estudantes) privando assim os inquilinos de uma solução de habitação adaptada às suas necessidades.

Hoje, o aluguel de imóveis mobiliados oferece uma solução para os inquilinos "em situações de emergência (divórcios, problemas familiares, os atrasos na obtenção de longo prazo habitação) e também para estudantes, profissionais ou turistas.
 
Como resultado desta decisão, o aluguel temporário de apartamentos mobiliados vai se tornar um setor clandestino.
 
Para os inquilinos, esta situação é desastrosa e irá forçá-los a residir apenas em hotéis.
 
É igualmente desastroso para os proprietários, com o Conselho Municipal de Paris exigindo uma mudança na forma como a propriedade é usada, algo que é praticamente impossível de alcançar. O preço é exorbitante (em média 80.000 € para um estúdio de 20 m2) o que significa que é proibitivo.

Além disso, a mudança necessária no uso não permite que o proprietário ocupe o seu bem como entender, porque, uma vez que o apartamento tenha sido convertido já não é uma habitação, mas uma propriedade comercial.
 
Paris Attitude é um membro da associação, França Meublés - Paris Meublés, que reúne as principais agências de turismo de aluguel temporário de apartamentos mobiliados na França. Desde janeiro de 2012, estamos trabalhando para defender os direitos dos inquilinos e proprietários.
 
É, em particular, graças à sua ação que vamos conseguir mudar a mente da Câmara Municipal de Paris. Assine nossa petição e dá-lo a tantas pessoas quanto possível. Nomes dos signatários não serão comunicados sob quaisquer circunstâncias. PRECISAMOS DE VOCÊ!

Maria Christina Cruz
Maria Christina CruzPermalink

Bóia
Já tinha pesquisado no AirBnB, e não tem nenhum imóvel perto de onde preciso. Eu achei no Alugue Temporada - grupo HomeAway. É confiável?
http://www.aluguetemporada.com.br/

E essa informação colocada pelo Hugo sobre as mudanças nas regras de aluguel na França. O que acham disso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Christina. O site é grande.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Tomara que essas regras não vigorem. Houve essa 'ameaça' com os alugueis de temporada em NY, mas até agora nada aconteceu. Aliás, voltei de lá há 15 dias e fiquei num apartamento alugado por 1 semana.

aline
alinePermalink

Olá Naila,

Vi no site que ficou 1 semana em NY em um apartamento alugado, você poderia me passar aonde encontrou ?
Quero locar direto nessa viagem, mas estou desconfiada..rs.

Abraço.

Renata
RenataPermalink

Naila e Aline, em Manhatan só se pode alugar apartamentos para estadias de 7 ou mais noites. Já aluguei apartamento com a mesma empresa por 2 vezes. Ano passado quis alugar pra ficar 4 dias com a minha família e não foi possível por causa dessa nova regra.
A empresa é https://www.skycityapts.com/pt/. Os apartamentos são maravilhosos.

Abs,
Renata

Carlos
CarlosPermalink

Olá pessoal, estou querendo alugar um apartamento em NY para Abril do próximo ano, para ficar 3 meses. Alguém tem informação atualizada sobre site confiável para fazer a locação? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! A última onda é o AirBnB, dê uma olhada:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Thais
ThaisPermalink

Ricardo,
Poderia me dar uma ajuda? Estou vendo uma hospedagem em Amsterdã e achei um apto muito legal no airbnb, com um anfitrião que parecer ser uma pessoa muito gente boa, mas é localizado no bairro De Baarsjes em Amsterdã perto Ocidente para o centro da cidade. No site diz que a Estação Central é facilmente acessível em 15 minutos. Saberia dizer se é um bairro legal, será que vale a pena? Ou realmente Jordann é mais atraente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Quem responde é A Bóia. West Amsterdam é um bairro da moda, mas não está no centro histórico. O Jordaan está junto aos canais mais bonitos da cidade. Seu anfitrião pode dar dicas descoladas desse lado mais hype de Amsterdã.

Thais
ThaisPermalink

Boia,
mas a pergunta é: o bairro é bem localizado? vale a pena ficar por lá, considerando que iremos ficar apenas um dia e queremos tirar um para ir a Keukenhof. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! É bem localizado para quem vai con tempo e quer curtir um lado descolado de Amsterdã. As dicas de localização convencional estão no tópico "Onde ficar" da página de Amsterdã.

Se você só tem um dia -- que pecado -- não desperdice num passeio fora da cidade. Você estará numa das cidades mais incríveis e originais do planeta, e vai usar seu tempo para sair dela?

https://www.viajenaviagem.com/europa/amsterda-ricardo-freire

Thais
ThaisPermalink

Bóia,
agora que vi que escrevi essa bobagem! Nós iremos ficar 5 dias. Vamos tirar um dia para ir a Keukenhof, rsssssss. Estamos com uma dúvida cruel...ou ficamos num apto bacana no Bairro De Baarsjes ou num apertamento em Jordaan...oh vida, rsssss!

Carla
CarlaPermalink

Bom dia...

Estou organizando uma viagem de 10 dias Roma e Florença, por um acaso vocês tem algum site de aluguel dessa região para indicar? Ou até mesmo a melhor região nesses lugares para alugar?

Obrigada e parabéns pelo artigo.

Sandra
SandraPermalink

Eu utilizei o Sleep in Italy para alugar apartamento em Roma, mas agora não localizei o ap no site. Há muitos outros, e tbém em Florença:

http://www.sleepinitaly.com/apartments

Em Florença, aluguei pela Interhome, esse ap do link, mas há outros disponíveis. Já utilizei o Interhome outras vezes e gostei do atendimento:
http://www.interhome.com/english/italy/florence+city+and+surroundings/florence/it5270.710.2

Não tive nenhum problema com as locações, proprietários muito corretos, apartamentos limpos, confortáveis e bem localizados.
abs

Sandra

Leo
LeoPermalink

Boia, vc sabe se essa história de proibição de aluguel por temporada está valendo mesmo em Paris? Pesquisei na internet, mas encontrei informações desencontradas... No site do Airbnb não tem nada sobre isso...
Ah...como sempre, seu sites só dá dica boa! Anotei tudo, pq queremos ficar em apt. na nossa próxima viagem à Europa.
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leo! Se a lei for pra frente, as imobiliárias devem ser as grandes prejudicadas. Em Nova York teoricamente os turistas também não poderiam alugar apartamento...

Marilia Boos Gomes
Marilia Boos GomesPermalink

Olá Ederval! Não sei se estou chegando a tempo de lhe informar que há uma empresa de um brasileiro em Paris com diversos tipos de imóveis para alugar. Eu mesma estou alugando um pequeno apartamento para maio de 2013. www.meuparis.com. O proprietário chama-se Roberto. As secretárias: Josiane e Sandra lhe darão todas as informações. Espero que goste. Abraço cordial da...
Marilia.

Mariana
MarianaPermalink

Marilia, poderia nos contar como foi a sua experiência com a MonParis? Aluguei um apartamento deles para janeiro/2014. Muito obrigada

ÁGUIDA
ÁGUIDAPermalink

Olá.
A pergunta não foi dirigida a mim, mas vou te dizer qual foi minha experiência com a MonParis, aliás experiências, pois já fomos duas vezes à Paris e alugamos apartamento do Roberto. Pode alugar de olhos fechados, ele é super legal e de muita confiança. As meninas, Sandra e Josiane são espetaculares. Pode confiar nas descrições dos apartamentos constantes no site ou fornecidas por eles. Boa viagem
Águida

MARIA ELISA DURAND
MARIA ELISA DURANDPermalink

Eu e meus irmãos temos apartamento de aluguel de temporada em paris , e com essa novas leis que impedem alugueis de temporada estamos pensando em adquirir imóveis em Portugal,mas não conhecemos ás legislação de portugal, nem á parte fiscal . Gostaria de saber onde poderia pesquisar sobre o assunto , e se pudesse contar com seu auxilio , ficaria imenssamente grata.Estamos gastando fortunas com advogado para conseguir resolver á questão em paris, mas parece que vamos ter que abandonar á frança se o governo frances insistir nessas proibições . Fora termos dupla nacionalidae, e os impostos para franceses não residentes estão um absurdo.Achei sua explicação maravilhosa , sobre o assunto , por isso tomei á liberdade depedir-lha ajuda. grata desde ja por sua atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Elisa! Infelizmente só conhecemos o assunto do lado de cá do balcão. Entendemos de turismo. Investimentos no exterior, negócios em outros países, legislação imobiliária não é com a gente.

Carolina
CarolinaPermalink

Ola Gostaria de deixar aqui a minha dica. Private Homes aluga apartamentos mobiliados em Paris muito bem localizados.
Existem mais de 20 mil apartamentos em Paris sendo alugados por curta temporada e a maioria deles pertencem a investidores extrangeiros, a prefeitura quer regulamentar essa atividade. Porem o hospede que aluga esses apartamentos não tera nenhum problema relacionado a autorização junto a prefeitura, fiquem tranquilos.

Maria Rita do Nascimento Seixas

Olá. Gostaria de deixar registrado q estive em Paris em Junho de 2012 e aluguei um apto através do site da Homelidays. Esta empresa faz a intermediação entre os proprietários dos imóveis e as pessoas interessadas e não cobra taxas por isto. A experiência foi ótima o contato foi direto com o proprietário (via email) e saiu bem mais em conta do q o hotel.

Sobre Paris um blog muito interessante é o da Maria Lina "Conexão Paris"

Maria Rita do Nascimento Seixas

Olá Ederval. Espero q dê tempo de passar outra informação q lembrei. Em Paris tem um brasileiro chamado Vinicius ( o site de é "alaparisiense" que tem vários aptos para alugar e tem sido recomendado por muitos leitores. Por favor dê uma olhada no site dele e tem as formas todas de contato, inclusive o email.
Abraços

Michelle
MichellePermalink

Oi queridos, moro em Nova York e tenho um apartamnto super bem localizado em Manhattan. Sempre alugo um quarto por temporada. Tenho ainda disponivel para os dias do carnaval desde ano. Na verdade estara disponivel dos dias 26 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Se alguem se interssar ou souber de alguem querendo, favor entrar em contato. Muito obrigada.

Marilia
MariliaPermalink

Michelle,

qual é o teu contato?

aline
alinePermalink

Michelle,

Estou indo dia 02/05 e voltando dia 09/05, está disponivel ?

Aguardo.

Salete Von Zuben
Salete Von ZubenPermalink

Boa tarde, Micheli, gostaria de saber onde está localizado o seu apto em Nova York, minha prima está indo com o marido no dia 18/06 a 30/06 e eu mais 2 filhos chegando em nova york no dia 24 e retornando no dia 30/06. Está disponível neste periodo, Quantas pessoas acomoda? você cobra por pessoa ou por diária

Margareth
MargarethPermalink

Olá ,Salete . Gostaria de saber se augou o apto da Michelle? Aguardo.

Margareth
MargarethPermalink

Olá Michelle passe o seu contato, vou estar na cidade em setembro com meu esposo e 1 filho adulto. Aguardo.

Claudio Teixeira
Claudio TeixeiraPermalink

OLá, estou indo para New York em outubro e gostaria de saber se seu imóvel esta disponível.

luciana
lucianaPermalink

Michelle,
estou indo para NY 31/10 a 5/11. se o seu apto estiver disponivel nesta data, favor enviar um email para:
luciananeli@yahoo.com.br
Assunto: APARTAMENTO NOVA YORK
obrigada!

Maria Raquel Silveira de Paiva

Ola Miclele gostaria de saber se seu ap esta disponivel para os dias 02/01/14 a 12/01/14. Quantas pessoas acomodam e qual a localização do seu ap. gostaria tambem de saber se seu ap esta disponivel na data de 04/12/13 a 12/12/13 .
Aguardo resposta
Grata
Raquel

Vi
ViPermalink

Gostaria de indicar o Homelidays.com
Muito bom, tem opções em vários países!!!
Acabei de alugar dois apartamentos em Paris e um em Milão!!

Vanessa
VanessaPermalink

Pessoal,
Gostaria de uma ajuda sobre sites confiáveis para alugar em Roma.
Achei um nesse link http://www.romasuite.com/ Cheguei a fazer a reserva mas o resposável me enviou um email dizendo ter esquecido de avisar a esposa que eu solicitei dois apartamentos que eles tem. Então ela confirmou areserva de uma outra família.
Sobrou então apenas um apartamento com capacidade apenas para 4 e nós vamos viajar em 7. Fiquei um pouco decepcionada e gostaria de ver outro lugar. Alguém indica algum?
Obrigada!!!

Sandra
SandraPermalink

Vanessa,

Eu aluguei um ap em Roma pelo site abaixo, e não tive problemas, há muitas opções.

http://www.sleepinitaly.com/apartments

abs

Sandra

Karla
KarlaPermalink

Em Buenos Aires recomendo http://www.bahomeandbusiness.com/index.php?action=displayMain utilizei 03 vezes os serviços da empresa e sempre me dei bem. O que você ver na fotografia é exatamente o que vai encontrar quando chegar ao apartamento.

Marcia
MarciaPermalink

Preciso de um site confiável em Lisboa. Pretendo viaja com meus irmãos e acredito que será mais econômico que em hotel.
Desde já muito agradecida.

Fabiana Sech
Fabiana SechPermalink

Bóia, fiz um post ontem contendo dicas de apartamento em Roma, mas sumiu. Vou re-fazer em outro e, se o primeiro surgir, por favor apague. Abraços

Fabiana Sech
Fabiana SechPermalink

Vanessa,
Aluguei um apartamento INCRÍVEL (a caixa alta é justificável) em Roma em maio/2012. O apê tem 3 quartos e 3 banheiros, todo reformado, clean, funcional, bom enxoval e fica em um prédio de 1500. O melhor: Em Campo Dei Fiori. A localização é maravilhosa. O proprietário chama-se Sr. Cosimo Milone, um siciliano super formal (não o chame de "tu" caso domine o italiano e não diga que ele é italiano, pois, como ele mesmo disse, é siciliano!), super prestativo e atencioso. Deixou a geladeira e a dispensa abastecidas (muito abastecidas), sem nenhum custo adicional.
Eu aluguei pelo site www.homelidays.com/pt
Mas o link em outro site é este para você visualizar:
http://www.tripadvisor.co.uk/VacationRentalReview-g187791-d3542050-La_Mia_Casa_in_Campo_di_Fiori-Rome_Lazio.html
E barganhe o preço, porque rola um desconto.
Em maio/2012 para 4 pessoas pagamos 1.040 euros por uma semana
Boa viagem

Maria Luzia Martinez
Maria Luzia MartinezPermalink

Vou tentar seguir suas dicas de Roma...
Estamos indo em 2 casais mais uma senhora para Roma e pretendemos alugar um ap..Quem sabe o do Sr. Cosimo?
Obrigada...

Fabiana Sech
Fabiana SechPermalink

Pessoal
Para registrar que, assim como outros trips, usei o site homelidays para alugar apartamentos na Itália e em Paris.
Alugamos, além daquele lindo de Roma que mencionei no comentário acima, outro em Florença e mais um em Paris.
Todas as locações na Itália pediram depósito bancário de 01 diária e o de Paris de 30% do valor. Fiz. Morrendo de medo, mas fiz. E todas deram certo!
Em Florença e em Roma não precisamos deixar caução, muito embora tenha sido mencionada quando fizemos o contato. Em Paris tive que deixar 800 euros de caução que negociei para serem devolvidos na entrega das chaves.
Resultado da experiência: Site revelou-se seguro para as operações que fiz e continha muitas boas opções. Os apês de Roma e Florença (na verdade o de Florença era um studio em uma parte da casa da dona em um terreno lindo e grande, um encanto!) foram ótimos e fiéis as descrições contidas no site. O de Paris foi meio frustrante. O prédio era tão torto que me senti dormindo por uma semana na Torre de Pisa (a mala se deixasse solta rolava do quarto para a sala) e, mesmo pesquisando a localização de todas as formas possíveis, não consegui ver antecipadamente que a rua perpendicular era tomada por garotas de programa. Além disso, o apê divulgava que tinha duas suítes (o que era bom para dois casais), mas na verdade eram dois quartos com chuveiro. Vaso sanitário só tinha um em um micro-mini-pequeno lavabo sem janela. Obviamente que a nossa temporada de Paris foi maravilhosa, mas não alugaria outra vez este apê.
Boa sorte a todos

Paris com crianças | Aprendiz de Viajante

[...] na mesma faixa de preço. Depois de ler os posts sobre como alugar apartamento no exterior lá no Viaje na Viagem, contactei as agências indicadas por lá e levei algumas semanas pesquisando apartamentos diversos [...]

Daniela
DanielaPermalink

Ola.Tudo bom ?
Eu estou para new york passar 1 semana ! E estou com medo de chegar nos USA e ser barada por alugar apart em questao deles acharem que eu vou ficar,em questao de nao ficar no hotel ! eu tenho passaporte e visto , td em dia ! É tranquilo ? o q me diz em questao disso ?
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Não há problema. Basta colocar o endereço e responder às perguntas do agente (motivo da viagem, quanto tempo vai ficar, última vez que veio aos Estados Unidos) sem entrar em contradição.

Juliana
JulianaPermalink

Pois é, este também é o meu receio. Vou ficar uma semana em um apartamento e tenho visto, passagem, tudo em dia. Mas tenho medo de ter problemas na imigração por conta do apartamento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Se essa tensão vai estressar a sua vida até a viagem, vá para um hotel.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Juliana, não precisa ter medo. Fui à NY em novembro/12, aluguei um ap e não tive nenhum problema. Nem com a imigração, nem com o aluguel do apartamento.

deusa rosa
deusa rosaPermalink

olá Naila....pode indicar o ap k vc ficou???
vou em março e estou achando essa ideia de apto bem interessante!
vou ficar 7 dias em NY.

Gloria
GloriaPermalink

Apesar da graaande antecedencia, vamos passar o reveillon en Nova York, vamos com os 3 filhos, e também queremos alugar uma apartamento por lá! Nossa experiência em orlando foi maravilhosa, uma casa lindissima, sei que não será o mesmo caso de NY!! Não conhecemos a cidade, nos sites mostra o mapa, mas até aí, não conheço nada!! Quais bairros nos recomendaria? E como disse acima, tenho sites de montão pra visitar.....rsrsrs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Glória! Veja a descrição dos bairros neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/como-escolher-hotel-nova-york/

Francisco
FranciscoPermalink

Gloria, vai uma dica. Tb tenho três filhos (crianças) e fiquei sete dias no Radio City Apartments em NY em janeiro de 2013. Paguei cerca de u$ 200 a diária, mas valeu a pena. Perto de tudo, fácil acesso, apartamento com cozinha, bem confortável, apesar de ser um pouco velho. Recomendo.

Gleice
GleicePermalink

Gloria, também estou indo para o Ano Novo. Já achou alguma coisa? Se achou, me indica?

Leonardo Dierre
Leonardo DierrePermalink

Olá. Parabéns pela matéria. Gostaria de ir em alguns anos e penso em ficar mais de um mês. É possível encontrar um apartamento ou um cômodo com coisas úteis como um fogão e uma cama para alugar por meses? Não por tarifa diaria mas sim um aluguel mensal como fazemos em nosso país. Seria a solução da minha vida, se souber de algo responda por favor. Obrigado e ignore minha falta de conhecimento no assunto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Há proprietários que não gostam de alugar por mais de uma ou duas semanas, outros gostarão de alugar por mais de um mês.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Ricardo, sabe me dizer se aceitam crianças?
Em Paris qual site é o mais tranquilo? Preciso de 1 apto de 2 quartos, 2 banheiros para 2 casais e duas crianças , 6 noites em abril Está difícil achar hotel com opção de 2 adultos e uma criança e estou olhando esses aptos também.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Quem responde é A Bóia.

Há proprietários que aceitam, há os que não aceitam.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, poderia nos ajudar a encontrar um apartamento bom e barato em NY na baixa de manhathan.Estamos indo em 2 casais! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Leia a série inteira e você será capaz de fazer isso sozinha.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Rodrigo
RodrigoPermalink

Bóia, boa tarde. fiz uma cotação no Paris attitude e achei o preço legal, porém não entendi uma coisa. Além do pagamento no ato da entrega das chaves, é preciso fazer a caução ou depósito de segurança que é o mesmo alor do aluguél em dinheiro. No meu caso seriam 1000 euros que ficariam indisponíveis para as despesas da viagem o que inviabilizaria este tipo de hospedagem. É assim mesmo que funciona?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Existe a figura da caução em locação; o Ricardo Freire menciona isso na série. Cada agência ou locador tem seu montante.

Tiago
TiagoPermalink

Bom dia!
Estou indo a Paris e Londres entre os dias 06 e 25 de agosto. A princípio pensava em ficar em hotel com café da manhã incluso. No entanto, achei este site por uma idicação de parente.

Li praticamente todos os posts deste tópico. Confesso que tenho grande vontade de alugar um apartamenteo em ambas as cidades, porém vi que é eminente a mudança de legislação em relação a esses apartamentos alugáveis.

Alguém saberia me dizer se procede esta informação? Posso alugar sem medo nos sites indicados neste post?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Por enquanto, os leitores têm conseguido alugar, sem problemas.

RENATA
RENATAPermalink

Olá meu nome e Renata. Estaremos em Paris no mês de Setembro por 1 semana. Vcs ficaram em hotel ou apartamento? Recomendam o que ficaram?

Dilmar Genero
Dilmar GeneroPermalink

Bom Dia.
Nas minhas viagens, ate agora, sempre fiquei hospedado em hoteis.
Estou indo para Hawaii, Honolulu, com minha esposa.
Se possivel preciso de dicas de area e como faco para alugar um apartamento para uma semana em Maio.
Obrigado.;

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dilmar! Uma dica é ler esta série até o fim.

Outra dica é experimentar uma novidade que surgiu desde então, o AirBnB:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Felipe
FelipePermalink

Olá!
Em junho estamos indo para Miami! 13 noites.
Estou fuçando em alguns sites, achados por acaso na net, e confesso que estou apreensivo.
Alguém já fez locação para Miami? E qual site indicaria?

Mírian
MírianPermalink

Preciso alugar um apto. próximo da Economics London School. É para 4 pessoas e há necessidade de dois banheiros.
Itens fundamentais: limpeza, conforto, localização, preço intermediário(nem tão caro, nem tão barato). Obrigada.

Deb do Segredos de Londres

Mirian, tenho uma dica quentíssima para você, ainda nem postei no blog: a start up One Fine Stay (www.onefinestay.com) e como um Airbnb de luxo. Quando os donos liberam o apartamento eles vão la e colocam lençóis, toalhas e artigos de banheiro de hotel!
Como você pede, não eh muito barato e nem muito caro, e você pode pesquisar os apartamentos pela localização.
Espero que de certo!
Abraços,
Deb

Mírian
MírianPermalink

Deb:
Obrigada pela dica!
Abraços,
Mírian

Deb do Segredos de Londres

As ordens, Mirian smile
Espero que você ache mais dicas uteis para a sua viagem no blog!
abraços,
Deb

Danielle Valente
Danielle ValentePermalink

Queridos boa tarde!
Me tirem uma dúvida. Aluguei apartamentos pelo airbnb em Munique, Paris, Barcelona, Madri e Lisboa. Preciso pegar carta convite para entrar na Europa? Qual é o procedimento? help me!

bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Leve o comprovante do aluguel, funciona como comprovante de hospedagem em hotel.

Danielle Valente
Danielle ValentePermalink

Obrigada! Estava preocupada... Com medo de não aceitarem. Não tinha uma lei também que proibiram aluguel de apt em Paris? Eu consigo apresentar o comprovante do airbnb nesse caso tb?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Tanto em Paris como em Nova York essa lei existe, mas não está sendo 100% respeitada. O fiscal da imigração é "nacional", não vai aplicar uma lei local.

Paula de Carvalho
Paula de CarvalhoPermalink

Olá, salvadores!
Aluguei um apartamento em Paris e a proprietária já informou que deveremos deixar um caução de 200 euros, mas não disse quais as formas que ela aceita. Não queria deixar em espécie para não empatar os meus euros, mas antes de perguntar para ela as alternativas que ela oferece, queria saber quais que existem e como funcionam.
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! A caução até que está camarada grin

Infelizmente não sabemos de proprietários que aceitem outra forma de caução que não em espécie.

(No AirBnB você pode fazer um depósito com PayPal.)

Valeria
ValeriaPermalink

Olá Estou indo para Roma em setembro alguém me indica algum apartamento para alugar com boa localização ....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valéria! Não é assim que se aluga apartamento; a possibilidade de um apartamento xis estar disponível é mínima (não é como um hotel, que tem dezenas de unidades e sempre pode ter uma vaga). Leia a matéria até o fim, você terá condições de achar o seu.

Veja também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Marieta Andrade
Marieta AndradePermalink

Olá!!!

Sempre procuramos ficar em aptos tb...acaba virando meio casa. Adoramos! Mas sempre consigo através do booking. Dessa vez vamos para São Francisco e Los Angeles e não tem quase nada lá.

Como ainda tenho tempo, posso procurar com calma. Já vi o roomorama, airbnb...vc tem outra dica? Dicas de localização tb são bem vindas! rsrs

Vou aproveitar para deixar uma dica pra Santiago do Chile: Costa Bellas Artes Suites. Eu e meu marido ficamos em um flatzinho super agradável em uma área bem central, em Bellas Artes, foi ótimo!

Obrigada!

Valéria Martins
Valéria MartinsPermalink

Olá!
Sempre leio dicas de viagem do site e as de NYC foram muito boas para minha viagem! Por isso, resolvi voltar para deixar um relato que, talvez, pode ajudar alguém.

Eu e meu marido voltamos no dia 23/05 de lá e posso dizer que a experiência de alugar apartamento em NYC foi maravilhosa!

Alugamos pelo VRBO, no primeiro período, um apartamento no Meatpacking district e depois um no Upper East Side.

A localização faz grande diferença de acordo com o perfil da viagem! O apartamento do Meatpacikng district foi incrível! Um lugar que nos ofereceu tudo e tranquilo, pertinho do Chelsea Market.
Já o apartamento do Upper East Side foi completamente diferente...mais antigo, em uma região muito mais movimentada e barulhenta, com ruas bem cheias de gente...
Voltaríamos, sem dúvida, à primeira região, e evitaríamos a segunda.
Foram experiências completamente diferentes as duas regiões, mas sem dúvida, a da primeira foi a que mais gostamos!

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada, Valéria, pelo feedback!

Mas o que voce vai fazer na Islandia?! - Mikix no Mundo ... Blog de Viagem

[...] Agradeço a essas dicas e outras mais, graças ao blog do Riq (sempre útil!). Para quem quiser ver o que o pessoal me respondeu, vá a caixa de comentário desse post. [...]

barbara marques
barbara marquesPermalink

ola,o meu marido esta a trabalhar em Bruxelas e gostaria de ir com os meus 2 filhos de 3 e 10 anos passar o mes de Agosto com ele,tenho tentado alugar apartamento para um mes mas esta muito complicado,alguem sabe de sites ou alguma coisa que me ajude.muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Barbara! Indicamos os sites ao fim do post acima. Você pode tentar também pelo AirBnB: https://www.airbnb.com.br/

Maria Helena Rodrigues
Maria Helena RodriguesPermalink

Olá

Sempre leio o site, acho ótimo.

Como faço para alugar um apartamento temporada em Lisboa por 2 meses, vou resolver assuntos familiares.Não estou conseguindo. Tudo que encontro é por pouco tempo e muito caro.
Obrigada
Helena

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helena! As dicas que temos estão no post acima. Você pode tentar também o AirBnB.
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Leticia
LeticiaPermalink

Alguma novidade em relação a Paris? O aluguel está ocorrendo sem problemas?
Chegarei por Londres pelo Eurostar, basta apresentar o comprovante da reserva?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! Se pedirem, apresente sua reserva.

Lea
LeaPermalink

Olá, Bóia! Estaremos em 4 pessoas, chegando a Barcelona no dia 06/10, onde ficaremos até 10/10, daí partiremos para Lisboa. Gostaria de dicas para aluguel de ap,tanto em Barcelona com em Lisboa, e com no mínimo 2 quartos. Em que bairros estaríamos bem localizados e com segurança?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lea! Leia sobre hospedagem no quesito "Onde ficar?" nas páginas das duas cidades.

https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire

Eduardo Inhoque Jr.
Eduardo Inhoque Jr.Permalink

Bom dia,

Estou alugando um apartamento em Paris e me surgiu uma dúvida:

Como faço para comprovar a minha estadia já que não terei reserva de hotel ? Eles pedem algo do tipo quando na chegada ao pais ?

Vi comentários sobre a proibição da locação de apartamento em Paris. Já está em vigor ?

Obrigado.

Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Leve o comprovante da locação emitido pelo site por onde alugar.

A proibição existe, mas os apartamentos continuam sendo alugados. Ainda não recebemos relatos de leitores que tenham tido problemas.

Eduardo Inhoque Jr.
Eduardo Inhoque Jr.Permalink

Oi Bóia,

Na verdade estou locando de um conhecido que tem apartamento em Paris. Nesse caso, se ele emitir um comprovante de locação, servirá para a imigração na hora de entrar no país ? Eles aceitam ? Eu pergunto pois li em algum lugar que seria necessário validar um termo de acolhimento junto à Prefeitura da cidade. Sabes de algo à respeito ?

Obrigado

Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Se você for alugar, você precisa de algum comprovante. Se você for ficar como visita, precisa de uma carta-convite de quem vai te hospedar. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Letícia Schanoski
Letícia SchanoskiPermalink

Ola, Ricardo!!!
Sou agente de viagens, e seu blog é quase uma biblia para mim, rs!
Em janeiro estou indo viajar para NYC com minha familia, e como vamos em bastantes pessoas estamos para fechar um apartamento junto ao site FlipKey, que acredito ser uma parceria com o TripAdvisor.
Como estamos na reta final, bate aquela insegurança, né?! Você teria algum comentário a fazer em relação à esse site? Alguma outra indicação, sugestão? A localização do apartamento é ótima!!

Att
Letícia Schanoski

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! Quem responde é A Bóia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Rilder
RilderPermalink

Caríssimos, já há algum tempo tenho feito do VnV uma verdadeira bússola em todas as minhas viagens, seja através dos posts do Ricardo Freire, ou através das dicas preciosas da Bóia e dos colegas viajantes. Através dessas dicas, descobri o Airbnb e o mundo de oportunidades de hospedagem nos mais diferentes lugares. Ontem no drieverywhere.net li boas recomendações sobre o Wimdu, serviço concorrente do Airbnb. Alguém já o utilizou? Quais são as avaliações? Forte abraço em todos...e boa viagem!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rilder! É uma cópia do AirBnB. Escolha pelo apartamento e pela localização.

Rilder
RilderPermalink

Olá Bóia! O que tenho percebido nas minhas pesquisas pelo Wimdu é uma quantidade menor de ofertas e, talvez por isso, também oportunidades (preços e qualidade) melhores. Já utilizei o Airbnb em 4 países diferentes e tem funcionado muito bem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rilder! O AirBnB inventou o sistema e tem maior penetração. É o Google, a Amazon, o e-bay deste mercado.

Caio Freitas
Caio FreitasPermalink

Ola,

O AirBnB eh do tipo em que o morador fica no imovel, ou eh tipo full rental?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caio! Tem dos dois tipos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/